de
http://foruns.balduran.com.br/viewtopic ... 23#p234623Ressuscitando o tópico. Eu era que nem o Rane, só tinha jogado M&B quando estava no beta grátis, achei que tinha potencial mas era meio tosco, nunca mais prestei atenção.
Semana passada, saiu a terceira versão do jogo, Mount & Blade With Fire and Sword. Vi uma notícia sobre isso no RPS, dizendo que tinha um demo, resolvi baixar o demo...
... duas horas depois, comprei o jogo, me chutando por ter perdido uma promoção sobre ele no Steam há duas semanas. Passei o fim de semana inteiro jogando, e ontem fui dormir às 4 da manhã porque não conseguia parar de jogar.
Então, explicando melhor. O que é o jogo hoje em dia, depois de 4 anos de desenvolvimento? É uma mistura de RPG, estratégia e ação no final da Idade Média. Você é um homem livre, que começa a juntar um bando de guerreiros, eventualmente criando um exército, entrando em batalhas, trabalhando para nobres, saqueando aldeias, conquistando cidades e castelos, etc.
A parte de RPG: você ganha experiência completando missões, e também no combate - seu personagem tem atributos que você pode desenvolver, algumas unidades do seu exército também, você também pode contratar "heróis" que ganham níveis, comprar armas, armaduras, cavalos, etc.
A parte de estratégia: você anda num mapa entre as cidades e castelos, que são governados por várias nações diferentes, em conflitos diferentes (o jogo é bem aberto e dinâmico, e essas coisas mudam o tempo todo). Você precisa ganhar dinheiro, comprar mantimentos pro seu exército, manter a moral alta, ganhar honra e renome, gerenciar suas relações não só com as nações, mas com os vários nobres dessas nações, e também com as cidades e aldeias, etc.
A parte de ação: quando você entra em combate, o jogo te coloca no campo de batalha, e o combate é extremamente divertido. Espadas, lanças, arcos, escudos, mosquetes, pistolas, tudo é muito bem feito. Você pode lutar a pé, ou a cavalo, em vários terrenos diferentes, com vários objetivos diferentes... sério, é o melhor combate desse tipo que eu já vi. É o que o combate no Oblivion deveria ter sido.
Algumas screenies (todas do With Fire and Sword):
Uma visão do mapa do jogo.
Quer atacar um castelo?
Uma tela do combate.
E eu até fiz um videozinho (primeira vez que eu mando alguma coisa pro Youtube!) com trinta segundos do combate:
http://www.youtube.com/watch?v=bWn35KI0MScInteressou? Hora de falar das versões, então. Quando o Silva fez este tópico, só tinha uma versão, o Mount & Blade original. Desde então, saíram duas, que são desenvolvimentos diferentes do original, que não vale mais a pena (você não precisa ter o original pra jogar as expansões).
Tem o Mount & Blade: Warband, que saiu há uns 2 anos. Vantagens: é a versão mais bem desenvolvida, com combate puramente medieval (espadas, arco e flecha), com mais opções de RPG (opções desenvolvimento do personagem), e com toneladas de mods que mudam muita coisa. Desvantagens: o jogo é totalmente sandbox, sem nenhuma história; o mundo é meio de fantasia (as nações são só estereótipos); custa 30 dólares.
E semana passada saiu o With Fire and Sword. Vantagens: combate pré-moderno (introduz armas de fogo, ou seja, pistolas e mosquetes, muito poderosos mas que demoram pra recarregar), um mapa realmente europeu (na área que hoje em dia é a Polônia, Ucrânia, Rússia, Belarus e os países bálticos) com nações que realmente existiram, tem uma história que você pode seguir ou não (três histórias diferentes dependendo da nação que você resolver seguir), custa 15 dólares. Desvantagens: perdeu algumas opções de RPG, ainda não tem mods porque acabou de sair, e tem gente, especialmente veteranos do Warband, que não gostou do combate com armas de fogo.
Minha recomendação? Baixe os demos (tem demos das duas versões). Eu adorei o combate do Fire and Sword, e por 15 dólares valeu a pena comprar. Quero comprar o Warband um dia também, mas 30 dólares é um pouco meio muito, então vou esperar promoção no Steam. Dá pra comprar os jogos no Steam, obviamente, ou diretamente no site dos criadores:
http://www.taleworlds.com