cigano escreveu:Eu acho normal. Personagem sem poder é normal sim. Existe dependencia demais em ação noturna, olha a micro que o Nib montou, sem poder nenhum (eu fiz uma parecida, alias as minhas recorrentemente muitos ficam sem poder).
Não é nem de longe dependencia e sim fazer o jogo andar e ter o que fazer.
Usar ação noturna requer estratégia e não resolve todos os problemas, você pegar um bus driver te motiva muito mais a prestar atenção no jogo para ver quais alvos podem maximizar o estrago no adversário e não cria absolutamente dependencia alguma. O que não pode é a cidade depender exclusivamente do poder do investigador, isso sim é algo problemático mas pouco tem a ver com minha reclamação.
Poderes noturnos fazem a mafia girar, eles permitem que você descubra mais sobre o tema e mais sobre os personagens (na mafia dos deuses gregos consegui descobrir mafioso e convencer a cidade através do poder de bloquear e sem sequer bloquear o GF para fazer isso).
Se só você não tem poder fica chupando o dedo e espera as crianças com brinquedos (i.e. mais informações com você) liberar algo para você trabalhar.
Se ninguém na cidade tem poder, esperamos que os anti-cidade não estejam super armados (o que achei problemático na mafia do Aluriel) ou, pior, que o jogo não caia naquele esquema de "vamos pressionar alguém?" e todo mundo reclamando que a cidade está paradona (e no final nem os que reclamam tem como contribuir, afinal não há
nada com o que trabalhar, como é que alguém escorrega se o unico modo de acusar é tirar no palitinho?).
Uma mafia bem feita tem em cada personagem um desafio, este negócio de sacrificar um jogador em prol do equilíbrio é legal para análise da mecanica do jogo, mas um mega saco para aquele que foi sacrificado.