D&D realista ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: D&D realista ?

Mensagempor Iuri em 30 Nov 2010, 14:22

A solução apontada por mim foi o extremo da ideia que estava sendo discutida. "Uma bola de fogo vai queimar as coisas" já que fogo queima é apenas uma forma mais "leve" do meu exemplo.

E pra mim um rpg ser realista não é nenhum critério do quão bem feito ele é. É o mesmo que reclamar que a física de um jogo tipo Sonic não condiz com a física real :P

Ou seja: se acha que resolver EDP's não vai dar um bom jogo, então qual o problema da bola de fogo não foder com a mochila do cara (visto que o primeiro é apenas uma extrapolação da ideia que se deseja no segundo)?

Editado: Mas claro que podem existir niveis intermediarios de "fantasia" dentro dos jogos. Um jogo pode ser "mais realista" que outro, sem que nenhum seja tão exagerado.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Nov 2010, 19:28

Minha opinião usem GURPS, afinal a vida imita GURPS... ok sem essa sério, queria saber como definir realismo.

1 - Letalidade ou Realismo?
2 - Poder/Recursos limitado ou liberdade de buscas com limitações reais?

Acho que letalidade é um conceito que provávelmente ferra as vezes com badasses do mundo real como o Morte Branca
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Deicide em 30 Nov 2010, 19:31

Aluriel de Laurants escreveu:Minha opinião usem GURPS, afinal a vida imita GURPS... ok sem essa sério, queria saber como definir realismo.

Acho que letalidade é um conceito que provávelmente ferra as vezes com badasses do mundo real como o Morte Branca

Pra mim realismo é diferente de letalidade; contudo um jogo "realista" vai ter consequencias piores para os ferimentos do que um "heróico". Isso não significa que cada golpe vai decepar braços ou cortar cabeças, apenas que ser ferido é uma bosta e todos vão evitar ferir-se o máximo possível.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor dmandrak em 30 Nov 2010, 23:15

Deicide escreveu:
Aluriel de Laurants escreveu:Minha opinião usem GURPS, afinal a vida imita GURPS... ok sem essa sério, queria saber como definir realismo.

Pra mim realismo é diferente de letalidade; contudo um jogo "realista" vai ter consequencias piores para os ferimentos do que um "heróico". Isso não significa que cada golpe vai decepar braços ou cortar cabeças, apenas que ser ferido é uma bosta e todos vão evitar ferir-se o máximo possível.

E vai acabar virando The Sims :rolando:
dmandrak

Mensagempor Deicide em 01 Dez 2010, 06:51

dmandrak escreveu:E vai acabar virando The Sims :rolando:

Nem tanto. Meus jogos com mortais com ACN e Storyteller estavam longe de ser "Sims", mas os jogadores eram bem cautelosos. Isso adicionava ao clima de suspense do jogo: eles sabiam que se fossem descuidados iam acabar pegando alguns dias de hospital ou pior.

Obviamente, não é um clima que serve para jogos mais heróicos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor kira_shaolin em 01 Dez 2010, 07:20

Eu joguei ontem uma mini-aventra realista, mestrada improvisadamente. É MUITO LEGAL!

É assim: pegue um personagem pronto (sempre os mesmos pra evitar gasto de tempo).
Depois, entre na dungeons, e veja de que modo bizarro você morre!!!!!

é dahorinha :P
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
kira_shaolin

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Dez 2010, 07:55

Tomb of Horrors?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Armitage em 01 Dez 2010, 08:08

Não acompanhei a discussão toda, mas com relação à discussão "Realismo = Complexidade?" eu vejo da seguinte forma: Nem sempre.

Tem sistemas que são realistas em seus processos (cálculo pra tudo, ex: Gurps Avançado) e sistemas que são realistas e seus efeitos (o que importa é o resultado final ser plausível, ex: Nemesis/Unknown Armies). Este ultimo grupo tende a ser simples, enquanto o primeiro tende a ser complexo. E ainda tem aqueles que são um meio termo dessas duas concepções (ORE ? Interlock/CP2020 ? Mongoose Runequest ? ). Então isso é um tanto relativo.

Um exemplo é o combate de Riddle of Steel - considerado mais realista de todos (inclusive pela ARMA - associação de artes marciais renascentistas ) - e ainda assim é ágil e dinâmico.

Editado: Editado por alusão a pirataria. Ken-Ohki
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 01 Dez 2010, 08:54

hey!
sem menções à pirataria aqui!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Monge da Dungeon em 03 Dez 2010, 08:32

Caro Smaugh:

Talvez pq no D&D dano não significa corte, nem amputações etc...

OK, mas o que ele seria então? O dano é descontado dos pontos de vida que é uma medida de vitalidade e quanto de dano um personagem pode suportar antes de cair (estou usando o 3.5 como referência). Mas o que seria o dano?

O sistema de combate básico do D&D se baseia em força para ataques corpo a corpo. Tecnicamente, seria a capacidade do personagem, talvez, romper a defesa de um oponente como se a força do golpe fizesse a arma atravessar a couraça do adversário e daí surgiria o dano...
O que se danifica no personagem?

Para mim, no D&D, os combates são como os Dead Fantsy um pouco mais light nos níveis baixos e ficando como no vídeo nos níveis épicos.

Segue o Vídeo:

Por isso gosto de classificar o D&D como heroísmo mítico. Os personagens são além de qualquer ser humano “normal”, sendo quase superheróis.

Flws
Monge da Dungeon

Mensagempor Batousa em 03 Dez 2010, 08:48

kira_shaolin escreveu:Eu joguei ontem uma mini-aventra realista, mestrada improvisadamente. É MUITO LEGAL!

É assim: pegue um personagem pronto (sempre os mesmos pra evitar gasto de tempo).
Depois, entre na dungeons, e veja de que modo bizarro você morre!!!!!

é dahorinha :P

O erro é querer jogar algo realista da mesma maneira que jogaria um heroico.(falando em termos de letalidade)
Por que voce entra numa dungeon a passos largos em um D&D?? por que sabe que voce tem enormes chances de sobreviver - Ai faz como queles players guerreiros aloprados que sai pulando na frente de todo bolo de monstro que ve-. Outra coisa é voce parar na porta da dungeon e pensar "Vale a pena entrar?".

Se voce quiser jogar um jogo mais letal, voce nao pode pensar como um heroí, voce tem que pensar como um ser fragil e que mesmo lutando contra um misero goblin, voce pode tomar uma flechada no pescoço e ir pro saco.
Como jogar cyberpunk 2020, a qualquer hora voce toma um tiro na cabeça e vai pro beleleu, entao não caçe confusão atoa.

Por isso que eu acho que nao se deve usar D&D para simular algo real. Jogar D&D é jogar fantasia, entao os jogadores vao pensar de modo fantastico o que levara a consequencia desanimadoras.
Imagem
Batousa

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários