Como você imagina uma conquista espacial feita pelo homem?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Como você imagina uma conquista espacial feita pelo homem?

Mensagempor 3libras em 28 Jun 2011, 01:34

Entendido aqui homem como humanidade, civilização humana etc etc.

É um tema que eu acho bem legal e que tem milhare de vertentes possíveis, quase coloquei isso no dicas e idéias Não foi pra lá por que estou mais interessado no brainstorm , pois devo montar um jogo onde alguns multviverso será fusionados exatamente num ponto onde a humanidade já conquista o espaço há um bom tempo e o grande contraste será nas formas em que ela fez isso e nas consequências que tal colonização causou.

Sempre lembrando que estou falando de hard sci-fi, ou seja, imagino possibilidades plausíveis de viagens espaciais.

vou colocar algumas idéias comuns:

1 - Os humanos descobriram um jeito de viajar a velocidades relativamente próximas à da luz e de evitarem a radiação espacial. foram criadas naves "arcas" onde um pequeno grupo de humanos auxiliado por mega computadores guiou a nave séculos no espaço até locais habitáveis.
As colônias humanas seriam separadas por séculos-luz de diferença e provavelmente se distanciariam drasticamente do ponto de vista cultural.

2 - Os humanos desenvolveriam ciborgues/robôs/autômatos capazes de agir segundo uma IA similar à humana, porém com tempo de vida muito superior e altamente resistente às condições espaciais, de forma que tais seres mesmo não sendo humanos teriam a base da nossa cultura. as viagens demoraria bem mais, porém até planetas completamente inóspitos aos humanos poderiam ser colonizados.
Dessa forma até corpos celestes do nosso sistema solar poderiam ser colonizados criando talvez até um cenário a lá star wars com centenas de espécies diferentes coexistindo e até parando para beber em um asteróide qualquer.

3 - A consciência humana seria de alguma forma passada para forma digital (alguns estudos consideram que ela já é digital rs) e seria enviada na velocidade da luz para as naves e pelo espaço. Naves completamente não tripuladas teriam apenas os equipamentos para extrair recursos e produzir robôs que essa conciencia digital poderia controlar. essas naves seriam lançadas pelo universo com direção a possíveis corpos celestes colonizáveis, e receberiam a consciência humana por ondas na velocidade da luz algum tempo antes de chegar, mesmo que as viagens fossem lentas a expedição chegaria com o top da cultura terrestre no momento e nunca um humano deixaria o planeta, apesar da nossa cultura se espalhar.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Re: Como você imagina uma conquista espacial feita pelo home

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jun 2011, 01:40

Nós não encontraremos aliens que assimilam tudo ao seu redor e ao bel prazer. Seremos esses aliens.

E então a humanidade virou os Borg.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Hyphaxz em 28 Jun 2011, 09:23

Sou fã do Isaac Asimov ( atnto que estou lendo um livro dele agora no trampo ...), e se eu nao me engano , nos livros que eu ja li de autoria dele as 2 primeiras hipoteses ja foram abordadas ...

Sendo que a mais conhecida é a primeira no começo da colonizaçao espacial (Serie Espaciais) que depois vai se tornar a fundação , e a segunda é abordada em um conto que eu nao me lembro o nome.

Na primeira o que ocorre é que os mundos espaciais começam a ter uma cultura diferente da cultura humana e chega em certo momento que os espaciais nao permitem mais que os humanos da Terra se aventurem no espaço , pois eles sao considerados inferiores .

Se achar essas idieas interessantes posso passar mais coisas que eu me lembre aqui.

Eu tenho uma ideia de algum dia fazer um projeto pareciso com o seu , mas misturando a tematica do nWoD , mas a preguiça me impede :linguinha:
Hyphaxz

Mensagempor Torneco em 30 Jun 2011, 03:00

Você não precisa ir tão longe para pensar sobre isso. Recentemente a NASA esta estudando uma proposta de colonizar Marte, enviando astronautas para lá para montar bases de permanência no planeta. A princípio, os colonos iriam em uma viagem sem volta, até que a tecnologia melhorasse a ponto deles poderem retornar. Isso depende de encontrarem regiões com água e temperatura habitáveis. Bem, eu não sei mais detalhes, mas, google it.
Torneco

Mensagempor arghsupremo em 30 Jun 2011, 08:11

Se as viagens forem tão longas assim, elas se tornarão apenas um pano de fundo da campanha.

Buracos de verme não existirão?

Velocidade da comunicação?

O Doutor existe? (Ok, essa foi para descontrair :P)
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Armitage em 30 Jun 2011, 10:01

A bio/gene-engenharia permitiria uma melhor adaptação das formas de vida terrestres a ambientes extraterrenos (microgravidade, alta pressão, temperatura, etc.) transformando a "raça humana" em uma cadre de sub- e pára-espécies irmãs se espalhando pelas estrelas.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jun 2011, 10:03

Não consigo imaginar uma alteração / manipulação genética sem uma revolução religiosa antes disso. :hum:
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Armitage em 01 Jul 2011, 16:36

Concordo. Não sei se seria pra tanto (revolução), mas uma mudança significativa nos paradigmas religiosos precisaria ocorrer.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Jul 2011, 16:48

Se pesquisa com fetos que não serão mais utilizados já dá um "caô" do cacete, imagina uma alteração genética profunda? Vai ter é chuva de religiosos dizendo que isso vai contra a ordem natural das coisas.

Alias, podem existir colônias de "humanos puros" por isso. :hum:
Lumine Miyavi

Mensagempor Sr. Pichu em 01 Jul 2011, 16:57

warhammer 40K ftw
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lanzi em 01 Jul 2011, 22:17

Imaginem só o tanto de doenças que a vida no espaço traria. Até que ponto a relação humana se revolucionaria? É um exercício de imaginação cabuloso...
Lanzi

Mensagempor Vincer em 01 Jul 2011, 23:28

Phil, imagina só como seria um horror a religião contra humanos se modificando para viver no espaço... veja, queimaram o Michael Jackson outro dia!

Infelizmente(ou não) estamos bem mais distantes de modificações genéticas do que augmentação humana como cirurgias e tal. A genética ainda tateia no escuro, uma tentativa de incluir atributos X num genoma dependeriam primeiro de replicar algo já existente e detectado e ainda estamos longe de conseguir isso. Que dirá moldar os genes para fazerem exatamente xyz exatamente como esperado. Estamos próximos de conseguir alterar genes à vontade, sim, mas muito distantes de saber que diabos de efeitos cada mudança terá, ou que diabos de mudança esteja sendo feita. Viagens espaciais estão aqui e agora, o mais provável é a augmentação como primeira alternativa.

Mesmo se tratando de alterações genéticas... a religião não vai impedir. Nunca irá. A não ser que tenhamos uma nova revolução cultural retrógrada, onde igreja volte ao poder de fato, isso não vai acontecer. Ela impediu algum avanço no século 20? No máximo atrasou. Podem boicotar e impedir algo aqui e o país ao lado conseguir... O que manda no mundo é o dinheiro, religião era o único meio de controle das massas mas não é mais. Quando modificações genéticas chegarem, de fato, religiões pelo mundo vão chiar. Mas deixe uns anos correndo na mídia toda essa atitude progressista pró nova era da perfeição genética e logo quem falar mal da idéia será visto como um neardental ignorante.
O zeitgeist está sempre mudando e até isso ser uma realidade, ele não será o mesmo. Não podemos afirmar que a religião será tamanho empecilho como seria agora. Seria como um camponês em 1300 tentar prever reações hoje em dia, considerando a estrutura social de sua época.
E mesmo hoje a religião não é tão pesada assim. Camisinha? Alguma conseguiu impedir? Aborto só não deslanchou AINDA porque não representa nenhum ganho de dinheiro para ninguém, uma vez aprovado aborto os sistemas de saúde teriam de arcar com os custos, países sem sistema público de saúde não têm esse empecilho mas qual seria o ganho político? Aprovação de uns e desaprovação de muitos? Isso só funciona quando o dinheiro não entra. SE significasse muito dinheiro, já teria sido aprovado.

Pesquisas com células tronco igualmente não foram barradas, aos trancos e barrancos andam. E vai por mim, quando surtir efeitos sólidos a um custo aceitável, pro inferno que donas de casa louvando ao senhor vão impedir as gigantes de venderem a solução milagrosa.

Imaginem só o tanto de doenças que a vida no espaço traria. Até que ponto a relação humana se revolucionaria? É um exercício de imaginação cabuloso...

Se encontrarmos vida em outros planetas. E mesmo assim, bem menos do que parece... encontramos vestígios de bactérias espaciais, mas veja só, elas viviam em planetas sem qualquer tipo de vida como nós para hospedeiros. O grande perigo(vírus) não existiriam nesse tipo de cenário, eles sequer teriam surgido em planetas sem sistemas complexos.

Se existir vida complexa ou mesmo inteligente lá fora, os vírus serão o de menos. O maior problema será a inevitável troca de tiros. Veja o que fazemos com nós mesmos por uma diferença de pele ou língua...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Lanzi em 02 Jul 2011, 03:49

Vincer escreveu:Se encontrarmos vida em outros planetas. E mesmo assim, bem menos do que parece... encontramos vestígios de bactérias espaciais, mas veja só, elas viviam em planetas sem qualquer tipo de vida como nós para hospedeiros. O grande perigo(vírus) não existiriam nesse tipo de cenário, eles sequer teriam surgido em planetas sem sistemas complexos.

Se existir vida complexa ou mesmo inteligente lá fora, os vírus serão o de menos. O maior problema será a inevitável troca de tiros. Veja o que fazemos com nós mesmos por uma diferença de pele ou língua...

Cara... pra você doença é só vírus?
Lanzi

Mensagempor Elven Paladin em 02 Jul 2011, 19:03

Vejamos:

1. Nada de vida extraterrestre inteligente. As chances de duas espécies conscientes/sencientes evoluírem independentemente em dois planetas, construírem tecnologia espacial na mesma "Janela de Tempo" e se encontrarem parece-me tão astronomicamente pequenas que o Universo será nosso para brincarmos. E agradeço ao Acaso por isso.

2.Viver em outros planetas é algo que só será possível se tivermos a sorte astronômica de achar algum buraco habitável para nós, à curta distância e ainda por cima, conseguirmos resolver o cacetilhão de problemas para nos adaptarmos ali. Se hoje em dia já temos dificuldades em levar a civilização ao Saara e aos Pólos, eu temo em ver o número de dificuldades que será viver fora dessa "Bola Azul de Lama".

Imaginem só o tanto de doenças que a vida no espaço traria. Até que ponto a relação humana se revolucionaria?

Caso tenhamos o astronomicamente incrível e incalculável azar de encontrar outra forma de vida inteligente, há duas situações possíveis Ou ferramos eles ou eles nos ferrarão. A menos que por um milagre ainda maior, ambos lados tenham capacidade tecnológicas similares, nesse caso ou é Aniquilação Mútua ou vai ser um histórico longo de tensões até haver algo próximo de convicência pacífica (algo que eu duvido imensamente que vai ocorrer).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Torneco em 02 Jul 2011, 22:54

Elven, tem um link interessante aqui pra você:

http://en.wikipedia.org/wiki/Drake_equation

Básicamente, é uma equação que estima o número de civilizações existentes em nossa galáxia que estejam em possibilidade de se comunicar com a gente. Ainda que os fatores envolvendo a equação seram em boa parte conjecturas a partir de fatos como probabilidade de formação de vida inteligênte e a probabilidade de que surja uma civilização com meios e vontade de se comunicar com a gente, dá uma idéia muito interessante do que há lá fora pra gente encontrar.

Pra quem não quer ver o link, há 3 estimativas. A mais otimista de todas dá um número de 20000 civilizações espalhadas pela nossa galáxia, ou seja, estariamos em um local meio apertado. A mais pessimista daria 0.000065, ou seja, estamos sozinhos. A mais realista é de 2,31, ou seja, talvez ainda encontraremos ets um dia.

Tem muito chão até que pensemos em viajar demais pelo espaço. Até que pensemos em ir para fora de nosso sistema solar, temos que resolver muitos problemas. Creio que, se não nos destruirmos antes de solucionarmos nossos principais problemas, como obtenção de recursos necessários e a manutenção deles, energia em grande quantidade e renovável, não vamos a lugar nenhum. Penso que só daremos um passo grande na colonização espacial quando estivermos realmente muito evoluídos em todos os sentidos.

E quando tivermos acesso a vários planetas para viver, acho que acabaríamos criando colonias de pessoas que pensam semelhante, como por exemplo, um planeta só de religiosos fanáticos. Assim eles poderiam viver em sua utopia religiosa e o resto dos mundos ficariam em paz.
Torneco

Próximo

Voltar para Off-Topic