Sua opinião geral sobre vestibular.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Dragão de Bronze em 14 Mar 2008, 20:38

Taí uma coisa que eu queria saber, apesar de já ter uma idéia.

O que você acha que está bom, o que deve ser mudado, para quê deve ser mudado, idéias, propostas, opiniões, afins.
Peço especialmente porque tenho alguma chance de levar isso à FUVEST. Bom, apenas de mostrar essa opinião a eles, nada além disso.
Obrigado.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor 3libras em 14 Mar 2008, 21:31

eu sou a favor de 1 prova unificadora, pelo menos para português e matemática, que poderia ser usada para qq concurso público e vestibular.

seria semestral e voce poderia pegar o mehor resultado dos últimos 3 anos.

isso poderia ser feito ao final do ensino médio (basicamente seria uma obrigatoriedade de usar o enem para concursos publicos e vestibulares).

para outras disciplinas, eu acho que deveria haver o mesmo tipo de prova nacional de forma simplificada (questões objetivas) e uma prova específica para cada vestibular/concurso onde se abordariam temas específicos da região ou do curso em questão.

por exemplo, a prova de geografia seria geral, abordaria fatores maiores do brasil e do mundo, e a prova especifica de cada vestibular poderia por exemplo falar da geografia da região do pais ou da cultura onde a faculdade se encontra.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Zarpellon em 14 Mar 2008, 23:30

Vixe, nem sei direito o que mudaria no vestibular em sí, acho tão precário o ensino fundamental, médio, o número de vagas nas universidades, vixe...acho que essencialmente diminuir a "luta de olho por olho e dente por dente" que são os vestibulares, tratando as pessoas com um pouco mais de atenção e respeito, seria um bom avanço nos vestibulares.
Zarpellon

Mensagempor Anonimous000 em 14 Mar 2008, 23:38

Sei lá, desde que passei nunca mais pensei muito em vestibular.

Acho que o sistema de prova universal, o vestibular define quais faculdades você pode se matricular, é uma idéia interessante, mas com a quantidade de cursos pagou-passou que tem aqui (e entregam um diploma a pessoas sem ensinar nada) isso seria uma fria.

É certo que o sistema atual não é nada maravilhoso, mas não vejo muito como melhorar, exceto que o que eu ouvi de mudanças na primeira fase da Fuvest desde que eu prestei (2005, para o curso de 2006) ficou estranho, menos questões, quetões "interdisciplinares", deixar de separar as questões por matéria no livreto de questões. Acho que poderiam reverter isso.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Mar 2008, 09:42

um mal necessário
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lanzi em 15 Mar 2008, 09:50

Um mal desnecessário.
Lanzi

Mensagempor Zarpellon em 15 Mar 2008, 11:15

Concordo que seja um mal desnecessário, existem vestibulares em outros países que eu acho muito bom, e que acabam refletindo diretamente na economia de tais países, como por exemplo o Japão, os Estados Unidos e a França.
Zarpellon

Mensagempor Loba Branca em 15 Mar 2008, 11:32

Acredito que vestibular seja a marca de que não existe "Universidade para Todos", entretanto, eu acho que o critério de seleção poderia ser um pouco mais inteligente.
Por exemplo, aqui no Brasil temos o problema de que a maioria dos estudantes de universidades públicas são de ótima condição financeira. Outra que... Já devem ter reparado como os bares de tais faculdades são cheios e quem realmente quer estudar está de fora se esfolando em cursinho.
Sem contar que um estudante que queira passar em Filosofia, por exemplo, tem que saber bem matemática para passar para uma Segunda Fase... E quando será que ele vai usar isso de novo, hein?
Imagem

Chay "Loba Branca" Thorheim, Cria de Fenris, Ahroun, Legend.

"Os homens que tentam estragar o mundo não tiram folga um dia sequer, sempre pensando em como fazer algo ruim... Porque eu haveria de tirar?"
Bob Marley

♥♥♥ Ian Farrell! *O*
Loba Branca

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Mar 2008, 11:50

O critério verdadeiro atualmente de passar no vestibular é... ser capaz de passar no vestibular.

Ele não serve como medida de medir os conhecimentos, e muito menos como algo que seja necessário.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Dahak em 15 Mar 2008, 12:26

Sr. Pichu escreveu:um mal necessário

Concordo. Aliás, tirou as palavras da minha boca.
Mas como esse tipo de quote puro e simples não é lá tão desejado, lol, vou discorrer só mais um pouquinho.

O vestibular brasileiro é mal formulado, mal projetado, mal organizado, mal muitas coisas, mas ainda é necessário.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Morlot em 15 Mar 2008, 15:19

concordo com o Lanzi, é um mal desnecessario.
Porra, tenta avalia 3 anos de ensino numa prova de 4 horas e meia com 90 testes ????? Wtf ??? Quer algo mais simplista e pretencioso q isso ??? Uma provinha que na maioria das vezes de exclui por detalhes pequenos. Acho util a parte dissertativa. Só. Testes são um meio muito precario de avaliar a capacidade de um candidato, principalmente na area das ciencias humanas.
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

Mensagempor Anonimous000 em 15 Mar 2008, 16:15

A primeira fase existe para filtrar os candidatos, é simplesmenti inviável ter apenas prova dissertativa na Fuvest. E existem vestibulares apenas dissertativos, se não me falha a memória é o casa de Unicamp.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Mar 2008, 17:11

Alguém tem alguma proposta de mudança?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Lanzi em 15 Mar 2008, 17:51

Extinguir o vestibular e deixar como método de avaliação o desempenho dentro do curso.
Lanzi

Mensagempor Fëanor em 15 Mar 2008, 17:52

Extinguir o vestibular e deixar como método de avaliação o desempenho dentro do curso.

Inviavel.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Próximo

Voltar para Off-Topic