[4e] New Monk - Preparem-se!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor WillDice em 11 Mai 2009, 12:34

Oda Nobunaga escreveu:Simples.

Um Samurai pode ser mais do que apenas um great weapon ou tempest. Ele é como um guerreiro, pode usar qualquer arma.

Do jeito que você colocou, insinuou que estaria conectando os Samurais a dois "estilos de luta", quando o arquetipo é brando e imenso, qualquer classe marcial funciona.

O guerreiro tem quatro estilos de luta: usar arma com duas mãos (great weapon), arma de uma mão e escudo (guardian), duas armas (tempest), e bárbaro-reserva (battlerager).

Desculpe, mas eu não vejo um samurai usando escudo, nem sendo battlerager.
Só sobra usar uma arma com duas (QUALQUER arma com duas mãos, seja katana ou uma lança/polearm ou whatever), ou então o clichê katana-e-wakizashi ou qualquer outra combinação de duas armas.
Uma arma em uma mão e nada na outra não é recompensado pelas regras.

Que tipo de arma fica de fora? Arco?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Smaug em 11 Mai 2009, 12:35

Nenhuma, eles usavam arco, alias, até armas de fogo eles usaram...

OK, me citando :hmmm:
Pois eh, fico pensando se uma short sword não fez falta na lista, assim, alguns estilos de kung fu usam espadas, certo?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2009, 12:39

WillDice escreveu:O guerreiro tem quatro estilos de luta: usar arma com duas mãos (great weapon), arma de uma mão e escudo (guardian), duas armas (tempest), e bárbaro-reserva (battlerager).

Desculpe, mas eu não vejo um samurai usando escudo, nem sendo battlerager.
Só sobra usar uma arma com duas (QUALQUER arma com duas mãos, seja katana ou uma lança/polearm ou whatever), ou então o clichê katana-e-wakizashi ou qualquer outra combinação de duas armas.
Uma arma em uma mão e nada na outra não é recompensado pelas regras.

Willdice, o Samurai é apenas um guerreiro gloficado pela cultura popular; o treino marcial deles faz o uso de escudo ou mesmo a fúria em combate opções atraentes E plausíveis. Não esqueça que históricamente, as armas de guerra do Japão pré-polvora eram lanças e pós-pólvora eram rifles tanegashima.

O tão famoso "espada e wakizashi" é nada mais que um símbolo de status e quase nunca era usado, porque existiam opções melhores.

E também não usavam escudos porque NÃO HAVIA METAL pra fazê-los. :p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 12:41

Desculpe, mas eu não vejo um samurai usando escud

Eles usavam manoplas para aparar golpes em alguns estilos de luta após o séculos 16, mas antes disso não há um bom precedente pois os estilos de luta com a lança(os mais populares) e espadas não se utilizavam escudo. Mesmo assim, você não está usando um Samurai historico, o único motivo deles não usarem escudos foi o fato de preferencia cultural.

Quanto ao Battlerager...É um arquetipo que existe em quase todas as obras de ficção sobre samurais. Apenas assista um filme de Samurai/leia um conto/leia um livro. Você vai encontrar um battlerager.

ou então o clichê katana-e-wakizashi

Cliche inventado por ocidentais; Wakizashi nunca eram usadas como armas. A Wakizashi esta lá para representar as adagas usadas por esgrimistas ocidentais.

E as armas de fogo.

Repare que qualquer classes "Martial" pode ser usada para representar samurais. Ladinos, Rangers, Warlords. Preciso te lembrar que Oda era um estategista, e não um guerreiro, e foi um Samurai?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Agnelo em 11 Mai 2009, 12:43

Esse tipo de discussão sobre o samurai é boba, é óbvio que a classe teria de ser feita em cima de esteriótipos, todas as outras também foram.

Reclamar se ela se encaixa ou não na histporia é engraçado, principalmente num tópico sobre monges psiônicos :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 12:47

Reclamar se ela se encaixa ou não na histporia é engraçado

Apenas assista um filme de Samurai/leia um conto/leia um livro.

Esse tipo de discussão sobre o samurai é boba, é óbvio que a classe teria de ser feita em cima de esteriótipos, todas as outras também foram.

Mas o esteriotipo de Samurai é exatamente de um classe martial.
AKImeru

Mensagempor Madrüga em 11 Mai 2009, 12:49

Mas isso é off-tópico, caramba. Deixem o tópico para o monge e vão discutir samurais pela MILÉSIMA VEZ em outro lugar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor AKImeru em 11 Mai 2009, 12:52

Mas isso é off-tópico, caramba. Deixem o tópico para o monge e vão discutir samurais pela MILÉSIMA VEZ em outro lugar.

Eu falei isso!

De qualquer forma, eu acho que esses monges representariam bem os personagens da saga Genji, representando bem tanto Benkei quanto Yoshitsume.

E eu fui o único que peguei uma sensação de "classe para Kalashatar" lendo o preview?
AKImeru

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2009, 13:00

Eu tava conversando com o Madruga mais cedo, e reparei que mesmo que o unarmed seja 1d8, a maior parte dos poderes que usam unarmed são 1d6.

É proposital, ou foi erro de revisão?
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor WillDice em 11 Mai 2009, 13:00

Oda Nobunaga escreveu:
Desculpe, mas eu não vejo um samurai usando escud

Eles usavam manoplas para aparar golpes em alguns estilos de luta após o séculos 16, mas antes disso não há um bom precedente pois os estilos de luta com a lança(os mais populares) e espadas não se utilizavam escudo. Mesmo assim, você não está usando um Samurai historico, o único motivo deles não usarem escudos foi o fato de preferencia cultural.

Cara, eu lembro da última vez que discuti samurais com você (no fórum passado ou retrasado), e foi você que disse que o guerreiro (3E) não servia para representar eles por que eles não deveriam saber usar escudos nem armaduras pesadas.
Assim eu me confundo, pô! :P

Repare que qualquer classes "Martial" pode ser usada para representar samurais. Ladinos, Rangers, Warlords. Preciso te lembrar que Oda era um estategista, e não um guerreiro, e foi um Samurai?

Não quis dizer que aquela era a ÚNICA opção pra se fazer um samurai, e sim que faria tudo o que uma eventual classe chamada "samurai" provavelmente faria.

Enfim, resumindo: você disse que um samurai não funciona assim, mas agora eu entendi que um samurai pode funcionar daquele jeito, só que não se resume a isso. Nunca quis dizer o contrário, e acho que você só lê isso no meu post original a menos que queira achar algo assim pra comentar.

O "samurai" que meu jogador quer vai usar katana-e-wakizashi OU só katana, e (como já comentei) ao menos a wakizashi seria mais para defesa e um ataque ocasional do que cinco ataques extras por rodada como seria na 3ª edição. Os backgrounds do PHB2 eram a peça que faltava, estou satisfeito. Pra mim é o bastante. Por mim, já passou da necessidade desse off-topic.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor WillDice em 11 Mai 2009, 13:05

Lumine Miyavi escreveu:Eu tava conversando com o Madruga mais cedo, e reparei que mesmo que o unarmed seja 1d8, a maior parte dos poderes que usam unarmed são 1d6.

É proposital, ou foi erro de revisão?

Deve ter sido de propósito. Não posso conferir agora, mas esses seriam poderes com keyword implement, certo?

Isso é um reflexo do grande problema de se ter um controlador marcial: ataques de área com estilo controlar e causando dano [W] é porta aberta para abuso. Controlar o dado de dano (com ataques de implemento) é a solução, mas acredito que nunca irão lançar uma classe marcial que use implemento.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Youkai X em 11 Mai 2009, 13:26

É impressão minha ou para um striker o monge causa muito pouco dano (se comparado a rogues, rangers e barbarians)?
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2009, 13:30

Justamente o que eu disse, Fabs.

Sem contar que ele é limitado a dano fixo por dado, ao invés de [w]...
Lumine Miyavi

Mensagempor Smaug em 11 Mai 2009, 13:34

É impressão minha ou para um striker o monge causa muito pouco dano (se comparado a rogues, rangers e barbarians)?

Eu achei justamente o contrário, principalmente diante do avenger...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Youkai X em 11 Mai 2009, 13:38

Tá certo que muitos golpes dele são em área, mas é muito estranho um striker causar tão pouco dano e não ter lá muitos recursos pra aumentá-lo. Essa Build de monge de sabedoria parece mais adequada a grupo pequeno que quer fechar com algo tanto striker quanto controller (sendo que o feiticeiro pode ser mais confiável, a uma primeira olhada). E monge só pega arma furreca (e o ataque desarmado é a melhor das armas, equivalente a um rapier, mas que é difícil de conseguir uma versão mágica de nivel maior que o do grupo, como TODAS as outras classes conseguem por implemento ou arma nos espólios e recompensas). Sem contar o bônus meio baixo em CA, mesmo o monge usando a destreza em primeiro lugar.
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários