Idéia para Cenário [um pouco bizarra, sem querer plagiar o G

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Anonimous000 em 05 Dez 2007, 18:00

Montliard escreveu:Em nome da plausibilidade: Se existem robôs soldados (portanto robótica desenvolvida) será q existe a necessidade de uma massa proletária a lá século XIX? Digo, uma massa proletária feita de carne, sangue e ossos.

Necessidade talvez não, mas e ai? O que você vai fazer com bilhões de pessoas que, sem esses empregos, não teriam meios para se sustentar? Vai alimentar eles de graça?

Outro ponto é que robôs, por mais desenvolvidos que sejam, precisam de manutenção, e provavelmente são caros para produzir. E não são necessáriamente fáceis de realocar se necessário. Pessoas não tem esses problemas. Você não gasta nada para que pessoas gerem novas pessoas, elas se recuperam sozinhas de ferimentos leves, e podem ser realocadas com certa facilidade.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Lanzi em 05 Dez 2007, 19:19

Eu pensei numa explicação parecida. A reprodução de seres humanos e feita em progressão geométrica, enquanto a de robôs não. E é sempre bom ter MUITOS trabalhadores recebendo muito pouco. Recentemente fizeram uma pesquisa e constataram que hoje em dia seria mais caro ter um escravo e mantê-lo, do que um trabalhador. O ser humano, quando educado para ser operário, é tão eficiente quanto um robô e mais barato e quantitativo.

O outro ponto em que o Montliard tocou:

Penso que a idéia de matéria prima gerada deve ser descartada. A tecnologia seria muito grande e não iria corresponder com o cenário, que é um futuro "abandonado". O que manda é a tecnologia econômica, já que não há grandes guerras, mas mesmo assim não seria explicação suficiente pra tecnologia voltada ao capital ser tão distanciada no futuro das outras.

Oda

Sério cara? Eu pensei que colocar a politicagem suja seria algo viável e meio que um diferencial nesse cenário, se colocada de uma maneira inteligente. Acho que se ficasse desse jeito não ficaria tão mal colocado porque aquela parte do cenário pede isso. É meio que uma distopia dum sistema "democrático capitalista totalitário", que acaba gerando essas possibilidades de um sistema mundial em contradição por exemplo: o número de pobres aumentando de maneira magnífica à medida que o de ricos diminui, enquanto as condições humanas beneficiam apenas os ricos. Isso acontece no mundo real, mas não de maneira exagerada e divertida.

Seth

A idéia de colméia é proposital. E ainda bem que vopcê imaginou isso. A imagem que os trabalhadores do oeste têm do que se passa no leste é feito através de uma propaganda educacional. Nos anos em que as criancinhas trabalhadoras estão ainda aprendendo nas industrias, elas são induzidas a sonharem com a possibilidade de prosperidade e crescer economicamente trabalhando nas indústrias para um dia poderem ir para o leste. Acontece que é impossível essa prosperidade e o avanço na hierarquia da fábrica, porque ela é gerenciada no oeste pelos robôs. E é muito difícil atravessar o lixo para ir para o leste, pois os "aviões"(não sei se seriam aviões os meios de locomoção desse cenário) que partem do oeste são apenas cargueiros. Sempre há os casos de viagens clandestinas, mas elas são exceções. Devemos notar que é impossível generalizar, mas as exceções são detalhes e devem ser exploradas. Sempre há aquele grupo de trabalhadores revoltados refugiados no lixo que conhecem o verdadeiro leste. Não aquele fantasiado, utópico, propagandeado pela educação dos operários.

O povo do leste é propritário das fábricas do oeste, que produzem para o consumo do leste. A exploração vem na forma de submissão do trabalho e serviço semi-escravo. As remunerações, horário de trabalho e tudo o mais são os mesmos em todas as fábricas, para não haver concorrência (embora eu esteja querendo mudar essa faceta, se não a contradição de diminuição de ricos e aumento de pobres seria impossível). O oeste não iria dispor de segurança e condições de vida sequer razoáveis, pois todos os investimentos seriam feitos no leste, mas não na forma de educação, pois a corrupção corre solta na disputa por favores e por propriedade. Em suma: o pessoal do leste fica brigando pra ver quem comanda MAIS no leste.

Anonimous

Eu pensei justamente na exploração das doenças mentais e físicas como um fator decisivo para a originalidade desse cenário.

Gente do leste do bem sempre vai existir, embora em menor número. E esses movimentos são os detalhes do cenário, trabalhados depois dos conceitos gerais. Claro que seria lindo esse tipo de exploração do conceito, dando possibilidades de aventuras espetaculares. Os movimentos de resistência ocorrem de maneira quase genérica no oeste. Mas o sistema é feito para que esses movimentos existam, para serem explorados pelo próprio sistema, neutralizados e serem usados como justificativa para o mantimento da situação. Embora o policiamento nas fábricas, que é praticamente o único lugar que possa ser abalado pelas rebeliões, é total por parte dos robos.

Gostei da idéia dos experimentos. Pode ser explorado também gerando um plot a mais.

Sobre as religiões: nem tentei pensar ainda. O único esboço que tenho é de uma religião extremamente individualista e capitalista, correspondente com o que o planeta pede. Mas poderiam haver várias menores, que ainda não foram suprimidas pelo sistema geral e permanecem nas escuras, esperando a hora de substituir essa religião maior.

Sobre os monstros e a história do planeta: ainda não dã opra ser trabalhados em conceitos gerais. Mas a explicação seria muito científica e sociológica. Os monstros tiveram de se adaptar ao lixo, aos oceanos secos, a mudança de estado do planeta, ASSIM COMO OS PRÓPRIOS seres humanos.A originalidade, creio eu, está nos detalhes - que teriam de ser muitos - a serem explorados.
Lanzi

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Dez 2007, 15:05

Yo Lanzi!
já leste "Admirável Novo Mundo" ou "Brave New World" de Aldous Huxley?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lanzi em 07 Dez 2007, 16:01

Não, mas conheço.
Lanzi

Mensagempor Magyar em 07 Dez 2007, 16:30

UiA!

Gostei e Jogaria.

Só achei um tanto... forçada... essa idéia de apenas 2 continentes. Outra coisa: se são bem desenvolvidos tecnologicamente, porque os "consumidores" não iriam para outro planeta, longe da ameaça do povão?

Outra coisa: influências climáticas. Talvez colocar alguns picos em que seria impossível sobreviver graças às baixíssimas temperaturas. Alguns desertos talvez. Pelo que eu saiba, aquecimento global pode causar o congelamento de certos locais de um globo, graças à extinção das correntes que aquecem o planeta (Não sei ao certo, não entendo muito do assunto, mas lembro de ter lido algo a respeito).

Muito boa a idéia de mutações! No momento estou até viajando nas possíveis mutações de animais que poderiam ocorrer. Tigres dentes de sabre com "cascos" que protegem dos raios ultra violeta?! XD

Idéia de gancho: Talvez fazer uma coisa parecida com o sorteio daquele filme "A lilha". Em que pessoas do oeste são sorteadas para serem mandadas ao leste para viver a vida do leste, enquanto na verdade são usadas para esperimentos. Isso faria com que não ouvessem revoltas, já que a pessoa estaria indo dessa para uma melhor. Daí por um acaso informações poderiam vazar, e o caos da aventura começar.

Vou dizer que várias coisas passam pela minha cabeça ao pensar em tal cenário :aham: .

Espero por mais informações!
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Dez 2007, 17:10

Lanzi, se der, leia
tem algumas coisas neste seu cenário que me embrei deste livro
se bem que tbm tem o "A Ilha" do Aldous Huxley mesmo que segue a mesma linha :p
a diferença é que o Brave new World é mais "futurista"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Madrüga em 28 Dez 2007, 13:24

Não leia Brave new world, é o plágio descarado de Nós, do Zamiátin. Leia o original, o true.

Abandonou o cenário, Lanzi? As coisas estavam tomando um rumo interessante...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor FreeSample em 28 Dez 2007, 15:29

Acredito que chamar de plágio descarado é exagero. É um fortíssima influência, mas não chega a ser plágio (a menos que as casas em Admirável Mundo Novo sejam transparentes, como em Nós)

E true por true, leia The Machine Stops, que já tinha seus14 anos de existência quando saiu o livro recomendado pelo madruga ;)
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Madrüga em 28 Dez 2007, 17:40

Desligou o detector de sarcasmo, Amostra?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lanzi em 28 Dez 2007, 18:27

Não é que eu abandonei. É que eu tive a idéia dos conceitos gerais e quis saber o que vocÊs achariam deles, se jogariam, se achariam originais etc. Trabalhar nisso daria muito trabalho, ainda mais agora, ainda mais, já um trabalho pela frente; não abandonei Kawi'ole ou o cenário oriental, hehehe.
Lanzi

Mensagempor Youkai X em 28 Dez 2007, 19:30

Então volte a falar de Kawi'ole, Lanzi! :bwaha:
Youkai X

Mensagempor Vincer em 30 Dez 2007, 00:57

Achei muito interessante a idéia, adoro distopias quando são bem trabalhadas.
Mutações, psionismo, robôs, política corrupta, high techo low life? Adoro tudo isso :D

Mas há algumas incoerências bem leves, dá para arrumá-las.
Por exemplo, qualquer sociedade industrializada (neste mundo e mesmo em outros, seguindo a lógica) chega a um momento em que percebe que boa parte do lucro vêm dos seus operários. Nossa revolução industrial teve uma guinada quando as indústrias começaram a visar os operários como compradores do que eles mesmos ajudavam a produzir. Porque? Muito simples... veja a pirâmide social. Onde existem mais consumidores? Na base, a população mais pobre, os operários. É incoerente quase não haver o que comprar no continente mais populoso, o de operários. Pelo contrário, as empresas deviam fazer enchurradas de propaganda e produtos mais baratos no lado produtor, aproveitando esse enorme mercado como se fosse gado num pasto, consumindo sem pensar apenas para engordar os fazendeiros.

O lado consumidor seria o mais fútil, com mais setores terceirizados e com os melhores produtos. Frutas frescas? Lado consumista. Roupas, aparelhos baratos, produtos básicos? Lado produtor. Carros, roupa da moda, super-computadores... consumidor. E assim por diante. O lado produtor não pode ser ignorado como consumidor em potencial. No mundo real é assim, porque sega as leis universais de uma economia que siga o padrão capitalista. Como o cenário é capitalista... não tem como fugir a isso sem ser forçado.

Fora isso, tá ficando show de bola :victory:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lanzi em 30 Dez 2007, 16:39

Li o seu comentário e achei 100% lógico e conveniente.

E NÃO TEM psionismo no cenário, e as mutações NÃO SÃO VANTAGENS, como em todo cenário que a gente vê por aí. São doenças mesmo.
Lanzi

Mensagempor Armitage em 31 Dez 2007, 00:02

MUITO interessante sua idéia Lanzi. Vou acompanhar :victory:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Jan 2008, 09:29

desencanou lanzi?

Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias