[4e] New Monk - Preparem-se!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Elven Paladin em 26 Set 2009, 14:11

Estou plenamente crente que há pelo menos um Monk Hater entre os Designers... Ponto pra vocês!


Ao contrário, deve haver Psionic Haters, isso sim. Por que infectaram um conceito muito bem definido ( e enfim mecanicamente bem feito, no D&D 3.5 ) com uma série de classes decentes com esse vírus orientalóide ( e que sequer possui Psionic Points, o que dá identidade mecânica a Psionic Power Source )

E barbaro eu tive que olhar no livro para conferir, ele não possui nenhuma das habilidades chave sendo dex ou int, logo ele normalmente vai possuir defesa inferior ao monge mesmo usando leather.


Por experiência de jogo, o Bárbaro ( Eu me baseio aqui em Rageblood Barbarian, mas o Thaneborn não é muito diferente ) é quase um Glass Canon na 4ª Edição. A CA dele tende a ser perigosamente baixa ( assim como Reflexos ) e o montante de Pontos de Vida Temporários ( além da soma de PVs extras em relação a outros Strikers ) nem sempre permite ele resistir na linha de frente.

Isso sem contar que ele tem diversos incentivos para ter sua CA reduzida por via de alguns poderes e/ou sair correndo sozinho em direção aos oponentes, que aumentam a vulnerabilidade dele.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 26 Set 2009, 18:19, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Takeru em 26 Set 2009, 16:40

:macaco:
Editado pela última vez por Takeru em 28 Set 2009, 02:11, em um total de 1 vez.
Takeru
 
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Jun 2008, 17:19

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Elven Paladin em 26 Set 2009, 18:15

-INCONSISTENTE
-INADEQUADO
-SIMPLISTA
-INVERÍDICO
-INFLAMADO


Você está comentando a própria mensagem que acabou de enviar?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Leisses em 26 Set 2009, 19:11

Takeru eu demorei duas páginas de discussão para responder ao seu tópico exatamente porque tinha percebido que você não veio aqui para discutir e sim para impor que a sua opinião é a correta e ponto final. Pelo visto eu estava certo em não postar e devia ter continuado assim.

3 dias de discussão e 4 páginas do fórum e até agora você não deu o braço a torcer para nenhuma colocação do pessoal do fórum. Será que você é tão dono da verdade assim? Think about it...
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Lorde da Dança em 26 Set 2009, 19:24

annn... é melhor tomarmos mais cuidado antes que esse tópico vire seção de xingamento.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Leisses em 26 Set 2009, 19:25

Pódexa Lorde...vou parar por aqui...
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Kinn em 26 Set 2009, 20:47

Já converso muito com o Takeru sobre diversos assuntos, inclusive o monk 4E.
Ele está, como dito antes, insatisfeito como o monge foi feito, e parece crer em alguma espécie de teoria da conspiração dos designers do bárbaro que secretamente odeiam o monge e por isso fazem questão de meter o bedelho no design da classe monge para garantir que não só ela seja inferior ao bárbaro, mas que os fãs da classe monge achem ela uma porcaria.

Apesar de um dos conceitos de monge ser o cara que corre o campo de batalha surrando todo mundo (e este exemplo do playtest é assim), esse não é o único exemplo de monge que existe nas histórias. Somado com o fato que Takeru ama strikers e mais aindas os que causam muito dano (o que deve ser um indicativo já que joga frequentemente com ladino e já jogou numa mesa comigo com warlock). O fato do dano total do monge não estar centrado num inimigo só (como a maioria dos strikers fazem, o desagradam.

Mas agora que mencionaram que ele divide o dano dos poderes dele em diversos alvos, tanto pelo flurry como pelas manobras, faz, sentido ser um pouco mais baixo, já que o traço do controller é dano menor por ser dividido em multiplos alvos. Isto, no caso desta build subcontroller. A outra, que deve ser baseada em Força, e talvez sub-defender como o bárbaro, deve ser bem mais voltada a causar dano. Mas as queixas e teoria da cconspiração de monk-haters parecem ser mais interessantes.

Afinal de contas a wizards vai juntar uns caras para criar uma classe, pagar o salário deles só para eles fazer um serviço mal-feito pra o livro ser um fracasso de vendas, só pq será o livro das classes hated (não se engane, há muito mais psionic-haters nos foruns do que monk-haters).

Curiosamente, muitos do que testaram o monge tem uma impressão totalmente diferente...
Claro que a opinião da maioria não significa que mesmo contra a lógica todos podem estar errados e você ser o único certo (Galileu mesmo quase foi pra fogueira por insistir que o sol era o centro do universo, contra o que dizia a maioria).

Mas nesse caso específio, onde não há fatos da natureza envolvidos, e sim uma série de posições subjetivas em questão (o que 'eu' quero de monge / o que os designers pensam que monge é / ele é uma classe mecanicamente inferior aos outros strikers ou não) do qual nem podemos avaliar adequadamente, pois temos comparativamente, ladinos, sorceres, warlocks e avengers com builds do livro basico + suplemento e monge apenas versão playtest.
===
O povo repete argumentos aqui, especialmente porque parece não ser ouvido: barbaro mudou da versão playtest para a final; artífice muito muito mais. Com certeza o monge vai mudar para ficar mecanicamente eficiente, porque não há motivo lógico de se criar uma classe para ser inferior às outras, especialmente após um playtest feito com objetivo de obter feedback.

Comparativamente, o avenger, o bardo e o feiticeiro foram feitos sem esse suporte e o design deles fosse ruim ficaria sem mudar. Ou ainda, as classe do PHB 1 que sem esse suporte, só vieram a ter melhorias / correções da mecanica ruim com suplementos (vide paladino com a criação da sanção divina que veio para cobrir a mecanica inferior da marca do paladino)
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Agnelo em 26 Set 2009, 21:18

Takeru escreveu:
Leisses escreveu:
Takeru escreveu:Feijão com Arroz está para a dieta do brasileiro como o conceito de Ki está para o artista marcial mítico (estereotipado na figura do monge shaolin, i.e; Monk). Nem toda fonte define o Monk como usuário de Ki, Alguns são Psi mesmo (como Athena Asamiya em KOF, M.Bison/Vega em SF, para citar jogos famosos. Ou Mestre Tsuru, Tenshinhan e Caos para DBZ). Outros são definitivamente "mágicos", como os Sennins (Não os ero-sennins como Kame e Jiraya do Naruto) e Elemental Benders, ou até Divinos, como os Yamabushi, que eram religiosos mesmo. Porém, o MAINSTREAM, a linha mais forte define o Monk de Ki mesmo, seja ele discreto e invisível, como o cara que quebra somente o último tijolo de uma pilha golpeando o primeiro da fileira, ou escandaloso, que usa palavras de poder para destruir planetas inteiros com rajadas visíveis de Ki lançadas da palma das mãos. De acordo com estas fontes, o Ki/Chi/Soma é um poder que permeia a matéria, não deriva da consciência. Galinhas e Salgueiros não são Psiônicos, mas até um pedregulho pulsa Ki. Essa energia meramente circula pelo corpo como sinal de saúde e vitalidade, podendo fluir bem ou mal. Disfunções no fluxo de Ki podem levar a debilidade corporal. Exercício disciplinar de corpo e mente ajudam a focalizar essa energia e direcioná-la a um bom funcionamento corporal, induzir equilíbrio ou desequilíbrio fisiológico em terceiros ou até mesmo projetar energia bruta com finalidades destrutivas. Dave Arneson, Gary Gygax, Mark*Hein Hagen, ou Steve Jackson NÃO criaram o Ki. Assim como o Toriyama Akira, ou Bruce Lee, nem mesmo Bodidharma inventou o Ki! Não quero que vocês acreditem ou não em Ki - quero é tornar evidente a força que a presença dele impôs ao conceito de Arte Marcial. Nada do que Game Designers dizem é lei para mim, apenas uma guia sobre uma forma de jogar o Sistema de Jogo que eles se propuseram a desenvolver.


A questão da invenção é quanto a fonte de poder. Ki NÃO é uma fonte de poder em D&D4e. Mas isso não significa que ele não possa existir no mundo de fantasia. Teu monge pode muito bem dizer que seu poder é fruto do Ki que não vai alterar a mecância em nada...bem como o exemplo que foi colocado no tópico do Weapon Finesse do Samurai que na verdade é Barbarian.

Quando você fala que o que Game Designers dizem não é lei para você enquanto não aceita que eles podem colocar que a fonte de poder é Psi e você não pode dizer que seu poder deriva do Ki fica um pouco contraditório.

Takeru escreveu:Concentração=Focus. Na verdade que não entendeu fui eu, como uma coisa centered se comporta como um esguichador de jardins e não como uma mangueira de incêndio...


Centered = Focused

Takeru escreveu:Classes móveis e usuárias de armdura leve como Avenger, Barbarian, Swordmage PODEM somar suas defesas especiais com Leather. Monk não. Tudo que ele faz é economizar 25gp. Falei isso em outro tópico, por favor leia as postagens anteriores antes de questionar para evitar flood e respostas redundantes.


Aqui você que esta sendo repetitivo. Já foi falado que Avenger possui mesmo uma defesa melhorada em relação a demais strikers...Swordmage é defender caramba, não há como comparar a defesa de um defender com a de um striker e querer que sejam semelhantes. E barbaro eu tive que olhar no livro para conferir, ele não possui nenhuma das habilidades chave sendo dex ou int, logo ele normalmente vai possuir defesa inferior ao monge mesmo usando leather.

Takeru escreveu:Ok. Ignore as menções que fiz a talentos que ampliam o dano (por isso as separei com parênteses). Compare agora os mesmos dados independente de qualquer Feat que a classe não ganhe por bônus. A diferença continua lá. E como já disse-me uma vez o Estêvão*, se uma classe PRECISA de feats para fazer o que lhe é inerente, esse feat deveria ser uma Class Feature, não um Feat.


Eu vou ter que baixar esse negócio de novo para conferir. Mas acredito que o negócio dele é bater em mais de um monstro ao mesmo tempo, o que obviamente deve reduzir o dano máximo em um único alvo. Mas eu não vejo você colocando isso como ponto negativo pro ranger (que possui muitos poderes que precisam atingir multiplos alvos, reduzindo o dano máximo num único alvo).

Takeru escreveu: In nomine satanis, mãos são, antes de mais nada, apêndices manipuladores! São versáteis mesmo! E quem se vale de outros apêndices para golpear ou de qualquer outra maneira atacar, pode ocupar suas mãos com algo mais! Mesmo um mundo de fantasia precisa de um pouco de coerência! Já pensou que coisa idiota seria se um monge algemado ficasse completamente inoperante? Estar atado definitivamente não é "ter uma mão livre". Ou, durante uma longa escalada com seus companheiros, o grupo do monge sofresse uma emboscada de Harpias (coisa que aconteceu numa mesa que joguei, mas como ladino)! O monge tem numa das mãos uma orbe que destruirá o mundo caso se parta - que é justamente o que as Harpias estão atacando. Pendurado numa só mão (ele não está mais efetivamente subindo ou descendo), ele tem numa das mãos a corda que o sustenta, e na outra o valioso artefato. Ele poderia se balançar na corda e chutar as harpias, mas não pode usar os pés pois suas mãos estão ocupadas (?!?). Seus companheiros eliminam suas harpias, ao custo de suas próprias vidas. Há apenas uma única harpia entre o monge e o destino do mundo, e está ferida. O cume está muito longe para que o psimonge possa correr parede acima. Incapaz de defender a si e ao artefato, ele amaldiçoa o mundo em que nasceu, pois vai morrer porque é incapaz de chutar com as mãos ocupadas... e assim o universo conhece o seu fim na figura patética do Playtest Psimonk D&D 4ed...
Se está tão preocupado com o equilíbrio, considere que apesar de estar "sempre armado" (armas retornáveis ou presas ao pulso, ou armas de 2 mãos que podem ser momentâneamente empunhadas com uma para uma ação qualquer reproduzem estar "sempre armado" - no big deal), o Psimonk Unarmed Strike não recebe qualquer encantamento - apenas aqueles que permitem qualquer arma ser encantada. E muitos dos melhores encantamentos designados para armas que se baseiam em usuários de DEX são Light Blades. Ainda acha forte demais o psimonk ter uma poção à mão (ou duas) para um momento difícil?


É bem óbvio que essa limitação é simplesmente para impedir o abuso de itens mágicos. Em situações onde as mãos estejam ocupadas por motivos alheios a utilização de itens mágicos você, como uma pessoa que não considera lei o que os Game Designers dizem, deveria entender que é possível fazer os ataques (mesmo que o mestre resolva impor redutores).

Takeru escreveu:Não quero que ele seja o melhor. Se for, ótimo pra mim. Mas meu argumento não é esse. Isso é um estereótipo que você está atribuindo. Eu comparo o Monk dentro de aspectos que são de sua alçada, como defesa mística em armadura leve (ou nenhuma), Poderio de combate, Coerência motora, Ataques Múltiplos numa rodada - todos conceitos familiares. Eu não quero ou espero o Monk fazer chover fogo como Controllers, HP de Defenders, seja um demônio com um machado de executor como um Barbarian, ou um mestre curandeiro como um Leader. Adoro que meus personagens corram como o vento, mas se é para golpear como uma brisa, prefiro que ele se mova como uma rocha e atinja o oponente como um pedregulho. Não dá pra jogar com um cara que nasceu pra ser um Flanking Buddy ou Office-Boy dos outros personagens.

Lembre-se: A palavra só é de ouro quando bem utilizada. Discurso irrefletido é como bijuteria.

Carpe Diem! :jester:


Então o que você quer é que ele tenha a melhor defesa mistica em armadura leve (porque a defesa ele possui, só não é a melhor e por motivos já explicados), Poderio de combate (nem preciso comentar né?), Coerência motora, Ataques multiplos numa rodada (na verdade o que você quer aqui é que ele dê mais dano em um único cara). Foi o que deu a entender.

Se você for limitar o uso de itens mágicos vai desequilibrar ainda mais a coisa, e quem vai sair perdendo é o monk.

Você esta reclamando unica e exclusivamente dele não ser o monk que você aprecia em sua mente.
O monk da 4e atende muito bem a idéia que a maioria das pessoas entende por monge lutador (mesmo porque se não for lutador nem precisa aparecer em D&D4e), que é aquele que chega dando pancada em todo mundo e indo de um lugar para o outro no campo de batalha enquanto isso. Não é descaso com a classe e sim atender a idéia de monge que os americanos (o principal mercado do produto) possui de monge.

E pelamordedeus pare de reclamar da forma como o pessoal expõe as opiniões aqui. A forma como você expõe suas opiniões não é nem um pouco objetiva e sem subterfugios, mas mesmo assim você não vê o pessoal dispensando metade dos tópicos para reclamar disto vê?


-INCONSISTENTE
-INADEQUADO
-SIMPLISTA
-INVERÍDICO
-INFLAMADO

Pra saúde dessa discussão, que por sinal andava bem, recomendo que paremos com esse tipo de respostas.

Takeru, ficaste a um passo de ser ofensivo, que isso não se repita.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Dinobot em 27 Set 2009, 01:02

Preciso de mais pipoca
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Takeru em 27 Set 2009, 12:58

:macaco:
Editado pela última vez por Takeru em 28 Set 2009, 02:12, em um total de 1 vez.
Takeru
 
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Jun 2008, 17:19

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Set 2009, 13:26

De acordo com comentários que ouvi, isso foi um teasing amigável. E assim considerei.

Há uma diferença notável entre ambos.
Ele contestou seus pontos. Você simplesmente disse que os argumentos dele eram ruins.

Se for para apenas desconsiderar argumentos, não tem por que participar de um fórum de discussão.
Isso:
Estragaram a classe! Eles não se importam conosco! BUÁ!". Tudo bem apontar as falhas que você vê, até concordo com boa parte delas, mas não entendo a necessidade desse tom de tragédia.

Teve uma agressividade desnecessária, mas ele explicou por que não concordou com seu ponto.

Isso:
E pelamordedeus pare de reclamar da forma como o pessoal expõe as opiniões aqui. A forma como você expõe suas opiniões não é nem um pouco objetiva e sem subterfugios, mas mesmo assim você não vê o pessoal dispensando metade dos tópicos para reclamar disto vê?

Foi uma crítica à forma como você está se portando neste tópico, e não uma ofensa.
E isso:
akeru eu demorei duas páginas de discussão para responder ao seu tópico exatamente porque tinha percebido que você não veio aqui para discutir e sim para impor que a sua opinião é a correta e ponto final. Pelo visto eu estava certo em não postar e devia ter continuado assim.

3 dias de discussão e 4 páginas do fórum e até agora você não deu o braço a torcer para nenhuma colocação do pessoal do fórum. Será que você é tão dono da verdade assim? Think about it...

Também. Ele explicou por que acha isso. E, sinceramente, eu concordo.
Você tem muitos argumentos bem construídos, mas não sabe defendê-los sem desprezar os argumentos alheios.

Agora, isso:
-INCONSISTENTE
-INADEQUADO
-SIMPLISTA
-INVERÍDICO
-INFLAMADO

Foi apenas um "você está falando merda". E pronto. Não é uma atitude digna de quem quer discutir seja o que for. E, se você não concorda, não infle o tópico com essas indagações. Poste na Linha Direta uma reclamação e volte ao assunto do tópico.

Só quero deixar uma coisa clara: não vou tomar partido na picuinha, mas peço que vocês parem imediatamente e continuem a discutir como pessoas maduras, ou eu serei forçado a agir de forma mais incisiva.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Set 2009, 13:35

wait wut?
monge ser inferior ao bárbaro vá lá
mas parece até que ele acha que o antigo monge era uma máquina de destruição em massa como o Bárbaro antigamente era (Frensied Bersek? oh gods)
e outra...
a classe na versão final nem saiu ainda...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Youkai X em 27 Set 2009, 14:00

Não, ele acha que o monge da 3.X era um pedaço de esterco, Pichu. O temor dele é que isso se repita, como se houvesse gente que odeia monges sempre forçando monges a serem inferiores mecanicamente a outras classes, como bárbaros por exemplo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Set 2009, 14:02

aaaah explicado
muito prolixo
me perdi em meio às postagens
mas meh
teoricamente não tão demorando um inferno prá lançar ele JUSTAMENTE prá ele ser mais equilibrado?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

[4e] New Monk - Preparem-se!

Mensagempor Smaug em 27 Set 2009, 14:21

teoricamente não tão demorando um inferno prá lançar ele JUSTAMENTE prá ele ser mais equilibrado?

Não, possivelmente está ocorrendo uma guerra entre a Ordem dos Iluminati monasticos, que acreditam na filosofia do ki, contra a Sagrada Ordem dos Templários Bárbaros, quye acha que o negocio eh psichismo e que o ki não tem vez, submetendo os monges a serem classes horriveis pela eternidade.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes