Mentes Brilhantes

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mentes Brilhantes

Mensagempor Cebolituz em 12 Dez 2007, 12:58

Talvez poderia-se utilizar a opção de inteligência 14 pra cima, ser o jogador normal, com o seu nível de conhecimento. E 10 pra baixo interpretar um sujeito mais burro. Tanto faz ter 14 ou 20 de inteligência, já pode-se considerar que o PJ é inteligente.

Quanto ao carisma, pode até ser que o jogador não saiba interpretar um sujeito assim. Mas pode-se utilizar a beleza como fator determinante, ou incentivar o jogador a falar e levar em consideração.

Não que eu seja a favor de ignorar os números da ficha. Apenas acho que pode haver uma pequena diferenciação sem levar em consideração uma diferença muito baixa de valores. Assim sendo, na interpretação, um PJ de inteligência 16, não teria tanta diferença do que um de 18. Mas poderia-se considerar, por exemplo, que o 18 teve uns 2 anos a mais de estudo no seu background. Ou que o de 18 é muito bom em Matemática, Física e Química (3 matérias) e que o 16 vai bem em Biologia e Filosofia (2 matérias).
Imagem
Cebolituz

Mentes Brilhantes

Mensagempor Smaug em 12 Dez 2007, 13:30

Então, deveriamos todos desistir de jogar com personagens acima do humano, e ficar somente no o que eu posso fazer, eh sim, bem rpg, eu adoro interpretar eu mesmo em jogo...

O que eu acho, nem tanto ao mar, nem tanto a terra... se o jogador interpreta sem ter os pontos necessários em inteligencia, skill, etc ele estah agindo de mah fé...ele pode ser o maior blefador do planeta, mas seo pc dele não tem blefar, então ele não sabe blefar e deveria agir de acordo.

O mesmo vale pro cara que resolveu investir em blefar e não sabe blefar, peça um teste, oras! Vc não exige que o jogador do guerreiro do grupo saiba usar espadas para permitir que o personagem saiba.

"Ah, mas dai ninguém vai querer mais interpretar nada e vão ficar pedindo teste o tempo todo"- quem quer interpretar interpreta ateh par ou impar, quem não quer não vai e fim. Mestre não eh adestrador que deve dar um docinho (xp) quando o jogador age de acordo com o que ele quer!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mentes Brilhantes

Mensagempor cigano em 12 Dez 2007, 13:54

Smaug escreveu:Então, deveriamos todos desistir de jogar com personagens acima do humano, e ficar somente no o que eu posso fazer, eh sim, bem rpg, eu adoro interpretar eu mesmo em jogo...

O que eu acho, nem tanto ao mar, nem tanto a terra... se o jogador interpreta sem ter os pontos necessários em inteligencia, skill, etc ele estah agindo de mah fé...ele pode ser o maior blefador do planeta, mas seo pc dele não tem blefar, então ele não sabe blefar e deveria agir de acordo.

O mesmo vale pro cara que resolveu investir em blefar e não sabe blefar, peça um teste, oras! Vc não exige que o jogador do guerreiro do grupo saiba usar espadas para permitir que o personagem saiba.

"Ah, mas dai ninguém vai querer mais interpretar nada e vão ficar pedindo teste o tempo todo"- quem quer interpretar interpreta ateh par ou impar, quem não quer não vai e fim. Mestre não eh adestrador que deve dar um docinho (xp) quando o jogador age de acordo com o que ele quer!

Cigano

Assinei, pronto!

E mont, fala pro meu psicologo que inteligencia não é o que vc sabe fazer e diz que viu isso no GURPS! Ele tá precisando de novos pacientes mesmo.

Bicho, leia o inicio do tópico, lá na parte do "não quero uma discussão sobre regras". Desculpa mas a forma como vc gasta os pontos ou divide atributos seja no sistema que for não diz NADA sobre vc, são conjuntos de numeros que visão equilibrar o jogo. O Pelé não é o cara mais esperto do mundo, mas alguem ae dúvida da genialidade dele (alem do Maradona claro!)?

Interpreto geralmente personagens muito inteligentes de forma igual aos burros, fica mais dificil pros jogadores diferenciarem. E me lembro raramente de casos do Sherlock H. serem desvendados antes do climax. Mas enfim, se vc se divirte desta forma ótimo!

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mentes Brilhantes

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Dez 2007, 14:18

cigano escreveu:Inteligencia tem pourra nenhuma haver com interpretação.

Não é bem assim. Um cara com inteligência abaixo da média humana (Int < 10 no D&D, apesar d'eu não querer me prender a regras de um sistema específico) vai se portar diferente de um cara muito inteligente (Int > 14, por exemplo).

Pra dar uma idéia, já tinha este tópico sobre D&D aqui, mas eu queria sair da parte de regras. Todos os sistemas têm seus atributos mentais, ora pois.

Desculpa mas a forma como vc gasta os pontos ou divide atributos seja no sistema que for não diz NADA sobre vc, são conjuntos de numeros que visão equilibrar o jogo. O Pelé não é o cara mais esperto do mundo, mas alguem ae dúvida da genialidade dele (alem do Maradona claro!)?

Pera lá, Se não diz nada, me dá um bom motivo pra colocar um pontinho em inteligência. Magias novas? Ah, dá licensa. Pelé era um gênio? Talvez no futebol, o que não tem nada a ver com inteligência.

Se fosse assim, deixa a mecânica de lado e joga sem sistema. O nome do atributo não é inteligência ou sabedoria porque assim fica mais bonito.

Smaug escreveu:"Ah, mas dai ninguém vai querer mais interpretar nada e vão ficar pedindo teste o tempo todo"- quem quer interpretar interpreta ateh par ou impar, quem não quer não vai e fim. Mestre não eh adestrador que deve dar um docinho (xp) quando o jogador age de acordo com o que ele quer!

Não posso discordar. Mas eu pedi pro pessoas compartilhar as dicas exatamente por isso: eu quero, no momento, a interpretação.

Se eu acho que meu jogo fica melhor/pior sem ela, ótimo. Jogo como entendo. Mas taí, na hora de interpretar esses personagens, como cêis fazem?
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mentes Brilhantes

Mensagempor Cebolituz em 12 Dez 2007, 14:28

Na verdade você queria dicas de interpretação não?

Aí creio que isso terá que depender mesmo da mentalidade do jogador/mestre. Mas acho que ajuda muito quando se inspirarmos em pessoas reias ou em outros modelos de personagem, filmes onde haja velhos sábios, outros jogadores dos quais você gostou... quando a gente tenta interpretar coisas que não somos, sempre sairá algo meio tosco, mas acho que o melhor é tentar seguir os exemplos.

É igual um homem querer interpretar uma mulher e vice-versa. Nunca sairá igual, mas quando interpreto uma mulher eu tento me basear na minha mãe, na minha irmã, nas amigas...

Pra tentar interpretar um velho sábio, poderia se basear naquele tio inteligente.
Imagem
Cebolituz

Mentes Brilhantes

Mensagempor Lune em 12 Dez 2007, 14:33

Off: o que o Hitler tá fazendo no post inicial? O cara podia ter carisma, mas inteligência sobre-humana? Pff.

Off2: Com o advento do Rules Compendium, jogadores de D&D podem se regojizar: D&D AGORA TAMBÉM TEM REGRAS PRA CAVAR BURACOS.

In-topic: Eu sempre jogos com personagens de Inteligência alta, mas como eu mesmo sou um gênio, nunca tive problemas de interpretação XD
Imagem

Imagem
Lune

Mentes Brilhantes

Mensagempor cigano em 12 Dez 2007, 15:37

Dragão de Bronze escreveu:
Desculpa mas a forma como vc gasta os pontos ou divide atributos seja no sistema que for não diz NADA sobre vc, são conjuntos de numeros que visão equilibrar o jogo. O Pelé não é o cara mais esperto do mundo, mas alguem ae dúvida da genialidade dele (alem do Maradona claro!)?

Pera lá, Se não diz nada, me dá um bom motivo pra colocar um pontinho em inteligência. Magias novas? Ah, dá licensa. Pelé era um gênio? Talvez no futebol, o que não tem nada a ver com inteligência.

Se fosse assim, deixa a mecânica de lado e joga sem sistema. O nome do atributo não é inteligência ou sabedoria porque assim fica mais bonito.

Ae não posso te ajudar, mas na minha mesa primeiro BG depois pontos. SEMPRE! Primeiro monta o personagem, depois diz como ele é na ficha, e isso ao meu ver tem muitas interpretações!

[]s
cigano

Mentes Brilhantes

Mensagempor Montliard em 12 Dez 2007, 16:05

Lune, o tópico é pra todos os atributos não físicos em alta nível, apenas parece que inteligência é o mais controverso de todos.

Cigano, estamos num forum de RPG, nao de psicologia, discutindo a inteligência no RPG, e não na Psicologia. E em discussao de rpg, os livros de rpg valem mais que 20 acadêmicos.

Sherlock Holmes não resovia casos antes da hora porque ele estava em um livro, e era controlado pelo autor que controla toda a história...Arthur Conan Doyle "mestrava pra si mesmo" logo não tinha problema com o jogador do personagem com habilidades extraordinárias.
Uma mesa de RPG tem muitos co-autores, e alguns deles querem chegar ao fim do caso logo. Tem jogador que não quer viver a ficha, quer usá-la como instrumento pra resolver tudo, pra passar de fase. Isso pode ir desde o powergamer que tá louco pra ver um 20 no campo "nivel" da ficha dele, até coisas mais sutis.

Conto nos dedos de uma mão as vezes em que vi um jogador exagerar em alguma caracteristica do personagem que não fosse lhe dar vantagem, como colocar um personagem masculino heterossexual extremamente bonito em uma campanha militar. Ué porque não? Os lindos tb vão pra guerra, ele pode querer interpretar alguém bonito, né?

A inteligência influi muito na vida do cara. Nós tendemos a achar que não porque ao contrário do D&D e seus magos, não temos uma pessoa de inteligencia altíssima a cada 4-6. É provavel que nenhum de nós nunca tenha conhecido alguém que tenha algo q possa se dizer "Inteligência 16". Há alguns anos uma reportagem no fantástico, nos EUA, mostrou que diversas pessoas com QI estupidamente alto (lembrando q qquer mago q se preze começa com cerca de 16 e chega até 20+) viviam solitárias e com empregos péssimos. Eles não conseguiam progredir na sociedade dos mediocres.

Quanto a pedir background...tá o jogador simplesmente faz o background pensando na ficha, e coloca o que ele acha que precisa colocar pra ter o "alibi" pra ter a ficha q ele planeja. Ou vc pede esses backgrounds de Vampire com 30 paginas?
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Mentes Brilhantes

Mensagempor Smaug em 12 Dez 2007, 17:07

Talvez no futebol, o que não tem nada a ver com inteligência.

Sim, tem. Inteligencia eh algo tem subjetivo eh classificada de acordo com proficiencias, assim, existe a inteligencia fisica, inteligencia emocional e por ai vai... o pelé eh inteligente no que diz respeito ao futebol, ele pode ser uma porta em cálculo no papel, mas na hora do jogo eh capaz de lidar com uma série de variáves (se ele sabe dizer quais são eh outra história) que permitem a ele fazer boas jogadas.

Em rpg, normalmente, se coloca a inteligencia como algo mais voltado a mente, abstração, contas e magias. Nesse caso, um jogador deveria sim ser apto a fazer um teste do atributo se ele for muito alto. O mesmo vale para pericias (ou ninguém poderia comprar conhecimento arcano e outras que não existem na vida real).

Dicas de interpretar? O jogador rola o teste o mestre pode passar um bilhetinho para ele explicando a solução ou dando uma dica e o jogador que interprete o personagem contando isso para o resto do grupo.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mentes Brilhantes

Mensagempor GarotoVaca em 12 Dez 2007, 17:32

Quanto a pedir background...tá o jogador simplesmente faz o background pensando na ficha, e coloca o que ele acha que precisa colocar pra ter o "alibi" pra ter a ficha q ele planeja. Ou vc pede esses backgrounds de Vampire com 30 paginas?

Sempre acontece na minha mesa algo como: "Como é que você tem Sobrevivência em Floresta +4 se você só viveu num deserto?", "Magia? Mas a sua tribo mal sabe o que é isso.". Pra evitar essas incoerências eu aviso aos meus jogadores que eles tem um grande leque de possibilidades para escolher, mas com umas condições: vai ter que explicar muito bem de onde apareceu isso e vai ter que ser balanceado com o poder dos outros jogadores (tanto que temos um licantropo no grupo, que está bem equilibrado com os outros jogadores, com suas vantagens e desvantagens). Caso fique muito forçado ou só tenha simplesmente o intuito de mostrar "como o personagem é cool, suuuuuper diferente e consegue esmagar o seu personagem" eu digo "Não, próximo". A mesma coisa vale para atributos, mesmos os físicos.

Às vezes, pedir o conceito do personagem ante de ele começar a ficha funciona. Explicar como o jogo vai ser, também, pois dá pra certificar se o jogadores se adequam ao jogo do mestre. Não adianta dizer pra que eles façam uma ficha e um background se o intuito deles é diferente do seu. Ai já não é problema de interpretação. É conflito de idéias.

Pedir uma história do personagem funciona tanto para o mestre - que precisa saber como são os personagens e seu equilíbrio com os outros da mesa- quanto para o jogador -que às vezes precisa de uma direção a seguir ao invés de se tornar um amontoado de números-.

No resumo, backgrounds podem funcionar antes de fazer a ficha ou depois. Só resta saber se para o grupo isso é interessante ou não.

Bang!
GarotoVaca

Mentes Brilhantes

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Dez 2007, 18:14

Lune escreveu:Off: o que o Hitler tá fazendo no post inicial? O cara podia ter carisma, mas inteligência sobre-humana? Pff.

Bom, já foi explicado antes. Não é apenas inteligência, mas mentes brilhantes em geral. Hitler tinha um pusta carisma, tanto que foi eleito personalidade do ano pela Time antes de brincar com os judeus.

Lune escreveu:In-topic: Eu sempre jogos com personagens de Inteligência alta, mas como eu mesmo sou um gênio, nunca tive problemas de interpretação XD

Dê-nos suas dicas então, ó grande mestre :linguinha:

Smaug escreveu:

Sim, tem. Inteligencia eh algo tem subjetivo eh classificada de acordo com proficiencias, assim, existe a inteligencia fisica, inteligencia emocional e por ai vai... o pelé eh inteligente no que diz respeito ao futebol, ele pode ser uma porta em cálculo no papel, mas na hora do jogo eh capaz de lidar com uma série de variáves (se ele sabe dizer quais são eh outra história) que permitem a ele fazer boas jogadas.

Sim entendi o que você quis dizer. Mas bom, vou me especificar mais (se é que ainda é necessário): Intelecto, sabedoria, característocas mentais relativamente gerais.

Algo que poderia ser um atributo, não uma perícia.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mentes Brilhantes

Mensagempor cigano em 12 Dez 2007, 22:00

Montliard escreveu:Quanto a pedir background...tá o jogador simplesmente faz o background pensando na ficha, e coloca o que ele acha que precisa colocar pra ter o "alibi" pra ter a ficha q ele planeja. Ou vc pede esses backgrounds de Vampire com 30 paginas?

Peço o BG, se ele avacalha a sessão é ignorado. Simples assim.

;)

[]s
cigano

Mentes Brilhantes

Mensagempor Lune em 13 Dez 2007, 00:46

Dê-nos suas dicas então, ó grande mestre

A pedidos.

O truque para interpretar personagens de Inteligência alta é que você não precisa ser mais inteligente que o Stephen Hawkins. Você só precisa ser mais inteligente que o Mestre. Não é muito difícil pra quem mestra há algum tempo conseguir adivinhar o roteiro da aventura de outros mestres, e aí você está no mesmo terreno que Sherlock Holmes, que conseguia resolver os casos rápido porque, como já disseram, Conan Doyle mestrava pra ele mesmo XD Sim, é meta-jogo, mas usado em moderação acaba fortalecendo o personagem.

Outra coisa que ajuda é conhecer muito bem o sistema e as habilidades do seu personagem. Se o mago sempre tem uma magia útil pra cada situação e sabe usar magias comuns de maneiras originais, isso ajuda a criar uma aura de inteligência ao redor dele. Fireball não é tudo! Ilusões, Polymorph, Summon Monster e outras magias altamente customizáveis são ótimas pra isso, mas também incluo aqui boa parte das magias de controle, como criar muralhas de pedra, Edvard's Black Tentacles e por aí vai.

Dá pra fazer o mesmo com guerreiros e outras classes melee, mas é mais difícil. Use e abuse das manobras de combate, derrube os inimigos, use armas de alcance, prepare ações pra acabar com as magias adversárias, sugira formações e estratégias de combate e de exploração. Um ladino pode fazer bom uso de itens mundanos - é surpreendente como um simples bastão de 1,5m pode salvar a vida de um ladino até níveis épicos. Tanglefoot Bags deixam os alvos entangled sem direito a save, e Use Magic Device é uma perícia com centenas de aplicações interessantes. Raios, até ações simples como se tacar no chão para se proteger de flechas (enquanto ataca com uma varinha, por exemplo) já demonstram inteligência incomum para a imensa maioria dos personagens por aí.
Imagem

Imagem
Lune

Mentes Brilhantes

Mensagempor Kliviwiki em 13 Dez 2007, 08:38

Smaug escreveu:

Em rpg, normalmente, se coloca a inteligencia como algo mais voltado a mente, abstração, contas e magias. Nesse caso, um jogador deveria sim ser apto a fazer um teste do atributo se ele for muito alto. O mesmo vale para pericias (ou ninguém poderia comprar conhecimento arcano e outras que não existem na vida real).

Dicas de interpretar? O jogador rola o teste o mestre pode passar um bilhetinho para ele explicando a solução ou dando uma dica e o jogador que interprete o personagem contando isso para o resto do grupo.

O Pelé não é uma pessoa com inteligência alta, como disse o Smaug. O Pelé é uma pessoa com muitos níveis numa perícia (Esportes - Futebol).

O problema todo está em definir o que é inteligência. Acho que um atributo chamado inteligência é algo idiotamente vasto, ainda que se aplique somente ao raciocínio abstrato, como já disseram anteriormente. Dizer que o sujeito é inteligente é a mesma coisa de dizer que "a vida é bonita". Quer dizer tanta coisa que acaba não dizendo nada. Acho que o ideal mesmo seria dividir a inteligência em diferentes aspectos, como eu acho que é em Storyteller (corrijam-me se estiver errado).

Mas, pra não ficar falando só de atributos, acho que, se eu estivesse mestrando, deixaria que um jogador usasse uma boa idéia sua, ainda que não fosse condizente com o valor de Inteligência de seu personagem, por meio de um teste de inteligência. Se o personagem tivesse um valor muito alto de inteligência, ele poderia fazer um teste para tentar resolver um problema, ainda que o jogador não conseguisse pensar numa maneira de fazê-lo (como dizia Piaget, inteligência é a capacidade de resolver problemas). Se o seu valor de inteligência fosse muito baixo, para que a boa idéia do jogador pudesse ser aproveitada, ele teria que fazer um teste de inteligência com eventuais redutores para poder aproveitá-la.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Mentes Brilhantes

Mensagempor cigano em 13 Dez 2007, 10:35

Só peço testes em valores altos de inteligencia como todo Mestre (sã ao menos) faz. Tem o QI de um Dragtão Ancestral, ok, rola um teste e te dou dicas in-off. Tenho conecimentos tão vastos como o de um Kobold retardado, ok, a ideia de fuga foi legal, represente-a!

O lance é diversão, não me divirto fazendo contas o dia todo nem jogando dados. Então se o cara por mais burro que o char seja, teve uma ideia legal e divertida que ele a coloque em pratica. Não vejo realmente nada de anormal em uma pessoa muito inteligente, ele não tem dois orgãos genitais tem? Então é normal como qualquer outro ser vivo, só pensa mais rapido, ou possui mais conhecimentos, sei lá. Por isso acho muito mais útil aplicar isso na personalidade dele que nas regras. Mas como disse... Se é assim na mesa de vcs, divirtam-se!

[]s
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias