Reorganização do Fórum

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Reorganização do Fórum

Mensagempor Madrüga em 19 Nov 2008, 22:35

Ainda defendendo a fusão de Dicas com Sociedade: é simplesmente uma questão de aumentar o escopo. De mudar um pouquinho o foco das seções.

Não digo porque é minha seção (não sou responsável por movimento), mas o Dicas é muito mais movimentado que o Sociedade. Eu mesmo nem entro no Sociedade direito, é bem de vez em quando. Os tópicos de relevância (ou os tópicos do momento) de AMBOS fóruns se acomodam muito bem numa primeira página.

Além disso, a movimentação do Dicas poderia dar visibilidade aos tópicos que envolvem sociedade ESPECIFICAMENTE (acho um pouco exagerado o exemplo de "RPG no vácuo", o caso do Sociedade é um foco nos efeitos socio-culturais do RPG, no impacto na sociedade. Nada que não se encaixasse no Dicas, contudo).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Reorganização do Fórum

Mensagempor Aluriel de Laurants em 19 Nov 2008, 23:55

Minha opnião.

Quem é você - Deve ser mantida, é bom pros usuários novos se familiarizarem.
Jogos Sociais - Deve continuar separada do jeito que está ele tem bom movimento.
Taverna - Fica assim, juntar com off-topic ia deixar tudo muito complicado de se ler.
RPG & Sociedade - Fundir com o dicas e idéias é uma boa, as vezes tem muito material que poderia pertencer a um e a outro.
Artes - Continua do jeito que está é melhor assim.
Off-Topic - A área mais movimentada da spell deve continuar assim, não porque ela não poderia ser unida com as tavernas, mas porque ia ser muito chato ter que carregar 2 páginas de tópico todo o dia, é muito movimento pra poder unir.

Dicas e Idéias - Juntar com RPG & Sociedade é interessante.
D&D - A parte de RPG mais movimentada do fórum deve continuar assim, são tópicos demais e juntar todos os sistemas viraria bagunça.
Storyteller - Pouco movimentada, mas com um público bem específico, fica assim.
GURPS - Acho que ela podia ir junto com a do outros Sistemas e uso das TAGs a quantidade de tópicos diários, não me parece tão grande.
OPERA - Idem ao GURPS, se bem que acho que dava pra montar uma Seção para OPERA e sistemas nacionais (embora sinta muita pena de ver um tópico sobre OPERA junto com um sobre Tormenta.)
Outros Sistemas, junta com GURPS.

Diário de Campanha - Fica assim é bem legal.
Encontrar Jogadores - fica assim.
RPG via internet - podia juntar com Play-by-Fórum, ficando como subdivisões, acho meio redundante.
PBF - já disse acima
Guilda Mercante - fica assim mesmo.

Pratas da Casa - Acho que deveria ser dividido em duas seções, Cenários e Sistema, onde os subfóruns seriam Terras Sagradas, o Cenário de Piratas e Otherwise, S3 e qualquer coisa que aparecer e o outro para outros tipos de projeto como projeto de maker do Lumine.

Videogames - fica do jeito que está é bem movimentada, mas sugiro um subseção de MMOs
Miniaturas & Wargames & Tabuleiros - Poderia ser unida com Cardgames também.

Regras e Linha direta fica assim mesmo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 20 Nov 2008, 00:13

...basicamente, você não quer mudar nada, Aluriel :b
Imagem

Imagem
Lune

Reorganização do Fórum

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Nov 2008, 10:18

Muito pouco na verdade, gosto da maneira como o fórum tá organizado, mas acho que algumas coisas deveriam mudar, como tem lá no que eu postei acima.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

Aluriel de Laurants

Reorganização do Fórum

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2008, 10:58

Isso é muito ditadura, mas acho que já temos boa base aqui para propor, pensar e (principalmente) FAZER mudanças no sítio. Agora é só levar "para dentro" e mandar bala.

Imagem
Madrüga

Reorganização do Fórum

Mensagempor Sampaio em 20 Nov 2008, 13:07

Agora é só levar "para dentro" e mandar bala.

:hmmm:
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Reorganização do Fórum

Mensagempor Allefcapt em 21 Nov 2008, 11:22

Ol’a a todos,

MADRUGA,
Allef, o problema é que parece que a sua divisão ficou igual, se não MAIS complicada!

Vc acha? HUmm... :cool:

Bem, repensando melhor e lendo atentamente os argumentos de todos, acho que valem algumas alterações, na verdade tentativas de melhorar o fluxo de mensagens.

Mas antes vamos a um fato: O problema da diminuição de mensagens não ‘e exclusividade da SPELL. Todos os sites e fóruns andam sofrendo com isto. TODOS. :what:

Os mais visitados, ou seja, A REDERPG, ESPACORPG e FALERPG vem observando esta mudança de comportamento. Há inclusive discussões a respeito dentro das listas de discussão, sem mate agora muito sucesso, mantendo cada um sua teoria conspiratória.

Alias, houve queda no FORUM D WIZARDS!!! Salvo a flame dedicada a quarta edicao... :jester:

LUCITA,

E mesmo que não fosse mudar nada no sentido de fundir ou excluir subfóruns, mas pelo menos poderia colocar a parte de RPG por cima das outras, já que é a parte mais importante.
E concordo em colocar as regras como anúncio global, acho que fica bem mais visível do que lá embaixo.

Boa. Realmente são observações pertinentes. Concordo. :victory:

NEVER SLEEP,
“reclamações, melhor evitar isso, eu mesmo não entro na parte da quarta edição por preguiça de carregar 2 páginas ou clickar no linkzinho pequeno embaixo.”

Sinceremente? Nao da nem para comentar uma observação destas. Alias, vai de encontro ao Nick. :ops:

LUNE,
“Não há problema? Que tal o fato de 80% das seções do fórum estarem abandonadas? A própria RPG & Sociedade tem tópicos de 2007!”

Já escrevi a respeito acima.
E lembre-se sempre da QUALIDADE das mensagens em relação à QUANTIDADE.
Ou vc acha que se aproveita muita coisa do OFF TOPIC campeão de acessos? :hmmm:

“Precisamos de divisões gerais, que reúnam na mesma página vários assuntos conexos. Se (quando) ficar cheio a ponto de causar confusão, aí a gente divide de novo.”

Esse ‘e o argumento que realmente me fez refletir mais. Neste ponto, acho que vale a pena tentar.

“RPG & Sociedade é uma seção que nunca deveria ter existido. É redundante! RPG & Sociedade em oposição ao que?”

Aqui fica claro que vc não entendeu a proposta da seção. Mas logo abaixo o SEU MADRUGA alerta para que esta definição se mantenha clara. :b

As representações do RPG na SOCIEDADE, estão ganhando repercussão crescente em diversas formas, seja inserida em projetos educacionais, ludicas ou em manchetes jornalísticas nem sempre positivas.

Talvez por vc LUNE, não estar inserido nestas discussões, não tenha compreendido a temática.

A questão ‘e tão importante que alem de ter ganho um área própria na EIRPG, recentemente foi tema de um encontro no SESC de COPACBANA no RJ e vai ser tema de eventos em 2009 organizados pela DEVIR e pela CONFRARIA DAS IDEIAS. :aham:

Na verdade eu ia puxar uma discussão ainda mais ousada que era abrir uma área voltada a RPG & EDUCACAO no FORUM. Isto sim produtivo.

“Quem é Você fazia sentido quando tínhamos dúzias de novatos toda semana,”

Não, ele faz sentido sempre, independente do numero de usuários que entrem semanalmente.
Aqui o ALURIEL exemplificou bem em seu comentário: Quem é você - Deve ser mantida, é bom pros usuários novos se familiarizarem. :victory:

O que acontece hj e' que a AREA TAVERNA possui topicos monossilabicos, transformando alguns topicos em simples bate papos dignos de MSN.
Isto confundira a visao de topicos futuros escritos por recem chegados. Estes serao superados por estes " papos" travados no TAVERNA.

A questão ‘e organizar, inclusive facilitando a observação dos moderadores, quem esta entrando no site.

“Sim, mas nenhuma das três áreas têm movimentação suficiente para justificar uma seção própria.”

Continuo não concordando. São assuntos próprios, que fazem parte do universo do RPG de forma intensa.
E reafirmo: uma alta movimentação não caracteriza qualidade de informação. Basta observar-mos o numero de posts ligados ao OFF TOPIC: 37653 Posts

Eu acredito que devemos manter as áreas abertas, próprias e aptas a receber comentários dos que delam participam.
O publico ‘e especifico e neste caso, misturar todos os assuntos atua de forma contraria, podendo não agregar os que curtem estas formas de entretenimento.

Os assuntos possuem na verdade fóruns e listas próprias, e por isto ate mesmo não aglutinem na SPELL tópicos diversos. Ao contrario de D&D que REPRESENTA O RPG, gostando os faz ou não, cuja a área so perde para o OFF TOPICO possuindo 28259 Posts

Alias, ’e por isto que em nenhum fórum representativos estas questões, quando existentes, são separadas.

Novamente reafirmo que a organização proposta pelo FAERUNIAN ‘e interessante, mas faço as consideracoes abaixo:

Obs: dicas e idéias + RPG E SOCIEDADE separados, D20 com área própria, QUEM ‘E VC antes de TAVERNA e lembrando o MODERACAO.

ÁREA SOCIAL
Quem é você?
Taverna Spell

RPGS
RPG em Geral
Dicas e Idéias
RPG e Sociedade

D&D

D&D 3.5
RPGA

D20 SYSTEM

Storyteller/Storytelling

GURPS

Outros Sistemas

OPERA

MESTRES & JOGADORES
Encontrar Jogadores
RPG via Internet
Play-By-Forum
Guilda Mercante

Jogos Sociais
Artes
Contos
Poesias
Desenhos
Diário de Campanha
Offtopic

PRATAS DA CASA
E-zine da Spell
Podcast da Spell (pq ele vai voltar!)
Terras Sagradas
Sistema
Izzlin, o cenário de piratas da Spell

OUTROS JOGOS
Video Games
Wargames/Miniaturas/
Card Games

METAFORUMS
Regras do Fórum
Linha Direta
Moderação

Um grande abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Reorganização do Fórum

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2008, 12:10

Allef, a proposta é despoluir a página inicial. Tem tanto subfórum que assusta. Dá sim para manter a qualidade do Sociedade se ele se fundir ao Dicas. Não é pela quantidade de informação, mas é só mudarmos um pouquinho a descrição das coisas e adaptar. Tomando conta direitinho, a seção de Dicas só tem a ganhar com as discussões do Sociedade, que podem muito bem incluir Educação.

Acho que temos um probleminha aqui, que é o apego excessivo ao antigo. Como eu já falei em MUITAS discussões, entre mudança de equipe e mesmo limpeza de tópicos ou agora na organização: temos que nos desapegar, pô. Vamos mexer nessa estrutura, aproveitar as sugestões do Faerunian (que me pareceu a proposta mais lúcida até agora), não ficar nos agarrando ao que está velho ou não funciona.

Imagem
Madrüga

Reorganização do Fórum

Mensagempor kimble em 21 Nov 2008, 12:44

Ou vc acha que se aproveita muita coisa do OFF TOPIC campeão de acessos?

Muita gente 'se descobriu' lá. :ops:
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Reorganização do Fórum

Mensagempor Allefcapt em 21 Nov 2008, 13:33

Ola a todos,

MADRUGA,
Lembre-se que eu reafirmei em meu post anterior que vale a pena tentar.

Que fique bem claro que eu nao sou contra nenhuma das posturas tomadas aqui, mas tenho ressalvas quanto a algumas subdivisoes serem incorporadas em um so. :victory:

Ate porque conheco a temporalidade do forum e sei que muitos dos engajados de hoje, serao os sem tempo de amanha. E algumas das opcoes demandam maior controle.

Um grande abraco a todos,

Allefcapt

Reorganização do Fórum

Mensagempor Lune em 21 Nov 2008, 14:27

Só pra registro, ainda não concordo com o Allef :b
Imagem

Imagem
Lune

Reorganização do Fórum

Mensagempor Allefcapt em 21 Nov 2008, 14:57

Ola a todos,

LUNE,
So pra registro tambem. Respeito suas observacoes mas nao concordo com a maioria de suas colocacoes. Acho inclusive que vc possui uma visao equivocada do que seja um forum deste tamanho.

Mas a democracia 'e o que vale.
:dança:
Um abraco a todos,

Allefcapt

Reorganização do Fórum

Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Nov 2008, 15:00

Não sei, analizando no sentido acesso de informação as mudanças que eu propûs, que são poucas já seriam mais do que o suficiente.

Sou contra mudar demais, iria complicar e principalmente ter mais de uma página de tópicos sempre ativos, ia virar bagunça.

Aluriel de Laurants

Reorganização do Fórum

Mensagempor Léderon em 21 Nov 2008, 15:25

Aluriel escreveu:propûs

Flying Guillotine!

/off

Hum, ainda concordo com um reset do Off-Topic, salvo os tópicos épicos.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Reorganização do Fórum

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Nov 2008, 15:49

So pra registro tambem. Respeito suas observacoes mas nao concordo com a maioria de suas colocacoes. Acho inclusive que vc possui uma visao equivocada do que seja um forum deste tamanho.

Allef, não estamos mais falando da Spell Brasil, maior fórum de RPG da América Latina.
É a Spell RPG, um site pequeno, humilde, apesar de bem feito. Não temos tantos acessos ou posts, não há necessidade de uma organização tão fragmentada quanto aquela que você propõe.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta