Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor cigano em 28 Mai 2011, 22:58

Assumar escreveu:Cigano, entendo seu ponto de vista, mas acho impossível prever todas as situações em que um jogador ou narrador possa incorrer em um erro que mereça levá-lo à lista negra.
Acho que regras dessa natureza devem ser atender a princípios e não a exemplos de condutas vedadas.

Aqui eu discordo. É um jogo, e se espera sim uma conduta do Narrador, acho que (como você fez), dá pra se levantar os pontos que todos acham importante, E essenciais, num bom jogo e colocar eles dentro de certas regras. Já temos isso rolando nas micros, e embora não tenha visto nenhum motivo pra aplicar as regras mais severamente elas funcionaram bem (depois que comecei a fechar as micros que ficavam muito tempo abertas sem completar a lista de inscritos, o numero de tentativas de micros diminuiu)

Assumar escreveu:1) Demorarem excessivamente em abrir ou fechar os dias de sua máfia, sem justificativa pertinente.
2) Não esclareçam as dúvidas dos jogadores referentes às suas MP´s ou eventos do jogo, salvo quando o sigilo é necessário à sua própria mecânica.
3) Não esclareçam dúvidas referentes a ocorrências do jogo, após seu encerramento.
4) Agirem de forma tendenciosa.
5) Abandonem o jogo, sem justificativa plausível.

Anotado, vou aguardar ver se mais ideias surgem, do contrario vou assimilar essas regras nas já existentes e deixar a sessão mais clara!

Assumar escreveu:Voltando a insistir no ponto do Aluriel: Tenho certeza de que todos os jogadores, mesmo os vencedores como eu, estão chateados com a displicência dele após o jogo. Tudo indica que ele não tem como explicar coerentemente as questões apontadas e, num ato covarde, simplesmente ignorou a todos, quando poderia (se for isso mesmo que aconteceu) pelo menos ter a decência de pedir desculpas por algum engano ou justificar a impossibilidade de trazer esclarecimentos.

Esse é um comportamento que notei ser comum a alguns narradores que acabam notando que narrar exige muito mais trabalho do que se parece. Mas é obvio e límpido que o Aluriel abusou dessa ultima vez. Vou colocar o nome dele na lista, o que infelizmente não ajuda muito, se os narradores não se preocupam com ela porque os jogadores iriam? Mas vou fazer e aproveito pra levantar a questão de um quase tabu, vale a pena aplicar alguma medida de correção? Ficar alguns meses sem poder narrar por exemplo? Gostaria de ver o que o pessoal pensa a respeito.

Assumar escreveu:
Cigano: Não me lembro disso! (narradores na primeira lista negra)

Eu sim! ^_^

Bom, não é a primeira coisa que eu esqueço XD

MVerde escreveu:
Assumar escreveu:
Cigano: Não me lembro disso! (narradores na primeira lista negra)

Eu sim! ^_^

Dracodruida foi pra lista negra por "passar muita informação para o louc0". Isso quando a Spell ainda estava no inviseiláocaminhodosite.

(...)

Dracodruida - Forneceu informações para facilitar a vida dos cidadãos, no papel de mestre do jogo

DISSO eu lembro, não sabia que ele era o narrador! :what:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Assumar em 28 Mai 2011, 23:20

Acho que a punição não deveria ser em meses, mas em número de máfias. Tipo, se eu for punido, minha próxima máfia deverá recuar seis (exemplo) posições na lista das máfias já inscritas ou a se inscreverem.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar

Mensagempor Arnok em 28 Mai 2011, 23:30

cigano escreveu:
Esse é um comportamento que notei ser comum a alguns narradores que acabam notando que narrar exige muito mais trabalho do que se parece. Mas é obvio e límpido que o Aluriel abusou dessa ultima vez. Vou colocar o nome dele na lista, o que infelizmente não ajuda muito, se os narradores não se preocupam com ela porque os jogadores iriam? Mas vou fazer e aproveito pra levantar a questão de um quase tabu, vale a pena aplicar alguma medida de correção? Ficar alguns meses sem poder narrar por exemplo? Gostaria de ver o que o pessoal pensa a respeito.

Eu, sempre que narro, verifico a lista e vejo o que aconteceu e qual a conduta que o jogador tomou depois disso antes de aceitar a inscrição (se julgar que foi realmente anti-jogo que tem chance de se repetir na que eu estiver narrando, não aceito a inscrição)

Quanto a uma punição para o narrador, acho que não é necessária. A pessoa que, teoricamente, mais dedica energia e esforços para fazer e narrar o jogo é o próprio narrador, se ele arruinou seu jogo, já recebeu castigo suficiente. Colocar o nome na lista negra já é suficiente na minha opinião (ele prejudicou a diversão de muitos jogadores e todos merecem ser avisados que ao jogar um jogo do mesmo narrador correm esse mesmo risco) porém por um período maior, talvez 2 anos (demora muito para ter outra oportunidade de narrar e reincidencia poderia fazê-lo ir para a lista permanentemente).

A questão é, um jogador infringindo as regras prejudica a diversão dos outros e "desmerece", atrapalhando o resulto, o trabalho do narrador. Se o jogador não é punido sem poder jogar (pode ter sua inscrição recusada se o narrador assim julgar, mas se achar que não tem problemas, pode aceitar a inscrição), porque o narrador deveria ser proibido de poder narrar (se os jogadores, mesmo vendo o nome dele na lista negra, quiserem jogar, quem pode culpá-los?)?
“Hello… I Want to play a game.”
Arnok

Mensagempor Assumar em 28 Mai 2011, 23:57

Acho que são questões bem diferentes, Arnok.
Não acho que a punição para o narrador seja simplesmente ele ver seu jogo arruinado. Quando ele faz isso, ele prejudica a diversão de todo mundo, além de atrasat bons jogos.
Perceba que as transgressões sugeridas são coisas sérias, quase extremas. Todos os narradores estão sujeitos a criar um jogo que não seja considerado bom, mas daí a agir com má-fé, desrespeito ou displicência é algo que não se deve permitir.
Assim, ver seu jogo atrasado um número de máfias, é uma forma adicional para reflexão daquele que tem a maior responsabilidade no jogo.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar

Mensagempor SCCSakura em 29 Mai 2011, 00:13

Não só isso, o fato de um jogo ser feito por um narrador relapso implicita em jogadores pensarem duas vezes em se inscrever...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Arnok em 29 Mai 2011, 00:28

Eu não disse que era só ver seu jogo arruinado (isso é consequencia). Disse que deveria ficar na lista negra por mais tempo. (e os jogadores deveriam decidir se jogariam ou não outro jogo narrado por ele, entende? Dependedo da gravidade do que fez, pode nao conseguir jogadores para abrir um futuro jogo, eu provavelmente não me inscreveria (isso se abrir).)

Sim, concordo que o narrador tem maior responsabilidade e que atrapalha a diversão de todo mundo (mas o que defendo é que um jogador também pode arruinar um jogo inteiro e atrapalhar a diversão de muita gente) e nem todos os narradores tem um segundo jogo inscrito, como isso seria calculado? Acho que é muita burocracia para algo que, pelo menos eu espero, não vai acontecer novamente...

Deixar o nome na lista negra por mais tempo e, talvez, colocar um aviso no início de futuros jogos do mesmo narrador (máfias normais ou micros) possa ser uma "punição" adicional mais efetiva (e medida educativa para os futuros narradores) que simplesmete atrasar jogos na lista. Ele vai ter um lembrete do erro que cometeu em seus futuros jogos enquanto seu nome estiver na lista negra e os jogadores com preguiça de olhar a lista vão ser, também, informados antes do inicio do jogo.
“Hello… I Want to play a game.”
Arnok

Mensagempor Assumar em 29 Mai 2011, 10:09

Não vejo tanta burocracia.
Se ele não tiver nenhuma máfia inscrita, quando a inscrever, ela aguardará as próximas seis a se inscreverem até poder seguir na fila.
Realmente, é possível que um jogo seja estragado por um único jogador, embora seja bem mais difícil. Na máfia Caverna do dragão, três jogadores em especial, detonaram com boa parte do meu trabalho e irritaram quem estava jogando para valer. Prejudicaram um bocado, mas o jogo foi até o fim e foi divertido assim mesmo.
Assumar

Mensagempor SCCSakura em 31 Mai 2011, 02:22

Aproveitando pra fazer barulho enquanto não tiver uma conclusão (a ideia do assumar é a melhor e não é tão dificil marcar 6 jogos a frente do narrador negritado) quero avisar que pretendo iniciar uma micro, vou abrir o post inicial e inscrições no máximo (no máximo porque to em epoca de provas e não sei se consigo terminar o post de abertura antes de sexta) no sabado 04/06, então se puderem deixar uma vaga para micro pra mim eu agradeço
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 07 Jun 2011, 22:11

To pra postar aqui a algum tempo mas nunca consigo, agora vai!

Primeiramente, dêem as boas vindas ao novo coordenador da sessão, Assumar! O trabalho aqui não é o dos piores mas temos orgulho em dizer que nossa sessão tá sempre em 1º lugar na ISO 9000 da Spell, e o Assumar veio ajudar a deixar ela no mínimo num nível de excelência!

Segundamente, a discussão da punição ao Narrador foi instrutiva, bem bacana, acho que a principio podemos só aplicar as regras que já temos e ver o que acontece. São muitas ferramentas boas que podem fazer alguns narradores reconsiderarem certos pontos na hora de abrir uma nova Máfia.

Mas, vou passar a "sugerir" que os narradores que forem abrir um jogo novo, linkem sempre o tópico de regras E a lista negra. E tambem vou pessoalmente (ou o Assumar agora) colocar um "tópico de aviso" na Máfia dos narradores que estiverem na lista.

Vou ver se consigo dar uma editada no tópico de regras sem perturbar muito o trabalho soberbo do Louco lá e integrar essas novas regras.
cigano

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 11:28

Sê bem vindo, Assumar.

Cigano, tu não devia ter retirado completamente o nome do sakura da lista negra, ao invés de só riscar? Porque, virtualmente, ele ainda está lá, e caso algum narrador consulte a lista para ver quem pode ou não jogar seu jogo, vai ver que o cara tem a ficha suja. É assim mesmo que é pra ser?

E que venha a próxima máfia!
Estou cansado de ficar escrevendo MPs, agora eu quero é jogar!!!
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor SCCSakura em 10 Jun 2011, 15:49

não foi tirado? como assim cigano?
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 16:57

Acho que derrepente não ficou claro o suficiente que o tempo com o "nome sujo" do Sakura tinha cabado, achei que seria de fácil entedimento o risco e a data, mas eu faço uma outra edição colocando uma area exclusiva para os que sairam da lista!
cigano

Mensagempor Iuri em 10 Jun 2011, 21:05

Não, estava bem claro que o Sakura não estava mais "na lista".
Só que, a lista serve para mostrar aos narradores quem é que já cometeu algum deslize antes. Manter uma lista de "pessoas que passaram pela lista e já sairam" vai ter o mesmo efeito, como se não tivesse tirado de lá.

Sou a favor de deixa registrado em algum lugar o nome de quem já passou apenas para saber quando alguem é reincidente, mas este registro poderia ser algo privado do coordenador da sessão, para não funcionar como uma "segunda lista negra" para os narradores.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor cigano em 10 Jun 2011, 21:36

Não vejo como uma segunda lista negra, mas se mais gente achar o mesmo não tem problema algum, só apagar lá!
cigano

Mensagempor MVerde em 11 Jun 2011, 12:35

Pretendo abrir as inscrições do meu jogo hoje pela madrugada.

Desculpa pela demora, mas essa foi uma semana corrida.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais