Abrindo uma discussão da nova atualização de regras de itens mágicos sendo divididos por comuns, incomuns e raros. O texto oficial sobre a diferença deles é confusa, por exemplo o texto não deixa claro a diferença de item raro e incomum. Tem um livro da linha Essentials chamado Rules Compedium, nele usa-se o exemplo de uma Vingadora Sagrada como iten mágico raro. No nosso D&D 4th normal, tirando uma listinha que a Wizards disponibilizou sobre itens comuns, pelo menos em torno de 90% de todos os itens mágicos são de itens mágicos incomuns (inclusive a Vingadora Sagrada). Ou seja nos livros pré-essentials só existe 2 tipos de itens mágicos : Comuns e Incomuns.Agora é lei, agora é regra, é atualização : Você pode usar todos os poderes diários de seus itens mágicos, SEM LIMITE de estágio (Heróico/Exemplar/Épico). Os itens sofreram valor no preço de venda, os itens mágicos comuns continuam valendo 1/5 do seu valor (20%); itens incomuns valem 50%; itens raros valem 100%.
Agora pense você mestre que está rolando uma campanha de D&D 4th normal e os grupo tá lá pelo lvl 8 ou mais, o seu grupo ganha 4 itens mágicos/nível (Neste level o grupo possuí 32 itens mágicos) e eles estão lotados de itens mágicos incomuns que por sua vez grande parte deles proporciona usar poderes diários. Resultado: Os personagens dos jogadores ficarão mais poderosos (irão usar trocentos poderes diários de seus itens mágicos) e mais ricos ( venderão esses itens incomuns por 50% do seu valor e não pelos 20% padrão que corresponde a 1/5 do valor do iten), resumindo tudo : Desequilibrio total. Se o mestre usar a nova atualização estará ferrando o equilibrio do jogo.
Já no Essentials a regra de distribuir tesouros é diferente e os jogadores só ganham SOMENTE 1 item mágico por level, e eu digo o grupo todo só ganha 1 itenzinho e não cada um dos jogadores. Na essentials a regra de raridade funciona pelo fato de usarem uma regra de parcela de tesouros diferente. E a regra de parcela de tesouros da D&D 4th normal usando a regra de raridade de itens mágicos desequilibra o sistema. Logo o mestre deveria usar a regra antiga, não mudar nada sobre os itens mágicos e manter a limitação de uso de poder diário como está (Opinião pessoal). Se por acaso a wizard mudar a regra de parcela de tesouro da D&D 4th normal, aí sim fica bom. Eu mestro 4e estou dando minha opinião pessoal que não vou usar essa atualização por considerar os malefícios dela pra uma campanha "andando". Se eu for mestrar uma campanha nova do 0, usaria essa atualização, somada a distribuição de parcela de riqueza do Rules Compedium, pois assim manteria-se uma certo equilibrio pelo menos.
Mas está aberta a discussão para a opinião dos mestres que estão mestrando campanhas atuais, irão atualizar ou não?