Iuri escreveu:Também discordo disso. É fato que a máfia sai ganhando em um jogo diferente (temos antecedentes que provam isso), mas aí seria questão do narrador levar em conta essa "vantagem não aparente" de uma facção durante o design do jogo, ao perceber que se está inovando demais. Alguns narradores (eu incluso) acabam querendo colocar o fluff dentro do crunch na tentativa de melhorar a ambientação (todos sabem que uma boa ambientação faz uma grande diferença no resultado final), mas há bastantes jogos mostrando que não é necessário mexer no crunch para isso. Por outro lado, não vejo nenhum problema com jogos diferenciados, acho até que devam ser estimulados. Se isto pode contribuir para uma ambientação melhor, melhor ainda.
Imagina, Máfia Lord of the Ring, crio toda uma mecanica pra comportar a busca pelo anel, que vai estar perdido entre os jogadores, e mudando de mão em mão. Ok bacana, mas dae eu decido colocar uma nova mecânica de cenários pra mostrar os mundos hiper-detalhados de Tolkien, e tambem criar um sistema de cargas carregaveis, e um sistema de uso de itens!
Ainda é uma máfia, e vai ser um samba do criolo doido!
Agora, mesma ideia, Máfia LotR. Crio a mecanica de itens (já usada e com sucesso inclusive) e coloco o anel um dentre eles. Faço uma rolagem de cenário diaria só pra background mesmo, tiro o sistema de cargas e cuido melhor da parte de habilidades. Bem mais elegante, regras novas, mas não o suficiente pra deixar todo mundo confuso, tem fluffly ate dizer chega, e com certeza vai ser interessante.
Mas tu não precisa nem ir alem, com regras novas. Quando tava pensando na Máfia Fables, por questões de Fluffly pensei que deixar o GF com Bulletproff, e um poder que o impediria de ser linchado tambem. E de acordo com a HQ, faz todo sentido do mundo (Gepeto é imortal e foi banhando em feitiços de proteção durante algumas dezenas de centenas de anos), mas qualquer casamente que deixe o GF imune a morte é ruim! Pode ate ser um trunfo se bem aplicado, mas se for só pelo fluffly... no away!
Moral da história? Aproximação de Tema com as Regras é perigoso, use por sua conta e risco!