Raposa escreveu:Não jogo o CCG, mas fico imaginando se os Ratlings ou Shadowlands tivessem vencido

Ratlings já tinham sido sacados, nunca conseguiral equilibrar os caras (também com resistencia e velocidade altissimas e ainda habilidades para eliminar a desvantagens queriam o que?) e acabram de vez com o negócio. Mesmo assim se tivesse dado rato eles teriam de escolher para qual clã iam os pontos e colocavam um auxilio dos ratos e acabou o problema.
Já shadowlands seria até mais interessante, já que disnastia Hantei vive no Daigotsu, um imperador Spider seria um grande gancho para o RPG. Só que os caras nunca terão um deck competitivo.
Pra quem joga o CCG é legal o RPG ser baseado nele, para quem so joga o RPG é meio que uma tortura

Acontecem coisas random no CCG que não tem muito como explicar num mundo com "mais noção", que seria um mundo de RPG.
Por muitos anos eu joguei RPG e não CCG e achava muito legal esta ideia. Evolução constante faz com que o mundo seja dinamico e ter mais opções é sempre algo positivo. Só que antes as escolhas tinham um pouco mais de cuidado e conseguiam balancear bem diferentes resultados.
Hoje em dia quem manda no L5R é o marketing, é como as HQs, não basta uma série mensal, tem que ter uma "mega saga que mudará o mundo para sempre" todo ano e assim não há quem aguente. Além disso começaram a fazer uma panelinha insustentável de concessões como deixar uma cara (que viria mais tarde a trabalhar na linha do CCG) falar que o conflito entre Dargão e Crane não seria baseado na ideologia sobre iluminação porque não gostava desta história (e com isso ao invés de um conflito até provável, o premio de mundial para Crane foi reduzido a quase nada e tivemos uma guerra geograficamente impossível, que a
administração da época assumiur ser inverossímil e deixou por isso mesmo).
A idéai é boa, a implementação que deixa a desejar.
E tenho dito: 1st ed for ever

Apesar de achar o sistema da 3a edição bem melhor, não dá nem para comparar os supelemtnos atuais com os da primeira e inicio da segunda edição, foi uma das quedas mais drásticas de qualidade que já vi em uma editora de RPG.