por Lucita em 12 Mar 2008, 12:40
Isso pode parecer não fazer sentido nenhum, mas eu concordo com os dois lados da moeda. O voto deveria ser facultativo, mas ele deveria ser obrigatório. A meu ver, os dois lados estão certos nessa história. O voto deveria ser facultativo pq afinal de contas é um direito nosso garantido pela democracia, mas quem nesse país tem senso se cidadania e democracia? Uma perte bem pequena da população, pode ter certeza.
O certo (porém absurdo) seria todo mundo ter que fazer uma "prova" (tipo um exame psicotécnico), aí as pessoas consideradas aptas a ter opinião própria (?) deveriam votar, e o resto deveria ser proibido de votar. É absurdo isso aí, mas seria a única solução pra esse problema. Mas mesmo assim ainda fugiria da democracia, já que algumas pessoas não teriam o direito de dar suas opiniões (ou vendê-las, na maioria dos casos).
Sinceramente, não acho que seja possível existir a "democracia perfeita" no Brasil, não com esse povo com a mentalidade que tem. Tvz uma boa teria sido "testar" a idéia de voto facultativo quando teve aquele referendo sobre o comércio de armas de fogo. Teríamos visto quantos eleitores teriam ido fazer sua parte como cidadãos, e não acredito que o resultado seria muito diferente, apesar de achar que ainda teriam alguns votos comprados, acho que seria numa escala bem menor que em eleições políticas.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.