A honestidade de D&D 4 me fisgou de uma forma que D&D 3 nunca poderia. Parece que na 3º edição, D&D tentava ser o que não era. Um adolescente bancando pose. Ou ao menos era essa a impressão que os jogadores que conheço deixavam, com seus eternos chavões defensivos "D&D é um jogo de interpretação!", "dá pra interpretar em D&D tanto quanto Vampire!", "a interpretação é responsabilidade do jogador!". A "onda Vampire" parece ter provocado essa fúria contida em toda uma geração e, quando a 3º edição saiu, foi a resposta uníssona dessas massas oprimidas: "eu interpreto melhor que vocês!", dizia a 3º edição aos seus opressores da "onda vampire", de alguma forma tentando competir de igual pra igual com este, jogar o jogo deste, se igualar a este. Mas ainda que D&D mentisse pra si mesmo esse tempo todo, no fundo, no fundo, sempre esteve lá, guardado em seu coração - o wargame, o gerenciamento de recursos, o gamismo visceral, a sede contida por sangue orc.
Até que surge a 4º edição...
E o individuo enfim "reconhece a si mesmo"!!! Eis que rasga a máscara, o disfarce vergonhoso da mentira!!! Eis que, com estima recuperada, se ergue, levanta a cabeça, olhos de tigre fixos no horizonte/vitória, e brada aos sete ventos com toda sua violência pulmonar:
Eu sou um wargame!!!
Eu sou um wargame!!!!
EU SOU UM WARGAME!!!
- - -
Conclusão:
Eu quero gerenciamento de recursos sim!!! quero matar orcs pra subir de nível!!! quero poderes novos!!!combates táticos!!! Quero puzzles lógicos!!!! Quero entrar num calabouço com o sol se pondo, e emergir suado, fedido e respingado de sangue com o sol nascendo!!!! Quero Hack-and-Slash!!! Quero matá-los e pegar seus pertences!!! Mas quero isso de forma clara, honesta e corajosa, exatamente como a 4º edição, com seu "role-playing opcional" propõe.
General Mongol: "Terceira-Edição, qual a melhor coisa na vida?"
Terceira-Edição: "um cenário rico, um drama envolvente, uma interpretação sublime"
General Mongol: "Errado!!! Quarta-Edição, qual a melhor coisa na vida?"
Quarta-Edição: "Despedaçar seus inimigos, vê-los fugindo em pânico, e ouvir o lamento de suas mulheres.... em outras palavras: KILL' EM AND TAKE THEIR STUFF"
General Mongol: "Hell Yeah!!!"