[4e] Iniciativa 4e [APRIMORADA] – O Cálice de Avandra

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Agnelo em 22 Jul 2009, 11:32

D3System escreveu:Revista da Iniciativa 4e [APRIMORADA] – O Cálice de Avandra

Apostando cada vez mais na diversificação do mercado de RPG nacional, o d3system e a iniciativa 4E têm o orgulho de apresentar a primeira edição da revista Iniciativa Aprimorada 4E — O Cálice de Avandra.

Escrita e produzida pela blogosfera nacional de RPG, essa revista contém uma aventura completa com mapas, encontros e ganchos de aventura para personagens de 1º nível, pronta para usar.

O Cálice de Avandra é uma revista em formato PDF, com 23 páginas, colorida e ilustrada, com uma aventura completa para a 4ª edição de Dungeons & Dragons. Para utilizá-la, o Mestre e os jogadores precisarão do Livro do Jogador 4ª Edição.

A Iniciativa 4e nasceu de uma idéia de Daniel Anand Salles, do Rolando 20, em meados de dezembro de 2008.

Rapidamente, membros da RPGArautos (em especial, o Paulo Baccarat e o George Bonfim), do Tomo4e (os dois Jeffersons “Shin” e “Véxo”), o Alexandre Draco do Aldetoron e o Davi Salles do Rolando20 se uniram à proposta.

Eu fui convidado a participar como revisor, árbitro e para divulgar o projeto. O Jefferson “Shin” do Tomo 4e criou o logotipo e todos os fundadores passaram a escrever um artigo semanal que deveria abranger um tema escolhido pelo grupo com antecedência.

Desde o início da Iniciativa, havia a intenção de compilar os artigos quinzenais dos autores em uma revista, facilitando a distribuição e o acesso dos leitores.

Em junho, finalmente essa intenção se transformou em realidade e os membros de ambas as Iniciativas (a d3system e a 4e) tiveram o orgulho de apresentar os dois primeiros números da Revista da Iniciativa, que se basearam no tema Água e Dinheiro.

A receptividade do material foi gratificante. Com o passar das edições publicadas nos blogs, novos autores se uniram à iniciativa. Para comemorar esse sucesso, a RPGCON decidiu publicar o primeiro número da Revista da Iniciativa 4e APRIMORADA, que já está disponível para compra em PDF na d3store.

Imagem

Essa publicação contém uma aventura completa, elaborada pelos membros da Iniciativa (indicados nos créditos da revista). Ela é a primeira tentativa dos organizadores da RPGCON e dos membros da Iniciativa 4e para analisar efetivamente o mercado de PDF no Brasil.

Esperamos que ela traga muita diversão para a sua mesa de jogo. Bem-vindos a Rygar e continuem acompanhando a Iniciativa 4e!

Uma peste assola a cidade de Rygar. A clériga de Avandra chamada Allana pede aos aventureiros que investiguem o esgoto da cidade, poisacredita que as criaturas dos esgotos são a causa da doença, contaminando os mendigos que dormem naquela região da cidade.

Durante a aventura, o grupo descobre que muito mais está em jogo: um culto maligno pretende sacrificar os habitantes da cidade para os monstros sinistros dos Reinos Distantes.

Somente um artefato, o Cálice de Avandra, será capaz de impedir esse plano maligno.

O Cálice de Avandra” é uma aventura de D&D 4ª Edição para personagens de 1º nível, criada pela Iniciativa 4E e produzida pela Equipe d3system.

LINK

Eu apóio a iniciativa, tô comprando o pdf agora, que esse seja o primeiro de muitos lançamentos nesse formato.

E sucesso também pro mercado de ebooks, apesar das dificuldades ainda acho que aqui mora muito do futuro do mercado editorial de RPG no Brasil.

Que vocês acham?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jul 2009, 12:39

Eu sou a favor da iniciativa, mesmo achando que não vá vingar.
Mal tem mercado para livros impressos no Brasil, imagine pdf's.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor kaishakunin em 22 Jul 2009, 12:45

Locke,

Também vejo com bons olhos este tipo de iniciativa. Penso que uma das chaves para se difundir o hobby por aí é justamente dar acesso a ele. E nada mais simples do que uma aventura.

Sobre esta. Bem, digamos que topei com ela por acidente. O Daniel "Anand" trouxe para galera dar uma olhada, e acabou esquecendo em casa depois da última sessão das Treze Tribos de Xen'drik. Aproveitei para ler com mais atenção e posso dizer que ela cumpre bem o papel a que se propôs. Aliás, guardadas as devidas proporções, lembrou-me o material da One Bad Egg em termos de qualidade e inovações.

Os mapas estão muito bem-feitos (parabéns, Mira!), assim como a diagramação. A arte interna é razoável. O conteúdo da aventura é bem conciso e direto, além de ser bem escrita (ainda que alguns erros de digitações tenham passado desapercebidos na revisão, mas acontece). O único erro mais grave que encontrei foi no Desafio de Perícia da página 17. Como a complexidade do desafio é 3, deveriam ser 8 sucessos antes de 4 falhas, e não 3, como indicado.

A aventura traz um artefato heróico novo, o dito Cálice de Avandra, uma doença nova (Suor Negro) e armadilhas, além de monstros bem originais, todos da própria autoria da "Iniciativa". Um ponto bem positivo, na minha opinião. Ainda que considere o último encontro bem trabalhoso para os personagens jogadores, nada tão desequilibrado quanto enfrentar o Irontooth da Fortaleza do Pendor das Sombras.

Enfim, é uma boa iniciativa (pegaram o trocadilho?) e um bom começo de trabalho, cumprido de maneira bem satisfatória, servindo tanto para aquele one-shot descontraído de sábado a tarde quanto para um começo de campanha bem-fundamentado. Espero poder topar tb com os próximos trabalhos!
kaishakunin

Mensagempor Agnelo em 22 Jul 2009, 12:49

Kaishakunin escreveu:Como a complexidade do desafio é 3, deveriam ser 8 sucessos antes de 4 falhas, e não 3, como indicado.

Isso não tinha mudado na errata do livro do mestre? Pensei que todos os desafios de pericia acabassem com 3 falhas.

Kaishakunin escreveu:servindo tanto para aquele one-shot descontraído de sábado a tarde quanto para um começo de campanha bem-fundamentado.

Espero que isso de gás pra uma campanha toda, daria uma ótima série de livros.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor kaishakunin em 22 Jul 2009, 13:03

Locke Winchester escreveu:
Kaishakunin escreveu:Como a complexidade do desafio é 3, deveriam ser 8 sucessos antes de 4 falhas, e não 3, como indicado.

Isso não tinha mudado na errata do livro do mestre? Pensei que todos os desafios de pericia acabassem com 3 falhas.

Verdade. Não tinha lido o update.

Editado: Então errado está o Skill Challenge da página 10, que tendo Complexidade 3, indica 8 sucessos antes de 4 falhas.
kaishakunin

Mensagempor Bahamute em 22 Jul 2009, 21:33

Vou comprar meu .pdf... Gostei MUITO da idéia.

Só espero que o povo que tenha comprado o .pdf não resolva "compartilhar" a revista e acabar com a iniciativa... Porque, cá entre nós, QUALQUER UM pode pagar 3 reais em um .pdf que pode ajudar a ter muitas idéias para suas aventuras...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor GJKnight em 22 Jul 2009, 23:42

Eu tive chance de ver uma versão impressa do Cálice de Avandra na RPGCon e ficou excelente, tanto a qualidade do texto quanto as ilustrações. Assim que o cartão de crédito liberar, eu vou adquirir a minha.
GJKnight

Mensagempor shin_spiegel em 23 Jul 2009, 08:52

WOW!

Me sinto completamente honrado em ter ajudado nessa empreitada para fazer a revista acontecer.
Então obrigado pelo apoio :)

Uma segunda coisa, poderiam me apontar os erros, assim eu faço as correções e envio o material para o d3, evitando que outras revistas saiam errada!

Cya!
shin_spiegel

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2009, 10:39

Eu nem jogo e estou quase comprando.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kinn em 23 Jul 2009, 21:57

Opa! Adoro material bem feito. Embora seja ranheta em preferir só suplementos oficiais, sempre que vejo material de qualidade passo a tratar como oficial. Então, assim que me livrar de minha despesa atual posso já já ver em como faço para adquirir o meu.
Kinn

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2009, 22:29

Kinn escreveu:Opa! Adoro material bem feito. Embora seja ranheta em preferir só suplementos oficiais, sempre que vejo material de qualidade passo a tratar como oficial.

É como o Nibelung tava me falando agora há pouco: se todo mundo ficar com essa frescura de "ai, só pode coisa oficial", acabam-se perdendo MUITAS coisas boas, como o material da Iniciativa 4e.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Diel em 23 Jul 2009, 23:25

A Iniciativa 4e foi uma das melhores idéias saíram do papel e que agora estão colhendo os doces frutos do sucesso.
Parabéns aos que tiveram a idéia da Iniciativa 4e.
Diel

Mensagempor Agnelo em 24 Jul 2009, 08:43

Recebi meu livro e estou dando uma olhada, enquanto concílio as despesas de diretoria, já tenho uma sugestão pro pessoal: Que tal se além do ebook como está, bonito e colorido pra cacete, também viesse uma versão pra impressão?

Eu vou imprimir numa laser preto e branco aqui do trampo :mrgreen: e isso além de comer um toner federal vai ter grande perca de qualidade de imagem.

A medida que for lendo a aventura vou soltando mais algumas pérolas.

Agnelo

Mensagempor Luminus em 24 Jul 2009, 08:50

A medida que for lendo a aventura vou soltando mais algumas pérolas.

Em termos de pérolas, esta aqui já bastou:

vai ter grande perca de qualidade de imagem.

perca = verbo perder na primeira e na terceira pessoas do presente do subjuntivo (que eu perca, que ele perca, não perca);

perda = verbo perder substantivado (a perda, perda total, etc);

E.
Luminus

Mensagempor Anand em 24 Jul 2009, 10:51

Foi muito divertido fazer essa aventura com 18 (ou mais) mãos, juntar os encontros do mais diversos na medida do possível, e ver as coisas bacanas que o povo inventou. Gostei muito dos novos monstros do Nitro, da cartografia do Atualpa, de poder usar Rygar (uma cidade criada e mantida pela blogosfera), de ver desafios de perícias legais, ainda que simples.

Eu mesmo escrevi pouca coisa, basicamente fiz o outline da aventura e a revisão geral (então esses errinhos aí são culpa minha!). Também escrevi os stats completos do Cálice, o que foi divertido também. Eu e o Davi já empolgamos e estamos escrevendo outra aventura mais ou menos no mesmo formato.

Eu sou meio chato com "material oficial" também. Nas minhas mesas, por exemplo, não tem house rules (tirando uma que diz que ninguém pode usar Action Point se não tiver empolgado, mas acho que essa não conta!), vale o RAW. Eu não uso raças, classes, feats ou poderes que não estejam no Character Builder. No entanto, eu acho que monstros, armadilhas, desafios de perícias, encontros e itens mágicos, tem mais é que ser inventado pelo DM mesmo. Mesmo que outro DM que não seja eu. Por isso, acho que aventuras prontas é algo que eu usaria tranquilamente nas minhas campanhas, mesmo que com alguma (ou bastante) adaptação.

Assim que passar um tempinho, a gente deve atualizar o PDF com as correções, e quem sabe adicionar o monte de material que o pessoal publicou de graça nos blogs. Eu, por exemplo, criei stats para a NPC Allana no Rolando 20, e fiz a adaptação da aventura para Forgotten Realms no D3System. Lógico que quem já comprou recebe tudo de graça.

Abraços, e espero resenhas de quem puder aqui!
Anand

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários