[GENTLEMEN] Senhores do Vapor - Idéia e Inscrições

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Mensagempor Vincer em 20 Mai 2009, 01:45

Imagem

Eu não sou normal. E já faz um tempo que queria ver um jogo social diferente. Principalmente, criar um. Eu adoro bolar jogos e regras... junte a isso meu gosto inusitado por bigodes, era vitoriana, steampunk e humor non-sense, junte tudo numa panela com roleplay e temos mais ou menos o seguinte:

Se quiserem entrar no clima, trilha sonora:

Clique aqui para baixar o arquivo mp3

Imagem
Senhores do vapor: uma odisséia sobre robôs, donzelas e com pausa para o chá.

O nome foi uma sugestão vinda do chat, mas ainda pode ser modificado :b

A idéia do jogo é bizarra, complexa e difícil de explicar, mas o jogo é mais simples de ser jogado do que pode aparentar. O jogo explora intensamente o humor e o non-sense, e todos os personagens são cientistas malucos steampunk. Se a idéia lhe interessar, leia o tópico inteiro, porque só assim você vai poder ter uma idéia ampla de como é o jogo(e demora para entender).

O Clube Real de Cavalheiros Ímpares é o maior, mais prestigiado e mais comentado clube fechado de figuras importantes de todo império de Spellrg. Composto por algumas das mais brilhantes mentes de seu tempo, o Clube Real é considerado um berço de novas idéias para o novo milênio, um ambiente favorável para incríveis idéias florescerem e prosperarem, um reduto de nobres intelectuais onde eles podem, sem ser interrompidos, encontrar mentes tão magníficas quanto as suas e passar horas à fio tomando chá e mantendo debates pseudo-intelectuais interessantíssimos sobre política, o futuro do mundo, ciência, psicologia ou simplesmente moda.

Às vezes, também sobre o sagrado jogo de croquet de domingo.

O Clube é dirigido por importantes figuras, membros especiais do clube que fazem parte do chamado Hall dos Membros Memoráveis. Aqueles que se elevam a tal categoria passam a gozar de enorme prestígio não apenas nos meios do clube, mas até mesmo internacionalmente. E acima de tudo, eles passam a poder usar dos fundos do clube (em parte financiados por ninguém menos que o imperador) para fundar projetos... e até mesmo para investir em projetos pessoais. Como se isso tudo não fosse o bastante, todo membro memorável passa a figurar no Salão dos Imortais, onde sua foto e seus feitos serão guardados para todo o sempre, sendo eternizados como figuras únicas de sua época.

Anualmente um membro do clube é condecorado com a posição de Membro Memorável, ao mesmo tempo que um dos antigos dirigentes se "aposenta" das funções administrativas dando lugar ao novato. Há muito tempo atrás a escolha era baseada em votações internas do clube. Mas ao falarmos de senhores e damas de tão alta estirpe, o ego de cada um se torna um problema. As votações sempre levavam a debates intermináveis, quando não eram sabotadas por todos os membros do clube votando em sí mesmos.

Portanto, já faz um tempo, os dirigentes do clube criaram regras para essa admissão. Leis e requisitos tão específicos que impossibilitariam confusões, e reduziriam a margem de debate. Um sistema acima dos próprios membros do clube, inquebrável.

Tal sistema avalia de modo severo e categórico as ações de cada um dos membros durante um período do ano. Aquele que se aproximar mais do ideal de um membro exemplar (um gênio, com carisma e estilo pessoais, que tenha contribuído muito para o clube e esteja sempre presente capaz de defender sua honra quando preciso, sem perder a pose, a elegância e os bons modos, servindo como exemplo.) será o escolhido.

A época da seleção está se aproximando, e todos os jogadores interpretam membros desse inusitado clube que querem, todos eles, serem os escolhidos.

A QUALQUER CUSTO.

O jogo se baseia fortemente em roleplay. Todos só podem postar interpretando, o tempo inteiro dentro de seus personagens, em algo vagamente similar a um freeform. Durante a semana a interpretação rola livre, e todo fim de semana ocorre algum evento especial no clube, o que na época de avaliação (o momento do jogo) consiste em eventos onde os membros serão observados de perto. Há vários critérios de avaliação e os Membros Memoráveis do clube vão olhar de perto cada um, para ver quem melhor se adequa ao ideal de um membro memorável.

Já aviso logo, o jogo é um tanto inusitado e envolve variados níveis de "jogabilidade". A presença dos personagens no clube, seus modos e sua criatividade, tudo conta em pontos que serão calculados pelo narrador do jogo. Alguns dos eventos anuais do clube, como a Exposição Anual de Inventividades, serão cruciais para o ganho de méritos no jogo. Méritos são os pontos que cada jogador ganha, e que no final vão determinar o vencedor. Existe um teto máximo de méritos e um prazo final. Aquele que alcançar primeiro o teto máximo vence o jogo. Se ninguém alcançar essa marca, quando chegar o prazo final, vencerá aquele que tiver o maior número de méritos.

Todo personagem vai ter uma ficha, importante principalmente nos combates. Inspirado no Spell Wars, eu vou estar usando um esquema de dados de ataque e defesa similar, mas os dados serão rolados pelos próprios jogadores (em aberto, no tópico) e cada combate será definido em mais do que apenas uma única rolagem de ataque e defesa (com direito a habilidades especiais sendo utilizadas).

Você agora deve estar se perguntando... combates? Sim, haverão combates. Na realidade haverão diferentes disputas, não apenas combates físicos, que vão usar de regras similares (e da ficha) e serão determinadas em aberto, no tópico de jogo. Mas aonde vão entrar os combates?

Estamos falando de nobres cavalheiros... Se alguém ofender de algum modo sua honra ou moral, você pode resolver o assunto num duelo(não mortal). Na verdade, você pode até mesmo propor duelos para tentar acabar com suas diferenças com algum outro personagem (embora, em geral, isso apenas alimente essas diferenças :bwaha: ).

De modo similar aos duelos do passado, seus participantes decidirão entre si as regras do duelo, determinando o local, data e até mesmo as armas permitidas. Mas não estamos apenas falando de nobres cavalheiros... estamos falando de insanos inventores nobres cavalheiros. Então formas diferentes e inusitadas de duelos podem, e normalmente vão, acontecer (sim, estou falando de duelos de mechas à vapor :shock: :pidao: :queixo: ).

Além dessas disputas diretas ações “às ocultas” vão estar presentes. Diferentes habilidades especiais vão estar espalhadas entre os personagens (determinadas pela ficha, algumas distribuídas de presente no início do jogo e algumas adquiridas durante ele), incluindo habilidades para serem usadas em variadas disputas, ações especiais e até mesmo golpes sujos. “Eu, sabotar o raio positrônico desintegrador do Sir William? Imagine!!!”

O jogo também vai se valer das habilidades e criatividade dos jogadores, além das do personagem (determinada pela ficha). Demonstrar visualmente no tópico alguma invenção sua e falar como um verdadeiro gentleman (sim, erros ortográficos é algo que nenhum gentleman faria, e os Membros Memoráveis vão obviamente anotar todos como pontos negativos na sua avaliação), tudo isso, ajuda para alcançar a vitória. O jogo também vai usar de algumas coisas incomuns... considere como um playtest, uma experiência. São elas:

- O jogo vai permitir participações externas (de quem não tem personagem e não está competindo no jogo). Pessoas que estejam acompanhando o jogo, mesmo de fora, poderão postar “in-character” fingindo ser outros membros do clube(o clube tem MUITOS membros, os jogadores são apenas alguns dos mais brilhantes que estão almejando a cadeira do Hall), seja para divertir um pouco, seja para participar dos debates que estejam acontecendo, ou simplesmente para apimentar alguma conversa (“Sir William, algo me diz que o Sir.Charles sutilmente criticou sua...” e por aí vai).

-O jogo vai servir para debates variados de assuntos reais (e talvez isso ajude a desobstruir o offtopic ou dê um bom espaço para debates intermináveis). Vai funcionar de modo bem curioso: É comum no clube membros se sentarem para debater as novas tendências do novo milênio (se o jogo interessar ao pessoal e eu for mesmo narrar, todo o Fluff por detrás dele vai ser explicado), muitas vezes em intermináveis debates pseudo-intelectuais. Basta começar a falar de algo (crie um nome fictício para o assunto ou pessoa tratada) e incluir(logo assim que introduzir o assunto pela primeira vez) um spoiler traduzindo o que é. Por exemplo, você pode como quem não quer nada falar do último jogo de críquet do torneio nacional, e comentar sobre a fenomenal recuperação do jogador Mr.Wilhelm (e logo depois, num spoiler, dizer “traduzam críquet como futebol e Mr.Wilhelm como Ronaldo”). Ou seja, dessa forma é possível debater, dentro do personagem e sem quebrar o fluff, sobre assuntos reais. Quer testar seus argumentos num debate sobre religião ou política, trollar sem medo(afinal, você está interpretando um personagem). Aqui você vai poder. E com um adicional irresistível: fazer tudo isso de modo exageradamente prolixo como um verdadeiro gentleman britânico.

-Por fim, o jogo vai se estender levemente para além do tópico de jogo (sem riscos a saúde do fórum). Como isso vai funcionar ainda vai ser explicado em detalhes, se o pessoal quiser jogar, mas em geral vai envolver uma frase na assinatura(sem imagens e nada longo). Sem falar que fazer isso é opcional (mas pode contar no jogo).

E é isso. Existem outros detalhes a serem comentados, mas eu não sei se vai haver pessoal suficiente interessado, então não valeria a pena incluir tudo aqui se o jogo não for ocorrer. Se tiver pessoal interessado o suficiente, eu vou abrir um tópico com regras (tanto de comportamento como com as regras mesmo, de ficha e etc). Apesar de ter ficha e parte da regra ter sido inspirada no spell war, saibam que não existem níveis nem evolução de personagem nesse jogo. De forma alguma.

Criei esse tópico para apresentar a idéia e ver os interessados. Mas não tão somente isso; gostaria de opniões, críticas e, acima de tudo, sugestões. Se conseguirem pensar em algo de interessante e divertido para se incluir dentro dessa jogabilidade, ME FALEM. Se quiserem perguntar sobre algo ou mais detalhes de alguma coisa, a hora de perguntar é agora.

Além disso, quem estiver empolgado já pode começar a bolar seu personagem. As regras para as ficha só vão ser incluídas se o jogo for sair, mas para evitar que o fluff do jogo saia dos eixos, todo personagem será avaliado (e se fugir do contexto, será vetado). Então já podem começar a pensar em nomes, características visuais ou mesmo histórico e postar aqui, já pedindo sugestões e ajuda se quiserem.
Só uma descrição rápida de algo importante para criar personagens:

Há três classes no jogo. Todos são intelectuais, pesquisadores e cientistas. Mas cada classe tem um foco diferente.

SPOILER: EXIBIR
Cientista Maluco: O famoso madcientist. O jogador vai ter opções variadas de áreas científicas, podendo se focar em mecanismos, química e até mesmo biologia, ou misturas diferentes desses gêneros. Das três classes são os mais focados em inventos, com mais potencial de conseguir os recursos que precisam para criar suas invenções. São também os que têm as maiores invenções(estamos falando de tamanho mesmo. Coisas GRANDES). Tendem a ser ambiciosos e megalomaníacos, e a grande maioria mira alto, querendo revolucionar o mundo científico, gravar seu nome na história com algo inovador ou simplesmente dominar o mundo.

Homem Renascentista(aka Paragon): Um perfeito exemplo de um homem renascentista, é um personagem exemplar em todos os campos: físicos e intelectuais. Alguém antenado, seja nas artes, ciências ou esportes. Como inventor o homem renascentista tem uma visão mais prática de mundo, e faz coisas menores porém sempre úteis, sejam armas ou equipamentos. Em geral eles exercem alguma atividade(pesquisa de campo, caça, desbravar novos mundos, etc) e acabam desenvolvendo mecanismos que sejam diretamente ligados a essa área. Em outras palavras, eles não criam algo para o mundo; eles têm idéias e criam equipamentos para si mesmos, mas que acabam sendo úteis em outras áreas. Ao invés de desenvolverem novas tecnologias, o poder dessa classe se encontra na criatividade que eles têm de usar o que já foi descoberto de maneiras interessantes e inovadoras. Das 3 classes eles são os únicos que não conseguem desenvolver novas tecnologias, entretanto, são os que conseguem inventar mais rápido (apesar de terem as menores invenções). São de longe os melhores corpo a corpo.

Pesquisador: É um amalgamo de aspectos diferentes. Não são apenas inventores, são na realidade grandes intelectuais de conhecimento MUITO vasto e tendem a ser algo mais além de inventores, podendo tanto ser artistas, quanto um filósofo ou um escritor. É o que tem mais perícias em diferentes áreas de conhecimento, conhece mais coisas e tem mais contatos. O pesquisador é mais teórico que o cientista maluco quando o assunto são invenções. Eles querem descobrir novas tecnologias e debulhar o universo para compreende-lo. São portanto a melhor classe para descobrir inovações tecnológicas (que em regras são fontes, parte de fórmula necessária para se criar algo. Por exemplo, a bizarra tecnologia elétrica ao estilo “tezla” é uma fonte, distorção temporal seria outra... e assim por diante). Seus inventos podem não ser megalomaníacos como os dos cientistas malucos, mas com certeza são sempre inovadores.

Resumindo:
Cientista Maluco: não faz nada além de se dedicar a seus inventos, são inventores, engenhoqueiros ambiciosos. São os que possuem maiores chances de sucesso ao inventar, e podem fazer as invenções maiores.(Se quer mechas à vapor, escolha esse)
Paragon: Se quer algo mais aventureiro ou explorador, escolha essa classe. Se quer um bom duelista, escolha essa classe. São os mais equilibrados em todas as áreas, e são os únicos que possuem uma vantagem na área física (seja combate corpo a corpo ou esportes. Sim, esportes, falarei mais sobre isso no tópico de regras).
Pesquisador: Se você quer contar com uma grande gama de possibilidades, escolha o pesquisador. É o pior fisicamente (pior até que o cientista maluco), por ser uma verdadeira traça de livros. Mas possuem muitos contatos e valores altos de perícia (mais pontos de perícia que as demais classes. Calma, são poucas perícias), e têm a chance de criar poderosas inovações tecnológicas. É difícil, mas se conseguir você pode colocar muitos jogadores no chinelo. São os melhores nas áreas biológicas, e podem alcançar mudanças físicas com seus experimentos (se quer algo estilo alquimista, ou um dr Jekill e Hyde, vá de pesquisador).

Seja criativo ao criar seu personagem, dê cor e vida a ele. Ele pode ser excêntrico, bizarro ou inusitado à vontade. Personagens “normais” como gentlemans perfeitos e críveis também são ótimos (se só fizerem personagens bizarros o jogo vai ficar muito chato). Já faz duas décadas que o clube também aceita mulheres, então qualquer um pode fazer personagens femininas (seu personagem não precisa ser do seu gênero). Para se ter uma idéia do quão bizarros os personagens podem chegar a ser eu vou dar um exemplo (esse é o personagem mais bizarro do fluff inteiro, um dos honoráveis membros do Hall dos Membros Memoráveis):

Dr.Fishead
Os boatos ao redor de Dr.Firtzegard são variados, mas ninguém ousa confrontá-lo com eles. Dr.Firtzegard vinha desenvolvendo pesquisas com a mente e usava para tanto testes em animais (tendo inclusive alcançado sucessos curiosos, como um cão falante). De toda a sua pesquisa ele se orgulhava de um peixe que, de acordo com ele, quase superava sua própria inteligência. Após um teste falho o corpo de Dr.Firtzegard foi encontrado carbonizado, enquanto ele usava um capacete cheio de fios ligado a um aquário. É nesse ponto que os boatos se espalham. A versão oficial, contada por “Firtzegard” é de que ele estava testando se era possível trocar mentes de corpos. E era. Mas infelizmente seu corpo foi carbonizado e ele acabou ficando preso no corpo do peixe. Mas uma teoria obscura(que Dr.Firtzegard detesta) é a de que na verdade o Dr morreu, e seu experimento, o peixe-gênio, se aproveitou de sua morte para tomar seu lugar e conseguir ser respeitado como um humano. Boatos à parte, o fato é que Dr.Fishead (apelido que ele adquiriu e do qual ele não se ofende, afinal, o Dr constantemente faz piada de si mesmo, por ter sido tão burro ao ponto de cometer tamanha falha) é um robô onde, no lugar da cabeça, tem um aquário e um peixe com um monóculo.
Imagem

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIT: ADICIONADO

Só para avisar de antemão, durante o jogo todos deverão ter um avatar do seu personagem (uma imagem 120x120 pixels) que deverá acompanhar toda mensagem (ela deve ser colocada antes do texto, usando a tag IMG). Depois, se precisarem de ajuda para fazer o upload da imagem é só perguntar.

Um pequeno "extra" feito "just for fun":
Imagem _Até que enfim! Parece que finalmente surgiu alguém sensato e inteligente como nós para propor um entretenimento digno de cavalheiros!

Imagem _Caro amigo Charles T. Anderson, sinto lhe informar mas de acordo com minhas prévias experiências e observações nesse antro conhecido como “Spell Rpg”, encontraremos de tudo por aqui. Menos pessoas sensatas e inteligentes. Espero não ofender aos senhores que tenham nutrido expectativas por essa, mesmo que nobre, iniciativa. Mas minhas especulações são de que... Isso não vai dar em nada!

Imagem _Tenho de discordar dessa sua colocação. Apesar de meu pouco conhecimento acerca desse ambiente, pelo pouco que pude constar, existem sim alguns poucos indivíduos com intelecto o suficiente para manter uma conversa civilizada e debater assuntos nobres e capciosos, como vida, morte, ciência e sociedade. Não podemos inflar nossos egos e nos considerarmos, tão prematuramente, superiores a esses indivíduos, mesmo que sejamos.

Imagem _É meus caros companheiros... parece-me que o senhor Charles, apesar do discurso altruísta, não sabe o que diz!

Imagem _Não culpo sua colocação companheiro William. Creio ser natural que estando em elevada posição intelectual e social nós tenhamos essa impressão sobre eles. Entretanto, devemos nos lembrar que mesmo nas camadas mais ignorantes da sociedade, mesmo nas culturas menos desenvolvidas, há aqueles que demonstram potencial intelectual e que estão à frente de seu tempo, não?

Imagem _Papo!

Imagem _Parece-me imprudente justamente o senhor, caro amigo William, formar de minha pessoa tão incoerente imagem. Eu sei do que falo, confesso que nunca visitei tal local com a mesma freqüência que os senhores, mas sei o que testemunhei e falo com conhecimento de causa. Ou o caro amigo está insinuando nas entrelinhas que sou um mentiroso?

Imagem _Inferir que o senhor é um mentiroso? A minha pessoa? Jamais! Todavia estou certo de que seu otimismo é injetado de ingenuidade e ignorância, por mais que seja nobre essa iniciativa. Mas sem querer ofender, eu repito... o senhor está falando asneiras!

Imagem _Repito: NADA!!!

Imagem _Não falo sem conhecimento de causa como uns e outros desse clube... Não me compare com Jameson.

Imagem _Ah sim, Jameson! Ou como diriam por essas pradarias, num linguajar informal e boçal... o “NEWFAG”.

Imagem [Jameson] _...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor louc0 em 20 Mai 2009, 04:10

É tão louco que pode dar certo. Vou tentar bolar algo.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Mai em 20 Mai 2009, 08:27

...é um robô onde, no lugar da cabeça, tem um aquário e um peixe com um monóculo.

Ok, você me convenceu mais que nunca. xD
Vou fazer alguma coisa. E se eu não fizer, me cutuque e use de ameaças, dizendo que vai tomar meu nescau.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Mai 2009, 08:35

vou bolar um personagem.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Mai 2009, 10:42

Só consegui ler o conceito hoje, e realmente é ótimo.
Vou pensar em algo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Torneco em 20 Mai 2009, 14:05

Realmente curioso. Acho que vale a pena tentar. Espero estar a altura de interpretar um personagem interessante.

Gostei da idéia de deixar que está de fora do jogo participar.
Torneco

Mensagempor Frost em 20 Mai 2009, 18:17

Cara, achei realmente interessante! Tenho que pensar em algo! Sério, pode dar REALMENTE certo!
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Madrüga em 20 Mai 2009, 20:35

Vincer escreveu:madcientist

Imagem

-----------------------

Mas é fantástico! Só não sei se conseguirá revolucionar o off-topic, mas eu já quero ir preparando alguma coisa (depois da minha decepção com o último jogo da Spell).

A princípio eu achei que um dos avatares colocados era o Gene Wilder, o que tornaria obrigatória a imagem para o Ruben.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Vincer em 20 Mai 2009, 21:31

Basta eu comer uma letra para fazerem piada :bwaha:

Mas de qualquer modo, é bom mesmo ir treinando a ortografia (se bem que o Madruga não precisa :bwaha: ). Durante o jogo falar errado conta como pontos negativos (afinal, todo bom gentleman domina sua língua) então para evitar que eu passe por algum desapercebido vocês podem, e DEVEM, avisar em spoiler (ou corrigir seus adversários falando mesmo, no roleplay), para se certificar de que o erro foi observado e que assim seus adversários percam pontos :bwaha:

Têm alguma crítica ou sugestão? Não se acanhem XD
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Madrüga em 20 Mai 2009, 21:38

Imagem
Então, meu bom homem, está mais do que na hora de eu
criar meu três vezes famoso "guia de ortografia na internet"
e postar na Spell, para que essa onda de ignomínia não torne
a convivência insuportável!

Imagem
Madrüga

Mensagempor leo em 29 Mai 2009, 06:18

Bem eu estou querendo muito jogar, vamos ver se dar certo.
Tentarei criar um personagem para min. :doido:
http://www.edilodonto.wordpress.com
o blog dos dentistas e rpgistas!
e de quem quer pensar!

Máfia: 2/2 (Ldj, Paranoia)
Independente: 0/1 (usuários da spell)
Escuro: 1/1 (mafia no escuro II, vermelho)
leo

Mensagempor Tetris em 29 Mai 2009, 10:58

Por incrível q pareça, só li hj!!! E me interessei mto por jogar, então vou fazer um personagem e começar a ameaçar a mai XD !!!
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Tetris

Mensagempor Tarlis em 05 Jun 2009, 16:43

Rapaz, eu adorei o Dr. Peixe =p fantástico!

Infelizmente minha mente não está muito insanamente favorável à criatividade minhas provas estão me comendo o pouco juízo e atenção que me restam). Tentei fazer uma personagem bizarra e ela terminou muito parecida comigo. (HAHA!) Enfim, ela não estava tão insana quanto eu gostaria. Estou tentando fazer outra.

Th_
Tarlis

Mensagempor Madrüga em 05 Jun 2009, 20:13

Mais um projeto abandonado, alguém?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Vincer em 05 Jun 2009, 21:23

Abandonado ainda não :b

Mas em vista da megalomania dele, das várias partes que tenho de equilibrar e junte a isso faculdade e um computador que trava a cada 10 minutos... :evil:

Esse fim de semana, sem o aperto da facul, já devo dar continuidade com o novo tópico.
ImagemImagem
Vincer

Voltar para Jogos Sociais