A questão do sistema, dos jogadores, e etc. (Spin off)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Vincer em 29 Jan 2008, 12:20

Eu adoro isso. Toda vez que eu escrevo algo interpretam diferente. E o mais interessante é que eu escrevo LITERALMENTE o que eu quero dizer, mas o mais fácil (o sentido literal) é que não pegam.

Aonde eu disse que hack n' slash é ruim? Aonde eu disse que grupos de iniciantes de outros jogos não fazem hack n' slash? Eu até dei exemplos...

Vou por partes

Freesample
Eu não disse que só sistemas simulacionistas incentivam o roleplay. Eu nem sequer disse que D&D não incentiva o roleplay(leiam bem, eu não escrevi isso). Eu disse que o D&D incentiva mais o hack n' slash do que os demais aspectos.

Eltor
Eu não acompanhei do início, como eu disse no primeiro tópico. Quando eu li o começo do tópico e esta última página eu vi tanto foco no assunto hack n' slash que foi disso que falei. Eu não acho hack n' slash ruim, é um estilo de jogo diferente e diferentes pessoas gostam de diferentes estilos. Eu já narrei com muito hack n' slash porque meu grupo uma vez pediu. Pessoalmente eu não gosto de jogos hack n' slash demais, do mesmo modo que não gosto da maioria dos filmes de drama: por gosto pessoal. Não porque seja ruim. Mas eles têm seu valor e diversão (tanto que me diverti narrando hack n' slash, embora não seja minha preferência).

Locke
Eu não disse que grupos do tipo só haviam em D&D. Tanto que dei mais de uma vez o exemplo de vampiro (até achei que estava me repetindo e iriam observar isso, mas não, ignoram...).
E em nenhum momento eu falei que D&D é pura porrada. Leia meu primeiro post aqui. Até certo ponto eu explico o que eu quero dizer. Depois, para zoar (porque eu gosto tanto de pegar no pé de D&D :bwaha: ) eu aviso que vou parar de escrever "racionalmente" e exclamo que D&D é hack n' slash.

Vou ter que colocar smiles em tudo e fazer avisos em letras garrafais quando eu estiver brincando. Porque nem avisando por extenso adiantou...

Dracodruida
Aonde eu falei que combate anula diálogo? Aonde eu falei que em outros jogos não tem isso (você fala em Vampiro e foi justamente o exemplo que eu dei)?

Vou tenta reescrever o que já disse com outras palavras e tentar me fazer entender melhor.
O que eu estava(e ainda estou) tentando dizer é que D&D é mais voltado para combate e hack n' slash. Quando vocês contra-argumentam isso parece na verdade é que vocês é quem vêem hack n' slash como algo ruim.

Porque eu falo que é mais voltado? Porque na maior parte do livro o espaço é tomado por regras, quando não, por descrições para combate, quando não, descrições de itens e magias que são úteis apenas em aventuras cheia de combates... ou seja, nos momentos hack n' slash. Pergaminhos, poções, etc... o jogo enfatiza muito nesses aspectos, tanto que no D&D 4ª edição eles falam em personagens de nível alto eficazes SEM PRECISAR de muitos itens mágicos(o efeito árvore de natal). Até onde eu saiba interpretar não requer itens mágicos, sequer toneladas deles.
Outro detalhe do foco de D&D em combate e em hack n' slash são as magias. Compare as magias de dano e ação em combate com as utilitárias fora de combate. Conte-as. Veja a diferença.

Vocês podem até argumentar que o foco não é esse (o que já é forçar a barra), mas com certeza concordam que o que descrevi acima é verdade. Aí é que está. Foco. FOCO. Quando eu uso esse termo eu falo qual a prioridade, o que mais eles se esforçam. Foco não significa COMPLETAMENTE. Ou seja, eu não falo que D&D é só porrada e hack n' slash. Eu falo que ele foca mais em combate e hack n' slash.

Agora, o motivo de eu ter dito sobre grupos novatos em rpg jogando hack n' slash por causa de D&D...

Adolescentes: fase muito peculiar da vida, não precisa de apresentações ou detalhes. Falando de homens (maioria dos jogadores de RPG) eles em geral gostam de sair com amigos, jogos de diversos tipos (futebol e outros),etc. Muitos gastam horas em lan-houses jogando jogos de ação, estratégia(competividade) e rpg(com seu tão viciante sistema de evolução, coleção de itens, etc).
Hack n' Slash: Mate o monstro(ação), pegue o tesouro e ganhe níveis(sistema de evolução, itens) para matar mais monstros (mais ação).

Alguma coisa em comum, em algum lugar? É óbvio que a tendência dos grupos novatos de adolescentes em QUALQUER SISTEMA é o hack n' slash.
Quando eu falo que a maioria dos grupos desse tipo de D&D é hack n' slash é óbvi que boa parte da culpa vem disso. Me quotando:
Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D. É algo muito comum em novatos e existem muitos jogadores hack n' slash que nunca o deixarão de ser, porque é matar e pilhar que os diverte e não outra coisa. Vide Vampiro, Mago, até Gurps... existem hack n' slashers em todos eles. Eu mesmo tive a infelicidade de participar de uma mesa de DBZ, sem saber, porque chamavam de vampiro(com mago) e era com storyteller...

Tava no primeiro post. Sério, leiem direito o que o escrevo.

Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D. É algo muito comum em novatos...

Mas a culpa do hack n' slash não vai toda para D&D.

Entenderam?

Agora, o porque eu falo que parte da culpa está em D&D.

Eu sou um jovem que ainda não conheço rpg. E naturalmente tenho uma tendência a gostar de hack n' slash(afinal, estamos falando de maiorias aqui). Começo a ler, fala sobre jogo de interpretação e o que é, logo vem uma apresentação da ficha, raças, vantagem de cada uma... a descrição do que é rpg e de interpretação está lá, mas o livro inteiro fala mais em combate e em regras para o mesmo. Eu sou NOVATO, vou usar tudo que está MASTIGADO lá dentro. Vou narrar o quê?

Os livros não explicam que diferentes jogos podem ser feitos, que tem quem goste de grandes interpretações, como fazer um ou outro... ele não entra nesses detalhes. Na verdade quase nenhum sistema entra (e isso é uma crítica que eu tenho a todos esses sistemas). O jogador é apresentado primeiro a um mundo cheio de classes e habilidades voltadas para combate, ele começar no universo rpgista se distanciando da fonte que ele tomou não é normal. Estão entendendo?

Como o foco de D&D é mais o combate(não que deixe interpretação de lado) o que transparece mais quando alguém o conhece é o quê? O próprio. Então parte da causa dos grupos adolescentes de hack n' slash é porque vem de quase todo novato e ou adolescente mesmo. A outra parcela é essa tendência que o D&D expõe. Vampiro, por exemplo(só para manter o exemplo e porque é a comparação mais feita), não tem o foco em combate. (ANTES QUE FALEM ALGO EU ESTOU FALANDO DE FOCO, EU SEI DAS REGRAS DE WOD, OS COMBOS E AS PANCADARIAS POSSÍVEIS). Como não tem o foco em combate os grupos de adolescentes e ou iniciantes hack n' slash em vampiro são por causa da tendência natural, mas o sistema/livros não contribuem para o efeito.

Tanto que já vi grupo de novatos em vampiro onde havia sim combates demais, mas o narrador bem que estava tentando sair disso sem muito sucesso. Porque ele entendeu que a intenção dos autores ao escreverem o jogo era outra linha. Mas acabou que ele caiu no velho "o príncipe mandou" e aquele monte de ação... culpa do livro? Não. Mas o livro não influenciou isso.

Entenderam? E outra, eu também acho o papo político demais do Vampiro meio chato. Eu não estou defendendo Vampiro, só usando para comparação.

Portanto D&D influencia um pouco sim na quantidade de grupos hack n' slash dentre os jovens e novatos. E como eu disse desde o primeiro tópico, isso não é culpa somente dele...

UFA! Entenderam dessa vez?
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 12:27

Tem como resumir isso em umas... cinco linhas?

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Agnelo em 29 Jan 2008, 12:55

Em primeiro lugar Vincer: Relaxa

Sério mesmo tem gente que tem ataques do coração quando houve criticas a D&D, mas sinceramente só o que eu quero é uma discução clara, em que os fatos fiquem evidentes, e foi o que eu fiz.

Concordo com quase tudo que tu disse. Exceto que independente do fato de tu estar sendo diplomático tu ainda deixa transparecer tua antipatia por D&D nos teus posts (o que sinceramente pra mim não influencia em nada).

Se tu prestar atenção nos posts que tu recebeu em resposta aos teus tu vais perceber que a maioria estava apenas contraargumentando, o que só significa que lemos teus posts e consideramos eles dignos de continuar uma discução.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2008, 13:09

vincer,

SPOILER: EXIBIR
Imagem

SPOILER: EXIBIR
Brincadeira :P

Mas se você não está usando "hack n' slash como sinônimo de "jogo ruim e sem noção" como era a conversa no início do tópico, e reconhece que hack n' slash é um estilo diferente mas válido de jogo por mais que você (e eu) não goste dele, então não discordo em nada.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Vincer em 29 Jan 2008, 13:27

Tem como resumir isso em umas... cinco linhas?

Tem :bwaha:

Eu estava dizendo que D&D, mesmo não sendo puramente pancadaria, influencia um pouco os novatos a começarem no hobby com o estilo hack n' slash. E estava explicando meus antigos posts já que fui mal interpretado

:mrgreen:

Mas se você não está usando "hack n' slash como sinônimo de "jogo ruim e sem noção" como era a conversa no início do tópico, e reconhece que hack n' slash é um estilo diferente mas válido de jogo por mais que você (e eu) não goste dele, então não discordo em nada.

Então novamente estamos no mesmo barco! :bwaha:
Porque se é para atacar o hack n' slash, eu não vejo nenhum motivo nisso. Muito pelo contrário. Combate e regras têm seu espaço e gostinho especial nas mesas (eu que o diga, vidrado com sistemas).

ainda deixa transparecer tua antipatia por D&D nos teus posts

Até a morte! Falar mal de D&D é um hobby tão saboroso quanto jogar rpg para mim! :bwaha:
Mesmo não criticando D&D neste tópico eu concordo que meu desafeto ao sistema fica claro... vou tentar evidenciar isso um pouco menos da próxima vez :aham:

Mas tranquilo, que bom que agora entenderam meu ponto de vista. Podem até discordar até a morte, mas eu fico frustrado quando não entendem o que eu quero dizer :b
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor FreeSample em 29 Jan 2008, 13:50

Uai Vincer, reparou que a gente tava falando quase a mesma coisa? :b
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 14:20

O problema do vincer é que ele usa umas 135 palavras pra explicar que quer ir no banheiro!

:b

Acho que isso confunde todo mundo.

XD

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 29 Jan 2008, 23:36

vincer escreveu:Hack n' Slash: Mate o monstro(ação), pegue o tesouro e ganhe níveis(sistema de evolução, itens) para matar mais monstros (mais ação).

Versão Storyteller:

Hack'n'Slash: mate o vampiro da seita oposta, finja que sentiu culpa para não perder Humanidade (ou pegue uma trilha para nem culpa sentir), faça diablerie nele [com um monólogo sobre a dor da não-vida, é claro, de acordo com um arquétipo pseudojunguiano para ver se você ganha um ponto de Força de Vontade] e ganhe geração e XP por "interpretação e curva de aprendizado" (sistema de poderes compráveis) para matar mais vampiros e anciões (mais ação).

Corolário: vampiros de sobretudo e katana? Clichê nada, cara, isso mostra como você é f*!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jan 2008, 23:47

Eu disse que o D&D incentiva mais o hack n' slash do que os demais aspectos.

Que ótimo. De pessoas afetadas que vêem o RPG como um teatro onde as regras em nada importam, a cena rpgística desse país já está cheia demais. Basta ver que por aqui, termos como Powergamer ou Advogado de Regras são vistos como ofensas terríveis, dignas de serem faladas em tom baixo, e não como simplesmente um outro tipo qualquer de jogador. Ou notar que praticamente toda crítica feita a um estilo de jogo ou ao panorama do RPG por aqui tem como alvo inicial justamente esse tipo de jogador.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor gome em 30 Jan 2008, 01:37

Natsuiro escreveu:(...)
Se quiser, a gente junta uma grana pro terapeuta. (y)

ri 3d6 horas aqui...

meu primeiro jogo foi uma aventura de 3det que eu narrei, a unical uta foi no começo da aventura, quando os perssonegams se conheçeram e um deles estava num ringe de boxe, depois disso jogamos mais algum tempo, não lembro quanto... em compensação, quando fui jogar vampiro (segunda aventura do memoravel malkavian com dupla personlaidade do potter), meu perssonagem foi morto pelo resto do grupo por errar a pontaria e atirar com sua pistola de agua benta nos outros jogadores... :victory:

atendendo a pedidos: um dos meus grupos, de D&D já foi feito na base de pilhagem e destruição em massa, eu tava um pouco cansado de só jogar histórias complexas e fui fazer uma em que o obijetivo era sair saqueando tudo, jogamos um ano feliz de D&Dcom direito a massacrese sem sentido e guerras épicas, vairos dos perssonagems tinham items maravilhososo (um chegou a encontar a mão E o olho de vecna... o melhor foi ele usando, creio que essa foi a vez que eu mais abri a parte de itens magicos do meu livro do mestre XD)... uma aventura que eu jogeui com minha druida meretriz foi assim, ela matou o prefeito envenenado depois de ter seduzido ele e dado pra metade da guarda da cidade, isso pra fazer com que os outros perssonagems tivessem tempo de roubar o pobre vilarejo...XD

Sorcerer of Shadow escreveu:
Eu disse que o D&D incentiva mais o hack n' slash do que os demais aspectos.

Que ótimo. De pessoas afetadas que vêem o RPG como um teatro onde as regras em nada importam, a cena rpgística desse país já está cheia demais. Basta ver que por aqui, termos como Powergamer ou Advogado de Regras são vistos como ofensas terríveis, dignas de serem faladas em tom baixo, e não como simplesmente um outro tipo qualquer de jogador. Ou notar que praticamente toda crítica feita a um estilo de jogo ou ao panorama do RPG por aqui tem como alvo inicial justamente esse tipo de jogador.

conseguiu resumir tudo...
Imagem
Let's Rock The house!!!
gome

Mensagempor Cebolituz em 30 Jan 2008, 15:46

É que o vincer prefere o GURPS já que ele incentiva interpretação.

Jogador de GURPS: "Achei um tesouro enterrado, irei cavar"

Mestre de GURPS: "Ah tá, deixa eu ver a regra de cavar buraco aqui..."

:bwaha:
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Natsuiro em 30 Jan 2008, 16:12

*Presentindo flames em direção ao Cebolituz*

O.o

Run! RUN F0R Y0UR L1V3Z!
Imagem
Natsuiro

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jan 2008, 18:36

É que o vincer prefere o GURPS já que ele incentiva interpretação.

:rolando:
Muuuuuuuuuuuuuuuuito boa!

Ainda não entendi a quê chegamos. Quem está discutindo? Quem está discordando? Tá todo mundo dizendo a mesma coisa!

Olha, vou dizer o que penso: vocês podem me apedrejar, mas o Cassaro diz algo certeiro (tenho certeza que ele não foi o primeiro a dizer, mas isso não importa no momento): se você não está se divertindo, está jogando errado.
Que venham os hack'n'slashers. Pô, eu gosto de Diablo! Que venham os interpretadores! Adoro fazer papel de qualquer coisa (menos de Malkavian engraçado. Malkavian é DOIDO! Alguém já viu algum doido engraçado?). Que venham os advogados de regras! Vez ou outra dar uma de wargamer pode ser divertido!
É até possível colocar tudo isso dentro de uma só campanha, como eu já fiz em D&D (só ignorava muitas regras, mas por falta de miniaturas).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor gome em 30 Jan 2008, 20:21

Cebolituz escreveu:É que o vincer prefere o GURPS já que ele incentiva interpretação.

:bwaha:

não deshonrre os jogadores de gurps, o negocio não é bem assim, tem o jeito com regras e o jeito com muitas regras de jogar gurps XD
Imagem
Let's Rock The house!!!
gome

Mensagempor FreeSample em 30 Jan 2008, 22:17

Sistemas que resolvem ações jamais incentivam a interpretação. XD
E felizmente, com sistemas onde se resolvem cenas, pessoas afetadas não tem muita chance.
FreeSample

Twitter: @loleite

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias