iferentemente dos japoneses. Só como curiosidade, as espadas samurais e afins tinham um corte mais duradouro e, por isso vemos armaduras de madeira com camadas de panos de seda fina. Era para dificultar o corte e não a paulada.
Apenas comparado a espadas Coreanas, Chinesas e Japonesas que fique claro.
Que eu me lembre isto também é um engano. Pelo que me consta as espadas japonesas eram usadas mais como enfeite, nas guerras eram muito mais usadas as lanças.
Quando os Samurai de armadura e guerreiros existiam (Era sengoku e no periodo anterior) a arma de escolha era Yaris e Naginatas. Até mesmo Mushashi comenta sobre guerras e deixa claro que a arma de escolha para um Samurai em um conflito de grande escala é uma Yari.
Outros Samurai como Oda Nobunaga argumentava que armas corporais eram totalmente complementares e condicionavam suas tropas a usarem armas de fogo. Oda premiava seus generais com canhões de mão para você ter uma idéia.
A idealização da Katana veio porque Katanas eram consideradas armas justas para Duelos. Pense: Uma lança requer mais espaço do que uma Katana, e era mais facil enfeitar e embelezar uma katana do que uma lança, que era uma arma comum. A Katana sempre foi um simbolo de status.
Isso não impediu de outros duelistas usarem outras armas, mas era a arma predileta. Musashi perdeu para um usuário de Bos por exemplo e comentou sobre a eficacia de diferentes armas e seus usuários.
Tenha em mente que já existia um movimento "adorador" de Katanas na era de Tokugawa, pois não havia mais guerras e sim duelos. E não havia tantos armamentos de fogo como antes.
Associe o fato de historiadores tanto ocidentais quanto Japoneses terem criado quase que um culto ao Samurai na decada de setenta, é facil entender porque as pessoas assumem que as Katanas eram mais do que eram.
A cavalaria Takeda pode ser considerada o maior exemplo de "Samurai Médio" que nós temos e eles preferiam a Yari.
Ou melhor ainda, o Samurai arquetipal, Honda Tadakatsu usava uma naginata feita sob medida.