Preconceito contra o GURPS?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Batousa em 28 Ago 2009, 11:18

Bem meus caros colegas de RPG.

Nos últimos 4 anos tenho jogado apenas D&D, e quando lançou a quarta edição, ja estava saturado demais do sistema para começar estuda-la.
Por isso comecei a estudar outros sistemas, e me interessei bastante por GURPS. A grande verdade é que gostei demais do que li, porem nunca consegui joga-lo para ver como é o sistema funcionando.

Pesquisando pela internet vi muitos prós e contras, vi pessoas que defendem com a vida e pessoas que atacam com tudo o que pode.Li em um fórum sobre um certo preconceito contra o GURPS, onde um jogador reclamava dos constantes ataques ao GURPS por pessoas que mal conheciam o sistema.

A principal reclamação é que o jogo é lento e com muitas regras o que o deixa real porem nada divertido, ou seja jogar GURPS é "um saco".

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o sistema, e estou reunindo um grupo de colegas meus para testar o sistema da quarta edição (de GURPS), para também postar as minhas ao decorrer da discussão.

Afinal, GURPS bom ou não?

"A arte imita a vida, a vida imita o GURPS" por um amante de Gurps.
"É por isso que a vida é uma bosta" por um anti Gurps.
Imagem
Batousa

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2009, 11:50

"Gurps tem regra pra cavar buraco, por isso é ruim".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Anonimous000 em 28 Ago 2009, 12:07

Acho que o realismo exagerado de GURPS é tanto um ponto fraco quanto forte. Certos tipos de campanha simplesmente não funcionam no sistema (meu grupo ainda está tentando fazer SW funcionar em GURPS). Por outro lado, isso faz ele ideial para campanhas de conspiração e afins.

Uma coisa que eu tenho observado é que a maioria dos grupos que joga GURPS não joga outros sistemas (ou o faz muito raramente), acho que essa é a origem do preconceito.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor banned_guardian em 28 Ago 2009, 12:38

Oh well, vamos nós.
Eu sou um fã antigo de D&D (Comecei jogando AD&D, depois 3a Edição, e não me inteirei na 4a Edição ainda, até porque meu grupo é de GURPS). Comecei a jogar GURPS quando parei de mestrar D&D3.5.

Atualmente, estou familiarizado com o sistema e com algumas idéias básicas:

1) GURPS tem regras pra tudo. Tudo? Sim. Se não tem, tem um modelo geral pra regra ser feita. Isso não implica dizer que você vai usar. No meu grupo particularmente, algumas regras são ignoradas pro bom andamento do jogo. Outras se fazem ressaltadas. Vai do gosto.

Jogo uma campanha num cenário que se passa em 2050 (próximo a nossa realidade, com TL aumentado em 1 ou 2 se não me engano). A princípio, combativa, com um fluxo de história rápido e dinânimo. Enfim, a parte mais demorada do jogo são os combates (personagens "épicos" com 1400 [iniciados com 100 e ganhando pontos por sessão], sendo o meu o mais novo e tendo 3 anos e meio de jogo SÓ com esse personagem). O RolePlay acontece? Sim, e entram skills importantes no meio dele.

2) GURPS pode ser bastante agressivo. D&D tem a idéia de pontos de vida e tudo mais. GURPS tem tiro no olho, e basta um desses pra aniquilar de vez. Meu mestre não brinca em serviço, e só poupa olhos e cabeça. Cotidianamente, ele ataca pontos vitais, braços e pernas. Nosso grupo visa olhos e cabeça sempre. Do mesmo jeito que nós matamos com facilidade, um eventual erro em um "dodge ou parry" significa "ficar de frente com a morte". (Ou perto)

3) GURPS tende a ser mais lento. Assertiva verdadeira. TENDE, TENDE, TENDE. Tender não significa SER mais lento efetivamente. Isso é assinar atestado de burrice. Hoje temos toda a tecnologia acessível às mãos. Recentemente, o Mestre elaborou um sisteminha básico pra cálculo rápido de Parry e Dano pro nosso Fighter, com isso, o que levava em média 3 minutos, dura 20 segundos. Fazendo as contas: 3 minutos poupados a cada ação do Fighter, com média de 10 ações por combate, ganho de 30 minutos. Matemática básica.

O problema está no fato de que por serem muitas regras, o pessoal tem o péssimo hábito de fazer como no D&D: abrir o livro, procurar e verificar como funciona. Fazer isso 1x ou em D&D que tem regras mais práticas, tudo bem. Fazer isso num jogo com um número absurdo de regras é estúpido. Estúpido. Estúpido. Estúpido.

Aí você pergunta: "Tio b4n3, mas como eu resolvo isso?" Prático, notebooks, calculadoras, celulares, qualquer coisa que você possa calcular. Não precisa ser um programador, só saber um pouco de Excel já resolve. Monte planilhas antes do jogo, junto com a elaboração da aventura, separe as regras de modo simples, anotando possíveis dúvidas durante o jogo pra pesquisar depois. Baixo o sistema que vem junto com os livros do Steve Jackson, aquele que gera fichas e tudo mais.

Antigamente: Um combate com os mesmos personagens com 600-800 pontos, que durava 4-7 rodadas, levava duas horas e meia em média.

Atualmente: Um combate com os personagens com 1400 pontos, com 10-15 rodadas, leva de uma a duas horas, não passando disso. Em um dia de jogo (aproximadamente uma sessão de 4 horas), fizemos 1 hora ou mais de Roleplay, 3 combates sucessivos devastadores (perto de 20 ações totalizando) em 2 horas, e 1 hora de bate papo, banheiro, risadas, água, lanche e outros.
---
Por que eu gosto de GURPS? Trouxe a sensação de realismo que me faltava no D&D.
Gosto de D&D ainda? Óbvio, medieval e fantástico é ótimo.
Vai de cada um. Só não me venham dizer os anti-gurps que GURPS é lento, sendo que pode ser rápido.
banned_guardian

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Ago 2009, 14:07

A única vez que cheguei a jogar GURPS, os jogadores elogiaram o sistema pela velocidade de resolução de ações.

Porém ele não se encaixa nos meus estilos mais heróicos de campanha.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Batousa em 28 Ago 2009, 15:24

Ai chega em um ponto bom.
Tem como criar uma boa campanha medieval em GURPS? com toques de fantasia?
lumine
Eu li o lite da 4 edição e nao vi regras para cavar buracos, mais foi algo que vi nas reclamaçoes gerais.

Bane
kra, voce me animou a testar o sistema.

VA
Não tem nem como adapta-lo para encaizar no seu estilo? pois a primeira que é falada no livro é que ele foi criado para ser universal.
Imagem
Batousa

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Ago 2009, 16:17

o lumine citou a principal reclamação do cassaro contra Gurps XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Ago 2009, 16:47

Não tem nem como adapta-lo para encaizar no seu estilo? pois a primeira que é falada no livro é que ele foi criado para ser universal.

Daria bem mais trabalho que simplesmente usar M&M, meu atual sistema para todas as horas.

O defeito do GURPS, na minha opinião, é que ele é universal não por ter regras abertas, mas porque tem regras opcionais. Uma regrinha para cada coisa.
Se eu fosse utilizar GURPS, teria que usar tantas regras opcionais que acabaria atrasando o jogo. Não que sejam complicadas, mas que são em número muito grande.
O M&M consegue ser genérico usando um número relativamente pequeno de regras.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Kear em 28 Ago 2009, 21:15

Joguei algumas partidas de GURPS e adorei, mas sou um jumento acéfalo incapaz de escrever algumas linhas explicando porque gostei do maldito sistema...

Seja lá como for, acho que você só vai descobrir se o sistema é bom jogando.
Kear

Mensagempor Anonimous000 em 29 Ago 2009, 01:35

GURPS é um sistema genérico por permitir diversos tipos de jogos, mas nem de longe permite todos.

Jogos mais heróicos como D&D não são transferidos muito bem para o sistema, devido a letalidade dele. Existem métodos para tornar o sistema mais letal, mas isso em geral complica mais o sistema.

Um ponto que eu considero fraco é o sistema de magia descrito no módulo básico. O Magic e o Thaumatolgy adicionam diversos outros mais interessantes.

Eu considero GURPS um dos melhores sistemas para jogos Modernos e Futuristas, mas admito não conhecer muitos outros nessa linha que não sistemas especificos para Cyberpunk.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Gun_Hazard em 30 Ago 2009, 19:52

Gurps pode ser letal ou não...

Dizer que GURPS não permite jogos heroicos como D&D é não levar em conta coisas como Pontos de Vida Extra, Regras básicas, Regras alternativas para jogos cinematográficos e etc...

Sinceramente só não conheço o D6 original, mas o GURPS com poderes Psiônicos emula perfeitamente o StarWars, só perde pro D20 Saga e pro D6 pelo que soube...

Não estou dizendo que GURPS seja perfeito para todo mundo, mas que ele é bem maleável em vários pontos, basta ter um mínimo de criatividade e intimidade com o sistema.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Anonimous000 em 30 Ago 2009, 20:10

GURPS tem um ponto fraco para adaptar SW: duelos de lightsaber. Normalmente eles acabam no primeiro turno, pois um acerto pode muito bem matar um personagem com o dano dos lightsabers.

Mesmo o uso de pontos de vida extra não reduz a letalidade do sistema, uma vez que os multiplicadores de dano podem ser extremamente elevados. As regras cinematográficas funcionam mais no sentido de permitir cenas mais exageradas do que trabalhar para a sobrevivência dos PCs.

Mas eu não disse que é impossível fazer jogos heróicos em GURPS, apenas que você dificilmente vai conseguir os mesmos efeitos que o sistema D20 (entre outros) tem nesse aspecto.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Batousa em 30 Ago 2009, 21:41

Ow mais se voce olhar por um ponto, essa letalidade deixa o jogo bem legal.

Por exemplo em Star wars, os kras brigam por muito tempo pq tem a manha de bater e defender, porem basta um acerto e é caixão e vela preta.
Imagem
Batousa

Mensagempor NeverSleep em 31 Ago 2009, 00:02

Uma coisa que eu comentei com meu grupo que eu jogava GURPS foi que se usassemos as regras de dano e recuperação nossos jogos não teriam 1/3 dos combates que estavam rolando, combate em GURPS é muito letal e dano REALMENTE causa altos estragos, principalmente em campanhas passadas em espaços curtos de tempo in-game.

O que eu mais gosto do sistema é a adaptabilidade dele, e o realismo é divertido em várias situações, eu acho que certo realismo torna o jogo mais atraente do que apenas coisas high-power ou movimentações diagonais rápidas... o foco de GURPS por incrivel que pareça acaba caindo no RP no final, sendo tudo orientado pelas regras, porque se o jogo se torna uma pilha de jogadas logo os personagens se tornarão uma pilha de corpos.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Ago 2009, 00:18

Dizer que GURPS não permite jogos heroicos como D&D é não levar em conta coisas como Pontos de Vida Extra, Regras básicas, Regras alternativas para jogos cinematográficos e etc...

... Que é justamente o ponto que eu apontei: regras alternativas.
GURPS é modular, e isso quer dizer que você seleciona conjuntos de regras para funcionar bem com o que você pretende. Mas as regras geralmente acabam vindo em grandes números.
Cada suplemento de GURPS traz regras novas (tirando aqueles que são apenas descritivos, como o Space ou o Supers da 4th).

Se você comparar com M&M, por exemplo, verá que os suplementos trazem apenas variações das regras do Core. Para fazer Artes Marciais, são apresentados alguns novos feitos e um poder para combinar poderes em "instâncias" e outro para realizar "combos" (como os de vídeo-game).
Nenhum dos dois é realmente uma regra "nova".

O GURPS é, sem dúvida alguma, absurdamente genérico. Mas é a um preço BASTANTE alto. Só as regras do Core de combate tático são MUITAS.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários