Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Dungeons & Dragons - O que vc gosta e o que vc odeia!

Mensagempor Leisses em 19 Nov 2010, 08:57

D&D3e
Gosto:

Raças, Classes, Talentos, Perícias, Combate, Equipamentos, Magias, ambientação medieval, Monstros.
Não gosto:
Falta de equilíbrio

Comments: A grande diferença de poder entre as classes causa alguns transtornos in-game, ter alguém no grupo com um personagem descartável é um pouco incômodo mesmo para os demais jogadores (afinal normalmente eles são AMIGOS do cara).

D&D4e
Gosto:

Raças, Classes, Talentos, Perícias, Combate, Equipamentos, Magias, ambientação medieval, Monstros.
Não gosto:
Excesso de opções

Comments: O excesso de opções é o maior empecilho para atrair meus amigos acostumados com a 3e para a 4e. Sei que não parece muito coerente, mas eles olham as classes e ficam achando que precisam decorar tudo aquilo para jogar. Mas pelo que vi o "4.5" que está para ser lançado vai facilitar essa transição, já que ele vem com "builds" prontas acredito que vai ser mais fácil fazer essa transição (pena que meu livro do jogador não vai ser muito útil =S)
Leisses

Mensagempor AKImeru em 19 Nov 2010, 10:31

Conte mais, caro Oda.

O jogo é escrachado demais.

Lumine Miyavi escreveu:
Quantos RPGs te dão tanto material por 26 reais?

FATAL. Just saying.

Enfim, acho que o movimento anti4e aqui no Brasil é por esse motivo: um preço mínimo pra uma quantidade assustadora de material inédito, enquanto que os maiores (melhores e únicos) cenários de campanha nacionais continuam repetindo com ctrl+V as mesmas informações há 10 anos.

Cara, eu comentei isso numa thread do 4chan (no traditional games, /tg/, uma das áreas mais civilizadas e menos 4chan de lá) e o pessoal respondeu de forma unânime: "como diabos isso ainda vende?".

Porque eles estão sendo influenciados. E se divertem com isso. Não vêm o porque de querer mudar, ou buscar outro sistema. Para eles TRPG está bom, e se Cassaro diz que 4e é ruim, é porque deve ser.

Comments: O excesso de opções é o maior empecilho para atrair meus amigos acostumados com a 3e para a 4e. Sei que não parece muito coerente, mas eles olham as classes e ficam achando que precisam decorar tudo aquilo para jogar. Mas pelo que vi o "4.5" que está para ser lançado vai facilitar essa transição, já que ele vem com "builds" prontas acredito que vai ser mais fácil fazer essa transição (pena que meu livro do jogador não vai ser muito útil =S)

Avise para seus amigos uma invenção incrivel chamado "papel" onde eles podem imprimir seus poderes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Nov 2010, 10:37

Porque eles estão sendo influenciados. E se divertem com isso. Não vêm o porque de querer mudar, ou buscar outro sistema. Para eles TRPG está bom, e se Cassaro diz que 4e é ruim, é porque deve ser.

O maior problema de Tormenta é a reciclagem de imagens e textos desde... sempre. E quando muda, várias coisas não fazem sentido. "Nagahs, aquela antiga raça para jogadores? Agora elas são do mal, riariariariaria!"
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Metal Sonic em 19 Nov 2010, 10:41

E as regras. As malditas regras. Tradição Perdida, Samurai (pré-TPRG), Nobre de Valkaria são os primeiros que me vêm a mente.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor argrim em 19 Nov 2010, 12:45

Locke Winchester escreveu:Engraçado tu elencar os dois em seguida, paguei uma assinatura do insider com mais 4 caras aqui da spell (sim argrim, agora você também é mais um cara aqui da spell) pagamos 26 reais cada um, temos todo o material mecanico que a 4e já lançou, pra acesso online de todos nós por um ano.

Droga! Mas quais o benefícios disso, desconto em cinema? ou suplementos de RPG ?

Locke Winchester escreveu:Quantos RPGs te dão tanto material por 26 reais?

Realmente, dividido entre um grupo não da para reclamar do valor, se gasta mais que isso em gasolina e suprimentos (rango) para uma sessão.

Sou novato na 4°edição, então minha impressões podem estar erradas.

O que eu gostei nela, em relação as edições anteriores:
- Equilíbrio maior entre as classes;
- Fim da mesmice de ficar só fazendo ataque básico, que acontecia com algumas classes;
- Os personagens prestarem para alguma coisa desdo inicio do jogo;
- Dinâmica do combate;
- Respeito maior pelo personagem, não morre para qualquer coisa;
- Sem aquelas idiotices de quase qualquer monstro inutilizar permanentemente(ou quase) o personagem, cegando, amputando ou fazendo a cabeça dele cair e sair voando;
- Utilização da tecnologia como um aliado e não um inimigo, que vai acabar com o jogo.

O que não gostei:
- A construção pode causar um abismo grande entre os personagens;
- Quantidade de suplementos e novas habilidades acabam deixando muito mais opções para algumas classes que outras;
- Maioria das habilidades resume em causar dano e mais alguma coisa, buff e suporte ficaram muito em segundo plano.

Na minha opinião, o D&D mudou muito o foco com o passar das edições, lembra muito o que aconteceu com a franquia do Residente Evil e acho que nos jogos de video game em geral.

O primeiro Residente era marcado pela precariedade, tudo era contado e escaço, bala, cura e até saves. Muito da diversão (e dor de cabeça) vinha da gerência disso, mas principalmente no início do jogo, com passar do tempo o acúmulo de recurso fazia isso se perder e mudava a identidade do jogo.
As edições posteriores o foco foi mudando para dinâmica e desafio do combate atual e a evolução do próximo, mantendo a estrutura do jogo mais linear.

É mais ou menos isso que aconteceu com o D&D. Aquela coisa de estar no meio de uma dungeon, sem nada de cura e todo mundo com uma miséria de HP não acontece com a mesma frequência, mas aqueles combates que só servem de checkpoint para tirar umas curas e uns HPs do grupo, também não.

Particularmente, me divirto com as duas abordagens.
argrim

Mensagempor ProxAlestorm em 19 Nov 2010, 12:45

Hehe, entendam que quando falo de adaptação de D&D para os dias de hoje, estou falando de Dungeons and Dragons, com magos, guerreiros, paladinos, clérigos etc, e não de sistema D20. Em Storyteller por exemplo é possível jogar com vampiros contemporâneos ou dark age.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Smaug em 19 Nov 2010, 13:00

Hehe, entendam que quando falo de adaptação de D&D para os dias de hoje, estou falando de Dungeons and Dragons, com magos, guerreiros, paladinos, clérigos etc, e não de sistema D20. Em Storyteller por exemplo é possível jogar com vampiros contemporâneos ou dark age.

Sim, mas vc não joga com um vampiro cavaleiro da inglaterra nos dias de hj, do mesmo modo que vc não joga com um humano paladino no d20 modern... e o que te impede de fazer uma ambientação de D&D nos dias atuais se até o livro do mestre 3.5 oferece isso como opção?? Seria uma coisa meio supers, mas ainda sim válida...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Wakko em 19 Nov 2010, 13:34

ProxAlestorm escreveu:Hehe, entendam que quando falo de adaptação de D&D para os dias de hoje, estou falando de Dungeons and Dragons, com magos, guerreiros, paladinos, clérigos etc, e não de sistema D20. Em Storyteller por exemplo é possível jogar com vampiros contemporâneos ou dark age.
Shadowrun?
Wakko

Mensagempor Leisses em 19 Nov 2010, 14:40

Oda Nobunaga escreveu:Avise para seus amigos uma invenção incrivel chamado "papel" onde eles podem imprimir seus poderes.

Nahhh...eles possuem birra mesmo...rsrs...eu fui jogar pathfinder com eles e imprimi as magias do meu clérigo pelo d20pfsrd.com em formato de cartas e já veio um me zoar...

Mas quando eles "tentaram" jogar a 4e o que mais pegaram no pé foi essa questão de muitas opções (meio que preguiça de aprender o sistema e os poderes mesmo).
Leisses

Mensagempor AKImeru em 19 Nov 2010, 15:14

Bem é claro que eles vão odiar um sistema que não querem gostar ou/e aprender.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ProxAlestorm em 19 Nov 2010, 16:06

Oda Nobunaga escreveu:Bem é claro que eles vão odiar um sistema que não querem gostar ou/e aprender.

ROFL! :laugh:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor ProxAlestorm em 19 Nov 2010, 16:08

Wakko escreveu:
ProxAlestorm escreveu:Hehe, entendam que quando falo de adaptação de D&D para os dias de hoje, estou falando de Dungeons and Dragons, com magos, guerreiros, paladinos, clérigos etc, e não de sistema D20. Em Storyteller por exemplo é possível jogar com vampiros contemporâneos ou dark age.
Shadowrun?

Humm, Shadowrun não seria futurista? Ou estou enganado?
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Wakko em 19 Nov 2010, 16:35

ProxAlestorm escreveu:
Wakko escreveu:
Shadowrun?

Humm, Shadowrun não seria futurista? Ou estou enganado?
sim, mas é um exemplo que com um pouqinho de vontade e paciência você pode jogar com um elfo wizard/fighter/eldricth knight em londres.

além disso, em shadownrun, a porra toda mágica e mítica volta para a terra em... 2011!
Wakko

Mensagempor louc0 em 19 Nov 2010, 16:44

Sei lá, reclamar que D&D não é moderno é equivalente a reclamar que um sorvete de morango não tem gosto de chocolate.

PROTIP: tu está chupando o sorvete o errado.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor ProxAlestorm em 19 Nov 2010, 17:10

Ruben_Ladwig escreveu:Sei lá, reclamar que D&D não é moderno é equivalente a reclamar que um sorvete de morango não tem gosto de chocolate.

PROTIP: tu está chupando o sorvete o errado.

Hehe Ruben, isso é só pro sistema ter um contra. :haha: Imho ele já tem pros demais. :linguinha:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários