"RPG e educação" é balela?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Jun 2010, 16:04

Em sala de aula, tudo pode ser utilizado se o professor estiver disposto a aceitar o trabalho que terá ao adaptar essa ferramenta.

Falar como é difícil. ;D

Enfim, só eu tou achando estranho tantos... marinheiros de viagem única aparecer aqui pra defender um certo ponto e nunca mais voltarem? :3
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 02 Jun 2010, 16:07

Minha professora de espanhol começou a tentar usar RPG hoje mesmo...A turma riu da cara dela e foi assistir o jogo do Brasil.

Victor Paradox escreveu:Sobre o RPG ser Arte, dialoguei um pouco com o Lederon sobre isso. Estava pensando na idéia dos Roleplaying games não como Arte, mas como veículo de apreciação de Arte. No entanto, cheguei a conclusão de que não é possível, seria interessante se fosse, mas não é. RPG não é arte, é um jogo de interpretar papéis, um hobby e é bom do jeito que é.

Mas o que arte tem de tão god-tier? Qual a punhetação que o povo tem de tentar enquadrar as coisas que gosta no conceito de arte? I mean, sendo arte ou não, faz alguma diferença? Desde quando arte é superior a um jogo?
Kear

Mensagempor Madrüga em 02 Jun 2010, 18:01

Kear escreveu:Mas o que arte tem de tão god-tier? Qual a punhetação que o povo tem de tentar enquadrar as coisas que gosta no conceito de arte? I mean, sendo arte ou não, faz alguma diferença? Desde quando arte é superior a um jogo?

Você é que está vendo superioridade onde não tem. Isso é atitude defensiva. É meramente uma questão de "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Só.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Pastrame em 03 Jun 2010, 10:11

Sinceramente, esta discussão atingiu pontos interessantes e algumas pessoas mostraram aqui que usam (ou buscam formas de usar) o rpg em sala.

Claro que existem casos em que nada deu certo. Mas o pessoal está nivelando a conversa por aqui. (me lembro uma vez que tentei montar uma bússola com a sexta série e não deu certo, mas isso não significa que eu não vou tentar de novo)

A discussão está caminhando para a opinião pessoal, creio que uma resposta com propriedade só pode ser dada por projetos como o do Allefcapt (e que pelo depoimento dele já está funcionando muito bem).

Como educador eu digo que propostas como o rpg são funcionais. E como qualquer tentativa de "fazer diferente", nas formas de ensino, esta proposta vai sofrer com problemas e críticas, isso significa que existe uma busca para melhorar.

Vamos lembrar que para o rpg existe um livro de regras que é aceito por todos os participantes, já, em sala, por melhor que sejam os manuais de ensino o professor vai enfrentar variáveis diferentes. O importante é não desistir!
Pastrame

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 03 Jun 2010, 14:42

Pastrame escreveu:E como qualquer tentativa de "fazer diferente", nas formas de ensino, esta proposta vai sofrer com problemas e críticas

E sempre terá aqueles que obterão sucesso com a ferramenta e aqueles que não serão tão felizes.
Isso depende de variáveis. Acho que é algo que tem que vir/ser aceito pelos dois lados da moeda.
Tanto da vontade e disposição do professor (sem falar no "dom"), quanto por parte dos alunos.
Como já citado anteriormente, o uso do rpg em sala de aula não é algo que irá fazer milagres, mas sabendo utilizá-lo e fazendo-o no momento certo, acho que pode ser um bom auxílio.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

Mensagempor Dahak em 04 Jun 2010, 02:00

Educar e ensinar vai além dos conceitos factuais. Há também os conceitos atitudinais e os procedimentais que são importantíssimos e quase sempre são negligenciados numa aula convencional. E negar a existência deles é veiculá-los de forma negativa.

Demanda muito trabalho e reflexão aplicar o RPG com conceitos factuais, é bem verdade. Mas os atitudinais e procedimentais são inerentes ao jogar RPG.
Life. Live.
Dahak

Mensagempor alyssonrpg em 04 Jun 2010, 07:09

Eu identifico o RPG como forma de Cultura.

Contar histórias é considerado uma forma de cultura (pelo ministério da cultura). RPG é uma contação de histórias bidirecional. Unidirecional é quando a comunicação flui em uma única direção (Do autor do livro para o leitor, dos atores de teatro para os espectadores). Bidirecional é uma comunicação que flui em ambas as direções: Do narrador para o jogador, e do jogador para o narrador.

Além do RPG ser uma forma de cultura (práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço), ela também possibilita o estudo da cultura de outros povos, crenças, etc..

Sim, RPG é uma forma de educação (resumidamente, processo de ensinar e aprender) também.
Alysson Cunha
http://www.rrpg.com.br - Jogue RPG de mesa pela internet
alyssonrpg

Mensagempor Madrüga em 04 Jun 2010, 10:41

Dahak e Alysson, é exatamente isso que eu identifico como balela. É fácil ter um discursinho na ponta da língua, mas botar a droga do jogo em prática dentro de uma sala é OUTRA coisa.

Não tem "atitudinal e procedimental" quando você precisa captar a atenção de QUARENTA alunos ou convencer uma coordenadora com cérebro de minhoca a usar a ferramenta. Não tem "forma de Cultura" quando você só dispõe de cinqüenta minutos num dia e passa metade tentando fazer a molecada calar a boca.

Imagem
Madrüga

Mensagempor arghsupremo em 04 Jun 2010, 13:57

Em modo prático, alguém já usou o RPG como ferramenta para educar outras matérias além de história?

Consigo ver de uma forma bem pouco prática o ensino de matemática e pior ainda o português.

Fica só nisso.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Ka Bral o Negro em 04 Jun 2010, 19:08

Se algum dia eu vier a dar aulas de Português ou Literatura não vejo como utilizar o RPG de forma prática na sala de aula. Ratifico minha posição de que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Ka Bral o Negro

Mensagempor arghsupremo em 04 Jun 2010, 23:25

Ao meu ver todos os benefícios que podem ser aplicados (trabalho de equipe, socialização e etc...) podem ser adquiridas com outras atividades como escolinhas de esporte, xadrez ou turminha da bullynada.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Kear em 05 Jun 2010, 01:05

arghsupremo escreveu:Ao meu ver todos os benefícios que podem ser aplicados (trabalho de equipe, socialização e etc...) podem ser adquiridas com outras atividades como escolinhas de esporte, xadrez ou turminha da bullynada.

O que precisamos então é uma escolinha de RPG :frenzied:
Kear

Mensagempor alyssonrpg em 05 Jun 2010, 09:08

RPG se encaixa mais para aulas de História e Geografia.

Se eu fosse um professor de história, explicando a segunda guerra mundial.. Uma aventura na segunda guerra cairia bem. O detalhe é que não dá para fazer 1 aventura para 40 pessoas...

É uma forma de educação que abrange menos pessoas ao mesmo tempo (por turma), mas que ensina melhor do que uma aula em sala de aulas.

Para gravar algo na memória de uma pessoa, quanto mais detalhes, sentimentos, cores, imaginação a pessoa tiver, mais duradoura será a memória do sujeito (A memória de longo prazo, na ciência). O RPG promove detalhes que permitem que a história do RPG fique gravado na mente, como memória de longo prazo..

Eu lembro de TODAS as histórias de RPG que eu já participei como Jogador, porque será? ^^
Alysson Cunha
alyssonrpg

Mensagempor Madrüga em 05 Jun 2010, 09:20

Engraçado, eu não lembro da maioria das histórias. Usar você mesmo como critério para efetividade da ferramenta não é lá muito... preciso.

Eu quero entender o plano de aula para explicar a segunda guerra com RPG sem que vire "bastardos inglórios". Como eu disse, muita balela e pouco exemplo prático.

Imagem
Madrüga

Mensagempor alyssonrpg em 05 Jun 2010, 09:27

Exemplo. Eu vou narrar 1 aventura focando a FEB - Forças Expedicionárias Brasileiras, um grupo militar criado pelo Brasil para ir À segunda Guerra.

Na aventura, os jogadores irão:
- Conhecer pelo menos 2 cidades que o Brasil conquistou na guerra (Monte Castelo e Massarosa, por exemplo)
- Conhecer os motivos que levaram o Brasil à guerra, e porque demorou a entrar na guerra
- Saber qual o símbolo usado pela FEB e porque foi escolhido tal simbolo
- Conhecer mais termos sobre guerra (Hierarquia militar, nomes usados em estratégias de guerra, etc.. Saber o que é um Destróier)
- Conhecer batalhas famosas que o Brasil ajudou a vencer, e as quais o Brasil teve que recuar..

etc....
Alysson Cunha
alyssonrpg

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias