E a 4th?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 29 Out 2007, 14:29

Anonimous000 escreveu:Com Total Klutx todas as falhas em testes que envolvam DX são críticas, Daredevil permite rerrolar todas as falhas críticas que ocorram enquanto você faz coisas desnecessariamente arriscadas, pela lógica você rola até passar no teste, pois sempre que falhar é uma falha crítica, que pode ser rerrolada.

:aham: :aham: :aham:

Soh nao pode esquecer do "desnecessariamente arriscado" pois eh isso que ativa o Daredevil.
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor 3libras em 29 Out 2007, 22:20

edit total: página 120 do characters, vantagens que impedem desvantagens de funcionar são proibidas.

ou seja só seria permitido pegar total klutz com a limitação "exceto em situações de risco desnecessário".

abraços.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 30 Out 2007, 11:14

3libras, é óbvio que isso é proíbido, por isso é um dos tais combos, má interpretação de regras, ou simplesmente ignorá-las, para ganhar beneficios.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 30 Out 2007, 11:39

Acontece que o Daredevil nunca impede o total klutz de funcionar. De fato, voce PRECISA que o total klutz funcione completamente pra usar o Daredevil (ao maximo). O que ocorre eh um sinergismo muito grande entre essas duas caracteristicas, mas em momento algum uma anula ou nega a outra.

Voce inventa de pular por cima da mureta dando um mortal e atirando na cabeca do bandido. O mestre manda fazer um teste de acrobacia (nh 13) e outro de armas de fogo (pistola, nh 15) com redutor de -11 (soh um exemplo, -3 por vc estar atirando enquando rodopia e -8 por mirar na cabeca). No primero sai um 14, vc falha (e isso vira uma falha critica, total klutz). Mas ai vc rola novamente (pq dar um mortal pra atirar no cara EH um risco muito desnecessario, daredevil) e tira 8, passou. Entao vc faz o teste do tiro e tira 10, outra falha (o nh efetivo esta em 4) e vai rolando denovo ate tirar um 3 ou 4 (sucesso decisivo). :victory:

Apelativo? Sem sombra de duvida. Ilegal? Nao mesmo. Passivel de veto pelo narrador? Obviamente que sim (como qqr outra coisa).

E como ficaria a descricao da cena? Eu faria algo assim: Voce tentou dar um mortal por cima da mureta, mas deu muito impulso e depois da cambalhota no ar nao conseguiu se manter em pe ao cair no chao. Nao teve tempo de dar um passo com qualquer perna que fosse e caiu pra frente lentamente, como uma arvore ao ser cortada, batendo a mao que segura a arma contra uma pedra. Isso fez a arma disparar e atingir o bandido bem no meio dos olhos. Quando vc se levanta percebe algo marrom, pastoso e fedorento esparramado na parte da frente das suas calcas...

Sem duvida alguma o personagem acaba sendo tao estabanado, vesgo e desajeitado que as coisas resultam no que ele queria... mas nao se processam como ele queria... nao vai poder nunca fazer pose de bonzao XD
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 30 Out 2007, 12:04

Daredevil nega os efeitos de Total Kultz, portanto invalidando a desvantagem, mesmo que apenas parte do tempo. Portanto você não recebe os pontos de Total Klutz, ou então recebe um valor reduzido e ele não faz efeito quando Daredevil entra em ação, cancelando o combo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

E a 4th?

Mensagempor 3libras em 30 Out 2007, 18:30

sim, exatamente e efeito da desvantagem é negado.

o cara fazer tudo certo mas parecer fazer de uma forma estabanada é, a meu ver, no máximo uma uma DX bem alta e a peculiaridade "parece fazer tudo de forma estabanada".
3libras

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 30 Out 2007, 19:29

Se o efeito da desvantagem fosse negado, as falhas seriam falhas comuns e o personagem falharia no teste como geralmente acontece; os sucessos continuariam a ser sucessos; apenas as falhas criticas seriam roladas novamente conforme dita o Daredevil.

Sem duvida alguma nao eh isso que acontece. Simplesmete se aproveita do sinergismo entre essa caracteristica para a obtencao de um efeito mais benefico.

Mas acho que ja estamos fora do topico...
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 30 Out 2007, 21:27

OK, vamos colocar de forma simples: suas falhas viraram falhas críticas? Não! Elas viraram sucessos, pois você ficou rerrolando os dados até ter um sucesso, portanto no final das contas, suas falhas não viram falhas críticas, que é exatamente o efeito da desvantagem. O que conta é o resultado final, não cada passo. Total Klutz não só não lhe prejudicou, como lhe ajudou.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 31 Out 2007, 16:15

Anonimous000 escreveu:(...) Total Klutz não só não lhe prejudicou, como lhe ajudou.

Ah droga, eu nao sou TAO bom assim, sou? :shades:

Soh falta voce dizer que nao posso pegar:
Bad Sight -25, Colorblindness -10, Night Blindness -10, No Depth Perception (ou One eye) -15, Tunnel Vision -30 [total -90].

No lugar de apenas:
Blind -50.

Pois eh, acho que eu sou tao bom assim. :shades:

Invejoso! :linguinha: ueheuheueheuheuheuehuehe
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 31 Out 2007, 23:33

Você pode fazer isso, mas perceba que não é vantajoso. Você sofre tantas penalidades que normalmente vai atingir o Cap de -10, mas ainda é vulnerável a ataques baseados em visão, ou seja, uma magia de Falsh ainda vai reduzir sua DX por N turnos, e você continua com as penalidades das suas desvantagens.

E Blindness o tornaria imune a Afflictions com Sense Based (Vision), coisa que o seu conjunto de desvantagens não faz.

No final, você merece os 40 pontos a mais por não ser cego, mas não enxergar nada do mesmo jeito.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 01 Nov 2007, 09:50

Eu prefiro pensar que mereco os 40 pontos a mais por ainda poder ler alguma coisa ou usar uma venda quando me for conveniente. =D

Quem caminha a trilha munchkin sabe dos beneficios e dos riscos, e sabe ainda mais como lidar com isso. Nao se trata de quebrar as regras como muita gente pensa e fala por ai (se fosse isso eu simplesmente nao respeitaria o limite de pontos dado pelo narrador, usaria quantos eu quisesse...) ou distorce-las (se fosse pra distorcer, eu pegaria Ridiculous Luck 60 e a cada 10 minutos tirava um sucesso decisivo. Afinal de contas, "nao importam os passos e sim o resultado final" entao se minha acao com NH efetivo de 3 ou 4 nao tiver sucesso significa que eu nao tive sorte e voce nao pode negar minha vantagem. Entao vou jogar os dados quantas vezes precisar (passos) ate tirar um 3 ou 4 pra acabar tendo sorte no final das contas, pois eh isso que importa!)

Aqueles que acreditam nessas definicoes pejorativas e superficiais sao incapazes de uma percepcao mais profunda ou acurada da motivacao dos outros ou de qualquer outra coisa. Nunca passam do primeiro porque e gostam disso por ser conveniente.

Por que as coisas caem? Porque a gravidade as puxa. "Ah, ta certo, a gravidade..."
Por que meu coracao bate? Porque seu sangue precisa circular. "Ah, ta certo, o sangue..."
Por que ele fica inventando esses combos? Porque ele eh um munchkin. "Ah, ta certo, munchkin..."

Existe um verdadeiro motivo, mas duvido que vcs saibam. Pensem. ;)
Abracos.
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 01 Nov 2007, 11:34

Pera, para tudo! Você quer que Luck permita rerrolar o teste até ter um sucesso? Sinto muito, mas esse não é o fuincionamento da vantagem. Luck permite rerrolar o teste e escolher o melhor resultado, ponto. Pouco me importa se ela significa Sorte e você ainda precisa de alguma sorte natural para ela funcionar em extremos. Você está usando de fatores irrelevantes (o nome da vantagem) para justificar uma alteração de regras.

E existe uma tenue linha entre um Powergamer e um Munchkin (que fica muito bem delineada no Munchkin Guide to Power Gaming da SJGames). Powergamers seguem as regras, apenas as levando ao extremo. Munchkins distorcem as regras, ou as ignoram, em favor de vantagens maiores. Você está sendo um Munchkin.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

E a 4th?

Mensagempor Zwarrior em 01 Nov 2007, 21:44

Anonimous000 escreveu:Pera, para tudo! Você quer que Luck permita rerrolar o teste até ter um sucesso?

E vc quer que Daredevil nao rerrole nada.
Anonimous000 escreveu:Sinto muito, mas esse não é o fuincionamento da vantagem.

Bom saber que voce mesmo rejeitou seu proprio argumento...
Anonimous000 escreveu:Luck permite rerrolar o teste e escolher o melhor resultado, ponto. Pouco me importa se ela significa Sorte e você ainda precisa de alguma sorte natural para ela funcionar em extremos. Você está usando de fatores irrelevantes (o nome da vantagem) para justificar uma alteração de regras.

E voce esta inventando "passos" que nem existem...
Anonimous000 escreveu:E existe uma tenue linha entre um Powergamer e um Munchkin (que fica muito bem delineada no Munchkin Guide to Power Gaming da SJGames). Powergamers seguem as regras, apenas as levando ao extremo. Munchkins distorcem as regras, ou as ignoram, em favor de vantagens maiores. Você está sendo um Munchkin.

Como eu disse antes, munchkin eh um termo pejorativo que nao traz muito a nao ser intencao de depreciar os outros. Entao nao me xingue. Se voce tem alguma razao pra acreditar que alguma dessas combinacoes quebra alguma regra, entao explique o melhor que puder. Se voce tivesse prestado atencao veria que eu soh usei seus proprios argumentos contra voce, intencionalmente, pra mostrar como eles sao inconsistentes. Mas, sei la, voce preferiu ficar correndo atras do proprio rabo em vez de contribuir de fato com a discussao. :deombros:

Pergunta pro 3libras:
Pra ter essa peculiaridade que voce mencionou seria mesmo necessario DX alto? Por que pra mim ficou parecendo que o personagem faria as coisas de forma estabanada propositalmente, de forma consciente (e eu acho que isso imporia um redutor nos testes).

Aqui tem outro legal: Mana Enhancer + Magery 1. Abuse e Use. :wizard:
Imagem Wanna brawl?
Zwarrior

E a 4th?

Mensagempor 3libras em 01 Nov 2007, 22:43

não, a dx alta seria o fator dentro do jogo que faria o cara ter muito sucesso. mas poderia ser só o daredevil mesmo.

a peculiariaridade seria que para as outas pessoas ele daria a impressão de fazer as coisas de forma atabalhoada.

e não foi nenhuma invenção de regras, isso é uma coisa básica do gurps mesmo, vantagens não podem negar desvantagens, mesmo que parcialmente.

-------------------

quanto ao combo da visão acho que o dr kromm já falou sobre isso, se não me engano o valor nunca passa de -50.

a grande diferença do munchkin para o powergamer, é como cada 1 começa sua ficha, o munchkin cria uma ficha otimizada e depois inventa uma história, mesmo que absurda, para poder usar tal ficha, mesmo que fora do contexto da aventura.

já o power gamer usa a regra otimizando os pontos, mas sempre visando um personagem adequado ao contexto da aventura
3libras

E a 4th?

Mensagempor Anonimous000 em 02 Nov 2007, 00:57

Eu não rejeitei meu argumento, rejeite a sua mecânica de rerrolar o teste até ter sucesso, pois não é mecânica descrita no livro.

E em momento algum eu disse que Daredevil não rerrola nada, apenas argumentei que você não pode usar Total Klutz para tornar todas as falhas em falhas críticas e então as rerrolar com Daredevil. Isso é contornar as regras, você está recebendo um benefício por uma desvantagem, sem sofrer qualquer efeito negativo ao mesmo tempo.

Por favor, me indique que passos eu invetei quando descrevi o funcionamento de Luck, que é rolar um teste trêz vezes e escolher o melhor entre eles.

Eu não usei o termo Munchkin como um termo pejorativo. Munchkin é um modo de jogo, e como sempre a único modo de jogo errado é aquele onde você não se diverte. Eu não vejo Munchkin como um termo pejorativo, embora pessoalmente desgoste deste método de jogo, assim como desgosto de roleplay excessivo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários