Luminus escreveu:claro, porquê dar uma noção do espaço ocupado por um monstro/criatura/magia é terrível, acaba com a capacidade de imaginação de qualquer um...
Não, nada disso: dar uma noção é ótimo. Mas se a "unidade de medida" é uma com a qual você não está habituado a trabalhar, fica tudo muito complicado. Exceto, claro, se essa unidade estiver impressa no chão. Daí, a necessidade de se ter um tabuleiro.
claro, porque facilitar é sempre ruim
e um dragão só consegue ficar no mano-a-mano com o guerreiro do grupo, isso é obvio
Aí, depende do tamanho do dragão. E do tamanho do guerreiro.
tá bom, vamos lá, um dragão adulto vermelho contra um guerreiro humano adulto
isso pq vc deu um bom exemplo do porquê começaram a fazer isso {as dimensões apertadas das antigas masmorras}
Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma coisa é você depender de mapas com corredores (apertados ou não). Outra coisa é você não depender desses mapas e suas masmorras (apertadas ou não). Uma coisa é o "aconchego" das masmorras; outra coisa é depender de seus mapas para descrever suas ações. São duas coisas bem diferentes.
*facepalm* *olha para as aventuras de AD&D ao lado, olha para os mapas quadriculados* *mais facepalm*
o legal é que eu falo que você cria um estigma preconceituoso que fica valendo para qualquer outro que goste de AD&D, e você vêm me falando de sentimentos...
Para este caso, dá no mesmo. Estou me lixando se você pensa ou deixa de pensar que meu comportamento cria um estigma, ainda mais no presente caso, quando eu escrevo coisas como "mapas de batalha sempre existiram, mas agora o jogo depende deles, ao contrário de antes" e você vem com "você está errado quando diz que mapas nunca existiram". E é uma pena que a melhor parte do teu texto, a única onde eu realmente cometi um engano, seja justamente na parte que é irrelevante à discussão... o que de certa forma mostra que eu REALMENTE não me importo nem um pouco com o que está escrito nela!
aaah como é bom ver o como as pessoas se importam com a imagem que têm...
e depois reclamam quando todo mundo apresenta o preconceito contra...
er... você já viu o alcance REAL de um arco?
Não, nunca vi. E eu não estava falando do alcance real de nada. Estava falando como os alcances das armas e algumas magias naquela antiga edição não batiam com os ambientes com salas pequenas que acompanhavam seus produtos. As "maiores" masmorras de AD&D tem salas pequenas: é assim em Undermountain, White Plume Mountain, Tomb of Horrors, etc. As armas e as magias, ao meu ver, foram pensadas para batalhas campais, onde é possível "interagir" com um inimigo muito além do alcance de sua movimentação em uma rodada de combate (50 metros, 70 metros, etc).
E!
[/quote]
isso é interessante...
os caras fazem todo um trabalho de pesquisa, para que o jogo tenha uma certa semelheança com as tecnologias reais usadas, daí dão um alcance parecido para magias, para que elas não fiquem em desvantagem...
e todo trabalho é um esforço inútil...
isso é algo lindo de se ver, ainda mais partindo de um cara que diz que "ama AD&D"
e Kimble, eu sou um desses

"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)
"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)