lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo
Pois é o que acontece na mitologia grega, isso a torna adolescente e boba?
Moderador: Moderadores
lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo
Melkor escreveu:lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo

Fora que... hum, não sei como dizer isso para você... mas os deuses gregos não existiam. Eram mitos. Aquelas histórias, sabe, a Ilíada, a Odisséia... não aconteceram daquele jeito! Sim, eu sei, seu mundo mudou completamente agora, mas aquilo é um relato épico marcado por um panteão que não existia! Não acharam os restos mortais de Zeus em lugar nenhum!
Vocês estão fazendo off-topic. Vão falar dessa porcaria em outro lugar, FR já tem tópicos demais pela Spell. Aqui é para reclamar do cenário.

Sorcerer of Shadow escreveu:Fora que... hum, não sei como dizer isso para você... mas os deuses gregos não existiam. Eram mitos. Aquelas histórias, sabe, a Ilíada, a Odisséia... não aconteceram daquele jeito! Sim, eu sei, seu mundo mudou completamente agora, mas aquilo é um relato épico marcado por um panteão que não existia! Não acharam os restos mortais de Zeus em lugar nenhum!
Usar a realidade como base para um argumento de um cenário de fantasia é nonsense. Completamente nonsense. Pelo seu critério, apenas por que Paladinos ou Samurais como os de contos jamais existiram, então tais personagens em RPG são totalmente ridículos. Ou os Elfos, Anões, Onis e cia, afinal, nenhum romance e conto que os envolve é real, portanto são toscos.

Seu_Madruga escreveu:Melkor escreveu:lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo
Se seu conhecimento de mitologia grega é o suficiente para que você a considere igual a Forgotten Realms, faça-nos um favor e vá ler um livro, a Wikipedia, o que for. E fique quieto.
Fora que... hum, não sei como dizer isso para você... mas os deuses gregos não existiam. Eram mitos. Aquelas histórias, sabe, a Ilíada, a Odisséia... não aconteceram daquele jeito! Sim, eu sei, seu mundo mudou completamente agora, mas aquilo é um relato épico marcado por um panteão que não existia! Não acharam os restos mortais de Zeus em lugar nenhum!
Obrigado, tente de novo.

por Fëanor em 17 Jan 2008, 19:17
Respondendo a sua pergunta, não, teoricamente fora de Faerûn, não deve existir a trama, pois existe outros deuses da magia que podem impor regras diferentes.
É, a magia é diferente em cada lugar.
Se, digamos, algum mago de FR fosse teleportado para Dragonlance, uma dessa:
- ele não saberia usar magia e teria que aprender tudo de novo, seus niveis de classe são nulos em relação a magia.
- ele conjura magias com chance de falha.
- no começo ele não sabe usar, mas eventualmente aprende e consegue conjurar magias como fazia antes.
Pelo menos é o que eu imagino
por Sellous em 17 Jan 2008, 22:11
Não sei não.
D&D nunca foi especifico quanto ao que os deuses sabem. Não é como se ele conseguissem ver tudo ao mesmo tempo. Vários arquimagos pesquisando magia ao mesmo tempo, ela não vai ficar prestando atenção em todos.
Se bem que uma magia com tempo de duração de 6 horas e que gasta glandulas do tarrasque conjurada por um dos maiores magos que já existiu, merece um pouco de atençao.
Pelo contrário, D&D foi sempre muito específico quanto a isso, desde as edições passadas até agora. Deuses maiores são praticamente oniscientes e eles sabem qualquer coisa que esteja ligado ao seu portifólio. É impossível um mago criar uma magia sem que Mystra saiba e aprove ela.
Sorcerer of Shadow escreveu:Vocês estão fazendo off-topic. Vão falar dessa porcaria em outro lugar, FR já tem tópicos demais pela Spell. Aqui é para reclamar do cenário.
Ahn, então é só para reclamar de FR, sem direito a contra-argumentação? E ver gente comparando Thay com a URSS? E como seria Off-Topic, se o criador colocou esse trecho "Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??"
Mas, okay, eu não postarei mais aqui, afinal, Ordens são Ordens.
Weave e Trama são a mesma coisa... Mistérios mais um dos mistérios das traduções da Devir...
Você está tocando de um ponto delicado que a Wizards já f**** e pretende f**** mais. Sua resposta, como disse, é a mais provável. No entanto no AD&D, em Aber-Toril, existia vários panteões: Kara-Tur, Chultuan, Mulhorandi, Zakharan Maztican e finalmente Faerûn panteon. Ou seja, em um plano material primário existia 6 panteões, ou seja havia a possibilidade de existir 6 deuses da magia em Aber-Toril com regras inteiramente diferentes! (se existia, eu não sei, não conheço nada deles).

por Fëanor em 17 Jan 2008, 19:17
Respondendo a sua pergunta, não, teoricamente fora de Faerûn, não deve existir a trama, pois existe outros deuses da magia que podem impor regras diferentes.
É, a magia é diferente em cada lugar.
Se, digamos, algum mago de FR fosse teleportado para Dragonlance, uma dessa:
- ele não saberia usar magia e teria que aprender tudo de novo, seus niveis de classe são nulos em relação a magia.
- ele conjura magias com chance de falha.
- no começo ele não sabe usar, mas eventualmente aprende e consegue conjurar magias como fazia antes.
Pelo menos é o que eu imagino
Isso é oficial?o_O...pq se for deus que coisa tosca
Por isso ter que rolar a CD de spellcraft pra criar uma magia nova????o_O..definitivamente isso tem cheiro de repartição publica
e falando em Maztican...isso ainda existe?pq eu não lembro de eles terem lançado um suplemento falando dessa area na 3.0/3.5?o-o
Que mistério? Trama é sinônimo de tecido.
Esse negócio dos múltiplos panteões realmente é bem tosco. Só que existe um princípio referido em um dos romances da série dos avatares como a "multiplicidade do ser": um mesmo deus pode ser reverenciado com nome e roupagem cultural diferentes por povos diferentes do mesmo mundo. Não acho que isso se aplique a todos, mas no mínimo àquelas divindades que são tão intimamente ligadas à estrutura do mundo, como é o caso de Mystra.
Vocês estão fazendo off-topic. Vão falar dessa porcaria em outro lugar, FR já tem tópicos demais pela Spell. Aqui é para reclamar do cenário.

Eles criavam histórias com os deuses. Em FR os deuses existem e agem MESMO, é outra coisa.
Segundo, não sei vocês já prestaram a atenção, mas no panteão grego os deuses não tinham funções tão definidas e não tinha um deus pra cada raça.
Enfim, acho que comparar a mitologia grega com o panteão de FR não tem nenhum sentido, porque tirando o fato de ter vários deuses(não, FR não é politeísta) os dois não tem nenhuma relação.
Isso é oficial?o_O...pq se for deus que coisa tosca
Esse negócio dos múltiplos panteões realmente é bem tosco. Só que existe um princípio referido em um dos romances da série dos avatares como a "multiplicidade do ser": um mesmo deus pode ser reverenciado com nome e roupagem cultural diferentes por povos diferentes do mesmo mundo. Não acho que isso se aplique a todos, mas no mínimo àquelas divindades que são tão intimamente ligadas à estrutura do mundo, como é o caso de Mystra.
A Mystra é a memória RAM da magia do mundo, é isso? =3

Me parece estranho. É como traduzir Waterdeep em Águas Profundas. Detesto a tradução de algumas coisas.
Complicado. É a mesma teoria de que AO existe em diversos mundos só que com outros nomes, como acontece em Dragonlance.
Entretanto, quer dizer que se a Mystra morrer (que é o que vai acontecer... de novo) o(a) deus(a) da magia deixa de existir em Toril inteiral? Continentes ficarão sem seu deus da magia sem nenhuma explicação? Bizarro.

Não sei, eu lembro que no final do terceiro romance da crise dos avatares, quando o tempo das perturbações termina, tem uma cena com Ao reportando a um ser ainda maior que ele, que a confusão acabou. A idéia que fica é que Ao é responsável pelo planeta e tem alguém responsável pelo multiverso. Nesse caso, Toril teria um Ao, Oerth teria outro cara com a mesma função e assim por diante.
2.7. Whom is Ao talking to at the end of "Waterdeep"?
There are all kinds of theories, but the one that seems to make the most sense is that he was talking to the Supreme God, the DM. In other words, the reader.
Não acho bizarro e a explicação pra mim é clara. Pelo que sei, a Trama cobre Toril inteiro, e Mystra é responsável por toda ela e não pelo trecho que cobre Faerûn. Não é porque você saiu de Faerûn pra Kara-Tur que a magia passa a funcionar diferente, nem você passa a reportar a uma divindade da magia diferente. Na cultural local, pode ser que haja uma divindade da magia, mas ela será diferente ou inferior a Mystra, ou será a própria com outra cara. A questão é que a Trama é global e não é porque outra cultura desconhece a deusa ou a conhece de outra forma que suas vidas não serão afetadas. Não saber sobre um desastre nunca protegeu ninguém dele.

Cak escreveu:Fëanor, me responda duas coisas:
Quando um devoto do deus da justiça, em FR, tá em uma guerra pra quem ele apela: pro deus da guerra ou pro deus da justiça?
E um sacerdote do deus da justiça, irá pedir ajuda para o deus da guerra em caso de guerra?

Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante