1950. Berlin ocupada do pós-guerra. Força multi-nacional é criada para lidar com resquícios de experimentos nazistas. Composta por veteranos de guerra das 4 nações aliadas que agora ocupam a cidade, esta Agência de Polícia Reserva (que não é reserva nem é polícia) é o front de combate às aberrações que os nazistas trouxeram ao mundo - seres de outras dimensões, cadáveres reanimados, super-soldados insanos.
Você é membro de uma unidade de campo. Você, aquele britânico de nariz empinado ali, o francês embriagado no sofá, o americano gung-ho se exibindo para a mulher no balcão, além do russo no canto com pinta de quem vai lhe desferir uma facada nas costas ao primeiro piscar de olhos (e, adivinhe: ele guarda a retaguarda do time).
Bem vindo a Cold City.

"A game of hidden agendas and monster-hunting" (um jogo de agendas ocultas e caça a monstros), é o que diz a capa desse RPG lançado em 2006. Nele, os jogadores compõem uma equipe de agentes secretos que adentram as sombras de Berlin, invadindo bunkers abandonados, laboratórios escondidos e quarteirões arrasados por bombas, portando Thompsons e Mausers, à procura de monstros. Ao mesmo tempo precisam lidar com membros suspeitos da equipe, num jogo de tensão e traição.
Central ao jogo está a mecânica de Confiança (Trust points): cada jogador precisa alocar de 0 a 5 pontos de "confiança" para os outros na mesa. Cada vez que um jogador ajuda outro durante uma ação, este recebe um bônus igual aos pts alocados. Porém, ha uma pegadinha: um jogador ganha esse mesmo bônus caso queira trair um colega. Ou seja, quanto mais confiança você depositar num colega, mais fodásticos serão trabalhando juntos... porém mais fácil será pra ele te passar a perna.
O mestre é incentivado a fomentar esse investimento de confiança através da criação de oposição ferrenha, forçando os jogadores a colaborarem.. "ou a gente se junta - e confia uns nos outros - ou morremos todos".


Outro conceito central é o de Agendas. É ele que motivará as traições e reviravoltas durante o jogo. Cada jogar tem 2 Agendas: uma nacional e uma pessoal. A nacional representa os interesses da sua nação, e esses quase sempre são roubar segredos/tecnologia nazista. Ou seja, de certa forma, a agência é uma grande fachada para os aliados se apoderarem dos experimentos nazistas "por baixo do pano". E isso acaba provocando uma guerra interna na própria agência, onde não é raro ver agentes duplos traindo-se (e até matando-se) mutuamente pra ver quem foge com a informação/tecnologia/artefato/criatura. A agenda pessoal é particular a cada um, e também pode ser fonte de conflito (ex: soldado Smith só entrou na agência pra vingar o irmão morto na guerra pelo soldado Hermann).
O sistema é simples: 3 atributos, um físico (Action), um mental (Reason) e um social (Influence) que vão de 1 a 5, mais alguns Traits, que podem ser desde uma pericia a um traço de personalidade ou qualquer coisa ("Calmo sob pressão", "Bom de mira", etc). Além disso, cada jogador precisa escolher sua nacionalidade - cada um deve ser de uma diferente, não podem haver nacionalidades iguais! Isso também será um fator de tensão na equipe. O jogo traz estereótipos nacionais pra auxiliar tanto no roleplay do personagem, quanto pra servir de rótulo pejorativo aos demais..
American: Brash, loud, over paid, over sexed, over here, uncouth, assertive, cocky, confident;
British: Reserved, stiff upper lipped, always takes a break for tea, eccentric, sport obsessed (especially cricket and football), superior;
French: Amorous and romantic, cowardly, alcoholic, fond of good food and wine, rude, snobbish;
..entre outros (soviético e germânico). *EDIT:eu queria ver o brasileiro.
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Cold City é um RPG com uma premissa bem original e, mesmo sendo tecnicamente um indie, tem um estilo de jogo tradicional. Achei legal a forma como o sistema e cenário casam perfeitamente - na hora da matança, você se preocupa com o bando de zumbis à frente ou com o companheiro de equipe às suas costas?
PS: tomei a liberdade de inserir algumas imagens que não são do jogo em si, mas de sua continuação "Hot War". De um ponto de vista de apresentação do jogo não ha problema algum já que os elementos e temas dos dois jogos são idênticos. Porém de um ponto de vista de quem vai comprar o jogo, é bom ficar ciente.

