Aonde eu disse que hack n' slash é ruim? Aonde eu disse que grupos de iniciantes de outros jogos não fazem hack n' slash? Eu até dei exemplos...
Vou por partes
Freesample
Eu não disse que só sistemas simulacionistas incentivam o roleplay. Eu nem sequer disse que D&D não incentiva o roleplay(leiam bem, eu não escrevi isso). Eu disse que o D&D incentiva mais o hack n' slash do que os demais aspectos.
Eltor
Eu não acompanhei do início, como eu disse no primeiro tópico. Quando eu li o começo do tópico e esta última página eu vi tanto foco no assunto hack n' slash que foi disso que falei. Eu não acho hack n' slash ruim, é um estilo de jogo diferente e diferentes pessoas gostam de diferentes estilos. Eu já narrei com muito hack n' slash porque meu grupo uma vez pediu. Pessoalmente eu não gosto de jogos hack n' slash demais, do mesmo modo que não gosto da maioria dos filmes de drama: por gosto pessoal. Não porque seja ruim. Mas eles têm seu valor e diversão (tanto que me diverti narrando hack n' slash, embora não seja minha preferência).
Locke
Eu não disse que grupos do tipo só haviam em D&D. Tanto que dei mais de uma vez o exemplo de vampiro (até achei que estava me repetindo e iriam observar isso, mas não, ignoram...).
E em nenhum momento eu falei que D&D é pura porrada. Leia meu primeiro post aqui. Até certo ponto eu explico o que eu quero dizer. Depois, para zoar (porque eu gosto tanto de pegar no pé de D&D
) eu aviso que vou parar de escrever "racionalmente" e exclamo que D&D é hack n' slash.Vou ter que colocar smiles em tudo e fazer avisos em letras garrafais quando eu estiver brincando. Porque nem avisando por extenso adiantou...
Dracodruida
Aonde eu falei que combate anula diálogo? Aonde eu falei que em outros jogos não tem isso (você fala em Vampiro e foi justamente o exemplo que eu dei)?
Vou tenta reescrever o que já disse com outras palavras e tentar me fazer entender melhor.
O que eu estava(e ainda estou) tentando dizer é que D&D é mais voltado para combate e hack n' slash. Quando vocês contra-argumentam isso parece na verdade é que vocês é quem vêem hack n' slash como algo ruim.
Porque eu falo que é mais voltado? Porque na maior parte do livro o espaço é tomado por regras, quando não, por descrições para combate, quando não, descrições de itens e magias que são úteis apenas em aventuras cheia de combates... ou seja, nos momentos hack n' slash. Pergaminhos, poções, etc... o jogo enfatiza muito nesses aspectos, tanto que no D&D 4ª edição eles falam em personagens de nível alto eficazes SEM PRECISAR de muitos itens mágicos(o efeito árvore de natal). Até onde eu saiba interpretar não requer itens mágicos, sequer toneladas deles.
Outro detalhe do foco de D&D em combate e em hack n' slash são as magias. Compare as magias de dano e ação em combate com as utilitárias fora de combate. Conte-as. Veja a diferença.
Vocês podem até argumentar que o foco não é esse (o que já é forçar a barra), mas com certeza concordam que o que descrevi acima é verdade. Aí é que está. Foco. FOCO. Quando eu uso esse termo eu falo qual a prioridade, o que mais eles se esforçam. Foco não significa COMPLETAMENTE. Ou seja, eu não falo que D&D é só porrada e hack n' slash. Eu falo que ele foca mais em combate e hack n' slash.
Agora, o motivo de eu ter dito sobre grupos novatos em rpg jogando hack n' slash por causa de D&D...
Adolescentes: fase muito peculiar da vida, não precisa de apresentações ou detalhes. Falando de homens (maioria dos jogadores de RPG) eles em geral gostam de sair com amigos, jogos de diversos tipos (futebol e outros),etc. Muitos gastam horas em lan-houses jogando jogos de ação, estratégia(competividade) e rpg(com seu tão viciante sistema de evolução, coleção de itens, etc).
Hack n' Slash: Mate o monstro(ação), pegue o tesouro e ganhe níveis(sistema de evolução, itens) para matar mais monstros (mais ação).
Alguma coisa em comum, em algum lugar? É óbvio que a tendência dos grupos novatos de adolescentes em QUALQUER SISTEMA é o hack n' slash.
Quando eu falo que a maioria dos grupos desse tipo de D&D é hack n' slash é óbvi que boa parte da culpa vem disso. Me quotando:
Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D. É algo muito comum em novatos e existem muitos jogadores hack n' slash que nunca o deixarão de ser, porque é matar e pilhar que os diverte e não outra coisa. Vide Vampiro, Mago, até Gurps... existem hack n' slashers em todos eles. Eu mesmo tive a infelicidade de participar de uma mesa de DBZ, sem saber, porque chamavam de vampiro(com mago) e era com storyteller...
Tava no primeiro post. Sério, leiem direito o que o escrevo.
Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D. É algo muito comum em novatos...
Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D.
Entenderam?
Agora, o porque eu falo que parte da culpa está em D&D.
Eu sou um jovem que ainda não conheço rpg. E naturalmente tenho uma tendência a gostar de hack n' slash(afinal, estamos falando de maiorias aqui). Começo a ler, fala sobre jogo de interpretação e o que é, logo vem uma apresentação da ficha, raças, vantagem de cada uma... a descrição do que é rpg e de interpretação está lá, mas o livro inteiro fala mais em combate e em regras para o mesmo. Eu sou NOVATO, vou usar tudo que está MASTIGADO lá dentro. Vou narrar o quê?
Os livros não explicam que diferentes jogos podem ser feitos, que tem quem goste de grandes interpretações, como fazer um ou outro... ele não entra nesses detalhes. Na verdade quase nenhum sistema entra (e isso é uma crítica que eu tenho a todos esses sistemas). O jogador é apresentado primeiro a um mundo cheio de classes e habilidades voltadas para combate, ele começar no universo rpgista se distanciando da fonte que ele tomou não é normal. Estão entendendo?
Como o foco de D&D é mais o combate(não que deixe interpretação de lado) o que transparece mais quando alguém o conhece é o quê? O próprio. Então parte da causa dos grupos adolescentes de hack n' slash é porque vem de quase todo novato e ou adolescente mesmo. A outra parcela é essa tendência que o D&D expõe. Vampiro, por exemplo(só para manter o exemplo e porque é a comparação mais feita), não tem o foco em combate. (ANTES QUE FALEM ALGO EU ESTOU FALANDO DE FOCO, EU SEI DAS REGRAS DE WOD, OS COMBOS E AS PANCADARIAS POSSÍVEIS). Como não tem o foco em combate os grupos de adolescentes e ou iniciantes hack n' slash em vampiro são por causa da tendência natural, mas o sistema/livros não contribuem para o efeito.
Tanto que já vi grupo de novatos em vampiro onde havia sim combates demais, mas o narrador bem que estava tentando sair disso sem muito sucesso. Porque ele entendeu que a intenção dos autores ao escreverem o jogo era outra linha. Mas acabou que ele caiu no velho "o príncipe mandou" e aquele monte de ação... culpa do livro? Não. Mas o livro não influenciou isso.
Entenderam? E outra, eu também acho o papo político demais do Vampiro meio chato. Eu não estou defendendo Vampiro, só usando para comparação.
Portanto D&D influencia um pouco sim na quantidade de grupos hack n' slash dentre os jovens e novatos. E como eu disse desde o primeiro tópico, isso não é culpa somente dele...
UFA! Entenderam dessa vez?

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader