por cigano em 10 Dez 2007, 20:57
Cebola, funciona assim:
Teoria: Uma empresa se dispões e lhe oferecer conexão de banda larga (não prove a entrada nela apenas a conexão).
Esta conexão é feita por alguns canais da linha telefonica comum que não são bem aproveitados, um modem mais potente e conectado ao seu PC e sua linha te delefone (que precisa ser uma linha metálica, uma digital mais moderna não funciona) é preparada na central telefonica mais proxima da sua casa.
Acontece que está tecnologia tem limites, 6 a 8 Kms de raio, o suficiente em tese para abastecer toda cidade grande. Embora por questões contratuais eles limitem isso a geralmente 3Kms (Uma lei na Anatel diz que se um mesmo caso for levado a eles 3 vezes em um mês e sulução satisfatoria não for apresentada a causa é ganha, e a empresa é obrigada a usar qualquer meio para fornecer o pedido ao cliente) dificultanto intermitencias de banda e redes caindo com frequência.
No processo de contratação, vc entra em contato com um telefonista que analisa se sua rua e bairro suportam o serviço (olham rede, distancia, historico de contas, essas coisas) e se tudo estiver ok encaminham um tecnico em 3 dias a sua residência que fara a avaliação técnica final e dira se é possivel ou não finalizar o pedido. Em caso positivo tudo e instalado e lhe basta fazer uma conta em um portal de banda larga e navegar a vontade,
Prática:
Nenhuma empresa é muito boa ou se procupa com o cliente, normalmente preferem usar a politica do quantidade a qualidade, e fazem concorrencias acirradas ao inves de tratar adequadamente quem lhe mantem viva.
A maior parte dos URUs que suportam rede metalica estão precários, lotados ou desativados, e não existe muito empenho em sanar esse problema não.
Passando da fase de contratação dos erviço, o tecnico que te vizita não faz o menor esforço para que sua conexão fique boa, na verdade alguns tentao o contrário. E em troca de alguma remuneração eles lhe oferecem uma alternativa eficaz, geralmemte o serviço que são pagos pra fazer já.
Ok, vc fez tudo e conseguiu colocar sua Conexão, satisfasa sua ansia com o minimo possível, pois é o que vc vai sempre ter, a "alternativa" não vem com pacote de upgrade.
Minha dica? Arruma um CNPJ paga o dobro do serviço normal (ou o máximo, geralmente os pacotes mais caros tem o mesmo preço pra pessoa fixa e juridica.) e tenha um serviço de maior qualidade (não é nenhuma Brastemp, mas já é superior). E SEMPRE, mas SEMPRE grave as conversas com o atendente, isso é prova judicial e se ganha processos com isso.
Espero ter discorrido sobre o tema o suficiente!
[]s