Não adianta por onde olhe, será ficção científica. Só não seria se usassem ônibus espaciais e as aventuras fossem ir e voltar de uma estação na órbita da terra. Presumir qualquer tecnologia, mesmo de um futuro próximo, entra em ficção científica.
E eu imagino que você está pensando em Hard Sci-Fi. Ou seja, ficção científica mais pé no chão e realista, com elementos de space opera. Porque space opera é um termo que abrange mais do que histórias no espaço sideral... refere-se a aventuras épicas com mocinhos salvando mulheres em perigo, lutando com aliens feiosos... uma transposição do épico(tema comum em operas) mas no espaço. Também é ligado a tecnologias especulativas demais, poderosas demais, enfim, menos pé no chão.
Se procura algo como 2001 odisséia no espaço, a definição seria hard sci-fi.
Todos os exemplos que você deu são menos hard sci-fi... O rpg mais próximo do que você procura, até onde eu sei, é o Traveller. Traveller entraria mais em space opera, mas suas regras e boa parte da tecnologia são mais realistas e detalhados. Usando ele como referência, é só cortar as partes mais viajadas e você tem hard sci-fi puro. O jogo é de 77, mas tem fãs até hoje, comunidades mais ou menos ativas e até onde eu sei, mesas ainda rolando. Vira e mexe tem gente trocando figurinhas, como mapas para naves e outros detalhes... se eu não me engano, ele já teve uma adaptação para gurps.
aqui tem um fórum de fãs, já consegui mapas bacanas nesse site.não explorei esse site direito, mas parece ser uma coleção de links para fansites de traveller.O traveller chega a incluir regras e simulação para postos oficiais e históricos, se quiser. Tipo, na criação de personagem você rola que eventos aconteceram na carreira(passado) do personagem, resultando qual a posição dele atual como astronauta, dinheiro inicial e até mesmo se já tem naves ou subalternos. Já aviso de antemão que envolve muitos detalhes, principalmente no quesito naves e viagens espaciais, mas é uma leitura bem interessante. Eu particularmente prefiro menos detalhes técnicos nas minhas mesas sci-fi, mas traveller ainda assim é uma boa fonte de mapas e idéias para naves.