MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Lofwyr em 30 Ago 2007, 14:56

Mauricio Pezzotta escreveu:Porque alguém com magias extras teriam que ser um gênio e não alguém que, como eu disse antes, apenas tem um talento natural para a mágica? Porque não se pode criar explicações diferentes para uma mesma característica?


Porque alguém que tem magias extras devido ao talento natural e não ao estudo é um feiticeiro e não um mago. E neste caso, usa-se Carisma. A única diferença aqui é que a explicação da relação Atributo/Característica é inversa. A idéia é que pessoas que sejam mais naturalmente mágicas são mais carismáticas por natureza.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 15:18

Lofwyr escreveu:
Mauricio Pezzotta escreveu:Porque alguém com magias extras teriam que ser um gênio e não alguém que, como eu disse antes, apenas tem um talento natural para a mágica? Porque não se pode criar explicações diferentes para uma mesma característica?


Porque alguém que tem magias extras devido ao talento natural e não ao estudo é um feiticeiro e não um mago. E neste caso, usa-se Carisma. A única diferença aqui é que a explicação da relação Atributo/Característica é inversa. A idéia é que pessoas que sejam mais naturalmente mágicas são mais carismáticas por natureza.


Ou seja: o sistema prevê isso. Você faz o que quiser com seu jogo, mas o sistema é claro nesse ponto.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Maurício em 31 Ago 2007, 07:39

Lofwyr escreveu:Porque alguém que tem magias extras devido ao talento natural e não ao estudo é um feiticeiro e não um mago. E neste caso, usa-se Carisma. A única diferença aqui é que a explicação da relação Atributo/Característica é inversa. A idéia é que pessoas que sejam mais naturalmente mágicas são mais carismáticas por natureza.
Eu sei essa baboseira: mago estuda, feiticeiro não. Mas mesmo assim um mago pode ter alguma facilidade natural com a mágica, mesmo que não tão forte quanto a do feiticeiro, e é uma possível explicação para os bônus da Inteligência alta.
Maurício
 
Mensagens: 230
Registrado em: 25 Ago 2007, 07:15

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Mirallatos em 31 Ago 2007, 08:35

Bom, o sistema Vanciano é tão absurdo que pelo menos nisso ajuda.

O bônus de inteligência serve tanto para decorar/preparar magias adicionais, como para copiar para o grimório. Em outras palavras um mago mais inteligente sai na frente com a matéria. :cool:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Agnelo em 31 Ago 2007, 08:49

Mauricio Pezzotta escreveu:Eu sei essa baboseira: mago estuda, feiticeiro não. Mas mesmo assim um mago pode ter alguma facilidade natural com a mágica, mesmo que não tão forte quanto a do feiticeiro, e é uma possível explicação para os bônus da Inteligência alta.


Ninguém pode dizer que tu não defende o teu ponto de vista :aham:

Mas tu tens de entender que inteligência não é só "o que o mago usa pra tocar magia", se tu justificar uma inteligência alta dessa forma tu vai esquecer de muita coisa que a inteligência oferece.

É importante analisar o caso por um prisma mais amplo.

Quando faz um teste de conhecimento (história) tu usa inteligência, não usa? Como tu vai justificar teu personagem ter um bônus absurdo pra esse teste dizendo que ele tem um talento natural pra magia?


Até aceito que uma pessoa pode ser "naturalmente inteligente", mas naturalmente inteligente pra ser boa lançando magias é um pouco distorcido
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor kaishakunin em 31 Ago 2007, 18:15

Realmente eu concordo com o que foi dito pelos colegas do fórum. No entanto, a argumentação do usuário Maurício Pezzotta pode ser levada em consideração, visto a bagunça de conceitos que os próprios materiais da Wizards fazem. Vejamos: no livro Magic of Faerûn (Magia de Faerûn em português, suponho), ao descreverem o magistrado de Mystra, um dos mais importantes - se não o mais - cargos "oficiais" da magia em Faerûn, este é representado pela aprendizado inato e autodidata desde sua infância, praticamente isolada do mundo. Ok. Entretanto, na ficha do magistrado, no caso magistrada- e que esqueci o nome-, ela é dada como uma Maga 20. E aí?
Certamente, acredito que seja mais um erro de conceito dos escritores, mas está lá: magia inata obitida por um auto aprendizado que resulta num Mago 20.
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Agnelo em 31 Ago 2007, 20:29

kaishakunin escreveu:Vejamos: no livro Magic of Faerûn (Magia de Faerûn em português, suponho), ao descreverem o magistrado de Mystra, um dos mais importantes - se não o mais - cargos "oficiais" da magia em Faerûn, este é representado pela aprendizado inato e autodidata desde sua infância, praticamente isolada do mundo. Ok. Entretanto, na ficha do magistrado, no caso magistrada- e que esqueci o nome-, ela é dada como uma Maga 20. E aí?
Certamente, acredito que seja mais um erro de conceito dos escritores, mas está lá: magia inata obitida por um auto aprendizado que resulta num Mago 20.

Não entendi o ponto, provavelmente por não conhecer o livro.

Autodidata não é quem estuda sozinho?

O mago não é um estudioso da magia?

Então porque ela não poderia ser mago 20 e autodidata?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 20:31

Autodidatismo não é inatismo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Maurício em 01 Set 2007, 07:42

Locke Winchester escreveu:Mas tu tens de entender que inteligência não é só "o que o mago usa pra tocar magia", se tu justificar uma inteligência alta dessa forma tu vai esquecer de muita coisa que a inteligência oferece.

É importante analisar o caso por um prisma mais amplo.

Quando faz um teste de conhecimento (história) tu usa inteligência, não usa? Como tu vai justificar teu personagem ter um bônus absurdo pra esse teste dizendo que ele tem um talento natural pra magia?
Eu sei disso. Já até disse que Inteligência engloba vários conceitos distintos. O problema é que você não entende que eu estou dizendo que o valor pode ser explicado de outras formas. Pode. Não deve.
Maurício
 
Mensagens: 230
Registrado em: 25 Ago 2007, 07:15

MUITA Sabedoria/Inteligência/Carisma - "Hã...?"

Mensagempor Dragão de Bronze em 01 Set 2007, 22:22

Nós percebemos esse ponto, eu e mais alguns até concordamos.

Só não faz sentido a parte da magia.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron