[Regras] D&D4E House Rules

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[Regras] D&D4E House Rules

Mensagempor DM Hard em 10 Jan 2011, 17:59

Olá a todos! :)

Gostaria de saber se os jogadores e mestres experiêntes em D&D4E poderiam dizer aqui as house rules que vocês usam no D&D4E.
DM Hard

Re: [Regras] D&D4E House Rules

Mensagempor Darin em 10 Jan 2011, 18:10

Uso muito poucas... dependendo da situação... se nada representar um problema de fato na mesa, não vou criar house rules atoa... apenas quando acho que há algo que precisa ser modificado...
Darin

Mensagempor Zaknafein em 10 Jan 2011, 18:24

Vou começar a usar uma a partir do proximo encontro com monstros solo.

Todos os solos que eu colocar em minha aventura terão uma as duas habilidades quando sofrerem efeitos que acabam com TR.

Resistência ou Reação

Resistência - no começo do turno do monstro ele faz um TR. (habilidade similar ao do Warden)

Reação Imediata - quando o monstro estiver sobre efeito Pasmo ou Atordoado e for atingido por um ataque ele aciona uma contra ataque contra algum inimigo.

Pq?
Bom montei um encontro (aparentemente dificil) com um solo level 6 contra 7 personagens (dois nível 3 e cinco nível 2), aparentemente o encontro dificil se tornou facil depois da 3 rodada, quando dois fatores foram decisivos para o grupo "limpar o chão" com o monstro.

1° Fator - o ranger arqueiro do grupo teve 3 sucessos decisivos, em 3 turnos seguidos.(ate´aqui nenhum problema em relação ao jogo já que o solo tinha muitos pvs apesar de ter perdido a metade com esses ataques, o monstro iria focar os ataques no arqueiro para eliminar a ameaça, mas...)

2° Fator - o Ardent do grupo atacou e atordou o monstro, que ficou praticamente inativo durante as 3 rodadas seguintes (para meu azar eu não consegui tirar mais do que 4 em todos os TR que rolava), sofrendo ataques de todos os membros do grupo.

Resultado final - os solos podem ser desafiadores se puderem agir mesmo que parcialmente (como no caso dele Pasmo por exemplo), mas se ficar Atordoado ele já era.

Outra regra que eu uso e que em todos os encontros os personagens tem 1 ponto de ação, e ele e recuperado com descanso breve junto com os poderes de encontro e talz.
Zaknafein

Mensagempor Torneco em 10 Jan 2011, 19:22

Eu sempre dou um AP a mais pros solos quando eles ficam bloodied.
Torneco

Mensagempor Darin em 10 Jan 2011, 19:53

Bom, resultados decorrentes de azar/sorte nos dados são bastante plausíveis e fazem parte do Jogo. Tenha cuidado para essas habilidades a mais que você está dando ao solo não faça com que, em um dia que você esteja com sorte e os pjs não, as coisas acabem mal...
Darin

Mensagempor Iuri em 10 Jan 2011, 21:30

Olá DM Hard.
Recomendo que você de uma conferida nas House Rules do Nibelung para melhor equilibrar a progressão dos personagens junto aos monstros aqui.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Kinn em 10 Jan 2011, 22:22

Eu fui dando poderes especiais aos PCs por história. Mas isso era a proposta da aventura mesmo.
O difícil era equilibrar sem deixar os monstros fracos.

Fora isso, háuma discussão da interpretação de como funciona a marca do paladino de quando ele tem como engajar.
Eu interpreto que o paladino só precisa engajar na mesma rodada se marcar for sua primeira ação dela. Se ele atacar um inimigo perto, mover para bloquear o caminho de outro e marcar um 3º, não precisa engajar o 3º porque está sem ações restantes. Se não engajar até o fim da próxima vez, aí sim é penalizado.
Kinn

Mensagempor Hermes em 11 Jan 2011, 15:01

House rule eu creio que não uso nenhuma. Porém a partir do nível 15 você vai ter que mexer um bocado nos adversários para eles fazerem frente aos PCs. Minha sugestão é ir adaptando a tabela de desafios a realidade de sua mesa.
Hermes

Mensagempor DM Hard em 12 Jan 2011, 07:15

Muito obrigado a todos! Vlw Iuri pelo link :D

Gostaria de saber mais especificamente se vcs tem alguma house rule nos combates, nos poderes, ataques padrão, etc...
DM Hard

Mensagempor Nibelung em 15 Jan 2011, 12:14

Eu tenho diversas regras caseiras. A maioria é feita sob medida de campanha pra campanha. Fora que eu tenho diversas regras caseiras que nem ao menos comunico meus jogadores por não influenciar eles. Por exemplo, o Desafio Divino do paladino eu faço causar 1d6+car de dano, ao invés de 3+cha. Só porque rolar dados é legal, e a média é praticamente a mesma.

Atualmente eu tenho usado as seguintes regras na minha mesa d'Os Doze:

• Estilo tem prioridade sobre equilíbrio. Equilíbrio tem prioridade sobre as regras. As regras são usadas nas outras situações.
  • Dou de graça o bônus de expertise (+1 no acerto no nivel 5, 15, e 25) e bani os talentos relativos
  • Nos níveis 4, 8, e seguintes eu dou +1 em três atributos ao invés de dois (pra equilibrar as defesas)
  • Um jogador está usando uma arma com bônus de melhoria acima do que seria possível pro nível dele. Em troca, a arma causa dano nele sempre que ele rola 1 no ataque (pra combinar com o estereótipo de engenhoqueiro)
  • Criaturas com phasing/Alternância não podem ser agarrados. Incorpóreos podem.

Deve ter mais coisas, mas isso é o que eu lembrei de cabeça.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kinn em 15 Jan 2011, 14:57

Gostei. Vou aplicar algumas delas e outras que vi tanto o pichu ou deicide comentarem em outros lugares.
Kinn

Mensagempor shido_vicious em 17 Jan 2011, 20:34

Não sei se alguém aqui se interessa especificamente em melhorar os skill challenges -- uma parte do sistema de ótimas intenções, mas que precisa ser praticamente refeita --, mas mesmo assim não posso deixar de compartilhar esses artigos do Robert Donoghue (autor do FATE junto com F. Hicks e L. Balsera) sobre o assunto.

A idéia do cara é dar aos challenges uma dinâmica mais próxima do combate -- com o adicional de se poder mesclá-lo aos combates de forma fluida.

O lance ainda tá em progresso, mas relaciono a seguir as matérias já escritas:

Situação -- o problema

"Skill challenges não dão conta de 100% das situações que se gostaria que gerenciassem"

Combatendo a situação

"Hit points são puro mecanismo de cadenciamento -- da mesma forma que eles mostram o progresso do combate, por que não usá-los em desafios?"

Isto não é uma ciência

"Como os personagens podem atacar os desafios?"

O desafio revida

"E como os desafios contra-atacam?"

Gostam? Desgostam?
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor Torneco em 18 Jan 2011, 18:29

Em lembro de ter visto em alguma discussão uma regra pra deixar os minions ligeiramente mais duraveis. Quando alvo de dano automático, como auras, aquela stance de guerreiro que causa 1w em oponentes ao redor, etc, o minion rola um TR. Se passar, continua vivo, se não morre. Ajuda a fazê-los durar em niveis mais altos, onde esse tuipo de dano é até comum.
Torneco

Mensagempor Alduim em 17 Fev 2011, 15:09

Na minha mesa tem umas regrinhas massa...

:seta: O mestre instituiu algo chamado Dado heróico. Esse dado serve para rejogar qualquer jogada de D20 sua, de uma aliado ou de um inimigo. E se ganha das seguintes formas:

Quem foi pra seção.
Quem trouxe comida. ( Na ultima seção a comida foi estocada para a próxima seção)
Quem deu carona.
Quem trouxe algo relevante para o jogo (mapas, miniaturas, qualquer coisa que possa ajudar ao mestre).
Quem intepreta uma falha do personagem independente do prejuizo que isso possa causar.
Quem dá uma descrição bacana de um poder.
Quem faz algo interessante dentro de jogo.

No fim da seção os dados viram 25 XP cada
e atualmente ele adicionou uma reserva comum a todos os jogadores onde, a cada descanço, os jogadores podem depositar seus dados na reserva. Os dados da reserva podem ser usado por todos, porém tem que haver o consentimento de todos. E todos ganham o XP.

:seta: NPCs tem iniciativa 10+bônus como uma defesa
:seta: Lacaios causa 1/4 do dano, a média se for crítico.
Os demais NPCs causam a média do dano.

:seta: Cada Sucesso em um teste de períica gera uma "verdade" que não pode ser contestada. Ex.: Em um teste de percepção um jogador notou vários arquerios e gritou intimidado

:seta: E a melhor cada dois pontos de margem de sucesso aumentam o dano em 1, até o máximo de 10 pontos de margem, que equivaleria a um decisivo. Sim, isso vale para os monstros e jogadores.

mais informações:
subindodenivel.blogspot.com
Alduim

Voltar para Sistemas e Cenários