Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Mensagempor Armitage em 11 Dez 2010, 02:38

3libras escreveu:eu não gosto da forma que o sistema lida com a magia... são mundos de magia abundante, rica e traiçoeira. mas o sistema em si te mostra uma magia lógica, coerente, quase científica. e isso acaba deixando o sistema e as classes de lançam magia muito poderosas (voce ganha uma puta arvore de poderes que dá pra voce brincar de deus e toda esse poder místico e sobrenatural não vem com nennhuma espécie de efeito colateral).

Ou seja, a magia vira apenas mais uma arma. Uma AK-47 com especificações exatas de calibre, peso, alcance máximo, alcance efetivo, cadência de fogo, capacidade do pente, velocidade do projétil, ruido em decibéis, intensidade do muzzle flash, resistencia da culatra, etc.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 08:38

Exceto que eu posso fazer mais coisas do que eu posso fazer com uma arma com a magia.

A magia é pior do que é uma arma no 3.X. É um deus ex machina.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Dez 2010, 08:40

Silva escreveu:Ou seja, a magia vira apenas mais uma arma. Uma AK-47 com especificações exatas de calibre, peso, alcance máximo, alcance efetivo, cadência de fogo, capacidade do pente, velocidade do projétil, ruido em decibéis, intensidade do muzzle flash, resistencia da culatra, etc.

Exceto que não. Algumas são assim, outras, são a encarnação do "quebre meu jogo".

3libras escreveu:eu gosto da grande variedade de mundos detalhados, raças, poderes, classes etc.

eu não gosto da forma que o sistema lida com a magia, são mundos de magia abundante, rica e traiçoeira. mas o sistema em si te mostra uma magia lógica, coerente, quase científica. e isso acaba deixando o sistema e as classes de lançam magia muito poderosas (voce ganha uma puta arvore de poderes que dá pra voce brincar de deus e toda esse poder místico e sobrenatural não vem com nennhuma espécie de efeito colateral).

Vem sim, 3libras. Limite diário!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Russel em 11 Dez 2010, 12:03

Silva escreveu:Ou seja, a magia vira apenas mais uma arma. Uma AK-47 com especificações exatas de calibre, peso, alcance máximo, alcance efetivo, cadência de fogo, capacidade do pente, velocidade do projétil, ruido em decibéis, intensidade do muzzle flash, resistencia da culatra, etc.

e todas as magias servem unicamente para causar dano não e mesmo ? :sobrancelha:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor louc0 em 11 Dez 2010, 12:05

Pelo que eu entendi, a crítica é mais sobre o formato das magias do que sobre ser uma arma de guerra, tão somente.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Armitage em 11 Dez 2010, 12:20

A crítica é a respeito do "cientificismo" da magia. Tem-se total controle sobre sua aplicabilidade, a ponto dessa parecer mais um artefato tecnológico (como a AK-47, ou um microondas, ou uma bicicleta).

O problema é que esse formato é quase universal no rpg. Que jogos não possuem esse tipo de magia? Talvez Mago e Unknown Armies ? :sobrancelha:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Russel em 11 Dez 2010, 12:30

Silva escreveu:A crítica é a respeito do "cientificismo" da magia. Tem-se total controle sobre sua aplicabilidade, a ponto dessa parecer mais um artefato tecnológico (como a AK-47, ou um microondas, ou uma bicicleta).

mas isso e para dinamizar os conjuradores e o jogo. imagina se na descriçao da magia invisibilidade viesse escrito apenas "você fica invisivel". ai o jogador e o mestre ficariam discutindo: quanto tempo dura a magia ? a algo que se eu fizer vai me revelar ?

sem falar que você não e obrigado a usar somente as magias que estão no livro. no livro do mestre e do jogador diz que você e livre para inventar suas proprias magias, se você não gosta do modo como a magia invisibilidade funciona você pode criar uma variação dessa magia (é claro que essas novas magias precisam ser aprovadas pelo mestre)
Russel

Mensagempor 3libras em 11 Dez 2010, 13:14

3libras escreveu:eu gosto da grande variedade de mundos detalhados, raças, poderes, classes etc.

eu não gosto da forma que o sistema lida com a magia, são mundos de magia abundante, rica e traiçoeira. mas o sistema em si te mostra uma magia lógica, coerente, quase científica. e isso acaba deixando o sistema e as classes de lançam magia muito poderosas (voce ganha uma puta arvore de poderes que dá pra voce brincar de deus e toda esse poder místico e sobrenatural não vem com nenhuma espécie de efeito colateral).

Vem sim, 3libras. Limite diário!

Isso não é um efeito colateral, é apenas um limite. São coisas diferentes, me refiro a coisas como o paradoxo de mago e ao perfeito domínio de cada magia.

já parou pra pensar que um combatente pode ter BAB +500 depois de ter treinado 40 anos a combater e mesmo assim ele tem que tentar acertar se ataque e um mago que aprendeu uma magia ontem não vai precisar tentar acertá-la nunca mais?

Silva escreveu:A crítica é a respeito do "cientificismo" da magia. Tem-se total controle sobre sua aplicabilidade, a ponto dessa parecer mais um artefato tecnológico (como a AK-47, ou um microondas, ou uma bicicleta).

O problema é que esse formato é quase universal no rpg. Que jogos não possuem esse tipo de magia? Talvez Mago e Unknown Armies ? :sobrancelha:

A magia no D&D é mais previsível que a própria ciência, visto que em muitos casos para o uso de tecnologia você vai precisar realizar testes de skills.

A questão não é fazer um sistema de magia abstrato. ele também não se adequaria aos cenários de D&D, que tem uma magia relativamente mais hermética. mas ao fato de que a magia é uma fonte segura de poder, quando na descrição dos cenários de D&D você vê que não é bem assim (existem plots de cenários que são oriundos de mágicas que deram errado, "choques de retorno" etc etc).

Uma mecânica que envolvesse testes, dando a possibilidade de falhas críticas ou de falhas normais para mim já daria uma adequação razoável aos cenários.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor AKImeru em 11 Dez 2010, 13:33

Eu acho que para sua proposta, a magia em D&D funciona bem.

Ars Magica tem outra proposta, então um sistema mais imprevisivel e livre funciona bem lá por exemplo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lord_Metatron em 12 Dez 2010, 13:38

É apenas masi um caso de Fluff não batendo com Crunch. EM FR, há uma explicação, por porca que seja: Depois que Karsus matou sua predecessora, Mystra baixou uma Interdição, de modo que apenas Magias "seguras" podem ser conjuradas.

A questão é que nos livros vemos muitas vezes casos de magia que deram errado, estudos místicos que descobriram efeitos novos, magias proibidas redescobertas... Enquanto que o Jogador só tem acesso à "receitas de bolo"...
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:11

3libras escreveu:já parou pra pensar que um combatente pode ter BAB +500 depois de ter treinado 40 anos a combater e mesmo assim ele tem que tentar acertar se ataque e um mago que aprendeu uma magia ontem não vai precisar tentar acertá-la nunca mais?

Ah, tá. E eu jogando por ANOS achando que tem que rolar ataque de toque e ataque de toque à distância...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Russel em 12 Dez 2010, 15:58

Lord_Metatron escreveu:magias proibidas redescobertas

uma magia que fosse muito perigosa ou tivesse um alto custo poderia ter sido proibida e escondida mas depois redescoberta por alguem

Lord_Metatron escreveu:estudos místicos que descobriram efeitos novos

como eu disse antes: no livro do mestre diz que um jogador pode sim criar novas magias (desde que essas sejam aprovadas pelo mestre).

Lord_Metatron escreveu:magias que deram errado. Enquanto que o Jogador só tem acesso à "receitas de bolo"...

mas essa magias que deram errado podem simplismente ser "receitas de bolo" sem sucesso enquanto as magias as quais os jogadores tem acesso podem ser as receitas de bolo que foram aprimoradas por seus criadores com o passar do tempo e agora são amplamente usadas

Madrüga escreveu:Ah, tá. E eu jogando por ANOS achando que tem que rolar ataque de toque e ataque de toque à distância...

e tanbem tem os testes de resistencia
Russel

Mensagempor Leisses em 12 Dez 2010, 17:47

A idéia da receita de bolo é furada em função da forma como os feiticeiros aprendem magias.

E ataque de toque normalmente não quer dizer se a magia falhou ou errou, e sim que o cara não foi bom de mira (algo não muito relacionado com a magia em si). Já os testes de resistência tem tudo para serem considerados como uma falha do conjurador na hora de executar a magia.
Leisses

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Dez 2010, 18:10

A magia de verdade é a Magia Épica. O resto é apenas truque de espelhos comparado ao verdadeiro poder sobre a realidade que elas oferecem.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lord_Metatron em 12 Dez 2010, 18:12

uma magia que fosse muito perigosa ou tivesse um alto custo poderia ter sido proibida e escondida mas depois redescoberta por alguem

Sim. Se a encontrar em um pergaminho ou grimório empoeirado.Nada de tentativa e erro.

como eu disse antes: no livro do mestre diz que um jogador pode sim criar novas magias (desde que essas sejam aprovadas pelo mestre).

Que funcionam num sistema "receita de bolo".

mas essa magias que deram errado podem simplismente ser "receitas de bolo" sem sucesso enquanto as magias as quais os jogadores tem acesso podem ser as receitas de bolo que foram aprimoradas por seus criadores com o passar do tempo e agora são amplamente usadas

Sim, exato. Mas é justamente essa a questão. Já são tão especificadas e detalhadas que tiram todo o "arcano" da Magia Arcana. Não é uma energia misteriosa e difícil de lidar. BAsta apenas saer onde pressionar.

A idéia da receita de bolo é furada em função da forma como os feiticeiros aprendem magias.

E curiosamente, eles aprendem as mesmas magias que os magos, com os mesmos efeitos e limitações... Receita de bolo.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários