Takeru escreveu:[color=#400040]"Monge Psíquico? Não me faça rir!
Tão certo quanto Divaldo Franco é um Necromante! Afinal, Espiritismo lida com a Morte, não é?
Na moral!
Arcane: Compreensão das Leis Ocultas que regem o universo, capazes de reconfigurar as Leis Naturais.
Primal: Tradições Rituais que canalizam o poder Universal Natural, cultivando harmonia com uma Essência primordial.
Divine: Poder da Fé de um indivíduo, ao comungar com uma Entidade Superior através de servidão.
Marcial: Treinamento combativo natural e simples, levado aos níveis de maestria, tocando o sobrenatural.
KI: Energia presente em tudo que é vivo, despertada através de grande disciplina e harmonia.
Psychic: Triunfo da Mente sobre a matéria, através da grande Vontade de um indivíduo em manipular a sua realidade exterior.
Neste ponto você "inventou" uma fonte de poder para justificar teu argumento. E apesar de a fonte de poder Ki simplesmente não existir no sistema já invalidar o argumento o pessoal aqui ainda lhe demonstrou os motivos pelos quais ela não existe.
Takeru escreveu:Centered Breath? Centered Flurry of Blows?
Se algo "Centered" é fraco e disperso para atingir oponentes múltiplos uma vez por turno, será que o "Distracted" permitirá o essencial, que é ataque múltiplo?
E por que justo o Centered foca como defesa a Fortitude?!?
Acredito que centered é no sentido de concentração e não de centralizado. Mas ainda assim não entendi o motivo da reclamação.
Takeru escreveu:1.0: De todos os Cloth Users, o monge ganhou pela pior defesa
1.1: Wizards usam cloth armor, e se beneficiam se pagam um feat e usam Leather para melhorar a defesa.
1.2: Sorcerers usam cloth armor, e se beneficiam se pagam um feat e usam Leather para melhorar a defesa.
1.3: Avengers usam cloth armor, e se beneficiam se pagam um feat e usam Leather para melhorar a defesa.
1.4: Monks usam cloth armor, e se prejudicam se pagarem um feat para usam Leather, pois nada melhora a sua defesa.
Uai? Ele é o único desses que NÃO PRECISA de um talento para ter defesa equivalente a fornecida por uma Leather. Qual o problema? Isso parece mais uma vantagem que uma desvantagem.
Takeru escreveu:2.0: De todas as classes que teem habilidade especial de defesa, a do monge é a pior:
2.1: Swordmages ganham +3 na AC desde que mantenham uma mão livre e estejam conscientes. Usam Leather.
2.2: Barbarians ganham bônus de +1 na AC, que progride com avanço de níveis, chegando até +3. Usam Hide.
2.3: Avengers ganham +3 na AC por favor divino, impedido de usar escudos, mas livre para armas de 2 mãos. Podem usar até Leather Armor.
2.4: Monks ganham +2 na AC, não pode usar nada acima de cloth se quiser manter o bônus, que não é progressivo. Apenas substitui o Leather.
Primeiro argumento válido na minha opinião. Mas apenas no caso do Barbarian, é extranho o Barbarian ter esse bônus na defesa superior ao monk.
Takeru escreveu:3.0: Dentre os strikers, o Monk tem a habilidade de dano extra menos relevante:
3.1: Ranger escolhe alvo próximo para obter +1d6 (que pode aumentar para d8s com um feat) contra um oponente, usando uma ação menor para isso e limitado a normalmente só causar este dano extra 1x/turno. Dano progride através dos tiers para +2d6 e +3d6
3.2: Warlock escolhe alvo próximo para obter +1d6 (que pode aumentar para d8s com feat PARAGON) contra um oponente, usando uma ação menor para isso e limitado a normalmente só causar este dano extra 1x/turno. Dano progride através dos tiers para +2d6 e +3d6
3.3: Rogues usam Vantagem em Combate para causar ainda mais dano, +2d6 (que pode aumentar para d8 com um feat), o que não requer nenhum tipo extra de ação, estando limitado apenas na necessidade de usar Lâminas Leves ou Bestas para obter o dano extra. Dano progride através dos tiers para +3d6 e +5d6!
3.4: Barbarians teem poderosos ataques que dispensam ações para dano extra. Teem 2 poderes at-will que progridem grandiosamente nos tiers, causando 1w+1d8(6), 1w+2d8(6), 2w+3d8(6); onde "w" é obrigatoriamente uma arma de 2 mãos, grande no dano por si só. Por vezes sofre um ligeiro drawback, facilmente sobrepujados pela condição de Enfurecido.
3.5: Avengers simulam defenders ao escolher um oponente e causar dano extra se apanha de não "marcados" por ele ou se o oponente voluntariamente se afasta dele. Esse dano geralmente tem como base o atributo secundário do Avenger, podendo causar dano massivo se o Avenger Vingativo sofrer ataque de diversos oponentes. Usa ação apenas para definir o alvo, o que já concede benefícios adicionais.
3.6: Sorcerers causam dano extra ao oponente sempre que rolar dado para dano para poderes arcanos, independente do número de alvos, sem a necessidade de usar ação especial para obter o benefício. Este dano tem como base o atributo secundário do Sorcerer.
3.7: Monks causam dano extra através de uma ação especial livre, para causar o mesmo dano que o sorcerer (igual a atributo secundário), mas somente quando um oponente já é atingido por um de seus ataques naquele turno (limitado em número de vezes em oposição ao sorcerer, de dano mais fraco por permitir alvos múltiplos), apenas uma vez por turno. Este dano não progride com o avanço, acertando apenas mais oponentes (ainda que previamente atingidos pelo monge) ao redor deste.
Takeru escreveu:4.0: Monks não progridem nenhum de seus ataques at-will ao alcançar o nível épico. TODAS AS OUTRAS CLASSES O FAZEM, DOBRANDO A BASE DE DANO. Até ataques básicos seguem esta progressão!
Aqui é tudo um único ponto e não posso afirmar nada. Primeiro é preciso saber como serão os talentos para Psi e Monk para ter uma resposta mais precisa. Mas por hora seu argumento é válido.
Takeru escreveu:5.0: Monks precisam de uma mão livre para cabecear, joelhar, passar rasteira ou usar qualquer apêndice corporal que possuam em vez de suas mãos ao atacar desarmado. Se um monge portar uma criança de colo, terá que jogar a mesma para o alto mesmo que para desferir um pisão contra o pé do oponente, e contar com a sorte e impedir que o infante se esborrache.
Aqui você já esta querendo que o monk tenha uma vantagem sobre todas as outras classes. Ele já possui a vantagem de estar sempre "equipado" com sua "arma". Se fosse diferente ele poderia segurar shurikens em uma das mãos e um item mágico com algum efeito especial na outra enquanto soca os adversários com cabeçadas, joelhadas e rasteiras, e quando a necessidade surgir ele só precisa se utilizar dos equipamentos nas mãos.
Takeru escreveu:6.0: Como striker, o Monk tem apenas a mobilidade. Devido ao excesso de efeitos especiais secundários de utilidade duvidosa, seus poderes mais se aproximam de um artífice ou bardo em poderio de combate.
6.1: Em uma de suas manobras at-will, o Monk causa dano de arma + modificador de destreza. Caso se submeta a um Ataque de Oportunidade de seu alvo, é capaz de somar seu modificador de Sabedoria.
6.1.1: Geralmente se provoca um Ataque de Oportunidade ao executar um Ranged Attack diante de um oponente adjacente, ou se deslocar com movimentação normal através da área que um inimigo ameace.
Neste caso, o mais provável é que o monk acabe provocando um AdO por passar por alguém em direção a seu alvo. Assim sendo, ele não recebe o benefício.
A outra situação remete a realizar Ataques à Distância diante do seu alvo. Descarta-se esta possibilidade, uma vez que este ataque não pode ser empregado á distância. O que remete ao tópico 6.1.2.
Logo, é necessário provocar (e sofrer as conseqüências) o oponente abrindo a própria guarda voluntariamente a um AdO se deseja causar este dano extra ao alvo.
Ponto pra você.
Takeru escreveu:6.1.2: O Monk não possui at-will ranged powers, apesar de ser proficiente com adagas e shurikens, ambas armas leves arremessáveis.
6.1.3: O Monk não possui encounter ranged powers, apesar de ser proficiente com adagas e shurikens, ambas armas leves arremessáveis.
6.1.4: O Monk não possui daily ranged powers, apesar de ser proficiente com adagas e shurikens, ambas armas leves arremessáveis.
6.2: Sly Flourish é uma Manobra At-Will de Rogue. Ela causa dano extra igual ao atributo Charisma do Rogue, sem nenhum drawback por isto. Não há necessidade de se colocar em risco desnecessário, ou de criar situações duvidosas. Está disponível tanto para Melee quanto Ranged.
Ele não precisa de poderes especiais para atirar shurikens...e quem sabe não saia uma build especializada em ataques à distância? Embora eu acredito que se sair vai ser num Psionic Power e não no PHB3.
Takeru escreveu:7.0: O monk, a despeito de seu conceito e de comparações com o Ranger e Tempest Fighter, é incapaz de lançar ataques múltiplos exceto em níveis paragon e acima (em oposição ao Tempest Fighter e Ranger, que o fazem com seus poderes at-will).
7.1: O Ranger é capaz de atacar duas vezes com Twin Strike, seja com Melee ou Ranged. Causa 1[W] de dano apenas, mas é capaz de distribuir estes ataques como lhe convier, tanto entre oponentes quanto se à curta ou longa distância.
7.2: O Tempest Fighter é capaz de atacar duas vezes com Dual Strike, mas apenas com Melee e contra oponentes distintos. Porém, a Tempest Technique (class feature) permite a ele causar até +2 de dano por ataque desde que esteja usando duas armas de propriedade off-hand e armadura leve ou chainmail, e com auxílio de feats especiais, causar até +4 de dano por ataque, incluindo esta manobra.
7.3: O monk tem em seu Flurry of Blows um falso ataque múltiplo (não há jogada de ataque, não inclui o dano da arma, não soma modificador de atributo regente [dex]), apenas para adicionar dano extra se um oponente já foi atingido. Conclusão: Um Striker e um Defender foram mais beneficiados neste aspecto que o Monge.[/i]
Engraçado que aqui você não comparou o monk com o Rogue ou com o Avenger.
Takeru escreveu:VEREDICTO
Analisando todos os seus argumentos percebo que você compara o monge com todas as classes, pegando o que cada uma tem de melhor e dizendo que o monge não é melhor naquele ponto que a referida classe. Ou você quer que o monge seja o melhor em tudo, ou você simplesmente não gostou do monge ter sido feito para ter uma grande mobilidade no campo de batalha.
Quando vi o monge fiquei muito satisfeito. Me lembra muito o Jet Li em "A Lenda De Fong Sai-Yuk" (e como aqueles filmes são legais).