[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Mai 2011, 09:40

Já eu acho que essa bandeira ideológica sequer existe. Essa romantização de um momento no tempo não corresponde com a realidade das regras da época; acaba existindo muito "eu lembro que era assim", e ao invés de conferir, o cara vai e faz pelas memórias nostálgicas (que não correspondem a realidade) do que fatos reais.

Eu falo sobre isso de forma mais elaborada no meu blog, link abaixo.
http://phieluminando.blogspot.com/2011/ ... jogos.html
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elven Paladin em 21 Mai 2011, 12:28

Hoje, acho old school é um passado idealizado. Nada daquilo que pregam realmente aconteceu! Ou você joga uma boa partida (como tudo aquilo que enaltecem de bom em incentivar a interpretação e criação de histórias coletivas) ou você fica discutindo regras, isso independe do sistema: existe hoje com D&D 4e e existiu em 1980 com seja-la-o-que-voce-jogava...

Seja bem vindo ao time, Taverneiro. Como eu coloquei na minha primeira mensagem nesse tópico: Sou eu o único que acha que "Old School" é apenas saudosismo barato e idealização de um passado inexistente com alguma dose de "bragging rights" ?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor taverneiro em 21 Mai 2011, 12:42

Seja bem vindo ao time, Taverneiro. Como eu coloquei na minha primeira mensagem nesse tópico: Sou eu o único que acha que "Old School" é apenas saudosismo barato e idealização de um passado inexistente com alguma dose de "bragging rights" ?

Apesar disso, ainda considero o Old Dragon digno de mérito, não pelo que se propõe, mas sim pelo que ele oferece de fato: um jogo simples, divertido e direto. É o tipo de jogo que me agrada, independente de rótulos.

Além disso o nível de profissionalismo deles (equipe Old Dragon) supera diversos jogos OSR gringos e tenho orgulho disso.

No fim das contas, trata-se "apenas" de bom jogo, me pergunto o que "old school" e "new wave" tem a ver com isso.

Mr. Pop é bem ponderado em seus comentários, mas não posso dizer o mesmo dos outros membros que sustentam a bandeira do old school no Brasil. (Sim, isso mesmo... existe coisas que "a paixão Brasileira" reverte em m.... E, pra variar demarcam território, com aquele comportamento "meu jeito é O jeito, o seu é uma titica de kobold".
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Mai 2011, 13:59

Concordo muito com suas últimas mensagens, taverneiro.

É naquelas, o 3D&T também era um sistema que tinha méritos como ferramenta para introduzir iniciantes ao jogo, seu grande problema sempre foram os fãs mais fanáticos (especialmente alimentados pela Dragão Brasil quando decidiu que ia tratar o 3D&T como se fosse um sistema genérico completo, que certamente estava longe de ser). Da mesma forma, o Old Dragon corre o risco de ter seus méritos afogados pela onda xiita desses saudosistas de sofá, que não sabem nem definir o que é a tal bandeira que defendem, sabem apenas que "nossa época era melhor".

A parte vergonhosa é ver o quanto esse movimento "old school" tem em paralelo com o movimento do Tea Party nos EUA, especialmente no quesito "insanidade dos defensores mais vocais".

Quem NÃO sai ganhando nada com isso são os jogadores em geral, que perdem tempo nessas cismas idiotas alimentando preconceitos entre os grupos diferentes.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor crudebuster em 21 Mai 2011, 15:54

Saudosistas de poltrona. OSR é a coisa mais sem sentido e pedante que já foi inventada na internet até hoje. Ainda estou pra ver coisa mais sem noção que essa sigla e os "produtos" que dela se aprouvem.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor AKImeru em 22 Mai 2011, 23:21

Eu gosto do sistema do Old Dragon, não por ser "Old School" ou qualquer besteirada do gênero, e sim pela experiência que o sistema produz. É ótimo para iniciantes, ou uma experiência bem controlada e focada de fantasia medieval heróica.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor crudebuster em 23 Mai 2011, 00:42

AKImeru escreveu:Eu gosto do sistema do Old Dragon, não por ser "Old School" ou qualquer besteirada do gênero, e sim pela experiência que o sistema produz. É ótimo para iniciantes, ou uma experiência bem controlada e focada de fantasia medieval heróica.

Certamente que seria um produto bom sem essa pedância de "OSR", já que os iniciantes de hoje não tem porque sentir nostalgia de coisas que jamais jogaram. Ou teriam?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Mai 2011, 10:22

Como será que seria um sistema New School (leia-se funcional e equilibrado) focado nos grognards?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Mai 2011, 10:54

Não sei se seriam... Os sistemas dos "Old School" parecem ser mais focados na "experiência dos jogos antigos" do que inovar, propriamente. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Rain em 23 Mai 2011, 11:19

O pior de tudo e classificar "New School"
Este como todos os outros termos são falácias

Mais o que os "Old School" acham que é ser New School?

Interpretar menos suas ações? Não usar o bom senso, utilizando os livros de regras como verdade absoluta? Jogar o RPG como "Vídeo game de papel"?
A verdade não seria; simplesmente usar sistemas mais modernos e melhor estruturados?

O mais engraçado de tudo isso e que quanto mais velho ficamos se tornamos mais experientes, isso independente do sistema
Passamos por exemplo a interpretar mais os personagens, criamos personagens mais interessantes e complexos
Isso cria a ironia "Logo eu que costumo jogar RPG New Schools estou ironicamente interpretando muito melhor do que nos tempos Old Schools"

Esta contestação só me mostra que esta bandeira Old e absurda
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Mai 2011, 11:23

É isso que eu me perco, mas estou levando o que é New School como tudo o que não é do gosto ou do "perfil" do que grognards chamam de old school.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Arroz de Festa em 24 Mai 2011, 03:02

Aluriel de Laurants escreveu:Como será que seria um sistema New School (leia-se funcional e equilibrado) focado nos grognards?

Aluriel as coisas nas WOTC andam tão estranhas, que fico pensando que uma próxima edição de D&D terá misturas Old E New.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor ferdineidos em 24 Mai 2011, 08:23

é, os novos livros de D&D na minha opinião tão sendo um retrocesso.

Incrível que uma empresa tenha avançado tanto e agora pensa em abandonar todo esse caminho por uma ideia de "antigamente era muito melhor"
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Mai 2011, 08:39

A Wizards tá malandra, isso sim.

As vendas do Essential foram boa, por isso que o formato está vazando para os produtos lançados posteriormente. E vão continuar enquanto estiver vendendo bem.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor taverneiro em 24 Mai 2011, 19:41

Mais o que os "Old School" acham que é ser New School?

Eu acho que essa eu posso responder por ser o que muitos consideram "Old School". Não por que eu sou parte de algum movimento dentro do RPG, mas simplesmente porque eu sou velho mesmo!

Antes eu quero deixar claro a conclusão que eu cheguei disso tudo: todos os pontos que eu apresento aqui independem do sistema em si. É uma questão de estilo, sendo que existem sistemas facilitadores desse estilo, mais que outros.

Para mim, aquilo que chamam de sistema new school possui uma estrutura encadeada e entrelaçada. O que isso significa? Seria um sistema, digamos, delicado por prezar o equilibrio entre personagens. Se o Mestre (ou o grupo, de uma forma geral) alterar ou até mesmo ignorar uma regra, irá acarretar a inutilização de skills, feats, talents, powers e outros parâmetros de jogo. Isso porque sistemas assim, hoje são tão bem estruturado e equilibrado que fica realmente trabalhoso (mas nao necessariamente complexo ou difícil) de se alterar.

Jogadores que preferem um estilo mais livre preferem (1o.) sistemas com "brechas" e/ou (2o.) sistemas modulares, que dispensar uma regra não irá causar uma reação em cadeia ou "efeito dominó" na estrutura do jogo.

Mais especificamente, o D&D embora possua o mesmo "espírito" ao longo das edições (isso é, fantasia heróica, explorar masmorras, matar dragões, etc) teve mudanças em seu staff. Não é ali um GURPS que teve seu criador apadrinhando cada edição do jogo, com olhos de papai coruja. O D&D tornou-se algo maior, um grande negócio. Muitas mudanças foram feitas, sim.

O resultado é que algumas pessoas se viram impedidas de dar seu toque pessoal ao jogo nas ultimas edições, por conta do encadeamento de regras como Talentos, manobras de combate, poderes e outras coisas que se fizeram presentes da terceira edição em diante.

Eu não gosto do D&D 4 por conta disso. Ele é certinho e equilibrado. Um estilo de jogo mais caótico é possível no D&D 4? Talvez, mas a verdade é que você estaria tirando melhor proveito de outro sistema.

Apenas clarificando: nada contra quem prefere D&D4.

Incrível que uma empresa tenha avançado tanto e agora pensa em abandonar todo esse caminho por uma ideia de "antigamente era muito melhor"

Se você estivesse falando de uma empresa de tecnologia, eu concordaria com o termo "avanço". Mas é RPG, é sobre contar histórias, pelo que me consta. Com certeza a linha editorial vai seguir o caminho que permita que o maior número possível de jogadores se divirta mais.

Se por acaso um jogador se divertir mais agora, do que com o que a WotC apresentou a alguns anos atrás, isso sim é um avanço. Sua opinião deve ser de alguem que preza muito pelo sistema e sua mecanica. Você espera isso do jogo para que você faça "todo o resto". Bem... talvez as pessoas procurem algo mais subjetivos nos jogos de RPG. Cabe à editora atende-los. Se eles estão tomando a decisão correta (do ponto de vista mercadologico), isso só o tempo dirá...
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários