por AKImeru em 12 Fev 2011, 04:20
São jogos bem diferentes. Pense Metal Gear Solid como um jogo tentando ser um filme de ação que sabe que é um jogo
Metal Gear Solid 1: Historia se leva a sério, gameplay é interessante para a época, não envelheceu tão bem assim mas é bem jógavel. Recomendadissimo.
Metal Gear Solid 2: Um dos titulos mais controversos na historia de video games, tem aqueles que amam e odeiam. O jogo é sobre deixar mais do que apenas seus genes em nossa vida, e que um homem pode fazer a diferença - E que nem todos podem ser Snake. Curiosamente, é por esse motivo mesmo que o jogo é odiado, Snake só é jogavél no começo do jogo. Considerado o primeiro jogo pós-modernista já feito, ele conversa com você, o jogador diretamente como se você fosse um personagem do jogo de diversas maneiras, desde com personagens falando para você desligar o console, como telas de gameover surgindo quando não deveriam. A jogabilidade é uma evolução do primeiro e apenas trouxe elementos positivos.
Metal Gear Solid 3: Um prequel que conta a historia do homem que começou o "Culto a Personalidade" meio que por acidente. Nesse jogo se compreende melhor porque a historia do segundo jogo é tão importante, porém é uma nota de rodapé no final. O gameplay muda bastante, deixando de ser um stealth game para ser uma especie de Stealth survival (Bem, só nos modos mais dificeis). É apartir daqui que o jogo joga fora todas as pretensões de ter uma trama cooerente ou plausivel. (Sim MGS2 introduziu elementos misticos antes na série, tenha em mente que originalmente, aquilo tudo era uma missão em realidade virtual, e apenas com o lançamento do quatro que aquilo foi levado para realidade.)
Metal Gear Solid 4: Ótimo jogo, a jogabilidade muda bastante, e você não vai se sentir tão tocado se não jogou os últimos 3, pois esse jogo auto referencia a série inteira. É o jogo mais odiado do criador, e isso fica bem claro quando ele passa a colocar elementos como rotina. Aliás, "Guerra como rotina" e "repetição" são temas muito presentes no jogo, uma maneira de Hideo Kojima comentar de porque os fãs não gostaram de MGS2.
Eu recomendo jogar o primeiro para gamecube ou comprar pela PSN store, depois o segundo, depois o terceiro e depois o quarto, você vai apreciar o gênio de Hideo Kojima melhor de tal maneira. E mesmo que desgoste do jogo, ele é único, e é um dos poucos jogos "Mainstream" onde o principal criador tenta esconder mensagens sutis em seu jogo.
Você também pode levar tudo a sério e jogar o jogo como apenas mais um jogo de tiro também.