[D&D] Surfacescapes: D&D no Microsoft Surface

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor rapafleutz em 22 Out 2009, 13:28

Por enquanto é um projeto em andamento, mas o vídeo dá uma boa idéia do que pode-se esperar quanto estiver pronto. Ruim mesmo é o preço da brincadeira, cerca de 12,5 mil dólares. Alguém me empresta ?

http://vimeo.com/7132858 (não consegui colocar o vídeo pra rodar direto, se alguém souber e puder fazer, agradeço)

Um grupo de pessoas da Carnegie Mellon University acaba de levar o RPG de mesa a um novo patamar, com seu projeto Surfacescapes.

A idéia vai além de usar o Microsoft Surface como auxílio visual. Para mestres que não possuem tanta segurança em suas descrições, é fácil criar um slideshow com imagens enquanto ambienta os personagens, assim como um mapa do mundo de campanha totalmente selecionável, que se expande para um pequeno mapa de batalha.

Rolagens de dados, áreas de ataque, movimento, ataques de oportunidade, linha de visão e alcance de ataque, entre outras coisas, são totalmente calculados pelo programa, além dos personagens terem todas suas habilidades, poderes e ataques no próprio Surface, bastando apenas incluir sua miniatura. O mestre possuirá uma tela própria, que mostra todas as habilidades dos monstros, podendo administrar o jogo tranquilamente, como se fosse um escudo do mestre.

A verdadeira vantagem, no entanto, é que ele é versátil em todos estes pontos. Você pode, se preferir, utilizar apenas o mapa de batalha, se não gostar de tanto auxílio visual. Ou mesmo, caso o mapa seja muito diferente para você, é possível também utilizar suas outras utilidades sem problema nenhum. Altamente adaptável para grupos de todos os tipos, e mesmo o Microsoft Surface ainda custando 12 mil e quinhentos dólares, é bem menos do que alguns jogadores gastam em dados e miniaturas pela sua vida (existem pessoas que gastam mais de 800 mil).

Fonte: Jovem Nerd
rapafleutz

Mensagempor Agnelo em 22 Out 2009, 13:47

Jovem Nerd escreveu:(existem pessoas que gastam mais de 800 mil).

Allef, falaram contigo :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Bahamute em 22 Out 2009, 13:59

Cara, caiu uma lágrima do meu olho ao ver o video...
Rapaz, que idéia magnifica.

Eu nunca poderia imaginar que eu ficaria ainda mais encantado com a Surface da microsoft (eu lembro que eu postei um video logo após o lançamento dela, ainda na Spell Forever).

Só achei que a "física" dos dados não está muito boa não, afinal, o d20 ficava deslizando sem girar no finzinho da rolagem dele...

Mas, até aí isso é resolvido com o rolar de dados fisicos.

Que bela ferramenta.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Léderon em 22 Out 2009, 14:54

IT'S VONDERFUL.

Mas prefiro jogar dados de verdade. Podiam fazer um sistema de reconhecimento. :P
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Riketz em 22 Out 2009, 16:49

isso daria mais corda para o "videogame de papel".. porém não tem papel..
mas eh nada mais nada menos do que um video game exclusivo pra D&D..
um "pool of radiance" mais elaborado em uma grande tela touchscreen..

não quer dizer que não seja legal, pois afinal ajuda a estimular a interpretação..
como? simplismente pelo fato do jogador e mestre poderem se focar mais na interpretação e história deixando as fichas, regras e cálculos para esta ferramentea..não mais precisam fazer calculos, verificar a ficha, alterar ficha, bonus e penalidades, recalculos de troca de arma e etc

porém também pode estimular o meta-game ao desconsiderar a interpretação e história ao tornar esta ferramenta o fundamento do jogo.. mas claro esta decisão está à cargo de cada grupo..

possuindo ou não esta ferramenta ambas as decisões podem ser tomadas..
Riketz

Mensagempor DaviSalles em 22 Jan 2010, 09:55

Eu achei meio tosco algumas coisas, mas com potencial para algo épico!

Nao vejo menor sentido num dado virtual, se tem um computador na sua frente e eu coloco mandar fireball eu quero que o computador faça tudo automático e só me diga quanto de dano eu fiz, ficar rolando d20 e d6 é meio perde de tempo, os combates ficariam mais dinamicos e emocionantes.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor Madrüga em 22 Jan 2010, 11:55

NECROPOST!

Quer dizer que, ao invés de rolar dados, você prefere deixar um programa fazer isso? Que emocionante, ein?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2010, 12:07

Eu gosto de rolar dados. Não gosto de fazer a soma, depois.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Bahamute em 22 Jan 2010, 12:28

Eu gosto de rolar dados.
E gosto de fazer a soma depois.

Tirar a rolagem de dados do RPG?
Sei lá cara, é como, deixa eu ver, tirar a pipoca e o refri do cinema.

Usar um programa que role os dados e dê os resultados prontos, pra mim, é como assistir filme dublado. Tira boa parte da graça...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor DaviSalles em 23 Jan 2010, 09:27

Eu sei lá, eu vejo os dados mais como um recurso para gerar um número aleatório sem um computador, claro que eles são bonitinhos e é gostoso ouvir seu barulinho na mesa deles rolando, mas para mim ainda é só um recurso para gerar número aleatório sem um computador.

Eu talvez eu seja um cara sem valor a tradição, ou talvez seja o fato de eu jogar muito no Fantasy Grounds e sempre penso, puts bem que podia ser automático tudo isso. Ou talvez eu seja :doido: . LOL
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
DaviSalles

Mensagempor Madrüga em 23 Jan 2010, 10:24

Bahamute escreveu:Tirar a rolagem de dados do RPG?
Sei lá cara, é como, deixa eu ver, tirar a pipoca e o refri do cinema.

Analogia ruim, detesto essa relação forçada de pipoca com cinema (e a própria pipoca).

DaviSalles escreveu:Eu sei lá, eu vejo os dados mais como um recurso para gerar um número aleatório sem um computador, claro que eles são bonitinhos e é gostoso ouvir seu barulinho na mesa deles rolando, mas para mim ainda é só um recurso para gerar número aleatório sem um computador.

Bom, falar é só mais um recurso para se comunicar, então vamos todo mundo ficar em casa e jogar pelo MSN. Sério, se eu ficar sentado em uma mesa SEM dados, SEM miniaturas, SEM ficha e SEM livro... eu vou fazer o quê? O jogo tem que ter alguma coisa pra gente colocar a mão, pô.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor DaviSalles em 23 Jan 2010, 10:46

Mas ai você "tá" fazendo pecuinha, veja bem, uma comunicação verbal podendo observar a expressão da outra pessoa é totalmente diferente de ficar escrevendo no chat do msn, e mesmo com webcam elas raramente são boas para expressar tudo que uma conversa presencial mostra.

E estamos falando do Surface, ainda vai ter zilhões de coisas para "colocar a mão", miniaturas, selecionar poder e etc. Só não vai precisar rolar dados, nem colocar marcadores, nem adicionar o dano. Claro o melhor software (que vai vender mais) é o que tenha as duas opções, tanto para os jogadores com necessidade de "pegar" quanto aqueles sem necessidade disso.
DaviSalles

Mensagempor oculto em 28 Jan 2010, 21:08

O jogo tem que ter alguma coisa pra gente colocar a mão, pô.

hum... um mouse serve? :linguinha:
O pessoal daqui aprova esse post. :mrgreen:
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Voltar para Sistemas e Cenários