Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Fev 2008, 11:20

bom, abri o tópico

e friça,
não acho que negros não estudam...
afinal conheço vários que conseguiram passar nos vestibulares pelas maneiras usuais e não por causa de um sistema extremamente racista como o de cotas e se é prá ter cotas por etnias...
cadê as cotas para: asiáticos, europeus, latinos???? hein hein?

EDIT:

Apenas o título do tópico foi alterado por conta da junção dos dois tópicos sobre assuntos semelhantes.

-louc0, moderador
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Agnelo em 29 Fev 2008, 11:35

Minha esposa passou no vestibular sem o sistema de cotas, ela estudou em boas escolas a vida toda e fez dois pré-vestibulares por disciplina.

O que diabos a cor da pele tem a ver com as oportunidades que um cidadão tem?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 12:09

Muita coisa.
De fato, todos os indicadores sociais e econômicos da população negra são inferiores ao da população branca, mesmo quando comparando a mesma faixa de renda. Que existe um racismo institucional no Brasil é fato, atestado pelo IBGE, reconhecido internacionalmente e admitido ainda no governo Fernando Henrique.

A educação é apenas um desses casos.

Cadê as cotas para asiáticos, europeus, latinos???? hein hein?

Na verdade, a política federal de cotas não é exclusiva para negros. Há ações afirmativas para negros, indígenas, palestinos e outros grupos étnicos discriminados. Quanto aos asiáticos, europeus e latinos, a sua participação no mercado de trabalho e nas universidades é proporcional à sua participação na população brasileira, o que torna difícil sustentar a tese de que eles estão sendo discriminados ou que precisem de ações afirmativas.

Caso alguém ainda tenha dúvidas, estou no tópico para defender as ações afirmativas, inclusive as cotas raciais, embora eu considere que a atual implementação tenha sim defeitos graves. Caso alguém queira me perguntar algo ou rebater algum dos argumentos desse post, fique à vontade.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Fev 2008, 12:11

Também tenho amigos que passaram, ignorando o sistema de cotas e indo normalmente. Mas eu digo cara, isso prejudica, frustra, e acima de tudo, segrega.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor cigano em 29 Fev 2008, 12:13

Se é ou não util eu sinceramente prefiro deixar pros mais "estudados" dizerem. Mas que isso é um sinal de racismo por si, só isso é!

Eu pelo menos acho que deviamos ser reconhecidos pelo que somos não pela cor da pele.

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 12:14

Eu acho que precisamos estruturar essa discussão, ou vamos acabar falando de casos isolados "fulano que não passou pelas cotas" e "sicrano que só passou por causa das cotas".

Primeiro ponto: existe discriminação racial no país, e essa discriminação influencia negativamente o acesso dos negros à educação superior.

Alguém discorda?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor MVerde em 29 Fev 2008, 12:30

Eu sei que este sistema de cotas está tentando ajudar as pessoas que não têm condição de colocar os filhos em uma escola particular e que grande maioria das vezes tem que dividir seu horário de estudo com o do trabalho, já que a renda dos pais não é suficiente para manter a casa.

Só que não são apenas negros que vivem nessa condição. E se preocupar com a educação do pessoal depois que já saiu da escola é muito fácil neh?

Ao invés de se preocupar em colocar o pessoal dentro de uma faculdade seria melhor voltar os olhos para as escolas públicas, que estão cada vez mais sucatiadas e despreparadas (pelo menos as que eu conheço).

Por enquanto é isso. Quando eu estiver com mais tempo eu volto.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor Vinicius em 29 Fev 2008, 13:08

O sistema de cotas nada mais é do que um remendo. Ao invés de melhorar a educação pública, é muito mais fácil colocar cotas para negros. Afinal melhorar a educação sai caro, e as cotas não.
:frenzied:
Vinicius

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 13:19

O sistema de cotas nada mais é do que um remendo.

Isso é tão verdadeiro que é admitido pelo próprio governo e pelos proponentes das cotas. Uma característica fundamental das políticas afirmativas é que elas devem ser temporárias. São apenas soluções emergenciais, mas que sozinhas não resolvem problema nenhum.

Acho que muitos que criticam as cotas (e algumas das que defendem) esquecem disso. Elas não são feitas com o propósito de resolver todos os problemas da educação brasileira. Elas são um remendo que busca aumentar o número de negros nas universidades. Nada mais.

Ao invés de se preocupar em colocar o pessoal dentro de uma faculdade seria melhor voltar os olhos para as escolas públicas.

Existe um projeto de reformulação do ensino básico, que começou com a aprovação do Fundef. Entretanto, as constantes mudanças de ministros e escândalos internos no Ministério da Educação, sem falar em visões divergentes do que significa a educação dentro do próprio ministério, estão impedindo a sua aplicação.

Veja que Educação é coisa do MEC, enquanto a política de cotas está a cargo da SEPPIR, uma secretaria vinculada diretamente ao Executivo. Teoricamente, o MEC deveria estar fazendo a sua parte, mas enquanto eles tropeçam não há motivo pra SEPPIR ficar sentada esperando.

Só que não são apenas negros que vivem nessa condição.

De fato, não são. Mas a situação dos negros é ainda pior. Como eu disse, mesmo na mesma faixa de renda, os negros sempre apresentam indicadores piores.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lucita em 29 Fev 2008, 13:40

Sou contra o sistema de cotas pelo simples fato de que isso não adianta nada. O problema não é que negros não têm capacidade de entrar numa universidade sozinhos, mas que desde muito tempo eles não têm tido certas chances que outras pessoas têm. E aliás, não são só os negros que passam por isso, disso todo mundo sabe.
Esse negócio de cotas funciona só como um simples "tapa-buraco", a medida mais fácil possível pra se "resolver" um problema muito mais profundo e complexo, que não seria uma medidazinha que iria resolver de uma hora pra outra. Pra resolver o problema, o que é preciso e trabalho e investimento em educação, mas investimento de verdade, e não só financeiro. Mas isso é mais lenda que papai noel.
No mais, concordo com o MVerde.
Editado pela última vez por Lucita em 29 Fev 2008, 13:41, em um total de 1 vez.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Anonimous000 em 29 Fev 2008, 13:40

Cotas para Negros são um absurdo, uma prova de racismo e discriminação. O correto seria Cotas para alunos de Escolas Públicas, pois esse é o grupo que realmente precisa delas. Alguém vai apontar que dizer dá praticamente na mesma, mas do jeito que está isso beneficia negros que não necessitariam do sistema de cotas e prejudica não negros que estudaram em escolas públicas e portanto não tiveram um bom ensino.

Se vai remendar, pelo menos remenda direito.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Agnelo em 29 Fev 2008, 13:42

Lune escreveu:

Muita coisa.
De fato, todos os indicadores sociais e econômicos da população negra são inferiores ao da população branca, mesmo quando comparando a mesma faixa de renda. Que existe um racismo institucional no Brasil é fato, atestado pelo IBGE, reconhecido internacionalmente e admitido ainda no governo Fernando Henrique.

A educação é apenas um desses casos.

Eu sei que há racismo no Brasil, mas o que eu estou tentando provar é que uma pessoa com acesso a educação e oportunidades não precisa de cotas pra entrar na faculdade. Minha mulher é negra, sempre estudou em ótimas escolas e teve boas condições sócio-econômicas, pra que ela precisaria de cotas?

Se fosse pra usar o sistema de cotas - o que não me agrada - que fossem feitas cotas para alunos de baixa renda.

Eu moro no rio grande do sul, existem loiros de olhos azuis morando embaixo da ponte, esses caras não deveriam ter oportunidades?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lanzi em 29 Fev 2008, 13:54

Sou a favor de cotas raciais sim, assim como também sou a favor pra cotas para alunos oriundos de escolas públicas.

Os negros e indígenas foram excluídos da sociedade ao longo de 500 anos de história e isso serviu para deixar uma carga de heranças históricas culturais e materiais. O menor poder aquisitivo por parte dos povos excluídos, assim como a reunião dos mesmos em áreas periféricas - embora isso venha mudando significativamente - são um exemplo de exclusão social que resultou numa herança material. Ser subordinado ao branco ao longo desses séculos é um exemplo de herança cultural. A subordinação dos negros e indígenas aos brancos foi e ainda é evidente; um exemplo grosseiro e engraçado é justamente as novelas da Globo onde os negros só fazem papel de empregados e/ou escravos em novelas de época.

A subordinação dos negros e indígenas, devido a sua exclusão, no entanto não se dá só no campo material, mas sim também no campo cultural e da consciência. Oras, o negro, devido a essa herança condicional não pensa que o lugar dele é numa faculdade. Não me venham falar de exceções. Moro no estado de São Paulo que deveria ser o mais integrado racialmente, e até aqui posso perceber a segregação e ambições subordinadas desses povos excluídos. Quero só imaginar como deve ser mais grave em regiões mais pobres.

Não me venham dizer que esse tipo de medida só aumenta o preconceito. As condições anteriores não apresentavam sinal de mudança, até porque a educação ao ser massificada só vai piorando de qualiddade aqui. Construindo uma sociedade quase estamental e subordinando o negro ao branco, sem apresentar sinal de que isso mude - dando educação e oportunidades iguais para todos - só serve pra aumentar o preconceito.

Por isso que as cotas não são simplesmente uma ajuda técnica, porque os negros possuem as mesmas capacidades que os brancos, mas não as mesmas oportunidades e nem mesmo ambições equivalentes - dado o subordinamento histórico que mencionei acima. As cotas são uma maneira de evidenciar que há realmente um lugar para o negro na faculdade, que lá também é lugar dele. E por isso que as cotas raciais são, obviamente, um remendo temporário. Só não sabemos até quando, visto que não há a menor vontade política de melhorar as condições educacionais do país.

Ah, e asiáticos, europeus e latinos não foram segregados, excluídos e massacrados historicamente a ponto de deixar uma herança cultural e material significativa de modo que a exclusão e segregação ainda perdure.

Não venham me dar exemplos pessoais que vocês sabem que são exceção.

(pra quem quiser entender melhor na prática o que estou falando, vá dar uma olhada no número de alunos negros inscritos na FUVEST desse ano. o número é tão baixo que não bate com a porcentagem total de negros no Brasil.)
Editado pela última vez por Lanzi em 29 Fev 2008, 13:58, em um total de 2 vezes.
Lanzi

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 13:55

E aliás, não são só os negros que passam por isso, disso todo mundo sabe.

Entretanto, os negros passam por isso mais do que o resto. O problema tem de fato um lado racial.

Esse negócio de cotas funciona só como um simples "tapa-buraco"

E ele não pretende ser nada mais que isso: um tapa-buraco, um tratamento de emergência para um problema grave, sem ter a pretensão de resolver o problema sozinho.

O correto seria Cotas para alunos de Escolas Públicas, pois esse é o grupo que realmente precisa delas.

Primeiro, elas não são excludentes: várias universidades no país adotam as duas cotas. Em segundo lugar, o problema não se resume à questão público/privado - existe um enfoque racial, e ignorá-lo e perpetuá-lo.

Minha mulher é negra, sempre estudou em ótimas escolas e teve boas condições sócio-econômicas, pra que ela precisaria de cotas?

Sua mulher não precisa de cotas. Não é o caso da esmagadora maioria das mulheres negras (a propósito, se as estatísticas dos negros em geral parecem ruins, sugiro dar uma olhada nas das mulheres negras). Você está querendo invalidar uma política de Estado com base em um caso isolado e atípico? Por isso que eu avisei logo no começo para evitarmos personalizar a discussão.

Eu moro no rio grande do sul, existem loiros de olhos azuis morando embaixo da ponte, esses caras não deveriam ter oportunidades?

Certamente. Mas o que isso tem a ver com a política de cotas? Ela não pretende eliminar a desigualdade social do país - apenas aumentar o número de negros nas universidades. Outras políticas estão voltadas para a desiguladade social sem um recorte racial, como o Bolsa Família.

Quer dizer, qual o ponto em criticar uma política porque ela não resolve um problema que ela nunca pretendeu resolver?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Carol a hiperativa em 29 Fev 2008, 13:55

Sr. Pichu escreveu:bom, abri o tópico

e friça,
não acho que negros não estudam...
afinal conheço vários que conseguiram passar nos vestibulares pelas maneiras usuais e não por causa de um sistema extremamente racista como o de cotas e se é prá ter cotas por etnias...
cadê as cotas para: asiáticos, europeus, latinos???? hein hein?

Bem, vamos lá a minha opinião!

OBS: como sempre ainda não li todos os post porque meu tempo nesse exato momento é curto mais eu prometo que lerei repois ;)

Digamos que eu tb sou contra, apesar de que...sinceramente, essas cotas não fazem a menor diferença é uma coisa puramente simbolica só pra dizer que está ali! É que nem dizer que o ENEM ajuda vc a passar, fala serio vai ¬¬

Essas cotas são uma forma do governo tentar mostrar que não é racista e está se redimindo pelo passado, mas vejam bem, deve ser triste para uma pessoa de pele negra encarar essa situação.

Conheço pessoas negras que passaram no vestibular por merito, porque foram estudiosas e esforçadas!Agora se alguem vira pra elas e diz "afe...esse passou pelas cotas" como é que vcs acham que a pessoa se sente? PESSIMA!

E tem mais, em boas faculdades aquele que entra, entra pois seria e é capaz de aguentar o ritmo de estudos ali!Se qualquer zé mané tentar fazer isso, não se forma, acreditem em mim, ele irá reprovar e reprovar e reprovar até cansar e abandonar o curso!Ou seja, não ligo de existirem cotas afinal de contas, se a pessoa que entrar não for disciplinada, ela não vai se formar do mesmo jeito.

E aproveitando que falaram das cotas, eu falo tb da porcentagem de pontos fornecida aos alunos de escolas publicas, não gosto, mas por mim, pode deixar...PODE ATÉ AUMENTAR!!! Que eu sei que isso NÃO fará a diferença e NÃO colocará a pessoa para dentro de faculdades publicas/particulares de elite. u.ú

É essa a minha opinião...

OFF: agora terminei de ler ^^, bem o lune entende mais do assunto doque eu, estou lendo e assimilando tudo oque ele escreve, no mais...acho que a discussão irá terminar em melhores soluções para a educação no pais, oque me leva a imaginar que todo mundo vai sugerir mais investimentos na educação, e...quando chegar nesse ponto, cá estarei eu devolta para dar a minha opinião sobre ESSE assunto em especial.
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Próximo

Voltar para Off-Topic