Experiência Tybertanas com gatos (uns 3 anos, criando atualmente
4 gatos)
Nunca deixe de telar tudo. Gato que sai pra rua é gato com expectativa de vida baixa. Já perdi uma gata (envenenada) por causa disso.
Não deixe de castrar também. Ficam mais calmos, dóceis e o principal: Não geram mais gatinhos. (filhotes são adoráveis, mas já tem MUITOS gatos por aí precisando de casa, se deseja mais um, adote um deles. Salvará um bichinho de um destino realmente terrível)
Evite esquecer de limpar a caixa de areia. O cheiro é realmente desagradável, além disso gatos são animais muito limpos. Eles vão procurar lugares mais de acordo com suas necessidades. (E isso inclui roupas que fiquem pelo chão, gavetas deixadas meio abertas e toda sorte de lugar macio e sossegado).
Ensinar o gato a usar a caixa de areia: Na verdade, você mostra a caixa de areia, naturalmente é um lugar mais confortável pra ele. Caso ele faça em outro lugar, procure levar a sujeira para a caixa de areia. Isso ajuda ele a identificar o cheiro e ligar uma coisa a outra.
Unhas: É interessante que você as apare (COM CUIDADO para não pegar na partezinha de carne que tem nelas). Unhas crescendo coçam, e eles vão procurar gastá-las em algum lugar. Seu sofá, por exemplo. Por isso melhor cortar.

hehe
Arranhadores: Procure ter, especialmente os que tem catnip (erva do gato). Muitos gatos gostam, ficam atraídos e meio doidões com o treco. Compre arranhdores de qualidade, uma vez comprei um no submarino e a minha Clarisse arrancou o tapetinho com uma arranhada só. :S
Caixa de transporte: Eu uso uma de tecido, com frente reforçada, feita sob medida, bem grandona. Essas caixas de tecido são boas porque podem servir de caminha pro seu gato (caso ele deixe.

). Você PRECISARÁ de uma. Não dá pra levar o gato pra vacinar etc sem uma dessas.
Experiência própria: Não existem lugares fora do acesso dos gatos, exceto os com porta. Por isso cuidado onde guarda a ração e a areia deles. Dê preferência a armários com porta. Do contrário, eles poderão rasgar o saco de ambos. Isso não é legal.
Evite dar comida de gente pro gato. Ele começa a mendigar sempre sua comida e com aquela cara lavada sem vergonha a gente acaba dando um monte, e comida de gente tem coisa que não faz bem pra ele. Prefira rações secas e de prefência não o acostume com a ração de lata, ou terá que dá-la sempre (eles gostam mais dela e ficam de frescura se você para de dar).
Evite comprar ração a granel. Muitas vezes são rações de má qualidade e/ou vencidas, sacos abertos não acondicionam bem o alimento, fazendo-o perder nutrientes. Prefira sacos fechados. Para filhotes, compre ração específica para filhotes. Eles crescerão mais saudáveis.
Fique atento a vermifugação, vacinação, pulgas e etc.
Se você pretende banhar seu gato durante a vida dele, acostume desde pequeno. Senão, quando grande, você verá como um animal que você ama pode fazer escândalo como se você o estivesse matando.
Dica: se quiser ver um gato se divertir, arrume um pedaço de barbante e fique brincando com ele. Nunca vi bichinho pra gostar mais disso que eles.
Uma última dica: Gatos solitários sofrem. Caso a casa fique muito tempo vazia durante o dia, tenha um amiguinho para ficar brincando com ele. (Isso também evita que ele tente escapar, fique procurando, derrubando etc o que não deve, etc)