Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 18:51

29 Jul 2010, 17:47 por GoldGreatWyrm
Eles tem condições de saber o nome dos senhores demoníacos, duques do inferno, e o prato predileto do Pelor, mas não a resistência de um troll?

Geralmente grupos que consigam esse tipo de informação já tinham como saber há muito tempo sobre as fraquezas dos trolls ou outras coisas, pois esses conhecimentos que você citou sào um pouco mais difíceis de se conseguir, geralmente tendo CDs maiores pra se saber tais detalhes (mas alguns lordes demoníacos foram divulgados ao longo de séculos ou milênios, a ponto de terem vários cultos adorando-os. Mas geralmente saber sobre do que se trata um culto de Orcus é praticamente tão fácil quanto saber que um troll é ferido por fogo ou ácido, CD 15)
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor Gladius Dei em 29 Jul 2010, 18:59

Argh,

L.U.L. = leia um livro.

Madruga,
Gladius, é porque você interpretou muito a ferro e fogo um lance que era metade brincadeira e aproveitou para masturbar um conhecimento. Aí ninguém gosta.

Considerando que vou fazer mestrado em História Medieval, é que ainda tenho que me acostumar com a quantidade de informação falsa que é propagandeada sobre a Idade Média. Qualquer dia desses eu alcanço a paciência de Jó que meu orientador tem... oh, bem. Ignorem minhas adições que não servirem à discussão, e bola pra frente.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 29 Jul 2010, 19:04

Não é que a tradição oral não preste, é que ela está mais sujeita a erros. Como falaram, em um lugar muito atacado por trolls, se alguém tentar resistir se baseando em uma lenda falsa, a pessoa morre e provavelmente alguém testemunha isso, daí é mais difícil existirem lendas falsas, como falaram. Já em um lugar pouco atacado, é possível que chegue um boato desses, o boato se espalhe, ninguém nunca a teste por um bom tempo e, a não ser que alguém vá lá e passe a informação correta, é possível que seja difundido nesse local a falsa lenda.

Vale repetir:
Além disso, muitos cenários de RPG também não possuem o mesmo rigor cientifico do nosso mundo fazendo com que a informação transmitida seja menos acurada.

That.

Mas olha, estamos generalizando porcamente aqui. Depende da quantidade de magia no cenário que é usada como informação, depende dos níveis de alfabetismo e depende, fuck, do TAMANHO do grupamento humano. É muito menos provável que em uma grande cidade do mundo de fantasia XYZ as pessoas tenham lendas incorretas do que em uma vila pequena no meio do nada. Alguém aí falou do índio que sabia o que fazer pra sobreviver no ambiente em que vive. Mas ele não sabe o que fazer se uma ameaça estranha a ele surja, a não ser que ela passe a conviver com aquele grupo por um tempo para que eles consigam aprender através de tentativa e erro. Os pontos são o quanto foi tentado pra se conseguir informações mais acuradas e o quão bem grupamentos que vivem em meios distintos conseguem se comunicar.
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 19:06

Gladius, o que as pessoas usavam na idade média (século por século)? E pq eles passaram a usar em algum momento ceroulas e poulaines? E aqueles vestidos imensos que as mulheres usavam com aqueles chapelões e cabelo todo coberto?

Mas quanto a esse conhecimento das estratégias muçulmanas que alguns ingleses tinham: Eram conhecimento comum que todo mundo espalhava pelas tavernas ou coisa que apenas ente integrada aos meios militares (soldados, oficiais, nobres envolvidos diretamente e que financiam isso, etc) era sabida?
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 19:09

Ei, Draco, acho que em alguns posts eu tentei deixar claro é que o cenário seria como FR da vida justamente para não ficarmos a semana inteira com discussões infrutíferas.

Gladius, o Madruga resumiu muito bem o que eu pensei na hora. Não chola, tá?
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 29 Jul 2010, 19:11

Ei, Draco, acho que em alguns posts eu tentei deixar claro é que o cenário seria como FR da vida justamente para não ficarmos a semana inteira com discussões infrutíferas.

Considerando que FR é um cenário com lugares tremendamente diferentes um dos outros...não acho que adiante muita coisa.
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 19:26

Tá, Draco. Pega aqui o baldinho e a pazinha e vai brincar na caixa de areia.

Esse muleque anda tão rebeldinho.
Imagem
arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Jul 2010, 20:06

er... só uma coisa
praticamente desde a "descoberta" do fogo se sabe que fogo afasta animais...
e se afasta animais, eles o temem
se eles temem, ele deve machucar...
então... pq não tacar fogo em qualquer bicho que tente te atacar?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 20:08

Por que ninguém acredita naquele bardo bêbado, Picha.

Tá, pessoas, falem só para mim, ninguém vai ver, vocês são old school que querem avacalhar com os players, né? Mas se querem avacalhar com os players, por que não botam uns monstros realmente raros ou inventem algum para manter o sagrado mistério da campanha de vocês?
Imagem
arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 29 Jul 2010, 20:25

arghsupremo escreveu:Tá, Draco. Pega aqui o baldinho e a pazinha e vai brincar na caixa de areia.

Esse muleque anda tão rebeldinho.

Herpa derpa.
Tá, pessoas, falem só para mim, ninguém vai ver, vocês são old school que querem avacalhar com os players, né? Mas se querem avacalhar com os players, por que não botam uns monstros realmente raros ou inventem algum para manter o sagrado mistério da campanha de vocês?

Também acho muito melhor se for tão importante e tem esse risco, mas não deixa de ser metajogo se você dá pro seu personagem um conhecimento que ele não deveria ter.
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor louc0 em 29 Jul 2010, 20:39

Argh, não tem porque ficar provocando no tópico. Vamos manter a discussão no assunto, e não nas pessoas que estão discutindo.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Monstros e Metagame

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Jul 2010, 20:46

DracoDruida escreveu:
arghsupremo escreveu:Tá, pessoas, falem só para mim, ninguém vai ver, vocês são old school que querem avacalhar com os players, né? Mas se querem avacalhar com os players, por que não botam uns monstros realmente raros ou inventem algum para manter o sagrado mistério da campanha de vocês?

Também acho muito melhor se for tão importante e tem esse risco, mas não deixa de ser metajogo se você dá pro seu personagem um conhecimento que ele não deveria ter.

tah mas tipo...
eu acabei de dar um exemplo irl bem antigo...
então...
se o bixo levanta algumas vezes, pq não usar fogo nele?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Monstros e Metagame

Mensagempor Skar em 29 Jul 2010, 20:49

Lembro de um anão meu que seguia a filosofia de quem sem cabeça e queimado nada volta. Qualquer bicho que ele percebia q se regenerava mandava raio ardente e mandava cortar a cabeça só por via das duvidas
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 29 Jul 2010, 21:23

Sr. Pichu escreveu:tah mas tipo...
eu acabei de dar um exemplo irl bem antigo...
então...
se o bixo levanta algumas vezes, pq não usar fogo nele?

Claro, tá ótimo. Mas se você não usar essa desculpa ingame e os personagens sem motivo aparente começarem a usar só ataques de fogo, daí é metajogo. No final das contas o problema não é o time inteiro usar ataques de fogo, é ter uma razão pra que todo mundo comece a atirar fogo ao invés de lutar como normalmente lutam sem motivo pra isso.
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jul 2010, 21:40

Pra que você usa fogo? Pra matar BEM matado.

Se o bicho regenerar os ferimentos oriundos de um golpe normal e isso for claramente visível, atacar com fogo é metagame? Ou continuar batendo é o 'certo', mesmo os personagens VENDO que o bicho regenera?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias