Moderador: Moderadores
WillDice escreveu:* Monge franciscano combatente? De onde veio isso? Ele é, e sempre foi, monge shaolin combatente, ou iogue indiano com ataques místicos, ou lutador de filme wire-fu. O conceito dele não é o Sean Connery em O Nome da Rosa, ele é o Jet Li em Era Uma Vez na China ou Herói. Sempre foi, e continua sendo.
![]() |
1.4: Monks usam cloth armor, e se prejudicam se pagarem um feat para usam Leather, pois nada melhora a sua defesa.
2.1: Swordmages ganham +3 na AC desde que mantenham uma mão livre e estejam conscientes. Usam Leather.
2.2: Barbarians ganham bônus de +1 na AC, que progride com avanço de níveis, chegando até +3. Usam Hide.
2.3: Avengers ganham +3 na AC por favor divino, impedido de usar escudos, mas livre para armas de 2 mãos. Podem usar até Leather Armor.
2.4: Monks ganham +2 na AC, não pode usar nada acima de cloth se quiser manter o bônus, que não é progressivo. Apenas substitui o Leather.
3.0: Dentre os strikers, o Monk tem a habilidade de dano extra menos relevante:
4.0: Monks não progridem nenhum de seus ataques at-will ao alcançar o nível épico. TODAS AS OUTRAS CLASSES O FAZEM, DOBRANDO A BASE DE DANO. Até ataques básicos seguem esta progressão!
5.0: Monks precisam de uma mão livre para cabecear, joelhar, passar rasteira ou usar qualquer apêndice corporal que possuam em vez de suas mãos ao atacar desarmado.
6.0: Como striker, o Monk tem apenas a mobilidade. Devido ao excesso de efeitos especiais secundários de utilidade duvidosa, seus poderes mais se aproximam de um artífice ou bardo em poderio de combate.
* CA baixa demais: concordo.
Fëanor escreveu:4.0: Monks não progridem nenhum de seus ataques at-will ao alcançar o nível épico. TODAS AS OUTRAS CLASSES O FAZEM, DOBRANDO A BASE DE DANO. Até ataques básicos seguem esta progressão!
Eles tem At-will bons, mas realmente, não entendo porque não aumentar o dano no nível 21.
Talvez mude.
Riketz escreveu:posso ter falado um monte de besteira, mas li sobre isso na Dragon 377 da classe Psion.. não se este conceito se extende para o monge, mas parece que o conceito de todos os poderes de todas as classes psíquicas será +ou- esse..
Editado pessoalmente, por ter soado ofensivo ao Takeru
WillDice escreveu:Riketz escreveu:posso ter falado um monte de besteira, mas li sobre isso na Dragon 377 da classe Psion.. não se este conceito se extende para o monge, mas parece que o conceito de todos os poderes de todas as classes psíquicas será +ou- esse..
Não, isso não se estende ao monge. O Psion funciona assim, e possivelmente outras classes psíquicas também, mas o monge recebe poderes da mesma forma que as demais classes.
A segunda é obviamente me divertir com comentários como este acima - no qual pessoas se revelam incapazes de rebater um ponto de vista sem tentar diminuir o interlocutor com atribuições escandalosas ou infantis que só existem em suas cabeças. Mas como eu disse, é divertido. Não vale xingar a mãe, hein?
Na verdade Willy, se existe Ki ou não é uma questão de crença pessoal.
As razões para isso são especulativas, e eu tenho minhas próprias colocações a respeito...
Neste ponto eu comparo a mecânica do Monge a de outra classe bem mais "filme chinês" que ele: o Rogue. Mesmo que tenha seus poderes voltados para Artful Dodger, o Rogue faz bem em ter um bom score de STR, uma vez que suas habilidades atléticas dependem disso para pular, escalar e assim por diante. O mesmo ocorre com o Monge, se ele quiser saltar, escalar e etc. Faz mais sentido focar Fort numa build mais bruta, por assim dizer.
Qualificar esse fenômeno tão singelo como "obviamente um erro" é agraciar os designers com o benefício da dúvida (uma vez que nenhum deles se pronunciou a respeito - ficaria feliz de ouvir pelo menos um "I screwed up" da parte deles). Por outro lado, reflita a respeito: como um "erro" tão escabroso recaiu, desde toda a curta história da 4ed, justamente sobre o monge? Eu ficaria bastante desconfiado.
Monk era inicialmente uma forma especializada de Cleric - não usava armadura, vinha de uma ordem religiosa, usava poderes divinos e renunciava grandes posses. Até o Book of Exalted Deeds (D&D 3.5) tinha o Voto de Pobreza, coisa que caía como uma luva em advinha quem? E ainda por cima ele falava com bichos e plantas... o Monk é tão Franciscano quanto Paladin um Cavaleiro Templário (e a sua elite seria de Avengers, heheh)!
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante