Elfo, um grupo com quatro casters se sobressai em todos os aspectos sobre um grupo sem casters. Ou isso também é otimização teórica?
Em que momento neguei que Conjuradores não se sobressaem a Não-Conjuradores?
Eu deixei bem claro no começo da mensagem que os Conjuradores são superiores a não-conjuradores (" a situação dos conjuradores
não era tão superior quanto praticamente todo mundo aqui está insistindo.") e então passei a listar por que a vida dos Conjuradores não é supercute e eles não são Deuses desde o nível 1.
Eu acho que as pessoas deveriam jogar e/ou se informar mais antes de postar essas coisas, é cada ingenuidade que dá pena.
Concordo explicitamente nisso. E adicionaria que é incrivelmente recomendável ler o que alguém escreveu antes de aconselhar algo.

Bardos e Ladinos realmente sofrem diante de conjuradores, ladinos mais que bardos, já que o segundo também é um conjurador (capado, mas é). Por outro lado o ladino pode "fazer de conta" que é um conjurador (Que apesar de ser meia-boca, em alguns casos pode ser até melhor que ser um conjurador, já que esse "faz de conta" não se limita a uma classe conjuradora).
Bardo é uma das classes mais subestimadas do sistemas, justamente devido à tara de otimizadores teóricos por avaliar personagens isoladamente e por se limitar a parâmetros facilmente analisáveis e deixarem de lado fatores como interações não-combativas ( interação social, obtenção de informações, transporte e deslocamento),versatilidade e teamplay.
E ele também pode brincar de conjurador muito melhor que o Ladino, aliás, tanto por ter uma boa lista de magias, ser focado em Carisma e também ter Usar Instrumentos Mágicos como perícia de classe.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.