Algo que não deveria nem ser chamado de máfia (e nem ter pego fila) (e nem ter impedido outra máfia de começar) foi a BBB. A única semelhança era a votação. E nem isso direito.
Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores
Irish Carbon escreveu:Acho que "No Escuro" e "Durarara" são máfias sim. Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata), poderes noturnos...
SCCSakura escreveu:mas punir por jogar é meio forçado
É um jogo feito no molde de máfia? então é máfia...
Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata ), poderes noturnos...
Iuri escreveu:===~ Sobre a Classificação ~===É um jogo feito no molde de máfia? então é máfia...
A pergunta é: qual é este molde?
Acho que não é como se a vida de ninguém dependesse de termos ou não uma definição para Máfias. Mas eu gostaria que tivéssemos. A dinâmica de jogo da durara e da no escuro foi completamente diferente, e a categorização como máfia pode gerar falsas expectativas. Além disso, como o cigano já falou, se torna difícil manter registros estatísticos (e eles podem sim ser úteis para o desenvolvimento do hobby) e até mesmo competir no Awards (no escuro recebeu caju de pior tema, mesmo sob alguns protestos. mas afinal, dizia ser máfia, então devia ter os moldes de máfia, não?).Há votação, há facções batalhando, há um clima de "um ganha e outro perde" (ou empata ), poderes noturnos...
OK, vou propor um jogo e tu me diz se ele é uma máfia:
São 2 jogadores, cada um de uma facção. Durante o dia eles votam, e o objetivo do jogo é linchar o outro (se tiver mais de 50% dos votos ocorre linchamento). Para isso, é ncessário conseguir voto duplo, em uma mecânica que se baseia nos poderes noturnos: cada um tem tres poderes (pedra, papel, e tesoura), e só pode usar um por noite; a partir de uma detalhada combinação de poderes é possível chegar em 3 resultados distintos: você ganha voto duplo, o adversario ganha voto duplo, ninguem ganha voto duplo. Dias tem duração de 0 s (é automatico, assim que um jogador tiver o voto duplo, ele ganha; se ninguem tiver voto duplo, o dia é pulado) e noites tem duração igual ao tempo que se leva para pronunciar "joooooooo keeeeen pô!". A facção vitoriosa é aquela que tiver um numero de membros vivos maior que todas outras facções.
Que é que tu achou? É máfia? Dá para fazer toda uma franquia com essa mecanica, adicionando poderes diferentes em cada jogo. Talvez colocar uma carga de investigador, ou ainda de bloqueador...
Pelo que eu pude perceber durante estes anos jogando, o que caracteriza uma máfia é justamente o que eu falei no post anterior: uma facção que seja maioria, claramente a facção "certa" para se estar, e os outros tendo que fingir que são parte desta facção para vencer.
O mecanismo de determinar vitória (matar todos anticidades/ser maioria) são apenas formas de garantir competitividade em tal ambiente. Poderes, linchamentos, mortes durante a noite, tudo isso são formas de possibilitar que objetivos sejam alcançados; mas se alguem bolar um jogo que consiga preencher o pre-requisito (esse citado por mim) sem que haja linchamentos ou poderes noturnos, pra mim ainda é máfia.
Intercambiar de facção não é algo muito longe do que é a máfia padrão, já que o culto existe desde as primeiras edições de máfia.
Algo a ser revisto: classificar outros jogos sociais como "não-máfias" tiraria-os da lista de espera, e possibilitaria que mais do que 2 jogos sociais estejam rolando simultaneamente. Mas esta limitação tinha um objetivo, baseado no fato que o numero de jogadores em potencial na spell não é tão grande assim, e um jogador jogando 3 jogos diferentes poderia acabar confundindo coisas e sua dedicação a algum dos jogos (ou todos) seria afetada. Agora, não vejo porque isso seria diferente em 2 máfias + 1 jogo social diferente do que é em 3 máfias. E ae, comofas?
===~ Sobre a Lista Negra ~===
Se algo pode prejudicar a diversão da maioria, isto deve ser evitado. Para isso sistemas punitivos são uma forma de solução. Assim nasce a lista negra![]()
Mas de fato ela não pune muito não. Deixar o jogador de molho por 4 máfias me parece na medida certa (o que são 2 meses, afinal?). Em caso de reincidencia, pode-se aplicar uma punição de verdade, tipo ficar sem jogar durante um ano.
Deixar uma lista negra fixa apenas para registro de reincidências, onde a pena passará a ser maior (e como o Sakura falou, é muito difícil alguem reincidir), e para uso de algum narrador que queira selecionar mais criteriosamente seus jogadores (mesmo que muitos narradores tenham suas próprias listas) parece uma boa.
Em caso de narradores, deixar a próxima máfia alguns lugares abaixo na fila de espera, ou talvez exigir que o próximo jogo seja com um "narrador auxiliar", encarregado de conferir resultados e mecanicas...
1. É proibido editar qualquer post
2. É proibido falar sobre o jogo fora do tópico (a não ser que seu papel permita isso)
3. Não poste depois que você morrer
4. Poste com a maior frequência possível. Jogadores que passarem mais de um dia sem postar serão substituídos
5. Vote em negrito, e lembre de anular o voto anterior se for o caso
6. Se tiver qualquer dúvida, mande-me uma MP ao Narrador ou a um dos coordenadores
7. Essa é a mais importante: DIVIRTA-SE! E não esqueça que isso é só um jogo
Quem é seu inimigo mortal neste jogo será um aliado importante em outro, então não leve nada a sério demais, mantenha o bom humor
Deixar de abrir o dia na hora marcada: 2 pontos, + 1 ponto por dia;
Deixar de fechar o dia na hora marcada: 2 pontos + 1 ponto por dia;
Linchar um jogador errado: 5 pontos;
Cada suplente ativado: 1 ponto (pra estimular a usar a lista negra);
Não enviar MP sobre o resultado da ação noturna, mandar com informação incorreta, ou não esclarecer algum aspecto da mecânica em seu jogo (salvo seja alguma informação sigilosa): 1 ponto.
1. Não esclareçam dúvidas referentes a ocorrências do jogo, após seu encerramento.
2. Agirem de forma tendenciosa.
3. Abandonem o jogo, sem justificativa plausível.
2 Jogos sem poder se inscrever (+2 para cada reincidência com o nome ainda na Lista).
1 Ano com o nome na lista.
2 Jogos a mais na fila de espera.
Tópico de aviso dentro da Máfia da sua condição.
1 Ano com o nome na Lista.
Deixar de abrir o dia na hora marcada: 2 pontos, + 1 ponto por dia;
2 Jogos sem poder se inscrever
Iuri escreveu:Deixar de abrir o dia na hora marcada: 2 pontos, + 1 ponto por dia;
Quanto tempo de atraso caracteriza o suficiente para receber estes 2 pontos? 1 hora? 12 horas?
E a pena para o narrador que confundir ações noturnas, matar quem deveria estar imune, executar ação de quem deveria estar bloqueado, este tipo de coisa? Caracteriza como "enviar MP com resultado errado"?
Iuri escreveu:2 Jogos sem poder se inscrever
Não tinha ficado em 4? 2 Passam em um mês...
A cada dia, se ele marca de abrir dia 10 e abre dia 12 vai perder 3 pontos. Isso claro se ele não vier antes disso e se justificar.
Iuri escreveu:A cada dia, se ele marca de abrir dia 10 e abre dia 12 vai perder 3 pontos. Isso claro se ele não vier antes disso e se justificar.
OK, mas se o cara marcou de abrir dia 10 as 10:00 e abriu dia 10 as 21:00, chega a perder ponto?
Fiz isso um monte na mafia star wars...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes