Lord, conforme prometido..
Antes de mais nada, a forma mais rápida de conhecer o cenário é jogando
King of Dragon Pass, jogo de PC baseado nele, que é muito maneiro aliás. É fácil de achar por aí (se é que você me entende ), e é bem leve (cerca de 270 Mb). Segue uma screenshot..

- - -
Dito isso, segue uma descrição mais detalhada..
Glorantha é um mundo de fantasia, porém uma fantasia diferente da norma, uma vez que não é "medieval" e nem "Tolkienesco". Pelo contrário, o mundo é inspirado na nossa Era de Bronze e Antiguidade, possuindo influências das culturas e mitos dessa época.
O que realmente diferencia o cenário dos outros de fantasia é seu teor
mitológico: no mundo de jogo, o continente é uma "chapa" flutuando sobre o mar, e o céu é uma cúpula de vidro que separa o mundo dos mortais do mundo dos deuses. Não existem leis físicas, mas sim mitológicas - tudo é explicado pela mitologia do cenário - desde o nascer do Sol, ao crescer das plantas, estações do ano, até a gravidade, TUDO é explicado através dos mitos. Por exemplo, quando um inverno rigoroso se instaura sobre sua vila (chamada "Tula" no cenário), seu clã deve procurar entender o que está acontecendo, mas não adianta explicação científica - tem que saber a explicação mitológica. Caso seu clã saiba dessa explicação (por meio de algum manuscrito passado de geração em geração, ou então canções entoadas pelas mães às crianças do clã), ele deve usar esse conhecimento para solucionar o problema.
Outra coisa interessante do cenário é que TODOS usam magia. Dar 3 batidas na madeira pra afastar espíritos ruins, orar pro deus da guerra antes da batalha, usar pé-de-coelho, etc. - esses pequenos rituais do dia-a-dia do povo são mágicos e dão pequenos bônus em skills, atributos ou dano da arma. Neste cenário essas crendices *são* a magia.
As raças não-humanas (elfos, trolls, anões, etc) existem no cenário, mas são bem diferentes da norma, e não são jogáveis pelos jogadores (todos os jogadores devem ser humanos, pois essas raças são hostis e alienigenas demais em seus costumes). Os elfos (aqui chamados Aldryami) são a criação da deusa das plantas (Aldrya) e seus ossos são de madeira, sua pele vegetal; Trolls (Uz) são criaturas da escuridão, banidas do underworld para a superficie, e que são famintos por carne. Não existe "o Mal" - Bem e Mal vai depender de cada cultura. O mais proximo de um Mal absoluto é "o Caos", que é visto como nocivo para quase todas as culturas (parecido com o caos de Warhammer). Cada cultura tem sua explicação para os mitos, mas independente de qualquer coisa, todas são corretas, ja que tudo funciona.
Enfim, Glorantha é o cenário mais mitologicamente correto que já vi. Seu clima de Era do Bronze e Antiguidade (cavalos são raros, combates são com lanças e escudos, espadas curtas, musicas de sopro estilo celtas e tambores, armas de bronze ou ferro, pés de sandália, etc.), e sua magia abundante fazem deste um cenário realmente "fantastico".
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda