[what the fuck?] Forgotten Realms..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 14 Jan 2008, 23:28

Acho que perdi alguma coisa,pq nao acompanhei a discussão sobre Tormenta... :blink:

Cara eu não entendo isso, se for pra pagar pra ter livros de um cenário que você "faz do seu jeito" a maioria das coisas, não seria melhor criar um cenário seu, porque daí você deixa de gastar dinheiro, não acham?

Em teoria sim.Mas na pratica,construir um cenario do zero não é lá muito fácil.
Mas se for ver por outro lado,eu gastei meu dinheiro e por isso mesmo quero só as coisas que me agradam nessa bodega.
No cenário que eu e meus jogadores criamos,só uma parte do mundo(que incluia algumas cidades estado,algumas ilhas e talz) levou quase 3 meses pra ficar bem-feito.E a gente nem terminou ainda(isso que é bem mais facil essa criação por nos estarmos utilizando as regras do E6).No forgotten,é bem mais facil modificar as coisas pq ja tem base para isso.

Opinião do Gladius: FR tem coisas toscas? Tem, especialmente com a nova edição, como já foi discutido ad nauseam. A quantia de tosqueiras é enorme de maneira a me fazer jogar o cenário fora? Não, minha estimativa é em torno de 20~10%. Eu acho que o cenário de FR é o supra-sumo da coisa boa? Não. Mas divertido.

Exatamente.
"Primeiro vem os sorrisos, depois as mentiras. Por último, o tiroteio." Roland Deschain, de Gilead
Thingol GreyCloak Singollo

Twitter: @wendtaneiro

Mensagempor AKImeru em 14 Jan 2008, 23:31

É engraçado ver alguns dos atacantes de Tormenta se virando pra defender Forgotten com os mesmos argumentos dos... defensores de Tormenta! Eu assumiria pois eu discordo de tudo mesmo.

Corrigido pelo o que vai acontecer daqui alguns instantes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2008, 00:20

Sorcerer of Shadow escreveu:
Isso esclarace alguma coisa da minha parte?

Sim, que você é como eu: Vê Forgotten Realms como algo tecnicamente ruim, mas ainda sim, gosta dele. :b

Palmas para vocês, reconhecem que FR é um lixo, mas admitem que gostam do lixo. É uma demonstração enorme de senso crítico e coragem.

Agora me fala... Thay não é uma alegoria falida para a Rússia comunista?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Skar em 15 Jan 2008, 00:32

Essa é uma comparação q eu nunca fiz ou ouvi, Sempre pensei nela mais como um pais europeu em sua época imperalista.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 15 Jan 2008, 00:40

É.Pelo menos parece.
Ou acham que os magos vermelhos tem esse nome por acaso?Vermelho é cor de comunista!
"Primeiro vem os sorrisos, depois as mentiras. Por último, o tiroteio." Roland Deschain, de Gilead
Thingol GreyCloak Singollo

Twitter: @wendtaneiro

Mensagempor Elven Paladin em 15 Jan 2008, 00:42

Palmas para vocês, reconhecem que FR é um lixo, mas admitem que gostam do lixo. É uma demonstração enorme de senso crítico e coragem.

Na verdade, eu só escrevi aquilo para te agradar, já que é só dizer Forgotten Realms três vezes que vêm você dizendo "Lixo, o Oda e Lune vêm em seguida para discutir um com o outro sobre o que der na telha, em seguida aparece Lumine para aloprar de vez e o Eltor, para tentar colocar o tópico nos rumos e alertar alguém :b

Só se a pessoa estiver sob efeito de entorpecentes pesados. Thay está mais para uma Stygia ( Da Era Hiboriana ) que sofreu décadas devido ao irritante "Code of Conduct" da TSR ( Se você chegou a ler a "Pages of the Sages", um site com textos de autores de FR, você verá muitos "elogios" para ele :b ), que arruinou em boa parte a caracterização do Red Wizards.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2008, 00:57

Na verdade, eu só escrevi aquilo para te agradar, já que é só dizer Forgotten Realms três vezes que vêm você dizendo "Lixo, o Oda e Lune vêm em seguida para discutir um com o outro sobre o que der na telha, em seguida aparece Lumine para aloprar de vez e o Eltor, para tentar colocar o tópico nos rumos e alertar alguém :b

Correção: Lumine posta algo que veio do 4chan.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Styker em 15 Jan 2008, 01:07

Isso esclarace alguma coisa da minha parte?

Sim, que você é como eu: Vê Forgotten Realms como algo tecnicamente ruim, mas ainda sim, gosta dele. :b

Quotado por se aplicar a mim e ser a mais pura verdade =D
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor AKImeru em 15 Jan 2008, 01:19

Na verdade, eu só escrevi aquilo para te agradar, já que é só dizer Forgotten Realms três vezes que vêm você dizendo "Lixo, o Oda e Lune vêm em seguida para discutir um com o outro sobre o que der na telha, em seguida aparece Lumine para aloprar de vez e o Eltor, para tentar colocar o tópico nos rumos e alertar alguém

;_; Não gosta das minhas discussões?!

De qualquer forma, sempre achei Forgotten Realms um cenário que se eles não tentassem enfiar tudo em Toril, e tirassem a estupida enfase de lá e separesse melhor os lugares, seria jogavel.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor CF em 15 Jan 2008, 07:23

Silva escreveu:parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !

Na verdade ele é uma punheta coletiva. Elminster é punheta do Greenwood (que para mim só transformou ele em Elmara para não se sentir homossexual ao ter sonhos molhados com o maguinho) e Drizzt é punheta dos fãs enrustidos do Wolverine.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Jan 2008, 07:50

Correção: Lumine posta algo que veio do 4chan.

Adendo importante: Nem sempre. Nem mesmo o 4chan é capaz de suprir minha necessidade de loucuras; as vezes até o 4chan é pouco. :aham:

Em tempo: "Contra-argumento." :cool:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Fëanor em 15 Jan 2008, 12:17

Cara eu não entendo isso, se for pra pagar pra ter livros de um cenário que você "faz do seu jeito" a maioria das coisas, não seria melhor criar um cenário seu, porque daí você deixa de gastar dinheiro, não acham?

Se você tiver paciencia e tempo sim.
Um preguiçoso como eu, prefiro pegar um pronto e mudar uma coisa ou outra. XD
Eu concordo, mas o problema é que FR sem os deuses entendiados e seus avatares perde muito, porque quase tudo é em torno desses caras.

Nada a ver. Isso depende muito da vontade do mestre. Só porque metade das mudanças do mundo vem dos deuses, não significa que as aventuras devem ser sobre eles.
Acho que a partir daí é questão de gosto. Eu particularmente gosto da tamanha interação entre as divindades e o mundo. Tem gente que não. Assim gira o mundo.

Eu lembro que o Madruga falou no outro tópico "Os deuses só estão lá pra dar poder pros clérigos mesmo". Bem, em um cenário em que os deuses se envolvem mais no mundo todo mundo reclama, e quando não se envolvem, também reclamam...

EDIT:

Só respondendo o que o pessoal acha de ruim no cenário.

De fato as culturas copiadas e coladas da Terra parecem realmente uma salada. Essa tentativa de dar espaço em Toril para culturas do mundo real fica muito forçada, e pouco original. Acho que se fizerem uma pesquisa vão constatar que a maior parte das campanhas jogadas se passa na parte setentrional de Faerûn, de cultura mais "europeizada", e também na minha opinião mais original do cenário. Não posso falar muito de Zakhara nem de Kara-tur pois não conheço quase nada(saindo de forgotten Realms e expandindo pra Toril).

Isso sim, colocar Kara-tur e Zakhara foi muito tosco, mas agora é tarde para tirar. Acho que consertaram simplesmente ignorando esses locais. Praticamente todo o conteudo novo de FR que sai é para Faerun. Ao meu ver FR = Faerun.

Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto

Sim, mas isso depende da pessoa, pra mim isso é uma vantagem e não uma desvantagem.

De qualquer forma, sempre achei Forgotten Realms um cenário que se eles não tentassem enfiar tudo em Toril, e tirassem a estupida enfase de lá e separesse melhor os lugares, seria jogavel.

Bom, pode-se dizer que Faerun, Kara-tur, etc.. estão bem separados. Se você se refere a Faerun, eu acho que cenário daquele tamanho teria muitas coisas e culturas realmente, mas eu acho bem separada.
Talvez, devido a ter muita coisa, acaba prejudicando. Seria melhor que se focassem em poucas culturas, ao invés de ter muitas coisas diferentes, sitadas superficialmente.

No final, Forgotten Realms (mais especificamente Faerun) é meu cenário favorito devido a certos aspectos, como o fato de ser High Magic, ter grandes ruinas de cidades antigas e muitas organizações em busca de poder. E as histórias dos grandes reinos também é algo em que me interesso muito.
Na verdade acho que eu gostaria de jogar FR na época do AD&D.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Elven Paladin em 15 Jan 2008, 13:39

e Drizzt é punheta dos fãs enrustidos do Wolverine.

Thay Rússia Comunista e Drizzt Wolverine. Realmente, o tópico está gerando frutos ótimos :b . Daqui a pouco, vão comparar Unther e Mulhorand com Japão e China, por haver um "Governante Divino" por lá :linguinha:

Eu concordo, mas o problema é que FR sem os deuses entendiados e seus avatares perde muito, porque quase tudo é em torno desses caras.

Que os Deuses de FR são uns "Bastitiches" isso é indiscutível. Mas, se você observar boa parte dos RSEs ( Realms Shaking Events ) atuais, verá pouco envolvimento divino ( mas claro que os deuses ainda aparecem. Mas nada que lembre o Time of Troubles ou a droga da Spellplague/Nanovírus Mágico ), como por exemplo, o Retorno dos Arquimagos, a Fúria dos Dragões, a Retomada de Myth-Drannor, a Guerra Civil em Sembia, a Guerra Civil em Thay, o Sothilis Empire em Amn-Thethyr. De divinos mesmo, só o Silêncio de Lolth ( que gerou uma senhora guerra no Subterrâneo ) e a Risen Sun Heregy.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Fëanor em 15 Jan 2008, 13:56

Ei, a guerra do Subterrâneo foi legal!
Estava pensando em comprar os romances.

A Fúria dos Dragões também foi interessante porque deu um fim a um evento muito antigo e que não tinha explicaçao (e a explicação até que foi boa).
Se bem que o grupo que acabou com a Fúria foi a resposta da Wizards: "nos gostamos de grupos munchkins."

Hey Elven Paladin (eu ainda me lembro!), em quais livros eu encontro detalhes do Retorno dos Arquimagos e da Retomada de Myth-Drannor?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor ShinRyuu em 15 Jan 2008, 14:17

Por que eu sou fã de FR? Certamente, por força do hábito mesmo. Meu primeiro contato foi na época do ginásio (que já faz uns 10 anos). Começamos a jogar com o kit First Quest, daí o DM que era o mais rico (ou menos pobre) da turma comprou os 3 livros básicos e, eventualmente, o cenário de campanha de FR. Eu nunca tinha visto um cenário de campanha, e o da 2ª edição me impressionou com todos aqueles mapas continentais, cartões com emblemas e resumos sobre organizações e religiões etc. Aquilo tudo me fascinou, pela riqueza criativa. Antes que falem besteira, estou falando de trabalho criativo, não de originalidade. Ver não apenas um livro descrevendo um mundo fictício em detalhes geopolíticos, culturais e tudo o mais já era uma coisa que eu não via todo dia, ainda mais com tantos acessórios divertidos. Bem, eu me encaixava exatamente na idéia de "adolescente punheteiro de 14 anos" que iniciou o tópico, enfim.

Agora, por que eu continuo fã de FR? Bem, por boa parte desses 10 anos eu não estava de alma vendida. A 2ª edição era rica em cenários, e eu fazia questão de apreciar cada um aos que conseguia acesso. Não tinha muito essa idéia de criticar "esse cenário não presta, é tosco, mal-elaborado etc. etc." Como estava conhecendo, ia de mente aberta e viajava na loucura do cenário. A 3ª edição é que me corrompeu a FR mesmo. Com o SRD, ficou mais fácil e barato jogar D&D. Se bem que, como mudei de Recife pra Salvador na época, não conhecia muita gente e não consegui fazer um grupo, daí apelei pro mIRC e consegui começar uma campanha. O cenário escolhido foi FR porque... simplesmente porque era praticamente o único cenário que estava sendo suportado ativamente pela WotC e era mais fácil arranjar material de referência. Não foi uma escolha elaborada, foi prática. Minha campanha se passou no Norte mesmo, nas Fronteiras de Prata. Não por acaso, o primeiro livro específico de região lançado na 3ª edição foi esse mesmo. Games como Baldur's Gate e Neverwinter Nights também contribuíram para a fixação da "marca" de FR.

Por um lado, pode-se dizer que eu estava com muita fome de RPG, e a fome é o melhor tempero. Mas nunca fui chato pra comer (RPG, pelo menos). Gosto de FR justamente porque nele eu encontro de tudo o que eu possa querer. Se estou num ambiente que lembra o Norte da Europa e quero inserir um viajante de origem árabe, eu posso. Se estou num ambiente que lembra o Mediterrâneo e quero fazer uma invasão viking, eu posso. Se quero fazer uma campanha voltada para a exploração de selvas tropicais populada apenas por tribos indígenas, eu posso. O que alguns vêem como defeito, eu vejo como qualidade: potenciais vastos de aventuras. Por que um cenário tem que ser tão diferente da Terra? Já tivemos todo tipo de civilização, só nunca tivemos magia de verdade... até onde sabemos.

Confesso que eu nunca soube lidar muito bem com o caráter altamente mágico de FR, e provavelmente deveria ser obrigação do cenário prover subsídios e orientações nesse sentido. Mesmo nas Fronteiras de Prata, tínhamos a Lua Prateada num extremo, uma metrópole onde magia salta de todos os lados, com mythal, academia arcana e tudo o mais, e tínhamos o Poço de Beorunna em outro extremo, vivendo precariamente como bárbaros recém-assentados. De certa forma, eu via o Norte de Faerûn de forma muito similar aos Pontos de Luz: um ponto pode estar extremamente desenvolvido, mas é uma pequena estrela perdida dentro de um mar de trevas e morte. Se por um lado o mythal protege a cidade contra assaltos arcanos ou ameaças climáticas, se avançar muito nas trevas encontra-se de tudo, de aberrações a dragões anciões só esperando que alguém se meta a besta.

Da forma que eu vejo, desconsiderando o eventual cataclisma divino, considerando os tempos mais estáveis, os elementos mágicos mais fortes de FR são umas poucas heranças que o DM deveria caracterizar como coisas raras e maravilhosas, como os poucos mythais que sobreviveram, mas a maioria está perdida ou escondida nas entranhas dos ermos e caminhos subterrâneos do mundo. Quanto a PdMs superpoderosos, não acho forçado dizer que eles têm mais o que fazer do que te ajudar. Acho que, quando os protagonistas da estória entram em contato com personagens ainda mais poderosos, tomam-nos como referenciais de superação. O PJ vai se esforçar pra deixar sua marca no mundo, inicialmente sendo comparado a um PdM e um dia superando-o. Minha campanha em FR acabou parando em volta do 12º nível; a essa altura, já tinham conquistado reputação e eram tidos como aliados valorosos da Lua Prateada e, enquanto Alustriel ia para Anauroch confrontar Obscura diretamente (ainda que sorrateiramente, não abertamente), os PJs estavam a caminho de um posto avançado na fronteira entre o deserto e o Norte, nas ruínas de Ascore, para minar as defesas do Império Obscuro como um corte cirúrgico, permitindo depois o avanço de tropas militares, se a operação fosse bem-sucedida. Se falhasse, não causaria um incidente diplomático, ao menos não antes da hora certa.

Enfim, já me diverti muito com FR, acho que o cenário tem muito material interessante pra oferecer. Inclusive, achei muito bem-elaborados os livros da trilogia de Drizzt e acho que o ódio que existe contra o personagem se deve mais ao "hype" dos "Drizzt-wannabes" do que ao próprio. Não concordo com algumas abordagens do cenário, particularmente quanto à caracterização dos deuses, mas esse é o tipo de coisa que eu mudo tranquilamente na minha mesa.

Agora, pra quem gosta de cenários mais "cabeça", "originais" ou "climáticos"... gosto não se discute. Pra quem acha FR uma colcha de retalhos... não tem como não ser, com tanto material escrito por tantos autores diferentes. Eu prefiro ter muito material e fazer ou não fazer com ele o que bem entender do que partir de elementos vagos e genéricos e ter que inventar todos os detalhes. Afinal, eu sempre tenho a opção de criar meu próprio cenário, então se estou usando cenário pronto, é porque não quero ter tanto trabalho.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários