Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

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Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagempor Elven Paladin em 06 Dez 2007, 00:17

Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Depois de 27 anos como professora de ciências e de nove anos como diretora de ciências na Agência de Educação do Texas, Christine Castillo Comer disse que não acreditava que tivesse de se manter "neutra" quanto ao ensino da teoria da evolução. "Não é apenas uma boa idéia; é a lei", disse Christine, mencionando o currículo de ciências do Estado.
Mas ela terminou por perder o emprego, depois de encaminhar a algumas pessoas uma mensagem de email sobre uma palestra quanto à evolução e o chamado criacionismo - "um assunto sobre o qual a agência deve permanecer neutra", de acordo com a carta de demissão que ela recebeu no mês passado, acusando-a de diversos casos de "insubordinação" e "delitos de conduta" e de se opor ao criacionismo, a doutrina de acordo com a qual a vida surgiu de um "criador inteligente".

A decisão, que causou incômodo aos profissionais de ciências desde que foi divulgada, na semana passada, é um prelúdio para a batalha esperada no começo do ano que vem quanto à reforma dos padrões estaduais de educação científica, entre os quais o ensino da teoria da evolução. Debbie Ratcliffe, porta-voz da agência estadual de educação, em Austin, disse que Christine "se demitiu. Ela não foi demitida".

"Nosso trabalho", disse Radcliffe, "é impor as leis e regulamentados aprovados pelo Legislativo e pelo conselho de educação estadual, e não defender nossas opiniões e crenças pessoais".

Christine contestou essa descrição do caso, em diversas entrevistas, seus primeiros comentários mais extensos sobre a situação. Ela reconheceu ter encaminhado a um fórum científico local um email do Centro Nacional de Educação Científica sobre uma palestra, em Austin, de Barbara Forrest, professora de filosofia na Universidade do Sudeste da Louisiana, sobre "o cavalo de tróia do criacionismo". Forrest serviu como testemunha especializada em um caso judicial decidido em 2005, que terminou com a proibição do ensino da teoria da criação inteligente nas escolas de Dover, Pensilvânia.

"Não sei de que maneira se pode afirmar que assumi uma posição ao encaminhar um convite para uma palestra, da mesma forma que encaminharia um aviso sobre aquecimento global ou pesquisas de células-tronco", ela afirma. "Eu envio toda espécie de mensagem e nunca fui acusada de endossar o conteúdo que elas portam".

Mas Christine declarou que, como profissional do ensino de ciências, ela "defende a boa ciência", e, no que tange ao ensino da teoria da evolução, "não creio que seja preciso muito esforço de imaginação para saber minha posição".

Christine disse que os funcionários do departamento estadual de educação parecem incertos, recentemente, quanto ao currículo obrigatório quanto à evolução. Seu trabalho sempre envolveu responder a dúvidas sobre o ensino da teoria da evolução, disse a educadora, que acrescenta sempre ter respondido que o conselho estadual de educação apóia o ensino da teoria da evolução nas escolas texanas.

Mas alguns meses atrás, em resposta a uma carta, Christine disse que foi instruída a remover sua formulação habitual quanto ao apoio do conselho ao ensino da evolução, e a citar textualmente, em lugar disso, a linguagem exata dos padrões escolares de biologia, tais como formulados para o teste geral de conhecimento educacional do Estado.

O padrão afirma que "o estudante conhece a teoria da evolução biológica", e deve "identificar provas de mudança em espécies usando fósseis, seqüências de DNA, similaridades anatômicas e fisiológicas, e embriologia", bem como "ilustrar resultados da seleção natural na especiação, diversidade, filogenia, adaptação, comportamento e extinção".

Os padrões adotados em 1998 devem passar por revisão decenal e possível reformulação no ano que vem, depois que o conselho estadual de educação, um órgão eletivo formado por 15 pessoas, começar sua sessão anual, em fevereiro. A possível reforma terá implicações sérias para o setor de livros didáticos que movimenta bilhões de dólares anuais nos Estados Unidos. O presidente do conselho, Don McLeroy, dentista e professor de religião em uma escola dominical em College Station, já fez palestras defendendo a teoria da criação inteligente.

Ratcliffe, a porta-voz da agência de educação, disse que McLeroy não esteve envolvido na demissão de Christine. Christine afirma que, pouco mais de uma hora depois de encaminhar a terceiros o e-mail enviado sobre a palestra de Forrester, ela foi chamada à sala de Lizzette Reynolds, comissária assistente de política educacional, que havia visto a mensagem e a considerava como "delito passível de demissão". Christine diz que não faz idéia de como Reynolds, que trabalhou no setor federal de educação e foi assessora de George W. Bush quando este foi governador do Texas, recebeu tão rápido a mensagem, e se lembra de ter pensando "o que é isso, a polícia do pensamento?"

Pressionada, diz Christine, ela enviou uma retratação, pedindo que os destinatários desconsiderassem sua mensagem anterior. Mas Christine, divorciada, mãe de uma filha e filho adultos e responsável pelo sustento de um pai adoecido, teve de deixar o emprego, que lhe rendia US$ 60 mil ao ano. Ela apresentou sua demissão em 7 de novembro. Nem Christine nem a agência haviam comentado o caso antes que o jornal Austin American - Statesman obtivesse uma cópia dos documentos, na semana passada.

Christine disse que Tom Shindell, diretor de desenvolvimento organizacional, a havia informado que devia se demitir ou seria demitida por uma série de apresentação não autorizadas em reuniões profissionais, e outras transgressões. Christine conta que perguntou: "Tom, estou sendo demitida por causa da teoria da evolução?"

The New York Times

Fonte: http://img.terra.com.br/i/2007/12/04/64 ... 47-it2.jpg


Não sei por que, mas isso lembra muito a "Monkey Trial", de 1925. E, especialmente, isso:

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"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagempor NeverSleep em 06 Dez 2007, 00:33

igreja != Escola

Fé != Conhecimento

E por aí vai, mas são americanos! Para eles a religião é mais importante!
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
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Mensagempor Elven Paladin em 06 Dez 2007, 00:36

E por aí vai, mas são americanos! Para eles a religião é mais importante!


O Brasil não é muito diferente, afinal, até onde eu saiba, existem leis no Rio de Janeiro que prevêem o ensino do Criacionismo. E não faltam Projetos de Lei para a instituição do Ensino Religioso no Brasil.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Mensagempor Anonimous000 em 06 Dez 2007, 00:40

Sem surpresas.

Mas analisando como eles adoram se envolver na politica do Oriente Médio, o atual e eterno foco dos conflitos religiosos, isso é até previsível.
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 00:43

Tu vê, isso logo depois de sair o ótimo documentário do Nova sobre o julgamento do Intelligent Design em 2005.
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Mensagempor Ironsoul em 06 Dez 2007, 09:18

Sorcerer of Shadow escreveu:
O Brasil não é muito diferente, afinal, até onde eu saiba, existem leis no Rio de Janeiro que prevêem o ensino do Criacionismo. E não faltam Projetos de Lei para a instituição do Ensino Religioso no Brasil.


O ensino religioso no Brasil é amparado legalmente - em âmbito nacional - desde a Constituição de 1934. Atualmente, o ensino religioso obedece as normas do art. 33 da Lei n.º 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que teve sua redação alterada pela Lei n.º 9475/97.

A Lei Estadual - do Rio de Janeiro - que regula o Ensino Religioso no Estado (Lei n.º 3459/00), segue as diretrizes estabelecidas pela lei federal, mas explicita que este ensino srá confessional. Em todo caso, a matrícula é facultativa e deve respeitar a diversidade cultural e religiosa dos alunos.

Como os conteúdos da disciplina de ensino religioso são definidos por cada sistema de ensino, nada impede que nas aulas de ensino religioso de uma dada religião ensine-se o criacionismo.

Na prática, a relação entre educação, política, ciência e religião é muito mais complexa (deve ser por isso que gosto tanto de pesquisá-la).
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Mensagempor Smaug em 06 Dez 2007, 10:47

Uma coisa eh vc ensinar o criacionismo, que consiste em uma teoria, assim como a evolução eh uma teoria tb, outra eh usar isso para difundir a sua religião, que eh o que acontece nas escolas, pois eu duvido que tenha algum professor que não tenha acabado de sair da faculdade que se manteve atualizado nesse debate e se encontra preparado para levar uma aula dessas adiante...
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 13:01

Smaug, criacionismo não é uma teoria científica, então não tem lugar nas aulas de ciências. É simples assim.

Estudar o criacionismo (assim como várias outras histórias de criação do mundo de acordo com diferentes religiões) é perfeitamente apropriado nas aulas de ensino religioso! O problema acontece quando alguns ativistas tentam inserir aulas de criacionismo como ciência, coisa que ele não é.
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Mensagempor WillDice em 06 Dez 2007, 13:02

Smaug escreveu:Uma coisa eh vc ensinar o criacionismo, que consiste em uma teoria, assim como a evolução eh uma teoria tb

Ehr... não.

Veja, essa fruta é uma manga, e essa parte da minha camisa também se chama manga. Mas dizer que são ambas mangas é enganoso, como se fossem equivalentes.

Primeiro, a "evolução" em si é um fato. Há a Teoria da Evolução, que é uma teoria científica que explica o fato da evolução, que possui evidências e é observada na natureza.

Já criacionismo é no máximo uma hipótese, uma idéia, uma explicação que alguns grupos utilizam. Só é uma "teoria" no sentido mais popular e comum da palavra.
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Mensagempor Smaug em 06 Dez 2007, 13:04

Eltor, ele eh uma teoria, mal aplicada, mal explicada, mal embasada, mas eh uma teoria e se vc fizer faculdade de biologia vc vai ver isso mais cedo ou mais tarde... a unica coisa eh que não compensa vc criar uma matéria: criacionismo, pq em duas aulas vc encerra o assunto, mas a grade de Evolução aborda o criacionismo e atgeh incentiva debates.

Não querendo posar de criacionista... que não sou... concordo coma evolução, ele possui fatos que a apoiam, mas dizer que o criacionismo não pode ser visto como uma teoria (por mais chulé que ela seja) não confere...
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 13:07

Só se você não estiver usando a palavra "teoria" da forma como ela normalmente é usada em ciência, cara.

E por segurança eu acho até melhor nem usar ela no sentido coloquial, porque 98,736% da população confunde as duas.
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Mensagempor Smaug em 06 Dez 2007, 13:11

Eltor Macnol escreveu:Só se você não estiver usando a palavra "teoria" da forma como ela normalmente é usada em ciência, cara.

E por segurança eu acho até melhor nem usar ela no sentido coloquial, porque 98,736% da população confunde as duas.

Estou sim, mas o criacionismo não se sustenta em suas próprias hipoteses...dai ele ser rejeitado...

Mas ele deveria ser estudado como linha de comparação para a evolução, entender como era e pq não funciona...quando vc coloca o criacionismo de um lado e seus argumentos e do outro a evolução, e os argumentos dela, vc percebe o quão fraco o criacionismo eh...
Editado pela última vez por Smaug em 06 Dez 2007, 13:16, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 13:15

Então tu precisa rever o teu conceito de teoria científica, cara. Criacionismo não cumpre os requisitos pra poder ser considerado uma teoria científica, é no máximo uma hipótese, como o WillDice já bem apontou.

Uma hipótese que não tem como ser testada.
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Mensagempor Smaug em 06 Dez 2007, 13:17

Justamente por isso ele não se sustenta...
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 13:20

Pois então, por isso que não pode ser promovida a uma teoria. ;)
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