[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 30 Out 2008, 12:53

ShinRyuu escreveu:Esquisito pra mim é usar close burst com alvo único só pra dizer que é um poder ranged que não provoca AdO... :P

Porque esquisito? O cara de repente gira a arma dele a sua volta, ou solta fogo por todos os lados: se tem um ou quatro inimigos, qual a diferença? Como isso é ranged? Acho que eu não entendi bem o que você quis dizer... :)
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 30 Out 2008, 13:16

Anand escreveu:
ShinRyuu escreveu:Esquisito pra mim é usar close burst com alvo único só pra dizer que é um poder ranged que não provoca AdO... :P

Porque esquisito? O cara de repente gira a arma dele a sua volta, ou solta fogo por todos os lados: se tem um ou quatro inimigos, qual a diferença? Como isso é ranged? Acho que eu não entendi bem o que você quis dizer... :)

Todos os Words das classes que curam, por exemplo. Healing word do clérigo é um Close Burst 5 que tem como alvo um único aliado. Lembre-se que a área do ataque é diferente do alvo, um poder pode ter como área um close blast 3 e como alvo um único inimigo dentro da área.
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 30 Out 2008, 13:31

Pois é. Eu sempre me perguntei porque "Divine Challenge" ou "Inspiring Word" eram "Close Burst 5", mas só com um alvo dentro da área. "Por que não colocar Ranged 5, então?", eu me perguntava. Aí saquei que, se fosse Ranged 5, provocaria ataques de oportunidade.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 30 Out 2008, 14:00

Isso é a velha gambiarra ^^
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 31 Out 2008, 11:33

Bem, responderam por mim. :cool:

É um jeito elegante e enxuto de dizer que o poder é à distância porém ignora camuflagem e cobertura e não provoca AdO, porém é esquisito à primeira vista.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 31 Out 2008, 15:39

Reaproveitamento de código... ops... de texto...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 03 Nov 2008, 07:17

Eu sou um drow rogue e uso Cloud of Darkness. Solto em mim mesmo, entao, fica aquela "aura negra" de burst 1. Nisso as outras criaturas me vêem (ganho Combat Advantage) ou necessito de um teste de stealth?
Entao, eu ataco, e me movimento pra outro square dentro do Cloud of Darkness. Quais são as penalidades do oponente me atingir?
Pois eu acredito que teria cobertura total (-5 no ataques dele), mas isto somente se ele batesse no square certo, ja como estou em outro square, ele teria de rolar uma porcentagem, precisando tirar o valor x onde x é o numero de squares onde eu posso estar e depois rolar o ataque? É isto?
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 03 Nov 2008, 08:45

ArKHaN escreveu:Eu sou um drow rogue e uso Cloud of Darkness. Solto em mim mesmo, entao, fica aquela "aura negra" de burst 1. Nisso as outras criaturas me vêem (ganho Combat Advantage) ou necessito de um teste de stealth?
Entao, eu ataco, e me movimento pra outro square dentro do Cloud of Darkness. Quais são as penalidades do oponente me atingir?
Pois eu acredito que teria cobertura total (-5 no ataques dele), mas isto somente se ele batesse no square certo, ja como estou em outro square, ele teria de rolar uma porcentagem, precisando tirar o valor x onde x é o numero de squares onde eu posso estar e depois rolar o ataque? É isto?

Que complicação, ArKHaN! É bem mais simples do que isso:

- Quando você está invisível, você ganha vantagem de combate;
- Para fazer um ataque corpo-a-copo ou à distância, o oponente tem que adivinhar corretamente a sua posição, e faz um ataque com penalidade -5 (camuflagem). Note que ataques de área ou próximos não sofrem penalidade (pois afetam uma área, não uma criatura), desde que você esteja na área afetada.

É isso. A questão dos testes de Furtividade é assim:

- Você precisa fazer teste de Furtividade no fim de cada ação sua. O oponente faz, na ação dele, um teste de Percepção. Se ele vencer seu teste, ele tem uma noção de onde você está (direção geral), mas ainda tem que adivinhar em qual quadrado você está. Se vencer por 10 ou mais, ele sabe exatamente onde você está naquele turno.

Logo, se você se mover, atacar, usar uma ação menor, dar um ataque de oportunidade, usar uma ação imediata ou qualquer outra ação, tem que fazer um teste de Furtividade, e o oponente tenta vencê-lo para te localizar.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Snipper em 03 Nov 2008, 15:50

Duvidas:
Qts turnos demora pra colocar uma armadura?

sacar arma é ação d movimento?

Aonde fala isso no PHB?

Vlw
Snipper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 03 Nov 2008, 16:25

Vestir armadura leva 5 minutos, que são abstraídos dentro do descanso curto. Está na descrição geral de armaduras.

Sacar arma é ação mínima. Está na tabela de ações de combate.

(Manipular objetos quase sempre é ação mínima, desde que não precise de cuidado e concentração.)
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 10 Nov 2008, 01:57

Jogando hoje fiquei com algumas dúvidas curiosas...
1 - Um personagem pode marcar algo que não pode ver? O swordmage estava usando sua marca para marcar inimigos invisíveis dentro do burst de alcance, isso é possível?

2 - Caso 1 seja verdadeira, ele pode usar a imediate interrupt quando o inimido ataca? COMO ele vai saber que o cara atacou?

3 - Quando a marca sai? A do paladino segue aquelas restricoes, a do guerreiro até o proximo turno e a do swordmage até ele marcar outro, mas tanto a do guerreiro quanto a do swordmage são válidas MESMO se os personagens estiverem inconscientes? e mortos? O que ocorreu foi que o swordmage usou um poder no boss que se ele atacasse outro ele levava dano de fogo, daí eu disse ao player que a unica maneira de se livrar disso seria matando ele ou cancelando a marca, o que acho ter que matar muito chato porque obriga o boss a atacar o personagem inconsciente para nao tomar dano de fogo...
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 10 Nov 2008, 04:39

Styker escreveu:1 - Um personagem pode marcar algo que não pode ver? O swordmage estava usando sua marca para marcar inimigos invisíveis dentro do burst de alcance, isso é possível?

O Guerreiro pode, porque basta ele atacar o sujeito pra marcar. Claro, ele ainda precisa atacar o quadrado certo, ou fazer um ataque de área pra poder afetar dessa forma.

Agora, o Paladino e o Swordmage podem porque, embora eles não vão ter linha de visão pro alvo, os ataques dele são do tipo Burst, e ataques burst não sofrem efeitos de camuflagem. Claro, eles ainda têm que acertar o quadrado que o inimigo está pra fazer isso, porque ambas as marcas acertam "um oponente dentro da área de efeito".

Styker escreveu:2 - Caso 1 seja verdadeira, ele pode usar a imediate interrupt quando o inimido ataca? COMO ele vai saber que o cara atacou?

Sim, pode. O que ele não pode é fazer ataques de oportunidade contra oponentes invisíveis, mas ações imeditadas são permitidas. Agora, sobre saber como o oponente atacou, desculpas pra isso dentro do fluff não faltam.

Styker escreveu:3 - Quando a marca sai? A do paladino segue aquelas restricoes, a do guerreiro até o proximo turno e a do swordmage até ele marcar outro, mas tanto a do guerreiro quanto a do swordmage são válidas MESMO se os personagens estiverem inconscientes? e mortos? O que ocorreu foi que o swordmage usou um poder no boss que se ele atacasse outro ele levava dano de fogo, daí eu disse ao player que a unica maneira de se livrar disso seria matando ele ou cancelando a marca, o que acho ter que matar muito chato porque obriga o boss a atacar o personagem inconsciente para nao tomar dano de fogo...

A marca do Guerreiro e do Palada duram tempos definidos. A do guerreiro por uma rodada, e a do palada enquanto ele conseguir engajar o oponente (o estranho é que é possível engajar mesmo inconsciente. Basta o oponente não sair do lado do palada caído no chão).

Já a marca do Swordmage realmente não tem nada dizendo quando ela acaba. Se o Swordmage marca alguém e morre, seguindo a regra ao pé da letra, o cara fica marcado pelo resto da vida, ou até que outro sujeito com poder de marcar o marque e remova a marca antiga. Pessoalmente, eu deixaria a marca durar até o próximo turno do swordmage caso ele caia inconsciente.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 10 Nov 2008, 10:01

Nibelung: no caso da marca do Paladino ou do Swordmage, eles não precisam nem saber onde o inimigo está. Basta o inimigo estar dentro da área de efeito do burst para ser marcado. Afinal, como você mesmo disse, as marcas dessas classes são "ataques" de área, e não sofrem penalidades por falta de visão do inimigo. (Obviamente, o Paladino ou Swordmage precisa saber que há um inimigo ali por perto e arriscar que o inimigo esteja na área de efeito).

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 10 Nov 2008, 10:42

Nibelung escreveu:
Styker escreveu:3 - Quando a marca sai? A do paladino segue aquelas restricoes, a do guerreiro até o proximo turno e a do swordmage até ele marcar outro, mas tanto a do guerreiro quanto a do swordmage são válidas MESMO se os personagens estiverem inconscientes? e mortos? O que ocorreu foi que o swordmage usou um poder no boss que se ele atacasse outro ele levava dano de fogo, daí eu disse ao player que a unica maneira de se livrar disso seria matando ele ou cancelando a marca, o que acho ter que matar muito chato porque obriga o boss a atacar o personagem inconsciente para nao tomar dano de fogo...

A marca do Guerreiro e do Palada duram tempos definidos. A do guerreiro por uma rodada, e a do palada enquanto ele conseguir engajar o oponente (o estranho é que é possível engajar mesmo inconsciente. Basta o oponente não sair do lado do palada caído no chão).

Já a marca do Swordmage realmente não tem nada dizendo quando ela acaba. Se o Swordmage marca alguém e morre, seguindo a regra ao pé da letra, o cara fica marcado pelo resto da vida, ou até que outro sujeito com poder de marcar o marque e remova a marca antiga. Pessoalmente, eu deixaria a marca durar até o próximo turno do swordmage caso ele caia inconsciente.

Hum... acho que vou arbitrar assim também. Valeu pessoal.

p.s. Por que esse fórum anda tão parado?
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 10 Nov 2008, 10:44

O problema é que o alvo do poder é apenas um inimigo. Você tem que saber onde o inimigo tá nesse caso. Se fosse um poder que afetasse todos os inimigos na área, ou todas as criaturas, aí o cara seria atingido de qualquer forma.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários