[what the fuck?] Forgotten Realms..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Melkor em 17 Jan 2008, 22:58

lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo

Pois é o que acontece na mitologia grega, isso a torna adolescente e boba?
No song, no tale wich contains all the grief...renowed the deeds and the victims of defeat. Sit down on your chair and watch out your kin, with my eyes you'll see, with my ears you'll hear, you've troubled my day and you've questioned my strenght, don't mess with the master of fate! Smash down the light! I'll not rest till I'm king!Valinor's empty, now allied the elves and men, they shall be damned!
I've smashed down the light! And dared Valinor! I've smashed down the light! Revenge will be mine
Melkor

Mensagempor Madrüga em 17 Jan 2008, 23:51

Melkor escreveu:
lá em Forget-it Realms os deuses andam por aí, existem e tal (por mais que isso seja adolescente e muito bobo

Se seu conhecimento de mitologia grega é o suficiente para que você a considere igual a Forgotten Realms, faça-nos um favor e vá ler um livro, a Wikipedia, o que for. E fique quieto.

Fora que... hum, não sei como dizer isso para você... mas os deuses gregos não existiam. Eram mitos. Aquelas histórias, sabe, a Ilíada, a Odisséia... não aconteceram daquele jeito! Sim, eu sei, seu mundo mudou completamente agora, mas aquilo é um relato épico marcado por um panteão que não existia! Não acharam os restos mortais de Zeus em lugar nenhum!

Obrigado, tente de novo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 18 Jan 2008, 00:24

Fora que... hum, não sei como dizer isso para você... mas os deuses gregos não existiam. Eram mitos. Aquelas histórias, sabe, a Ilíada, a Odisséia... não aconteceram daquele jeito! Sim, eu sei, seu mundo mudou completamente agora, mas aquilo é um relato épico marcado por um panteão que não existia! Não acharam os restos mortais de Zeus em lugar nenhum!

Usar a realidade como base para um argumento de um cenário de fantasia é nonsense. Completamente nonsense. Pelo seu critério, apenas por que Paladinos ou Samurais como os de contos jamais existiram, então tais personagens em RPG são totalmente ridículos. Ou os Elfos, Anões, Onis e cia, afinal, nenhum romance e conto que os envolve é real, portanto são toscos.

Vocês estão fazendo off-topic. Vão falar dessa porcaria em outro lugar, FR já tem tópicos demais pela Spell. Aqui é para reclamar do cenário.

Ahn, então é só para reclamar de FR, sem direito a contra-argumentação? E ver gente comparando Thay com a URSS? E como seria Off-Topic, se o criador colocou esse trecho "Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??" :roll:

Mas, okay, eu não postarei mais aqui, afinal, Ordens são Ordens. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 18 Jan 2008, 00:33

Sorcerer of Shadow escreveu:

Usar a realidade como base para um argumento de um cenário de fantasia é nonsense. Completamente nonsense. Pelo seu critério, apenas por que Paladinos ou Samurais como os de contos jamais existiram, então tais personagens em RPG são totalmente ridículos. Ou os Elfos, Anões, Onis e cia, afinal, nenhum romance e conto que os envolve é real, portanto são toscos.

Ele está agindo como se, no nosso mundo, os deuses gregos realmente tivessem existido e afetado a realidade. É essa a bronca. Ele veio comparar com a mitologia grega, e não tem nada a ver. Eles criavam histórias com os deuses. Em FR os deuses existem e agem MESMO, é outra coisa.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Cak em 18 Jan 2008, 07:33

Seu_Madruga escreveu:
Melkor escreveu:

Se seu conhecimento de mitologia grega é o suficiente para que você a considere igual a Forgotten Realms, faça-nos um favor e vá ler um livro, a Wikipedia, o que for. E fique quieto.

Obrigado, tente de novo.

Cara eu vou tirar uma screen disso. Putz gente, se forem entrar numa discussão use um argumento que preste, porque senão é pedir pra ser cortado.

Segundo, não sei vocês já prestaram a atenção, mas no panteão grego os deuses não tinham funções tão definidas e não tinha um deus pra cada raça. Eles eram humanos com poderes e imortalidade e. Não tinham um deus pros centauros, outro pros minotauros, outros pras musas, enfim. Alias, é bom lembrar que a mitologia grega, como todo religião real, girava em torno do ser humano e de sua crença, coisa que não acontece em FR.

Enfim, acho que comparar a mitologia grega com o panteão de FR não tem nenhum sentido, porque tirando o fato de ter vários deuses(não, FR não é politeísta) os dois não tem nenhuma relação.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Jan 2008, 07:43

Se fosse comparar, acho que a mitologia nórdica com o Odin "All-father-fodam-se-vocês-eu-estou-nem-ai" LEMBRA um pouco com o Ao.

Acho que é isso... :cool:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Balth em 18 Jan 2008, 09:13

por Fëanor em 17 Jan 2008, 19:17

Respondendo a sua pergunta, não, teoricamente fora de Faerûn, não deve existir a trama, pois existe outros deuses da magia que podem impor regras diferentes.

É, a magia é diferente em cada lugar.
Se, digamos, algum mago de FR fosse teleportado para Dragonlance, uma dessa:
- ele não saberia usar magia e teria que aprender tudo de novo, seus niveis de classe são nulos em relação a magia.
- ele conjura magias com chance de falha.
- no começo ele não sabe usar, mas eventualmente aprende e consegue conjurar magias como fazia antes.

Pelo menos é o que eu imagino

Isso é oficial?o_O...pq se for deus que coisa tosca

por Sellous em 17 Jan 2008, 22:11

Não sei não.
D&D nunca foi especifico quanto ao que os deuses sabem. Não é como se ele conseguissem ver tudo ao mesmo tempo. Vários arquimagos pesquisando magia ao mesmo tempo, ela não vai ficar prestando atenção em todos.
Se bem que uma magia com tempo de duração de 6 horas e que gasta glandulas do tarrasque conjurada por um dos maiores magos que já existiu, merece um pouco de atençao.

Pelo contrário, D&D foi sempre muito específico quanto a isso, desde as edições passadas até agora. Deuses maiores são praticamente oniscientes e eles sabem qualquer coisa que esteja ligado ao seu portifólio. É impossível um mago criar uma magia sem que Mystra saiba e aprove ela.

Por isso ter que rolar a CD de spellcraft pra criar uma magia nova????o_O..definitivamente isso tem cheiro de repartição publica

e falando em Maztican...isso ainda existe?pq eu não lembro de eles terem lançado um suplemento falando dessa area na 3.0/3.5?o-o
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor ShinRyuu em 18 Jan 2008, 10:29

Sorcerer of Shadow escreveu:
Vocês estão fazendo off-topic. Vão falar dessa porcaria em outro lugar, FR já tem tópicos demais pela Spell. Aqui é para reclamar do cenário.

Ahn, então é só para reclamar de FR, sem direito a contra-argumentação? E ver gente comparando Thay com a URSS? E como seria Off-Topic, se o criador colocou esse trecho "Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??" :roll:

Mas, okay, eu não postarei mais aqui, afinal, Ordens são Ordens. ;)

Pois é, eu também não entendi o que é que está sendo off-topic.

Weave e Trama são a mesma coisa... Mistérios mais um dos mistérios das traduções da Devir...

Que mistério? Trama é sinônimo de tecido.

Você está tocando de um ponto delicado que a Wizards já f**** e pretende f**** mais. Sua resposta, como disse, é a mais provável. No entanto no AD&D, em Aber-Toril, existia vários panteões: Kara-Tur, Chultuan, Mulhorandi, Zakharan Maztican e finalmente Faerûn panteon. Ou seja, em um plano material primário existia 6 panteões, ou seja havia a possibilidade de existir 6 deuses da magia em Aber-Toril com regras inteiramente diferentes! (se existia, eu não sei, não conheço nada deles).

Esse negócio dos múltiplos panteões realmente é bem tosco. Só que existe um princípio referido em um dos romances da série dos avatares como a "multiplicidade do ser": um mesmo deus pode ser reverenciado com nome e roupagem cultural diferentes por povos diferentes do mesmo mundo. Não acho que isso se aplique a todos, mas no mínimo àquelas divindades que são tão intimamente ligadas à estrutura do mundo, como é o caso de Mystra.
ShinRyuu

Mensagempor Sellous em 18 Jan 2008, 10:46

por Fëanor em 17 Jan 2008, 19:17

Respondendo a sua pergunta, não, teoricamente fora de Faerûn, não deve existir a trama, pois existe outros deuses da magia que podem impor regras diferentes.

É, a magia é diferente em cada lugar.
Se, digamos, algum mago de FR fosse teleportado para Dragonlance, uma dessa:
- ele não saberia usar magia e teria que aprender tudo de novo, seus niveis de classe são nulos em relação a magia.
- ele conjura magias com chance de falha.
- no começo ele não sabe usar, mas eventualmente aprende e consegue conjurar magias como fazia antes.

Pelo menos é o que eu imagino

Ahm...

Por isso ter que rolar a CD de spellcraft pra criar uma magia nova????o_O..definitivamente isso tem cheiro de repartição publica

Segundo o livro do mestre você só lança um teste de spellcraft para aprender uma nova magia, não para criar. Para criar é apenas necessário que ela siga algumas regras. Mas o bom senso me diz que um teste de spellcraft seria bom. E, não, rolagens de spellcraft não tem nada a ver com deuses e suas atividades.

e falando em Maztican...isso ainda existe?pq eu não lembro de eles terem lançado um suplemento falando dessa area na 3.0/3.5?o-o

Como disse, não existe mais.

Que mistério? Trama é sinônimo de tecido.

Me parece estranho. É como traduzir Waterdeep em Águas Profundas. Detesto a tradução de algumas coisas.

Esse negócio dos múltiplos panteões realmente é bem tosco. Só que existe um princípio referido em um dos romances da série dos avatares como a "multiplicidade do ser": um mesmo deus pode ser reverenciado com nome e roupagem cultural diferentes por povos diferentes do mesmo mundo. Não acho que isso se aplique a todos, mas no mínimo àquelas divindades que são tão intimamente ligadas à estrutura do mundo, como é o caso de Mystra.

Complicado. É a mesma teoria de que AO existe em diversos mundos só que com outros nomes, como acontece em Dragonlance. Mas pelo menos AO é um ser universal. Entretanto, quer dizer que se a Mystra morrer (que é o que vai acontecer... de novo) o(a) deus(a) da magia deixa de existir em Toril inteiral? Continentes ficarão sem seu deus da magia sem nenhuma explicação? Bizarro.

Concordo em partes. O tema do tópico é muito amplo. Criticar o sistema de magias ou seu funcionamento no plano ainda é criticar o cenário, não? :aham:

Outra coisa, o Silva expalhou esse tópico por vários fóruns, e nem se deu o trabalho de participar da discução aqui. Ele praticamente emitiu opiniões pessoais, e não uma avaliação concreta do cenário. É mais fácil jogá-lo no tópico oficial de FR, já que o tópico é que está fora de lugar.
Sellous

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Jan 2008, 11:14

A Mystra é a memória RAM da magia do mundo, é isso? =3
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Fëanor em 18 Jan 2008, 12:35

Assim como não existiam Quimeras, Dragões e outros monstros mitológicos. Mas em D&D tem.
Não acho ruim a mitologia cos deuses gregos se aplicar aos deuses do D&D. Acho muito mais interessante. Mas aí já é gosto pessoal.
Eles criavam histórias com os deuses. Em FR os deuses existem e agem MESMO, é outra coisa.

Na MITOLOGIA grega os deuses existiam e agiam, MITOLOGIA. D&D torna a mitologia como uma realidade do jogo. Por isso existem Dragões, minotauros, etc..
Segundo, não sei vocês já prestaram a atenção, mas no panteão grego os deuses não tinham funções tão definidas e não tinha um deus pra cada raça.

Bom, primeiro só existia uma raça. Segundo, não era muito definido, mas tinham lá suas funções, Atenas deusa da paz, Hades deus da morte...
Enfim, acho que comparar a mitologia grega com o panteão de FR não tem nenhum sentido, porque tirando o fato de ter vários deuses(não, FR não é politeísta) os dois não tem nenhuma relação.

Falou o cara que não sabe nada de Forgotten Realms.

Não é. Estou arriscando que deve ser, pois todo o cenário tem sua explicação de como a magia funciona. Eu lembro de ter lido algo parecido com o que eu escrevi em algum lugar. Mas acho que não tem nada explicito. Mesmo porque um antigo mago de FR mudou para Greyhawk...

Ta aí uma coisa que eu concordo. Um panteão só tá bom
A Mystra é a memória RAM da magia do mundo, é isso? =3

uhasudhaushdua. Quem é o HD?
Fëanor

Mensagempor ShinRyuu em 18 Jan 2008, 13:47

Me parece estranho. É como traduzir Waterdeep em Águas Profundas. Detesto a tradução de algumas coisas.

Ah, isso é, sem dúvida. Perde completamente o tom.

Complicado. É a mesma teoria de que AO existe em diversos mundos só que com outros nomes, como acontece em Dragonlance.

Não sei, eu lembro que no final do terceiro romance da crise dos avatares, quando o tempo das perturbações termina, tem uma cena com Ao reportando a um ser ainda maior que ele, que a confusão acabou. A idéia que fica é que Ao é responsável pelo planeta e tem alguém responsável pelo multiverso. Nesse caso, Toril teria um Ao, Oerth teria outro cara com a mesma função e assim por diante.

Entretanto, quer dizer que se a Mystra morrer (que é o que vai acontecer... de novo) o(a) deus(a) da magia deixa de existir em Toril inteiral? Continentes ficarão sem seu deus da magia sem nenhuma explicação? Bizarro.

Não acho bizarro e a explicação pra mim é clara. Pelo que sei, a Trama cobre Toril inteiro, e Mystra é responsável por toda ela e não pelo trecho que cobre Faerûn. Não é porque você saiu de Faerûn pra Kara-Tur que a magia passa a funcionar diferente, nem você passa a reportar a uma divindade da magia diferente. Na cultural local, pode ser que haja uma divindade da magia, mas ela será diferente ou inferior a Mystra, ou será a própria com outra cara. A questão é que a Trama é global e não é porque outra cultura desconhece a deusa ou a conhece de outra forma que suas vidas não serão afetadas. Não saber sobre um desastre nunca protegeu ninguém dele.
ShinRyuu

Mensagempor Sellous em 18 Jan 2008, 14:55

Não sei, eu lembro que no final do terceiro romance da crise dos avatares, quando o tempo das perturbações termina, tem uma cena com Ao reportando a um ser ainda maior que ele, que a confusão acabou. A idéia que fica é que Ao é responsável pelo planeta e tem alguém responsável pelo multiverso. Nesse caso, Toril teria um Ao, Oerth teria outro cara com a mesma função e assim por diante.

Não acho que dê essa idéia de que Ao é responsável pelo planeta. Há muitas teorias quanto ao final de Waterdeep, entretando os autores já deram a dica que, provavelmente, Ao está conversando o Mestre de RPG, ou seja, o leitor do livro. :bwaha:

Veja (retirado do FAQ da lista de discução de FR):

2.7. Whom is Ao talking to at the end of "Waterdeep"?

There are all kinds of theories, but the one that seems to make the most sense is that he was talking to the Supreme God, the DM. In other words, the reader.

Não acho bizarro e a explicação pra mim é clara. Pelo que sei, a Trama cobre Toril inteiro, e Mystra é responsável por toda ela e não pelo trecho que cobre Faerûn. Não é porque você saiu de Faerûn pra Kara-Tur que a magia passa a funcionar diferente, nem você passa a reportar a uma divindade da magia diferente. Na cultural local, pode ser que haja uma divindade da magia, mas ela será diferente ou inferior a Mystra, ou será a própria com outra cara. A questão é que a Trama é global e não é porque outra cultura desconhece a deusa ou a conhece de outra forma que suas vidas não serão afetadas. Não saber sobre um desastre nunca protegeu ninguém dele.

Novamente, se você for um clérigo, você é sujeito a se reportar a um novo deus, ao chegar a uma nova esfera OU seguindo a segunda edição, se sujeitar a perda de níveis em suas magias e círculos (vide Planescape). Sob a perspectiva na terceira edição, que indica a existencia de outras terras, mas nada trata delas, não existe outros panteões além do de Faerûn, por isso teoricamente a Trama alcança todos os lugares. A resposta depende da referência. Se levarmos em conta a 3 edição, você está correto. Entretanto, se isso realmene afeta Kara-Tur, é um mistério de especulações...

A melhor coisa que temos a fazer é esquecer dessas terras extras mesmo, porquê tem cada coisa bizarra lá...

PS: acabei de me lembrar, bbbbeeeeemmm de passagem, que em Zakhara(se não me engano era lá) as magias funcionam sim de forma diferente, sendo que ela depende de gênios para funcionar... Se não me engano, isso saíu em alguma DB (Argh...), bem velha.
Sellous

Mensagempor Cak em 18 Jan 2008, 16:06

Fëanor, me responda duas coisas:

Quando um devoto do deus da justiça, em FR, tá em uma guerra pra quem ele apela: pro deus da guerra ou pro deus da justiça?

E um sacerdote do deus da justiça, irá pedir ajuda para o deus da guerra em caso de guerra?

Não tem nem o que discutir, FR pode ter vários deuses, mas não é politeista, visto que os habitantes de lá não acreditam(no sentido de ter fé) em vários deuses e sim em um só. Ponto.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor WillDice em 18 Jan 2008, 16:24

Cak escreveu:Fëanor, me responda duas coisas:

Quando um devoto do deus da justiça, em FR, tá em uma guerra pra quem ele apela: pro deus da guerra ou pro deus da justiça?

E um sacerdote do deus da justiça, irá pedir ajuda para o deus da guerra em caso de guerra?

Posso responder por ele?

Um sacerdote provavelmente só pediria ao seu próprio deus, claro. Um Devoto com "d" maiúsculo também.

Já as pessoas comuns, aqueles míseros 90% da população, mesmo sendo considerados devotos de um deus em particular, VÃO pedir ajuda pra qualquer outro deus importante. MESMO se for rival do seu deus preferido!

O soldado é devoto de Tyr? Sim, mas durante a batalha ele pode pedir que Tempus lhe dê forças, sim. Quando o exército estiver em campanha e for atravessar o mar, ele irá querer aplacar Umberlee. E durante uma tempestade, irá pedir que Talos tenha piedade dele. E que Tymora lhe traga boa sorte! E que Chauntea traga uma boa colheita! E que...

Eu posso citar isso diretamente do cenário de campanha se quiser.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários