Voto facultativo ou obrigatório?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

O voto no Brasil deveria ser facultativo?

Sim
22
65%
Não
12
35%

Total de votos : 34

Mensagempor Faerunian em 12 Mar 2008, 00:04

Estava eu a conversar com um colega sobre os absurdos do voto obrigatório. Aí me lembrei de um ocorrido nas últimas eleições:

Estava na fila pra votar e próximo havia um casal. Aí a mulher abaixa, cata um santinho e diz pro cara que tava com ela: "Bem, já achei o pra deputado federal, procura pros outros aí." (as palavras eram quase essas). Se não fosse tão triste, dava pra rir.

Qual a opinião de vocês sobre o voto obrigatório e o facultativo? Não estou me referindo ao facultativo entre 16 e 18 anos, e acima de 70; voto facultativo a todos maiores de 16.
Imagem
Faerunian

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Mar 2008, 00:09

chega a ser engraçado o fato de que você é obrigado a exercer um direito seu
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor ElBandana em 12 Mar 2008, 09:01

Faerunian escreveu:Estava eu a conversar com um colega sobre os absurdos do voto obrigatório. Aí me lembrei de um ocorrido nas últimas eleições:

Estava na fila pra votar e próximo havia um casal. Aí a mulher abaixa, cata um santinho e diz pro cara que tava com ela: "Bem, já achei o pra deputado federal, procura pros outros aí." (as palavras eram quase essas). Se não fosse tão triste, dava pra rir.

Qual a opinião de vocês sobre o voto obrigatório e o facultativo? Não estou me referindo ao facultativo entre 16 e 18 anos, e acima de 70; voto facultativo a todos maiores de 16.

Se ela ja tratou com tanto descaso o voto obrigatório...imagine o facultativo...

teriamos eleições para presidente ganhas na base da dezena de votos...
"A vida não é medida pelo numero de vezes que voce respira, mas pela quantidade de momentos que lhe tiraram o folego"

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ElBandana

Mensagempor Vincer em 12 Mar 2008, 09:16

Eu achei absurdo esse tópico. A idéia de voto obrigatório é tão ridícula que chega a ser ridículo se questionar sobre o assunto.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Ric.freitas em 12 Mar 2008, 09:21

Às vezes eu acho que com o voto facultativo seria mais fácil para alguns pilantras se elegerem. Se as pessoas já vendem seu voto no sistema atual, acredito que elas continuariam vendendo caso o voto fosse facultativo. Entretanto, algumas pessoas mais esclarecidas que poderiam votar em bons representantes se absteriam desse direito.
Ric.freitas

Mensagempor Agnelo em 12 Mar 2008, 09:33

Eu gostaria de dados mais aprofundados pra poder escolher.

Como o Ric já falou, quem disse que a coisa melhoraria se o voto fosse facultativo?

Um exemplo são as eleições pra conselheiros tutelares por aqui. Só vota quem está diretamente envolvido ou quem ganha algo pra votar (como um garrafão de vinho por exemplo)

Por isso (apesar de achar patético ser obrigado a exercer um direito meu como o Pichu bem disse) gostaria de dados que provassem que há alguma melhora com o voto facultativo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Faerunian em 12 Mar 2008, 10:13

ElBandana escreveu:Se ela ja tratou com tanto descaso o voto obrigatório...imagine o facultativo...

Justamente. Aí não teríamos esse tipo de pessoa votando. Não quer votar, não vota.

Entretanto, algumas pessoas mais esclarecidas que poderiam votar em bons representantes se absteriam desse direito.

Então essas não são pessoas "mais esclarecidas". Os conscientes saberiam que, como muitos não votarão, o próprio voto passa a ter muito mais valor.

Ainda teríamos compra de voto. Mas ele já existe; apesar de achar que a escala reduziria se fosse facultativo. Eliminaríamos os votos "avulsos".

Locke escreveu:gostaria de dados que provassem que há alguma melhora com o voto facultativo

Eu não tenho, não pesquisei sobre isso. Estou indo de acordo com a lógica básica e com o que vejo acontecer nas eleições.
Imagem
Faerunian

Mensagempor Natsuiro em 12 Mar 2008, 10:20

Mas... se seguri a lógica, teremos muitos mais votos comprados do que nunca, não?

õ_o
Imagem
Natsuiro

Mensagempor VAMPIRA em 12 Mar 2008, 10:54

Concordo com o Natsu. Apesar de achar que o voto tem que ser facultativo, isso ainda está muito longe para a realidade brasileira.
Vocês hão de concordar que é um país com um direito enorme onde até analfabetos pode votar! Isso é coisa de outro mundo mesmo. Mas nós sabemos que, infelizmente, o que acontece é que os políticos tomam pena dessa gente e se faz de boa pessoa para ela chegando ao ponto de até "vender" o voto com promessas de casas, butijão de gás ou coisas bem menores.
Se o voto fosse facultativo aqui creio que essas pessoas não deixarão de votar. Pelo contrário, acho que a classe média não ia tá nem aí para as eleições. Os pobres seriam meio que "obrigados" a votar em troca de favores, enquanto os ricos (que provalvemente a maior parte seria parente/amigo/vizinho de alguém ligado a política) votaria nesse mesmo cara que tá prometendo algo pros maiores necessitados porque para eles a promessa é outra. É emprego no governo público onde o cara só precisa aparecer algumas vezes na vida para assinar o ponto.
Eu não votei porque como disseram: o voto obrigatório as pessoas fazem unidunitê e pronto. Diz em quem querem votar. Já o facultativo, por enquanto, creio que vai ocorrer a situação acima. Então, hoje, eu ficaria com o voto obrigatório no país.
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor Natsuiro em 12 Mar 2008, 11:08

Minha prima mora na Áustria e, segundo ela, nunca viu votação/eleição melhor.

É facultativo? É.
O voto é como? Você escreve num papel que te entregarem quem você quer que receba o cargo.
Aonde estão as urnas? Praticamente em CADA esquina das cidades.

É simplesmente DEMAIS.
Um repórter brasileiro fez uma reportagem [d'uh] sobre isso lá, e cometeu o erro de perguntar "Mas e se alguém votar mais de uma vez?"
Só ouviu "mas quem diabos iria querer fazer isso?"

Dá pra ver a enorme diferença entre esses países e o Brasil. =\
Foto facultativo aqui só funcionaria na utopia. ._.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Yugoloth em 12 Mar 2008, 12:02

Nos EUA o voto é facultativo e olhem que esta lá.
Yugoloth

Mensagempor Fëanor em 12 Mar 2008, 12:17

É, logicamente falando, deveria ser facultativo, mas o que acontecee que muuuuuuuita gente não iria votar e o resultado das eleições poderia ser bem diferente.

Sei lá, mas acho que ainda faz mais sentido ser facultativo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lucita em 12 Mar 2008, 12:40

Isso pode parecer não fazer sentido nenhum, mas eu concordo com os dois lados da moeda. O voto deveria ser facultativo, mas ele deveria ser obrigatório. A meu ver, os dois lados estão certos nessa história. O voto deveria ser facultativo pq afinal de contas é um direito nosso garantido pela democracia, mas quem nesse país tem senso se cidadania e democracia? Uma perte bem pequena da população, pode ter certeza.
O certo (porém absurdo) seria todo mundo ter que fazer uma "prova" (tipo um exame psicotécnico), aí as pessoas consideradas aptas a ter opinião própria (?) deveriam votar, e o resto deveria ser proibido de votar. É absurdo isso aí, mas seria a única solução pra esse problema. Mas mesmo assim ainda fugiria da democracia, já que algumas pessoas não teriam o direito de dar suas opiniões (ou vendê-las, na maioria dos casos).
Sinceramente, não acho que seja possível existir a "democracia perfeita" no Brasil, não com esse povo com a mentalidade que tem. Tvz uma boa teria sido "testar" a idéia de voto facultativo quando teve aquele referendo sobre o comércio de armas de fogo. Teríamos visto quantos eleitores teriam ido fazer sua parte como cidadãos, e não acredito que o resultado seria muito diferente, apesar de achar que ainda teriam alguns votos comprados, acho que seria numa escala bem menor que em eleições políticas.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Skar em 12 Mar 2008, 12:48

É simplesmente DEMAIS.
Um repórter brasileiro fez uma reportagem [d'uh] sobre isso lá, e cometeu o erro de perguntar "Mas e se alguém votar mais de uma vez?"
Só ouviu "mas quem diabos iria querer fazer isso?"

Isso só mostra uma outra mentalidade, q por sinal o brasileiro não possui.
Voto deveria ser facltativo concordo mas isso tem q se levar em conta a mentalidade do povo e o comprometimento do msm. Pq poucas pessoas votariam esclarecidas ou não ,é um tempo q vc perde pra votar, e acabariam minorias q poderiam ser até msm radicais ganharem eleições.
Até hj me lembro de quando um apoiador do nazismo foi pro segundo turno lá na França pq lá o voto é facultativo e nem todos tem intenção de votar.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 12 Mar 2008, 13:22

Voto facultativo já!!!

(na verdade o certo seria a pessoa fazer um psicotécnico e segundo grau completo pra poder ter titulo de eleitor....até pra se candidatar seria uma boa....evitaria certos tipos de moluscos acéfalos no poder)

E democracia é o escambau....povão dando opinião só dá merda....

Hasta!
"Primeiro vem os sorrisos, depois as mentiras. Por último, o tiroteio." Roland Deschain, de Gilead
Thingol GreyCloak Singollo

Twitter: @wendtaneiro

Próximo

Voltar para Off-Topic