Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Blackbird em 14 Dez 2010, 01:07

O que o Nibe falou me sugeriu uma pergunta: até quando a magia é mais prática do que a tecnologia material? Qual o limite?

Uma das coisas problemáticas, não só da fala do Nibe, mas da concepção desses cenários, é pensar comparativamente. Acho um problema, acho difícil e acho que deve existir um jeito melhor de fazer isso sem precisar dizer "imagine a fila do SUS", ou "é como passagem de avião, hoje". Entendam que não é uma crítica ao Nibe, mas ao anacronismo recorrente de considerar esse tipo de sociedade com a mentalidade atual.

E, putz, agora que eu escrevi isso (que é um negócio meio óbvio) percebo que não ser anacrônico é um feito muito pouco simples (o que é óbvio também).
Eu deveria saber melhor sobre, mas, sabem como é... :hum:
Enfim, trago nenhuma solução. :triste:
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Madrüga em 14 Dez 2010, 01:30

Blackbird escreveu:Você ter figuraças do alto escalão da magia que não aplicam seus conhecimentos pra melhorar a vida de seus "iguais" é o equivalente a um Albert Einstein dizer "gente, não vou publicar esses meus estudos sobre física. é só pra mim, ok?".

Exceto que não. No jogo, a "capacidade mágica" não é aberta para qualquer um e, se você pensar em desenvolvimento científico medieval, o que realmente chegava às massas? Do tipo, "olha, descobriram uma tecnologia nova, camponês! Sua vida vai mudar"? Se existir uma academia arcana patrocinada por uma cultura dominante, é de se esperar que as descobertas beneficiem essa cultura dominante ou, caso o patrocinado adquira conhecimento e poder demais, ele pode suplantar o patrocinador.

Silva escreveu:Pois é Black, esse é meu ponto desde o início - a incongruência de grande parte dos cenários de fantasia.

O argumento é circular aqui. Você não está, na verdade, querendo discutir de mente aberta para talvez pensar que alguma coisa faz sentido nos cenários que você tanto critica. O que parece é que você não leu nenhum deles, está só fingindo discutir para ver se NÓS acabamos gerando argumentos que vão dar apoio a SUA teoria de que eles não prestam.

Ou seja, você parece estar simplesmente usando essa discussão como muleta para tentar justificar um sentimento irracional de "não gosto e pronto" utilizando os argumentos dos outros, visto que você não parece ter muita disposição de mudar de ideia.

Por exemplo, frente ao meu argumento da língua franca você só se limitou a perguntar se no contexto de FR a ideia se aplicava ou não, para simplesmente poder alardear "achei uma falha, tá vendo, esses cenários são incongruentes".

Incongruentes, por enquanto, são suas respostas. A cada vez que explicamos de maneira satisfatória um mecanismo "realista" que seja bem utilizado na fantasia, você se esquiva e muda de direção. Recomendo ler os livros ou, pela milésima vez, se satisfazer em odiar a fantasia de D&D lá no seu canto e jogar sozinho seus RPGs indies.

A discussão fica infrutífera demais se você simplesmente ignora argumentos bons e só escolhe os que PODEM explicar o que você realmente quer dizer mas não consegue.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 02:13

Apenas colocando algo na qual eu já citei ao Madruga: Você tem cenários que possuem Dragões, Magos capazes de matar Deuses, Deuses que podem bater um papo com seus adoradores Mortais, Meio-Humanóides de diversos tipos, tamanhos e origens planares, Espadas que são capazes de perfuram a couraça de monstros que aguentariam um tiro de um Tanque Sherman e subitamente, haver uma língua universal e comum é algo incoerente? Quer dizer, violar leis físicas, cosmológicas, químicas e qualquer possibilidade biológica razoável não são problemáticas, mas um detalhe linguístico é?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 14 Dez 2010, 20:51

Vamos lá..

Madruga escreveu:
Silva escreveu:Pois é Black, esse é meu ponto desde o início - a incongruência de grande parte dos cenários de fantasia.

O argumento é circular aqui. Você não está, na verdade, querendo discutir de mente aberta para talvez pensar que alguma coisa faz sentido nos cenários que você tanto critica. O que parece é que você não leu nenhum deles, está só fingindo discutir para ver se NÓS acabamos gerando argumentos que vão dar apoio a SUA teoria de que eles não prestam.

Ou seja, você parece estar simplesmente usando essa discussão como muleta para tentar justificar um sentimento irracional de "não gosto e pronto" utilizando os argumentos dos outros, visto que você não parece ter muita disposição de mudar de ideia.

Por exemplo, frente ao meu argumento da língua franca você só se limitou a perguntar se no contexto de FR a ideia se aplicava ou não, para simplesmente poder alardear "achei uma falha, tá vendo, esses cenários são incongruentes".

Incongruentes, por enquanto, são suas respostas. A cada vez que explicamos de maneira satisfatória um mecanismo "realista" que seja bem utilizado na fantasia, você se esquiva e muda de direção. Recomendo ler os livros ou, pela milésima vez, se satisfazer em odiar a fantasia de D&D lá no seu canto e jogar sozinho seus RPGs indies.

A discussão fica infrutífera demais se você simplesmente ignora argumentos bons e só escolhe os que PODEM explicar o que você realmente quer dizer mas não consegue.

Seu argumento estaria certo se minha idéia inicial ao abrir este tópico fosse apontar incongruências em cenários de fantasia "incongruentes". Não é. E nunca foi. Minha idéia era o inverso - discutir e, principalmente, conhecer, cenários e idéias de fantasia plausíveis e "realistas". Por isso perguntei, lá no primeiro post, se alguem conhecia e poderia falar sobre Kingdoms of Kalamar - pois é um cenário muito falado lá fora como exemplo de "fantasia plausível".

O problema começou quando os "defensores da fantasia incongruente" tentaram justificar a todo custo seus cenários com o motto "isso não existe, pois se é fantasia, então vale tudo", ao que eu repliquei mostrando que tal coisa não só existe de fato, como é chamada de "Hard Fantasy", e também postei links para artigos com definições a respeito.

Moral da estória: é como eu abrir um tópico pra falar do gênero "horror-psicológico", mas a maioria, ao invés de falar sobre o gênero, resolve tentar contestar a própria existência deste.

Felizmente o tópico foi, e está sendo, produtivo - eu aprendi sobre pidgin e creole (o que na minha leitura apenas reforçou a incongruência da lingua "Common" de Faerun mas - pra minha surpresa - absolveu a de Greyhawk ), e também aprendi mais sobre Eberron e sobre extrapolações da magia no nivel tecnológico de um cenário medieval. Confesso que preferia continuar nesta ultima linha, que é a idéia do tópico desde o início (e que alguns colegas [Emil, Nibelung, Gegê, Blackbird e até você] parecem ter entendido muito bem, obrigado), e até porque a discussão linguistica ja cansou.

P.S: e sim, adoro jogos indie, e odeio D&D. Mas isso não nubla meu julgamento de suas boa idéias, de outra forma eu não estaria elogiando Eberron e Kingdoms of Kalamar, nem teria entre meus favoritos Planescape, Dark Sun e Tekumel - todos cenários de D&D.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Russel em 15 Dez 2010, 07:13

Silva escreveu: "fantasia plausível".

SPOILER: EXIBIR
Imagem
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Dez 2010, 08:32

Silva escreveu:P.S: e sim, adoro jogos indie, e odeio D&D. Mas isso não nubla meu julgamento de suas boa idéias, de outra forma eu não estaria elogiando Eberron e Kingdoms of Kalamar, nem teria entre meus favoritos Planescape, Dark Sun e Tekumel - todos cenários de D&D.

hã.. nubla sim, tanto que vc já falou aqui e em outro tópicos besteiras sobre outros cenários sem sequer conhecê-los o suficiente para suas "críticas" tivessem algum tipo de base.

also: sobre a magia disponível para todos recomendo a leitura de "Netheril: Empire of Magic" de FR
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2010, 15:58

sobre a magia disponível para todos recomendo a leitura de "Netheril: Empire of Magic" de FR

Que legal. Por que não fala um pouco sobre?

Fico imaginando como eles explicariam a disseminação da magia em todos os niveis de uma sociedade medieval sem que esta se transforme em algo próximo de Eberron.

Apenas colocando algo que já citei ao Madruga: Você tem cenários que possuem Dragões, Magos capazes de matar Deuses, Deuses que podem bater um papo com seus adoradores Mortais, Meio-Humanóides de diversos tipos, tamanhos e origens planares, Espadas que são capazes de perfuram a couraça de monstros que aguentariam um tiro de um Tanque Sherman e subitamente, haver uma língua universal e comum é algo incoerente? Quer dizer, violar leis físicas, cosmológicas, químicas e qualquer possibilidade biológica razoável não são problemáticas, mas um detalhe linguístico é?

De forma alguma. E não há problema algum nisso, nem nunca houve. Violar leis físicas, cosmológicas, antropológicas, etc. sempre foi marca registrada do gênero de fantasia.

E se a idéia era justificar Forgotten de alguma forma, não precisa, já que ele não é o tipo de fantasia de que estamos falando aqui. Ou não entendi o ponto.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2010, 10:29

Silva escreveu:
sobre a magia disponível para todos recomendo a leitura de "Netheril: Empire of Magic" de FR

Que legal. Por que não fala um pouco sobre?

Fico imaginando como eles explicariam a disseminação da magia em todos os niveis de uma sociedade medieval sem que esta se transforme em algo próximo de Eberron.

simples: a presença de Mythallares, que garantiam o acesso às pessoas que estavam na cidade-estado à magias simples como truques e até algumas magias um pouco mais complexas (creio que até as de 1º ou 2º círculo), tanto que as pessoas que eram conhecidas como prodígios e tinham chances de serem magos ou arquimagos, eram justamente aquelas que conseguiam um acesso ainda maior à Trama.
Claro que temos que lembrar que isso ocorreu ANTES da Karsu's Folly e as regras de acesso à Trama eram outras, tanto que eram comuns as magias de 10º e 11º (Proctiv's Move Mountain, Mavin's WorldWeave e Lebefer´s Waeve Mithal estou olhando para vocês).
E tecnicamente isso seria BEM antes da "idade média atual" de FR, já que a era de Netheril já passou fazem pelo menos uns 1000 anos...
Editado pela última vez por Sr. Pichu em 17 Dez 2010, 22:53, em um total de 1 vez.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Armitage em 17 Dez 2010, 17:50

Maneiro Pichu. Vou tentar dar uma olhada no livro. Mas o que são 'Mithalares" ?

- - -

E olham isso..
Como todos aqui sabem, o cenário terras Sagradas busca como um de seus diferencias ter algum grau de coerência e naturalidade no tocante ao desenvolvimento cultural e evolucionário de sua geografia e dos povos ali viventes. Uma das questões mais importantes para a identidade cultural de um povo é o idioma e o modfo como é usado. Para nós a existência de um Idioma Comum nos é por demais artificial e até mesmo um tanto cretina. Ao invés disso é preferível algo mais realístico, o que resulta na existência de múltiplos idiomas e de seus troncos lingüísticos. Alguns troncos ainda estão em formação ou com trechos faltando.

YEAHH BABY! Terras Sagradas for the win! :dança:

Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2010, 22:59

Mythallar é um dispositivo de grande poder que processa grandes quantidades de energia mágica bruta, foi primeiramente usado (e descoberto) por Ioulaum para criar itens semi-mágicos, isto é, itens mágicos que funcionavam somente dentro do raio de ação do Mythallar e que tabém não precisavam de parte da força vital de seu criador.
parece ser uma esfera com uns 46 metros de diâmetro, feita de cristal, tão radiante quanto um pequeno sol.

Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Dez 2010, 07:45

Vale lembrar que a criação dos Mythallar respondeu a uma das perguntas mais pertinentes possíveis, que era "Se os magos de outrora levantaram montanhas (literalmente) com seu poder, como eles não morreram com isso, já que criar itens mágicos gasta energia vital?".

Não podemos esquecer que os itens mágicos normais que sobraram dessa época (feitos gastando energia vital) são considerados Artefatos com poder comparável a itens criados pelos próprios deuses.

parece ser uma esfera com uns 46 metros de diâmetro, feita de cristal, tão radiante quanto um pequeno sol.

Não esqueça que parte da demonstração de genialidade do Karsus foi a miniaturização de um Mythallar num orbe que adornava a ponta de seu cajado cristalino.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Dez 2010, 08:35

sim...
além do fato que ele pesquisou a única magia de 12º cículo (ou wind) de toda estória de FR (claro que depois houve a Mystra´s Ban e ela própria se encarregou de fazer o possível prá apagar todo e qualquer registro dessa magia... MAS... um troço que precise da glândula pituária de um Tarrasque mais o papo de pedra de um dragão dourado Great Wyrm... TEM que ser respeitado.)

Sr. Pichu

Mensagempor Russel em 07 Jan 2011, 22:05

O problema começou quando os "defensores da fantasia incongruente" tentaram justificar a todo custo seus cenários com o motto "isso não existe, pois se é fantasia, então vale tudo", ao que eu repliquei mostrando que tal coisa não só existe de fato, como é chamada de "Hard Fantasy", e também postei links para artigos com definições a respeito.

o fato de existirem cenarios de fantasia que se preocupam em ser "realistas" não quer diser que os demas cenarios de fantasia sejam obrigados a ser realistas tanbem. realismo não e a proposta desse tipo de cenario
Editado pela última vez por Russel em 01 Abr 2011, 10:32, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Lector em 10 Jan 2011, 21:05

Silva escreveu:Aki, na verdade o meu BIG FAIL pra greyhawk foi em relação à plausibilidade. Concordo que D&D não foi feito pra ser plausivel.

E lembrei de outro que me pareceu relativamente plausível: Yrth / Banestorm do Gurps.

nope. só é minimamente plausível, como a maioria dos cenários geralmente é (ou eram quando foram criados), e é assim pelo mesmo motivos que os cenários de jogo geralmente são assim:> esse não é o objetivo, o objetivo é ser um recurso interessante para se criar boas histórias
o cenário tem diversas lacunas, em geral muito bem posicionadas, além de vários elementos que podem ou não existirem, dependendo da vontade do grupo
Lector

Mensagempor Armitage em 10 Jan 2011, 21:43

Lector, percebe que "ser um recurso interessante para se criar boas estórias" é apenas 1 dentre vários objetivos possíveis para cenários?

Outro objetivo perfeitamente válido seria "ser um recurso útil na emulação de uma realidade crível o suficiente para permitir aos jogadores interagir num espaço imaginário compartilhado sem ter sua imersão ofendida". Nessa segunda hipótese, a "história" será o sub-produto da interação dos jogadores com os elementos do cenário, mas não seria o motivo principal, - a "razão de ser" - , do cenário. ;)

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias