[4e] New Monk - Preparem-se!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 13:57

Cara, eu lembro da última vez que discuti samurais com você (no fórum passado ou retrasado), e foi você que disse que o guerreiro (3E) não servia para representar eles por que eles não deveriam saber usar escudos nem armaduras pesadas.

Repare nos motivosque eu dei para ele não usar o escudo.

Se você esta criando uma cultura que usa uma especie de Samurai, é bom você dar um bom motivo do por que eles não usam tais escudos. Por exemplo, os Chineses usavam escudos.

"samurai" que meu jogador quer vai usar katana-e-wakizashi OU só katana, e (como já comentei) ao menos a wakizashi seria mais para defesa e um ataque ocasional do que cinco ataques extras por rodada como seria na 3ª edição. Os backgrounds do PHB2 eram a peça que faltava, estou satisfeito. Pra mim é o bastante. Por mim, já passou da necessidade desse off-topic.

Mostre para ele a foto de uma Wakizashi de verdade e diga "Se é para fazer clicher ocidentalizados, por que não joga logo com um esgrimista?"

E monge só pega arma furreca

Lanças são qualquer coisa menos "furreca" na quarta edição.

Seria interessante vocês perceberem que o Monk é um "Keyword monkey" diferentemente de outros strikers. Quando ele pode abusar da Keywords dele, ele é otimo, quando não, ele é meio fraquinho.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 11 Mai 2009, 13:59

Oda, não adianta mascarar a discussão sobre samurais com duas linhas sobre o monge. Chega, cara; porra, você sabe ler! Daqui a pouco vão entrar no mérito das katanas que agüentam tiros de escopeta e as espadas européias que matavam por esmagamento e tétano. Que saco!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 14:11

Oda, não adianta mascarar a discussão sobre samurais com duas linhas sobre o monge. Chega, cara; porra, você sabe ler! Daqui a pouco vão entrar no mérito das katanas que agüentam tiros de escopeta e as espadas européias que matavam por esmagamento e tétano. Que saco!

Ele me questinou sobre algo, eu só respondi, e no mesmo post eu falei on topic.

Analisando a reação dos gringos, muitos estão surpresos do monge ter sido lançado como um psionico, e até agora eu não consegui achar um post lamentando a fonte de poder Ki não existir.

Mas sinceramente, quem pode culpa-los? É uma fonte restritiva, estupida, clichezada, criada por ocidentais para representar o "exotico" oriente, chega até mesmo ser desrespeitoso. Quer dizer só porque a classe é oriental ela é "especial"? "Diferente"?

Lendo em foruns eu vi que um consenso esta que o Monk é um striker, mas não com dano em mente, e sim mobilidade, debuff e utility, um nicho bem único se comparar a outros strikers, por isso esse destoamento que percebemos. Você não deveria escolher o monge se quiser vomitar dano em cima do oponente.

Eu ainda acho o monk interessante por causa do Full Discipline
SPOILER: EXIBIR
Full Discipline
Many monk powers have the full discipline keyword.
A full discipline power gives you two or
more actions to choose from, usually an attack
technique and a movement technique. Attack
techniques usually require a standard action,
and movement techniques are options for your
move actions. For a monk, a full discipline power
represents a fighting style, a unique combination
of a move and an attack.
You can use only one full discipline power
per round. However, if you spend an action
point to take an extra action, you can switch to
a different full discipline power. You can use the
techniques of a full discipline power in whatever
order you like, and you can choose to use one of
the techniques and not the other during a particular
round.
The number of times you can use a full
discipline power’s techniques during a round
is determined by the power’s type—at-will or
encounter—and by the actions you have available
that round. For example, you can use the
techniques of an at-will full discipline power as
many times during a round as you like, provided
you have enough of the required actions, but
you can use the techniques of an encounter full
discipline power once during a round

E vejam esse at will

Dragon’s Tail Monk Attack 1
Your hand lashes out like a dragon’s tail, and with the
lightest touch unleashes power that knocks your foe to the
ground.
At-Will ✦ Full Discipline, Implement, Psionic

Attack Technique
Standard Action Melee touch
Target: One creature
Attack: Dexterity vs. Fortitude
Hit: 1dX + Dexterity modifier damage, and you knock
the target prone.

Movement Technique
Move Action Personal
Effect: You swap places with an adjacent ally or an
adjacent prone enemy

Então o monge não apenas bate, ele mexe com posições, debuffs, etc.

Trivia: "Dragon's Tail" foi o nome do poder de Fighter que todo mundo chorou para ser trocado por outra coisa.
AKImeru

Mensagempor Nibelung em 11 Mai 2009, 14:31

Oda Nobunaga escreveu:Analisando a reação dos gringos, muitos estão surpresos do monge ter sido lançado como um psionico, e até agora eu não consegui achar um post lamentando a fonte de poder Ki não existir.

http://forums.gleemax.com/showpost.php? ... stcount=21
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 14:33

Tudo que vi no post foi um cara butthurted reclamando (sem nenhum argumento lol) de o quanto ele odeia o psionismo, e não quanto ele quer o Ki por ser o ki.

Eu só nãoentendo porque o povo não pode simplismente tacar outro power sorce nisso e mudar um tiquinho o fluff. Derp.
AKImeru

Mensagempor erf_beto em 11 Mai 2009, 14:36

Oda Nobunaga escreveu:Trivia: "Dragon's Tail" foi o nome do poder de Fighter que todo mundo chorou para ser trocado por outra coisa.

Putz! É verdade!
:duh:
Tinha certeza de que ja tinha ouvido isso antes! Mas acho que era algo como "dragon tail sweep", nao?

Enfim, eu adorei esse monk. Não sei se o dano é coerente, mas gostei das disciplinas - q eu nao entendo pq tem q chamar "FULL discipline" (por acaso vai sair Empty ou Incomplete discipline no futuro?!?), pq não dá pra simplificar? - e a migração pro Psionic Power Source, apesar de me assustar um bocado a primeira vista, agora já me parece absolutamente justificada. Alias, eu acho ótimo jogaram a Ki pelo cano, como o Oda disse, é uma estupidez praticamente desrespeitosa (quem sabe eles agora não delimitam melhor as Sources de agora em diante? Alguem sabe oq a Elemental oferece além do que a Arcane e a Primal ja fazem?).
erf_beto

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2009, 15:02

Não sei se o dano é coerente, mas gostei das disciplinas - q eu nao entendo pq tem q chamar "FULL discipline" (por acaso vai sair Empty ou Incomplete discipline no futuro?!?), pq não dá pra simplificar? - e a migração pro Psionic Power Source, apesar de me assustar um bocado a primeira vista, agora já me parece absolutamente justificada.

É uma maneira de apaziguar os fãs antigos. E eu acho que vem da expressão "Full Round", mas eu posso estar errado.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Mai 2009, 15:29

Lendo em foruns eu vi que um consenso esta que o Monk é um striker, mas não com dano em mente, e sim mobilidade, debuff e utility, um nicho bem único se comparar a outros strikers, por isso esse destoamento que percebemos. Você não deveria escolher o monge se quiser vomitar dano em cima do oponente.

O novo monge poderia, então, substituir o Warlock com poderes de debuff?
Porque esse último também causa pouco dano, em compensação gera vários efeitos negativos para os oponentes, quase como um controller (exceto que ele não tem ataques em área).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Kinn em 11 Mai 2009, 19:10

Eu gostei da proposta. fiquei muito surpreso de início, mas depois gostei do que vi.
Full discipline parece referência a full-round action mesmo, pq o monte faz a um só tempo movimento e ataque na ação.
Kinn

Mensagempor Darin em 11 Mai 2009, 19:20

virtual.. o warlord nao é tão bom debuffer não.. Acho que a comparação não é tão boa... entre os leaders, o bardo é melhor nisso...

O monge faz uma diferença estratégica enorme...
Darin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Mai 2009, 19:27

Perdão, eu escrevi errado.
Estava pensando no Warlock. :P
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lector em 11 Mai 2009, 19:34

interessante e inesperada decisão, embora coerente
e logicamente nunca houve uma necessidade real d uma classe Samurai, mas como sempre houve demanda eles não perdiam a oportunidade, mas faz parte da política de ter material que possa ser usado em vários cenários e ambientações. as pessoas vão se sentir mais a vontade de usar op monge longe de reinos orientais
o que nos leva a questão do ninja/shinobi, que tem apelo um comercial imenso, não duvido que a classe striker shadow seja chamada de dançarino das sombras e que tenha uma build "shinobi"
Lector

Mensagempor Darin em 11 Mai 2009, 19:37

creio que sim, poderia substituir... mas o warlock tem mais dano e a vantagem de atacar a distância...

o monge além de tudo tem uma grande vantagem estratégica... com slides e etc...

fora que isso ajudam muito em flanqueios, que fazem toda a diferença no jogo...
Darin

Mensagempor Elven Paladin em 11 Mai 2009, 19:47

Trivia: "Dragon's Tail" foi o nome do poder de Fighter que todo mundo chorou para ser trocado por outra coisa.

Era Dragon´s Tail Strike na verdade, Oda. E ele já estava no PH, só que como um Poder de Encontro de Ladino ( Nível 17 ), ao invés de Guerreiro.

e até agora eu não consegui achar um post lamentando a fonte de poder Ki não existir.

Eu agora lamento o fato de ela não existir. Antes ela era o depósito de tudo aquilo que é preciso manter distância em D&D ( assim como "Bárbaro "Me dê seus poderes, Fênix Prateada" ), sem ela, eles vão se espalhar em outros nichos.

Mas isso leva a uma certa pergunta: Haverá outra Power Source no PH III, já que a Ki foi eliminada?

É tão dificil você considerar o monge um Psychic Warrior mais focado em dano?

Isso é, para mim, tão fácil quanto você aceitar que o Samurai tem que usar Katana e Wakizachi em D&D. Eu consideraria o Monge 4E um Psy-Warrior se ele utilizasse armaduras, tendo treinamento nelas ( e não bônus em não usar armaduras ), e sua lista de armas fosse mais vasta ( praticamente todas armas que você encontraria com um "Mestre do Wire-Fu") e hey, se eu visse poderes psiônicos de verdade, utilizáveis a distância, e não Wire-Fooisms com "Carapaça Psi".

Ele perdeu boa parte de sua orientaliedade, cheque por exemplo as armas dele.

Oda, você realmente acredita nisso?
Editado pela última vez por Elven Paladin em 11 Mai 2009, 20:01, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2009, 20:00

Witchalocks são melhores.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários