Ibope: 26% admite tortura.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ferdineidos em 09 Mar 2008, 11:30

Pesquisa do Ibope mostra que 26% da população admite tortura como método de investigação policial.

A pesquisa também mostra preconceito de raça e orientação sexual.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 148416.asp

O interessante da pesqusia é notar que 42% da população com renda maior que 5 salários mínimos apoia a tortura, enquanto apenas 19% da população com renda até 1SM apoia.

Em suma, apoiar a tortura é mole quando não vai sentir na pele.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lanzi em 09 Mar 2008, 11:36

Isso é herança da ditadura? De onde vem esse sentimento?
Lanzi

Mensagempor rsilverblood em 09 Mar 2008, 11:45

Creio que vem de ódio contra o próprio ser humano. Somos ensinados pela mídia a ou amar ou odiar o crime. Nunca sermos neutros.

E sabe no que resulta? Pessoas que querem torturar bandidos. Espere um pouco: tortura não é um crime? Não nos tornaríamos bandidos ao fazer isso? :ops:

Oh bem, é o que ganhamos ao ver Tropa de Elite, Jornal Nacional, Cidade Alerta, e tantos outros sensacionalistas.

É claro que os ricos querem ser a favor da tortura. Querem se vingar de bandidos, mas querem também pagar pela fiança do filho que matou uma mulher grávida enquanto dirigia sob influência de drogas após um rave.

É claro também que os ricos querem fazer de bandidos um exemplo. Explorar com preços absurdos os clientes de suas empresas, e depois que os pobres precisam roubar para sobreviver, atacar ou roubar esses mesmos ricos é supostamente um absurdo. Então, nada mais justo que torturar o infeliz que rouba?

Afinal, estamos nos Estados Unidos do Brasil (sim, o Brasil já teve esse nome no passado, para quem não conhece a história... e depois falar mal dos Estados Unidos sem falar América no final só o faz parecer ignorante).

Viva o Brasil?!?!

Na bandeira que eu quero fazer, será um retângulo preto, com um punho sangrento apontando ao céu esmagando uma pomba... e embaixo estaria escrito "desordem e regresso - Viva o Brasil".
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Kamus de Aquário em 09 Mar 2008, 12:20

Acredito que o sentimento de apoio a tortura vem do estado atual de medo que a criminalidade vem destilando sobre a sociedade, nos sentimos como meras ovelhas abandonadas a própria sorte por um pastor impotente (O Estado) e cercado por uma alcatéia pronta a nos dilacerar.

O sentimento de impunidade e insegurança é tão grande que quando a população tem a chance de fazer justiça com as próprias mãos não vai titubear, foi o caso de um sujeito em Belém do Pará que assaltou um casal de namorados e levou o celular da garota, o namorado dela saiu perseguindo o marginal e gritando "Pega Ladrão"!

Logo a turba enfurecida foi se reunindo e cercarem ele, mais de uma dezena de pessoas armadas com paus e pedras que espamcaram até a morte um sujeito só por que ele roubou um celular!

Não que eu esteja dizendo que o marginal é uma menino inocente, mas matar alguém por um roubo como esse é uma ação muito desmedida, infelizmente explicada pela certeza de que se a Policia fosse chamada, não encontraria o ladrão ou caso encontra-se ele não tardaria a voltar as ruas e voltar a delinqüir, por isso o mataram.
Kamus de Aquário

Mensagempor Lune em 09 Mar 2008, 14:13

Do jeito que eu vejo, essa pesquisa diz que 74% da população brasileira é contra a tortura. :victory:
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Gehenna em 09 Mar 2008, 14:20

Lune escreveu:Do jeito que eu vejo, essa pesquisa diz que 74% da população brasileira é contra a tortura. :victory:

E viva o otimismo. :aham:
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Khelben Arunsun em 09 Mar 2008, 14:22

Lune escreveu:Do jeito que eu vejo, essa pesquisa diz que 74% da população brasileira é contra a tortura. :victory:

Bravo! :mrgreen:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Morlot em 09 Mar 2008, 14:57

pode parecer estranho, mas o brasil tem um povo um tanto violento. Nm é piada. Os brasileiros tem o carnaval, o jeitinho, e blablabla, mas somos tbm um povo um pouco violento e cruel. Nm me lembro exatamente onde eu vi essa afirmação, mas me lembro q a justificativa era tão coerente q me conveceu(ha, tbm nm me lembro da justificativa :bwaha: ). Mas aqui vai um exemplo concreto: o Brasil é o pais no mundo interior, repetindo, no mundo inteiro que mais lincha criminosos.
Pra não gerar discusões inuteis, aqui a fonte:
http://integras.blogspot.com/2008/02/br ... stado.html

Me lembro que Caco Barcellos, autor de ''Abusado'', comentou em uma intrevista que gostaria de escrever um livro sobre essa face do Brasil. Nm é brincadeira, essa é uma parte do nosso povo que é obscura.
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Mar 2008, 15:48

Do jeito que eu vejo, essa pesquisa diz que 74% da população brasileira é contra a tortura. :victory:

E é exatamente isso o que acontece. Mas a Mídia conseguiu distorcer isso para parecer grave.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor rsilverblood em 09 Mar 2008, 18:44

O problema é o seguinte: se 26% aprova tortura, quantos desses já não o praticaram antes mesmo que num grau menos intenso?

Seria 5% dos brasileiros já com experiência (mesmo apenas de meia dúzia de vezes) de tortura com animais ou pessoas?

Quantos já não torturaram psicologicamente garotas com insetos, ou torturaram fisicamente por agressão um garoto que não gostavam na escola?... ou quantas garotas já não torturaram psicologicamente o ex-namorado, ou uma amiga?

A mídia não faz isso parecer grave: é grave!

EDIT: e se 26% dos seus filhos fossem a favor da tortura, ou 26% da sua família. Imagine essa probabilidade na prática... se estiver na cadeia, preso injustamente, gostaria da probabilidade de 26% de que iria ser torturado, ou ao menos os policiais acharem que tem o direito de fazer isso?
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor ferdineidos em 09 Mar 2008, 20:18

Cara, o 26% ne é o ponto que acho mais alarmante, acho um numero razoável.
O que acho interessante é a discrepância. 42% da população mais abastada é a favor da tortura. 40% da "elite intelectual do país" (pessoas com 3º grau completo) é a favor da tortura. O percentual geral só é menor por causa da população de baixa renda, que sabe que se for instituído alguma tortura no Brasil quem vai sofrer são eles.

O que me espanta é o alto percentual em pessoas que - teoricamente - teriam educação.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Kamus de Aquário em 09 Mar 2008, 21:38

Mas é assim mesmo, o BOPE não dá batida no Leblon, mas dá na Rocinha, que vive no luxo num tem nem ideia do que sofrem pessoas de bem que por não terem outra opção tem morar na favela e ficar a mercê de traficantes ou policiais marginais, mas eu tenho esperança de que eles são minoria.
Kamus de Aquário

Mensagempor AKImeru em 09 Mar 2008, 22:13

Creio que vem de ódio contra o próprio ser humano. Somos ensinados pela mídia a ou amar ou odiar o crime. Nunca sermos neutros.

Crime não é quebrar a lei?

Como demonios você pode amar isso? Você liga a tv e vê

"GERALDÃO ASSASSINA SETE PESSOAS"

Você então diz "Dá-lhe Geraldão!"?

A mídia não faz isso parecer grave: é grave!

Sério você exagera demais. Você está reclamando que uma minoria entrevistada apoia a tortura? Pior ainda, está falando que isso é grave?

Deixa eu te disser o que é grave no nosso pais: A corrupção. Está enraizada aqui desde 1808 e vai ser bem dificil de mudar pois é parte de nossa cultura. Isso é grave.
Editado pela última vez por AKImeru em 09 Mar 2008, 22:16, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor FreeSample em 09 Mar 2008, 22:15

Como demonios você pode amar isso?

Robin Hood, Zé Pequeno, Capitão Nascimento.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor AKImeru em 09 Mar 2008, 22:19

Robin Hood,

Ficção.

Zé Pequeno

Zé Pequeno é um dos personagens mais sem qualidades amaveis que eu já vi na minha vida. Se você ama esse personagem, você merece aquele filme chulé.

Capitão Nascimento

Ele também combatia o crime.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Próximo

Voltar para Off-Topic