Gatos - Como cuidar?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor DracoDruida em 30 Jan 2008, 20:25

Texto "Draco, abre um blog.": Bem, tudo começa com um pobre e infeliz garoto, criado em apartamento que nunca teve um animal de estimação, apenas na casa dos avós, mas só quando era menor. Os cachorros morreram e ele nunca teve um no apartamento, porque é bem mais dificil e tal. Porém um dia, em uma manhã chuvosa e (não tão) fria, um colega dele de um certo fórum de RPG encontrou três filhotes de gato na rua, abandonados, molhados e com frio. Ele resolveu então pegar os gatinhos e levar para casa. Então, precisava arranjar alguém que pudesse cuidar deles. Perguntou então a esse infeliz rapaz, que estava com seus quinze anos, se ele queria cuidar de um dos gatos. O rapaz se animou com a idéia, mas tinha que perguntar a seus pais. Eles não deram a resposta no mesmo dia. Ficou então curioso esperando ansiosamente pela resposta. E então, na noite do dia seguinte, eles deram o veredito. Desde que eu cuidasse e educasse a gata que o garoto escolheu entre os três filhotes a não destruir móveis, sujar a casa, quebrar coisas etc e tudo mais, ela poderia vir e ficar. Logo, temos um Draco feliz. \o/

Agora deixando o texto blogesco com um texto emo-sem-miguxês-like, vamos ao assunto do tópico: Quais os principais cuidados de como cuidar de um gato? No meu caso, é uma gata. Isso exige cuidados adicionais?
Como também ensinar a filhote a fazer as necessidades no lugar correto, a não destruir móveis, afiando as unhas apenas no afiador? E esse tipo de coisa. O que mais precisa ensinar?
Claro que eu não vou trocar um livro pela Spell, mas eu gostaria de umas manhas e dicas enquanto eu não arranjo um livro pra isso. Bom, é isso. ^_^
DracoDruida

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2008, 20:37

Castre ela. Ajuda a evitar atrair outros gatos.

Essa é uma dica mais útil para quem mora em casa e não quer brigas no telhado no meio da madrugada...
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Gladius Dei em 30 Jan 2008, 20:52

Quais os principais cuidados de como cuidar de um gato? No meu caso, é uma gata. Isso exige cuidados adicionais?

Gatos em geral gostam de pular em cima das coisas (de você, incluso), portanto tome muito cuidado com coisas que podem ser tocadas de leve e cair. O espaço físico onde ela vai ficar é muito importante, ela vai ter acesso aos quartos? Se sim, é bem possível que ela pule nos travesseiros, querendo se aconchegar (seja de você ou do travesseiro apenas :P ). Também, tem que ver que andar você mora, pois se deixar uma janela aberta, e o andar for baixo, é possível que ela pule apenas para explorar, e depois fique miando lá de baixo querendo voltar para casa (aconteceu umas três vezes quando tinha minha gata, eu moro no primeiro andar).

Quando elas entram no cio, elas miam para dedéu, e isso é relativamente comum. Ficar em posições estranhas também, mas qualquer coisa muito estranha leve ao veterinário. Se não quiser que ela procrie, recomendo esterizá-la.

Recomendo ver se tem alguém alérgico ao pêlo na família (o pêlo dos gatos normalmente tem ácaros que são nocivos à estas pessoas). Mesmo se não tiver ninguém na família, os pêlos soltos geralmente incomodam o nariz, então recomendo mantê-la em boa saúde, bem-alimentada e dar um banho semanal ou quinzenal em água morna para manter a queda ao mínimo. Limpeza na área onde ela passea também é importante.

Compre alguns brinquedos para ela também (bolinhas, pendure um cordão no teto, tenha algum laser para fazê-la perseguir por aí, ratinhos de brinquedo, brinque bastante com ela, balance cordinhas para ela agarrar e perseguir, persiga-a e afague-a, ataques surpresa, enfim, o que vier à mente) porque gatos de apartamento ficam muito tempo num mesmo ambiente e acabam se sentindo "sufocados" ou entediados, o que pode levar à destruição de coisas e/ou miado incessante por atenção.

Como também ensinar a filhote a fazer as necessidades no lugar correto, a não destruir móveis, afiando as unhas apenas no afiador? E esse tipo de coisa. O que mais precisa ensinar?

Fazer necessidades no local correto: compre um saco de areia de gato (você vai comprar muitos desses, te garanto), e coloque numa caixa. Caso ela defeque em algum local que não seja esse, pegue essas fezes com papel/plástico/pázinha, coloque-as na areia, coloque um pouco de álcool por cima, e faça-a cheirar as fezes na caixa de areia. Mas muito normalmente, eles preferem fazer as necessidades na areia/terra mesmo, pois eles tem um instinto de enterrar as fezes.

Aliás, limpeza da caixa, deve ser feita todos os dias. Minha "técnica" era pegar a caixa e chacoalhá-la de várias direções até as fezes e a urina aparecerem na superfície como pequenas bolotas, colocando-as em um saco separado (e pegando-as com um saquinho na mão, mesmo as de urina são sólidas o bastante para serem seguradas com cuidado), fazendo isso até não aparecerem mais. Troque a areia da caixa de tempos em tempos (deverá haver instruções no pacote) e reponha a areia perdida na limpeza.

Para não destruir móveis: você pode pegar um pedaço de madeira e enrolá-lo em tecido/carpet, depois fixar isso em uma base bem sólida para não ser derrubado. Comece à mostrar para ela que ali ela pode arranhar, e se a ver arranhando outro local, pegue-a e faça com que arranhe este novo poste. Talvez tenha algum poste tal à venda, não sei dizer. Mas é fato que eles vão arranhar coisas, eles precisam instintivamente disso, e será o que estiver disponível, portanto veja no local onde ela vai passear se tem coisas demais que você tenha xilique caso tenha uma arranhada ou duas, mesmo com ela acostumada ao poste.

Isso ajuda?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor DracoDruida em 30 Jan 2008, 21:08

Já agradeço a ajuda, pessoal. =)
Bom, eu moro em apartamento. Realmente precisa castrar? Eu sinceramente tenho muita pena de fazer isso...

Espaço Físico: Bom, pra começar: Eu moro no quinto andar, mas contando com playground e garagens, equivale ao Nono (Térreo, Playgrond, Garagem, Garagem e aí o meu é o quinto andar).
Todas as janelas tem rede EXCETO a da área (que dá pro playground), logo vou tomar cuidado máximo que ela não fique na área. A caixinha de areia dela então deve ficar na varanda. Seria na área, mas não acho que seja bom por causa disso da janela.

Well, minha irmã tá arranjando confusão aqui que NÃO QUER ter um gato. Ela tem dez anos. Meh, vou ver se meus pais convencem ela. Meu pai também disse que não quer gato no quarto dele. Na sala tem uns copinhos perto de umas bebidas, será que a gata vai derrubar os copinhos/as bebidas? o.o"
E o que fazer para não entrar nesses outros cômodos? Fechar a porta?
DracoDruida

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 21:12

Tenho uma gatinha de estimação que eu amo demais, tem menos de um ano de idade, é o xodó da casa. Mas como não moro em apartamento, não tenho muita experiência com a maioria das complicações que você vai enfrentar.

Ainda assim, algumas coisas que aprendi com a minha experiência e que podem (ou não) se aplicar à sua bichana:

Entenda que gatos não são cachorros. Não adianta ficar chamando ela pra brincar com você se ela não está afim. Quando ELA quiser, ela saberá ser muito carinhosa, brincar, se jogar aos seus pés, dormir no seu colo, etc, mas se ela não estiver afim você simplesmente vai ser ignorado. Gatos não são babões e carentes de atenção como cachorros. :b

Gatos têm basicamente duas funções na vida: comer e dormir. É o que eles fazem de melhor, e é o que eles passam 80% do tempo fazendo. Tente se acostumar com a idéia. :P

Quando ela estiver afim de brincar, aproveite mesmo. Por aqui o que faz mais sucesso é quando a Felícia (nome original, eu sei XD ) está afim de jogar futebol com uma bolinha de gude, hehehehe. Ela começa a dar tapinhas nela e perseguir quando ela rola pra longe, como se a estivesse caçando - é muito engraçado de ver.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Lady Draconnasti em 30 Jan 2008, 21:18

TIRE QUALQUER COISA DERRUBÁVEL/QUEBRAVEL DO ALCANCE DA BICHANA. Principalmente copos, bebidas, porcelanas, aquário com peixinho dourado.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Gladius Dei em 30 Jan 2008, 21:21

Todas as janelas tem rede EXCETO a da área (que dá pro playground), logo vou tomar cuidado máximo que ela não fique na área. A caixinha de areia dela então deve ficar na varanda. Seria na área, mas não acho que seja bom por causa disso da janela.

Talvez seja até mesmo uma opção colocar a rede na área, assim ela poderia desfrutar. Veja se o material poderia ser cortado por alguma coisa pequena e afiada, como ponta de faca talvez, para ver se ela poderia rasgar a rede se quisesse.

O importante da questão dos andares é se tem alguma área abaixo para onde ela poderia pular. Ouvi casos de alguns gatos que cairam do terceiro andar sem ferimento algum. Por isso a recomendação dos andares.

Na sala tem uns copinhos perto de umas bebidas, será que a gata vai derrubar os copinhos/as bebidas? o.o"

Se ela se empolgar de correr enquanto estiver em cima desses móveis, não é nada impossível que os copos possam ser empurrados, e cairem se estiverem perto da borda e não enconstados contra a parede. Se as garrafas de bebidas forem pesadas, dificilmente.

E o que fazer para não entrar nesses outros cômodos? Fechar a porta?

Basicamente. A não ser que ela aprenda a girar maçanetas. :P

Ah, adendo: lave as mãos depois de brincar/afagar/fazer cócegas, o que for, assim como faria com qualquer outro animal. Básico, mas importante.

P.S.: Os posts de Eltor, GGW e Lady contêm 150% de verdade. :aham:
- Desconhecido

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Gladius Dei em 30 Jan 2008, 21:28

Opa, esqueci isso:

Bom, eu moro em apartamento. Realmente precisa castrar? Eu sinceramente tenho muita pena de fazer isso...

Bom, ela dificilmente vai atrair outros gatos por questão de impedimento físico, então... recomendo perguntar para o veterinário se ele recomenda ou não. Por vezes, tem alguma utilidade de diminuir a "manhice" dela quando ela estiver no cio. Se não influenciar em nada, ou se não se incomodar com uma gata quase louca (ou assim foi com a maioria das minhas gatas), não a castre, e procure um parceiro para ela algum dia, e envie um filhotinho para mim, por ter te ajudado tanto. :pidao:
- Desconhecido

Imagem
Gladius Dei

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Nibelung em 30 Jan 2008, 21:30

Mais uma coisa: Gatos são extremamente independentes e não gostam da idéia de serem adestrados. Além das dicas (extremamente) básicas que o Gladius já deu, vou ensinar alguns macetes que eu sempre faço pra amestrar os gatos sem que eles saibam.

Vale lembrar que todos estes truques devem ser ensinados quando o bichano ainda é filhote. Depois que eles ficam adultos é quase impossível mudar a personalidade deles.

Primeiro Truque: Como ensinar seu gato a não roubar comida

Gatos são curiosos. Ponto. Não importa o que seja, se tiver um cheiro forte ou se mover, ele vai ver o que é. Ele cutuca, cheira, e coloca na boca. Se for algo que ele goste, ele vai passar a "caçar" isso pela vida toda. Resumindo, se alguém um dia deixar um prato de bobeira, e o gato comer... ele pode gostar e passar a roubar comida nos pratos de qualquer um, assaltar panelas, e invadir armários.

O truque é o seguinte: Pegue um prato normal com comida, deite no chão e fique comendo. Sim, é pra ficar no chão, ao alcance do filhote. Pode esperar que uma hora ele vai chegar perto e querer ficar cheirando. Deixe ele se aproximar o máximo que puder sem ele conseguir tocar na comida (não se preocupe, enquanto ele não comer antes, ele não avança em um bote), e quando chegar na distância-limite, dê um tapa bem dado. Não precisa ser pra machucar, mas só pra assustar.

Imediatamente olhe pra ele com cara de repreensão, mas NÃO bloqueie o caminho até a comida com o corpo, ou mexendo o prato. Normalmente eles vão tentar se aproximar do prato mais umas duas ou três vezes. Repita até ele perder o interesse. Também recomendo repetir isso em dias variados com alimentos diferentes, pra ele "acostumar" com os cheiros.

Depois de um tempo, ele fica condicionado a acreditar que "comida no prato tem donos maiores e mais fortes. Vou procurar outra coisa pra comer". O importante é ele perder o interesse de ir atrás do prato, e não vocês ficarem escondendo comida por causa dele. Em 95% dos casos isso também condiciona eles a nunca tentarem pular no fogão pra roubar comida (associação com o cheiro).

Segundo Truque: Como fazer seu gato parar de miar por comida

Primeiro: NUNCA dê comida quando ele estiver miando. Mesmo que você bata a mão na testa e lembre-se que esqueceu de colocar a vasilha de ração no chão, espere ele parar de miar para dar a comida.

Segundo: Quando ele perceber que miar não adianta pra pedir comida, fique atento aos outros sinais. Ele vai tentar fazer várias coisas para te chamar a atenção sobre a fome dele. Quando você vir um pedido pacífico (como a minha gata atual, que simplesmente quando eu entro no quarto, corre pra onde eu guardo a ração e fica me olhando), comece a "acatar" estas ordens.

Lembre-se sempre: gatos não aceitam ser amestrados. Eles tem que pensar que mandam. :cool: Sabendo desse básico, você consegue depois de uns três ou quatro gatos, controlar absolutamente tudo que eles podem e não podem fazer em casa. Pena que só funcione com filhotes, mas em troca, eles não desaprendem nunca.
Editado pela última vez por Nibelung em 30 Jan 2008, 21:38, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor DracoDruida em 30 Jan 2008, 21:37

Yay, pessoal aqui realmente tá por dentro de gatos. =D

Bom, minha mãe não quer de jeito nenhum colocar uma rede na área nem nada assim. Ela acha que fica feio demais...então simplesmente não vou deixar a gata ficar na área. O Speranza (quem me arrumou a gata =) ) falou que dos três filhotes que ele pegou, ela é a mais calma, então fico mais aliviado. Quanto aos copos, sei lá viu. Minha mãe tá meio "pode ter um gato, só não faz eu mudar minha vida e minha casa pra isso". E quando eu falei dos copinhos, ela falou "Ué, não tirei por causa de criança pequena. Não vou tirar por causa de gato.".
É, a coisa não tá das melhores aqui... E ainda aceito ajudas de como convencer uma irmã mais nova implicante a aceitar a gata.
DracoDruida

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Nibelung em 30 Jan 2008, 21:41

Well, minha irmã tá arranjando confusão aqui que NÃO QUER ter um gato. Ela tem dez anos.

Ela vai querer quando vir o filhote. Acredite. A menos que ela tenha sido traumatizada por um gato a algum tempo atrás.

Meu pai também disse que não quer gato no quarto dele. E o que fazer para não entrar nesses outros cômodos? Fechar a porta?

Lembre-se: Não adianta proibir o gato de entrar. Você tem que fazer ele não ter interesse nenhum lá dentro. Subir em camas e móveis é fácil de evitar com a técnica do prato no chão (fique de olho, espere ele subir, e dê um tapa pra assustar, e repreenda com o olhar. Não adianta gritar ou matar o gato de pancada. Ela só tem que saber que a cama tem dono.

Se tiver muita coisinha miúda no quarto (bolinhas, linhas, novelos, retalhos, etc...), recomendo colocar em outro lugar, ou deixar fora de alcance, ou o gato VAI ter motivo pra entrar no quarto. XD

O Speranza falou que dos três filhotes que ele pegou, ela é a mais calma, então fico mais aliviado.

Não fique! Por experiência própria, os filhotes mais espoletas são os mais apáticos e carinhosos quando ficam adultos. Em troca, os muito calminhos simplesmente se tornam absurdamente curiosos, teimosos e esportitas (escalada, corrida, salto a distância, salto em altura... XD). São os que eu tive que dar mais tapas pra ensinar. :P
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Lady Draconnasti em 30 Jan 2008, 21:49

"Ué, não tirei por causa de criança pequena. Não vou tirar por causa de gato.".

Se sua mãe souber falar idioma da natureza e CONVENCER a gata a não ir onde estão os copos... Se não... lembre a ela que gatos adoram andar em locais estreitos e que tenham algo onde eles possam passar a cara manhosamente...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Tybert em 30 Jan 2008, 21:55

Experiência Tybertanas com gatos (uns 3 anos, criando atualmente 4 gatos)

Nunca deixe de telar tudo. Gato que sai pra rua é gato com expectativa de vida baixa. Já perdi uma gata (envenenada) por causa disso.

Não deixe de castrar também. Ficam mais calmos, dóceis e o principal: Não geram mais gatinhos. (filhotes são adoráveis, mas já tem MUITOS gatos por aí precisando de casa, se deseja mais um, adote um deles. Salvará um bichinho de um destino realmente terrível)

Evite esquecer de limpar a caixa de areia. O cheiro é realmente desagradável, além disso gatos são animais muito limpos. Eles vão procurar lugares mais de acordo com suas necessidades. (E isso inclui roupas que fiquem pelo chão, gavetas deixadas meio abertas e toda sorte de lugar macio e sossegado).

Ensinar o gato a usar a caixa de areia: Na verdade, você mostra a caixa de areia, naturalmente é um lugar mais confortável pra ele. Caso ele faça em outro lugar, procure levar a sujeira para a caixa de areia. Isso ajuda ele a identificar o cheiro e ligar uma coisa a outra.

Unhas: É interessante que você as apare (COM CUIDADO para não pegar na partezinha de carne que tem nelas). Unhas crescendo coçam, e eles vão procurar gastá-las em algum lugar. Seu sofá, por exemplo. Por isso melhor cortar. :P hehe

Arranhadores: Procure ter, especialmente os que tem catnip (erva do gato). Muitos gatos gostam, ficam atraídos e meio doidões com o treco. Compre arranhdores de qualidade, uma vez comprei um no submarino e a minha Clarisse arrancou o tapetinho com uma arranhada só. :S

Caixa de transporte: Eu uso uma de tecido, com frente reforçada, feita sob medida, bem grandona. Essas caixas de tecido são boas porque podem servir de caminha pro seu gato (caso ele deixe. :P). Você PRECISARÁ de uma. Não dá pra levar o gato pra vacinar etc sem uma dessas.

Experiência própria: Não existem lugares fora do acesso dos gatos, exceto os com porta. Por isso cuidado onde guarda a ração e a areia deles. Dê preferência a armários com porta. Do contrário, eles poderão rasgar o saco de ambos. Isso não é legal.

Evite dar comida de gente pro gato. Ele começa a mendigar sempre sua comida e com aquela cara lavada sem vergonha a gente acaba dando um monte, e comida de gente tem coisa que não faz bem pra ele. Prefira rações secas e de prefência não o acostume com a ração de lata, ou terá que dá-la sempre (eles gostam mais dela e ficam de frescura se você para de dar).

Evite comprar ração a granel. Muitas vezes são rações de má qualidade e/ou vencidas, sacos abertos não acondicionam bem o alimento, fazendo-o perder nutrientes. Prefira sacos fechados. Para filhotes, compre ração específica para filhotes. Eles crescerão mais saudáveis.

Fique atento a vermifugação, vacinação, pulgas e etc.

Se você pretende banhar seu gato durante a vida dele, acostume desde pequeno. Senão, quando grande, você verá como um animal que você ama pode fazer escândalo como se você o estivesse matando.

Dica: se quiser ver um gato se divertir, arrume um pedaço de barbante e fique brincando com ele. Nunca vi bichinho pra gostar mais disso que eles.

Uma última dica: Gatos solitários sofrem. Caso a casa fique muito tempo vazia durante o dia, tenha um amiguinho para ficar brincando com ele. (Isso também evita que ele tente escapar, fique procurando, derrubando etc o que não deve, etc)
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor Gladius Dei em 30 Jan 2008, 22:03

Em tempo, os posts do Tybert e do Nibelung também contêm 150% de verdade. Até aprendi uns truques a mais! :victory:
- Desconhecido

Imagem
Gladius Dei

Gatos - Como cuidar?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2008, 22:04

150%, mais 150%, esse tópico é 300% verdadeiro.

E subindo.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Próximo

Voltar para Off-Topic