Iniciativa "RPGística" em Museu na cidade de São Paulo

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Iniciativa "RPGística" em Museu na cidade de São Paulo

Mensagempor batosay em 10 Dez 2010, 13:06

"No dia 12 de dezembro, acontece um live-action que irá fazer uma releitura da pintura O Julgamento de Páris, que faz parte da exposição Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado em exposição no MASP até 16 de janeiro de 2011."

Esse é o início de uma notícia divulgada pelo site no link abaixo:

Link da Notícia

Lá o autor do artigo explica um pouco sobre o que se trata o quadro e a cena retratada, e explica algumas condições para o evento (horário, número de participantes, roupas e etc), bem como indica o Link para realizar a Pré-Inscrição.

Eu achei por sorte essa notícia perdida na net ^^, e ao fazer uma busca rápida no site do MASP não consegui encontrar nada a respeito. Por isso pra quem interesse de participar ou saber mais a respeito, aconselho entrar em contato com o pessoal do MASP antes (link abaixo)

Site do MASP

Até então, só havia ouvido falar do uso de RPG como instrumento de ação educativa em museus nos municípios de Penápolis e em Brodowski.

Ambos centrados num cenário de Mini Gurps chamado "Resgante de Retirantes", onde em Brodowski, foi utilizado no Museu Casa de Portinari numa aventura ala "Carmen Sandiego", tendo como tema o roubo de obras de Portinari. E em Penápolis, bem, não faço a menor idéia de como rolou :haha:

Minha Opinião:

Apesar de ser um evento isolado e pouco divulgado (raios, minha ex-professora trabalha la, e nem me avisou :frenzied: ), o fato de agora estar sendo realizada uma iniciativa na capital de São Paulo, ao invés de regiões mais do interior (nada contra), mostra que aos poucos o RPG quebra + barreiras sócio/educativas que são mais tradicionais e extremistas (principalmente em instituições aqui da capital).

Inclusive utilizando o espaço do MASP, que é um put* ponto de referência cultural e turístico pro pessoal aqui de Sampa, e que ainda por cima, é um espaço tido por algumas pessoas do Mercado de Museu como um pouco "mente fechada" em relação a atribuição de novas técnicas.

Resta saber se na prática a experiência vai ser boa, e se o elemento "RPG" não vai ser ofuscado dando foco de mais para o contexto histórico, o que as vezes acontece com outras ações educativas que utilizam outros tipos de técnicas.

Bom, fica a idéia pro pessoal de sampa que não tiver nada para fazer nesse domingo, Rsrs.

Abraçç's!
e então ela decidiu caminhar no túnel... afinal, o túnel é um ótimo lugar para se caminhar...
batosay

Re: Iniciativa "RPGística" em Museu na cidade de São Paulo

Mensagempor Blackbird em 17 Dez 2010, 09:24

Resta saber se na prática a experiência vai ser boa, e se o elemento "RPG" não vai ser ofuscado dando foco de mais para o contexto histórico, o que as vezes acontece com outras ações educativas que utilizam outros tipos de técnicas.
Pera lá, o que você quer dizer com ofuscado?
A preocupação da equipe educativa não é justamente o contrário? De que a técnica - o RPG, no caso - não ofusque o conteúdo que a instituição (museu) quer passar.

Po, queria ir. Mas tenho compromissos1000.
No mais, acho importante mesmo, principalmente se der certo e se for bem realizado.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Re: Iniciativa "RPGística" em Museu na cidade de São Paulo

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Dez 2010, 09:30

O ideal é que o RPG fique ofuscado e não seja o foco principal da iniciativa, para que seja usado como ferramenta didática e exemplo de como isso funciona. Se o RPG for o elemento principal ao invés da educação, isso pode ser tomado como exemplo da inviabilização dele para tal proposta.

Meus 2 cents, claro.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Voltar para Off-Topic